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Avaliação: Peugeot 2008 com motor turbo empolga

Peugeot 2008 2016

Nessa onda que estamos passando com uma enxurrada de novos utilitários esportivos compactos, depois do Honda HR-V, Jeep Renegade, facelift do Renault Duster, temos mais um capítulo agora, com a chegada do Peugeot 2008 2016. Depois do hatchback 208, o novo crossover é o segundo modelo global a ser fabricado no Centro de Produção de Porto Real (RJ), do Grupo PSA Peugeot Citroën.

Visualmente o Peugeot 2008 deixa claro que a inspiração vem do hatchback 208, o que não é ruim, já que o modelo é reconhecido como muito bonito, dando a impressão de um 208 grandão. O visual não é tão imponente como o recém chegado Jeep Renegade, mas o modelo tem linhas elegantes. Os faróis são afilados e possuem refletores com lente semielíticas e luzes diurnas em LED.

O Peugeot 2008 conta com uma grande superfície envidraçada, incluindo o teto panorâmico de 0,60 m², presente em todas as versões, as rodas de 16 polegadas de liga-leve com acabamento diamantado e os protetores pretos na parte inferior da carroceria, que se estendem do para-choque dianteiro ao traseiro.

A posição de dirigir lembra muito a do 208, mas ganhou em relação ao irmão mais velho alguns centímetros mais alta. O banco regulável em altura, profundidade e inclinação, em suas mãos, o volante multifunções de tamanho reduzido e revestido com couro, regulável em profundidade e em altura, tem assistência progressiva elétrica. O painel de instrumentos elevado fornece ao motorista as informações dentro de seu campo de visão.

De série desde a versão de entrada, a central multimídia apresenta uma tela colorida sensível ao toque de sete polegadas que comanda todas as
funções de conectividade:

Os bancos das versões Griffe são revestidos em couro e tecido, que têm acabamento em tom marrom. O volante é revestido em couro e dispõe de um acabamento cromo fosco. A iluminação é branca dos equipamentos e mostradores. O interior do Peugeot 2008 oferece um bom número de porta-objetos, como os espaços nas portas laterais, o profundo compartimento situado em frente ao câmbio e o porta-luvas refrigerado.

O Peugeot 2008, em sua versão topo de gama, ganha o motor turbo THP Flex de 173 cv e passa a ser o mais potente SUV do segmento, além de se tornar o primeiro modelo a vir equipado com um propulsor bicombustível de injeção direta com turbocompressor. No desenvolvimento desse motor, que tem classificação “A” no programa de etiquetagem do INMETRO.

Entre as alterações necessárias para a transformação do THP à gasolina em bicombustível está o remapeamento do gerenciamento eletrônico do motor. A injeção direta e a utilização de uma bomba de alta pressão de 200 bar possibilitaram dispensar sistemas adicionais de aquecimento de combustível para a partida a frio. A taxa de compressão foi alterada de 10,5:1 para 10,2:1.

O motor tem uma potência máxima de 173 cv a 6.000 rpm quando abastecido com etanol e 165 cv com gasolina. O torque máximo, de 24,5 kgfm, aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm, com os dois combustíveis.  Associado ao motor THP, a caixa manual de 6 velocidades, não existe a possibilidade de transmissão automática com essa motorização, e segundo o fabricante não tem previsão da chegada.

O BlogAuto testou a versão topo de linha do Peugeot 2008 por um roteiro ligando Porto Seguro até Santa Cruz Cabrália, no litoral baiano, passando por estradas e fazendas, coquerais, lama, areia, e o desempenho do modelo foi surpreendente, não hesitando e nos trechos de asfalto um desempenho bem empolgante. Os pontos negativos vão para a falta da transmissão automática nesta versão, assim como uma versão com tração integral, mas como a grande briga do segmento acontece nos modelos com tração dianteira, o modelo reúne bom preço, um belo pacote de conteúdo e o motor mais potente do segmento. A expectativa de venda é de realistas 1.000 unidades mensais.

O Peugeot 2008 é também equipado com motor 1.6 litro 16V FlexStart, que dispõe do sistema que elimina o reservatório de gasolina para realizar a partida a frio. O propulsor, também classificação “A” no programa de etiquetagem do INMETRO, desenvolve 122 cv de potência a 5.800 rpm quando
abastecido com etanol, e torque máximo de 16,4 kgfm a 4.000 rpm. Ao utilizar gasolina, a potência é de 115 cv a 6.000 rpm e 15,5 kgfm de torque.

Peugeot 2008 2016

Nessa motorização, o 2008 oferece duas opções de câmbio: uma caixa manual de cinco velocidades à frente e uma transmissão automática sequencial, a mais acessível do segmento, mas infelizmente com somente quatro marchas, que possibilita a troca de marchas na própria alavanca do câmbio ou por meio de “paddle shift” na coluna de direção, ambas adaptadas a um estilo próprio de condução.

O Peugeot 2008 passou por outras alterações considerando especificamente o modelo a ser comercializado no Brasil. Diferentemente do veículo europeu, o modelo nacional possui um maior ângulo de entrada, de 22,2 graus. Os pneus têm medida igualmente maior (205/60R16) e a suspensão, também ajustada, é 10 mm mais alta, totalizando 200 mm.

Peugeot 2008 2016

Patenteado pelo Grupo PSA Peugeot Citroën e exclusivo na motorização turbo THP Flex, o sistema Grip Control otimiza a tração do Peugeot 2008 em condições de baixa aderência. Se adapta ao terreno agindo sobre as rodas dianteiras. O condutor pode, a qualquer momento, escolher entre os cincos modos de utilização disponíveis no seletor posicionado no console central:

Peugeot 2008 2016

Todas as versões do Peugeot 2008 estão equipadas de série com sistemas de segurança:

Peugeot 2008 2016

Associado ao Grip Control, o programa de estabilidade eletrônica (ESP) integra as seguintes funções:

Peugeot 2008 2016

Os faróis de neblina vêm equipados com a função “cornering”, ou seja, para aumentar a visibilidade noturna do motorista, eles acendem automaticamente na direção da curva em função do ângulo do volante.

O Peugeot 2008 é oferecido em três versões de acabamento: Allure e Griffe, ambas equipadas com o motor 1.6 l 16V Flex e transmissões manual e automática, Griffe THP, atrelada à caixa manual de seis velocidades. Tem preços a partir de R$ 67.190 para a versão Allure com câmbio manual e R$ 70.890 com câmbio automático; R$ 71.290 na versão Griffe com câmbio manual e R$ 74.990 com câmbio automático e R$ 79.590 na versão Griffe THP.

Peugeot 2008 2016

Allure

Griffe

Griffe THP

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O Peugeot 2008 está disponível em seis cores: branco banquise, branco nacré (perolizado), cinza aluminium (metálico), marrom dark carmin (metálica), preto perla nera (perolizado) e vermelho rubi (metálico).

Galeria Peugeot 2008

Peugeot 2008 2016

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