A Volkswagen dá muitos “tiros no pé”, mas quando acerta, aí é para aplaudirmos. O novo “tiro certeiro” dos alemães chama-se Fusca. Reconheço que quando soube que iriam batizar sua nova geração com o nome popular no Brasil, fiquei um tanto indignado, afinal o “velho” Fusca foi um carro único.
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Mas a homenagem é válida. O modelo premium consegue algo raro: honra seu antecessor com diversas referências bacanas e é também muito, muito divertido, seja de dirigir ou mesmo de ver parado na sua frente. A VW vai negar até a morte, mas acho que eles resolveram seguir a receita da BMW com o Mini Cooper. Seus concorrentes pegaram a alma do pequeno modelo urbano e criaram um dos carros mais legais de dirigir e ter. Claro que a ligação com o passado virou apenas uma pequena dose de estilo retrô, mas os aspectos pessoais foram preservados, o que realmente importa.
Com o novo Fusca, a VW foi mais feliz que no New Beetle. Seu antecessor, embora tivesse a aparência de um Fusca futurista, pouco trazia da experiência do clássico. O painel, por exemplo, era grande e com um para-brisa muito avançado. A construção de “fora para dentro” também o transformou num carro incômodo e pouco prático.
Agora, não. Este Volkswagen Fusca acolhe muito bem para um carro de 2 portas, tem bom porta-malas, para-brisa devidamente colocado no seu lugar e um painel prático e funcional. Tudo isso com uma lista de equipamentos bem completa que inclui ar condicionado dual zone, sistema multimídia com navegador e Bluetooth integrado, volante com comandos satélites e teto solar panorâmico. E ainda temos o conjunto de mostradores centrais com pressão de óleo, cronômetro e pressão do turbo, que não serve para quase nada, mas dão um tremendo charme.
Mecânica impecável
Já não bastasse esses predicados, o Fusca ainda vem com a dupla motor 2.0 TSi e câmbio DSG, de dupla embreagem (na versão mais cara, que custa R$ 80.990). O carro é um “demoniozinho” nas ruas e sem descuidar do conforto. Dá até para levar a família (pequena).
Aí chegamos naquele ponto de sempre, o preço. Sim, ele é caro, ainda mais na versão descrita e avaliada, que custa mais de R$ 90 mil. Mas seus rivais também o são. Com esses itens, não se acha A1, Mini Cooper ou DS3 mais barato (o Citroën nem tem nada parecido).
Aliás, peguemos o Audi como exemplo e aí fica claro que o Fusca entrega mais por menos. Além de ser mais barato, tem pacote mecânico melhor e é mais divertido que seu primo pequenino.
E mais: o novo Fusca faz uso de um acessório muito útil do Fusca original, o inesquecível “PQP”. Com 200 cv na ponta do acelerador, segurar na alça é, sem dúvida, uma atitude muito recomendada.
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Ficha técnica
DESEMPENHO | |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 7,5s (G) |
Velocidade máxima | 223 km/h (G) |
MOTOR | |
Cilindrada | 2.0 TSI |
Potência líquida máxima | 200cv (G) – 5.100rpm |
Torque líquido máximo | 28,5kgfm (G) – 1.700rpm |
FREIOS | |
Dianteiros | Disco ventilado |
Traseiros | Disco |
PRINCIPAIS DIMENSÕES | |
Comprimento | 4.278 mm |
Distância entre eixos | 2.537 mm |
Largura | 2.021 mm |
Altura | 1.486 mm |
PESOS | |
Em ordem de marcha | 1.364 kg |
Carga útil máxima | 486 kg |
COMPARTIMENTO DE CARGA | |
Compartimento de carga | 310 l |
DIREÇÃO | |
Direção | Hidráulica Servotronic |
TRANSMISSÃO | |
Transmissão | Automático de 6 velocidades Tiptronic |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | 7J x 17 |
Pneus | 215/55 R17 |
RESERVATÓRIO DE COMBUSTÍVEL | |
Reservatório de combustível | 55 litros |
NÚMERO MÁXIMO DE PASSAGEIROS | |
Número máximo de passageiros | 4 |
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