Ícone do site BlogAuto

Avaliação: novo Fusca é divertido em todos os sentidos

Volkswagen Fusca 2013

Volkswagen Fusca 2013

Novo Fusca: esse, sim, é pura diversão

A Volkswagen dá muitos “tiros no pé”, mas quando acerta, aí é para aplaudirmos. O novo “tiro certeiro” dos alemães chama-se Fusca. Reconheço que quando soube que iriam batizar sua nova geração com o nome popular no Brasil, fiquei um tanto indignado, afinal o “velho” Fusca foi um carro único.

Veja também: Volkswagen Gol Trend comercial argentino bem bolado

Mas a homenagem é válida. O modelo premium consegue algo raro: honra seu antecessor com diversas referências bacanas e é também muito, muito divertido, seja de dirigir ou mesmo de ver parado na sua frente. A VW vai negar até a morte, mas acho que eles resolveram seguir a receita da BMW com o Mini Cooper. Seus concorrentes pegaram a alma do pequeno modelo urbano e criaram um dos carros mais legais de dirigir e ter. Claro que a ligação com o passado virou apenas uma pequena dose de estilo retrô, mas os aspectos pessoais foram preservados, o que realmente importa.

Com o novo Fusca, a VW foi mais feliz que no New Beetle. Seu antecessor, embora tivesse a aparência de um Fusca futurista, pouco trazia da experiência do clássico. O painel, por exemplo, era grande e com um para-brisa muito avançado. A construção de “fora para dentro” também o transformou num carro incômodo e pouco prático.

Agora, não. Este Volkswagen Fusca acolhe muito bem para um carro de 2 portas, tem bom porta-malas, para-brisa devidamente colocado no seu lugar e um painel prático e funcional. Tudo isso com uma lista de equipamentos bem completa que inclui ar condicionado dual zone, sistema multimídia com navegador e Bluetooth integrado, volante com comandos satélites e teto solar panorâmico. E ainda temos o conjunto de mostradores centrais com pressão de óleo, cronômetro e pressão do turbo, que não serve para quase nada, mas dão um tremendo charme.

Mecânica impecável

Já não bastasse esses predicados, o Fusca ainda vem com a dupla motor 2.0 TSi e câmbio DSG, de dupla embreagem (na versão mais cara, que custa R$ 80.990). O carro é um “demoniozinho” nas ruas e sem descuidar do conforto. Dá até para levar a família (pequena).

Aí chegamos naquele ponto de sempre, o preço. Sim, ele é caro, ainda mais na versão descrita e avaliada, que custa mais de R$ 90 mil. Mas seus rivais também o são. Com esses itens, não se acha A1, Mini Cooper ou DS3 mais barato (o Citroën nem tem nada parecido).

Aliás, peguemos o Audi como exemplo e aí fica claro que o Fusca entrega mais por menos. Além de ser mais barato, tem pacote mecânico melhor e é mais divertido que seu primo pequenino.

E mais: o novo Fusca faz uso de um acessório muito útil do Fusca original, o inesquecível “PQP”. Com 200 cv na ponta do acelerador, segurar na alça é, sem dúvida, uma atitude muito recomendada.

[nggallery id=48]

Ficha técnica

DESEMPENHO
Aceleração de 0 a 100 km/h 7,5s (G)
Velocidade máxima 223 km/h (G)
MOTOR
Cilindrada 2.0 TSI
Potência líquida máxima 200cv (G) – 5.100rpm
Torque líquido máximo 28,5kgfm (G) – 1.700rpm
FREIOS
Dianteiros Disco ventilado
Traseiros Disco
PRINCIPAIS DIMENSÕES
Comprimento 4.278 mm
Distância entre eixos 2.537 mm
Largura 2.021 mm
Altura 1.486 mm
PESOS
Em ordem de marcha 1.364 kg
Carga útil máxima 486 kg
COMPARTIMENTO DE CARGA
Compartimento de carga 310 l
DIREÇÃO
Direção Hidráulica Servotronic
TRANSMISSÃO
Transmissão Automático de 6 velocidades Tiptronic
RODAS E PNEUS
Rodas 7J x 17
Pneus 215/55 R17
RESERVATÓRIO DE COMBUSTÍVEL
Reservatório de combustível 55 litros
NÚMERO MÁXIMO DE PASSAGEIROS
Número máximo de passageiros 4

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.

Sair da versão mobile