Depois de uma maratona de avaliações andando no Uno Attractive e nas duas versões Way, medindo interior e analisando e comparando números, enfim, estamos aqui para dizer como foi a nossa impressão do modelo da Fiat. Antes de mais nada, filtramos toda a excitação provocada pela marca nesse evento, que reúne 2 mil convidados até o domingo e que conta com várias atrações para “amansar” jornalistas – vocês não fazem ideia da quantidade de profissionais aqui elogiando a empresa gratuitamente… Mas nosso foco é o carro, o primeiro lançamento da marca no segmento compacto desde 1996.
Nossa primeira constatação: o novo Uno é uma evolução do pensamento da Fiat sobre os compactos, ao contrário do Uno original, que revolucionou o mercado na época. Não era para menos. Vivíamos no começo da década de 1980 com modelos desatualizados, com raras exceções.
A Fiat diz que o novo Uno é 82% novo, mas suas dimensões são muito parecidas com as do Palio – entre-eixos, largura, dimensões do cockpit. Ou seja, seu ponto mais crítico é o entre-eixos curto, 9 cm menor que o do Gol. Um sinal disso é que a caixa de roda traseira está no caminho da porta, dificultando um pouco o acesso.
Sobre o design, certamente ele não será confundido na rua. O máximo de semelhança que encontramos foi a traseira, que lembrou de longe a do Mégane hatch da geração II, com a parte inferior da tampa do porta-malas projetada. A versão Attractive é, sem dúvida, a mais equilibrada – a Vivace “sumiu” do evento, apenas duas unidades estava disponíveis e não conseguimos dirigi-la. A Way carrega nos plásticos além do sensato, na nossa opinião.
As quatro versões – Vivace, Attractive, Way 1.0 e 1.4 – têm algumas coisas em comum e diferenças claras também. Por dentro é praticamente o mesmo visual e acabamento, embora as unidades disponibilizadas pela Fiat estejam todas carregadas de equipamentos. Em compensação, o comportamento delas é relativamente diferente – altura do carro, peso, relações de marcha, pneus e rodas são específicos em cada uma.
Uma curiosidade sobre o lançamento é que há tanto assunto novo trazido pela Fiat que até a empresa não deu conta de falar sobre tudo. O conceito Ecology, por exemplo, mal foi citado, assim como o pára-brisa com aquecimento.
Way 1.4
Foi o primeiro que dirigimos. A posição de dirigir do novo Uno não é tão elevada quanto a do Palio, por exemplo. O volante só possui ajuste de altura (como o Palio). Seu formato é muito bom, com empunhaduras bem situadas. A alavanca do câmbio tem curso longo e o mesmo comportamento da família Palio.
Nessa versão achamos o modelo um tanto “preso”: o motor 1.4 Evo continua sem muito torque para retomadas, privilegiando o consumo. O diferencial e a 5ª marcha são mais curtos que no Attractive, para compensar o maior peso e arrasto. O carro é levemente mais alto que os outros e possui pneus de uso misto.
Até agora não expliquei a razão do título e aqui vai ela. Talvez seja o ponto que mais me agradou no Uno. A impressão do interior é de um carro mais bem acabado, apesar da sua simplicidade. Os painéis das portas, por exemplo, são feitos numa única peça, mas há vários detalhes que quebram essa “monotonia”. O console também apresenta uma textura agradável mesmo sem nada de excepcional. O painel de instrumentos é outro item belo e ao mesmo tempo básico.
Os bancos possuem um acabamento de tecido com dois tipos de material, mas eis uma contradição. Enquanto atrás há encostos de cabeça do tipo vírgula na frente eles são costurados no banco. A Fiat disse que os clientes não ligaram para isso e que ele atende ao padrão de segurança.
Outra invenção curiosa da marca é o bloqueador do trilho dos bancos dianteiros. Caso você queira levar o banco mais para trás, basta tirá-lo, mas fatalmente quem tem mais de 1,80 m terá de eliminar a peça plástica. O que será que a Fiat quis com isso? Conservar o espaço para as pernas dos ocupantes traseiros? Certamente, a tal peça sumirá logo dos carros dos consumidores.
Way 1.0
Depois de esperar por quase uma hora, andamos no Way 1.0. Como dissemos, ao contrário do Way 1.4, este tem pneus e rodas iguais a do Attractive – aro 14 e pneus 175/65. Tal qual seu irmão maior, o Way 1.0 possui um câmbio mais curto, mas isso começa já na 3ª marcha.
O motor 1.0 tem um comportamento um pouco diferente do 1.4. Há um fio de torque no início da aceleração e depois a tradicional perda de fôlego. Os motores Evo, aliás, estão com a faixa de torque máximo bem altas, parecendo que têm 16 válvulas – o 1.4 precisa ir a 3 500 rpm e o 1.0, a 3 850 rpm.
Mas o carro roda mais à vontade que o Way 1.4, embora o motor grite muito para chegar a 120 km/h: cerca de 4 100 rpm contra 3 800 do 1.4. Bom, aí alguém já deve ter imaginado que o ruído a bordo estaria absurdo. Mas, surpresa, o carro é extremamente silencioso. Até mais do que se pode imaginar. Muito estranho. Você vê o ponteiro do conta-giros passando 4 mil giros e mal escuta o motor.
Perguntamos ao staff da Fiat se os carros poderiam ter sido “trabalhados” para apresentar menos ruído, prática negada pelas marcas, mas que já foi várias vezes descoberta por revistas. A marca jurou que não. Se for verdade mesmo, o Uno é excepcional nesse sentido.
Attractive 1.4
Ainda bem que deixamos para último o Attractive. É, de longe, a versão mais agradável. O motor respondeu melhor e o acabamento é mais equilibrado de todos, em tons de preto. Apesar disso, a Fiat acha que apenas 25% dos clientes a escolherão – o Vivace responderá por 35%, o Way 1.0, por 25% e o Way 1.4, por 15%.
A suspensão mais baixa e o escalonamento mais bem distribuído deixaram essa versão mais prazerosa de dirigir. Por falar nisso, não esperem comportamento de Gol nesse carro. A direção tem um bom peso e uma certa agilidade, mas com a conhecida prudência da marca. A Fiat garantiu que o Uno tem o melhor comportamento em curvas do segmento, inclinando menos que seus rivais. Infelizmente, não tivemos condições de ver o modelo nessa situação, mas a impressão é de uma suspensão mais firme que a do Palio, sem perder o conforto.
Também não é possível dizer algo a respeito dos freios. Todas as versões tinham ABS, item que será minoria nos carros de série, por enquanto.
Outro item incomum em compactos e que fazia parte de todos os carros de teste era o descanso de pé. Mas outros equipamentos faltaram. Não há espelhos retrovisores nem computador de bordo como opcional. Vidros traseiros elétricos também estão fora do catálogo. Na frente, como já se viu, os acionadores ficam no console central, como no Cinquecento. Embora prefira que eles estejam nas portas, a posição no Uno é a melhor nesse caso.
De maneira inteligente, a Fiat deslocou para o centro do carro os ajustes de inclinação e altura dos bancos. Em compensação, o compartimento esquecido foi o porta-malas. O estepe é mais alto que o encaixe da carroceria. Resultado: ele aparece embaixo do tapete e deforma a superfície do bagageiro. Para piorar, o triângulo não tem um lugar escondido para ficar e permanece “solto” no meio do porta-malas.
Vá de Attractive
Dentro de 45 dias teremos as versões 2 portas, que estavam expostas no evento, mas fechadas. Com elas, a Fiat terá uma linha bem completa já a partir de R$ 25 550 e fatalmente verá alguns modelos minguarem nas concessionárias. Nosso palpite é que o Palio Economy será a maior vítima interna do novo Uno. Custa parecido e oferece menos.
Já o Mille ainda é mais barato e deve sobreviver como o Gol G4, no aspecto confiabilidade. Mas vejam só, se comparado ao Uno Vivace, o Mille anda tanto quanto, embora acelere menos. O consumo de combustível do velho Uno é igual com gasolina e muito melhor com álcool. E são 65 kg a menos no peso.
O Vivace 1.0, aliás, consome tanto quanto o Attractive 1.4 com álcool, o espaço interno é praticamente o mesmo do Palio, tem as bitolas cerca de 5 cm mais largas que o Gol G4, mas é 3 cm mais estreito que o Gol G5. Como dissemos, o ponto fraco é o entre-eixos, 9 cm menor que o Gol de nova geração.
Já o Attractive pode enfrentar o Fox 1.0 e o Agile 1.4 em algumas situações. Está claro que ele não nasceu com essa missão, mas a versão tem preço mais em conta e anda mais que o compacto da Volkswagen e que o hatch da Chevrolet. E consome menos combustível em qualquer situação.
Mesmo no espaço interno, ele é competitivo, aspecto que os dois são excepcionais. A largura no banco traseiro é um pouco menor que o Fox, assim como o espaço vertical e longitudinal. Mas tem mais porta-malas que oVW.
Sem contar os clientes que se esforçarão para migrar para o Uno e têm o dinheiro contado, vale a pena mesmo investir um pouco mais e levar o Attractive e seu motor 1.4.
Chega de mesmice?
Apesar de tantos aspectos interessantes do carro, a Fiat se concentrou em outro ponto, a personalização do novo Uno. É nesse assunto que houve mais polêmica. Afinal, o comprador dessa faixa do mercado não é racional e pensa no seu bolso primeiro? Então, por que oferecer decalques, apliques e capas no painel para dar um ar pessoal no carro?
Ou a Fiat está sendo visionária e descobriu que o consumidor de carros baratos só é racional porque não tem chance de mostrar um pouco de emoção em seu carro ou, então, tudo isso não passa de marketing de lançamento, para evidenciar o modelo e suas cores berrantes.
Nosso palpite é pela segunda resposta. O novo Uno é mais que adesivos e a cor amarelo “marca texto”. É um projeto pensado para oferecer tecnologia, conforto e economia com um preço em conta – o mais barato lançamento de um carro realmente novo em muitos anos.
Fichas técnicas
O novo Uno pode ter entre-eixos menor, mas seu espaço interno eh tao bem aproveitado quanto o do Mille e eh algo q nao ocorre com o Gol.
quero sabe o valor do carro 1.0 uno mille
Vai mexer bastante com o mercado de compactos,acho que esse lançamento é uma boa sacada da Fiat,que das 4 grandes,é a que mais renova sua linha.
O preço do Mille está entre R$23.500,00 a R$25.500,00 dependedo do modelo e alguns opcionais.
O novo Uno parece ser um bom veículo, vai vender muito sim, mais que o modelo antigo, quando sair a versão 2 portas com preço menor, vai aumentar mais, pois aqueles que querem é preço baixo vai optar por essa versão, quanto a plataforma que já é conhecida e dizem ser melhorada, na opnião dos jornalistas especializados que testaram o veículo e comprovaram, vai trazer confiabilidade ao carro que é totalmente novo e inédito por ser um carro de lançamento com preço na faixa dos populares.
Eu acho q vi um Golzinho ja to bem coladinho.
A grande sacada do uno era o estepe no motor, que alem de aumentar o espaço no porta-malas, evita o desconforto e sujeira numa troca com malas. Ele continua ou ficou igual aos outros?
O carro é realmente uma evolução. Além de tudo o que falaram ele tem espaço para quem tem mais de 1.80m esticar as pernas… ninguém havia pensado nisso até agora. Parabéns a Fiat.
Esse preço é uma furada. Aqui em Manaus o carro 1.0 completo está saindo por R$40.000. E não acredito que vá baixar tão cedo, as concessionárias estão arrancando os olhos.
Eu achei o carro mto bonito, principalmente o amarelo! O unico problema é o seu preço extremamente elevado para um "Uno". Apesar de ser um carro novo, ele ainda é um "Uno"… e pelo preço de 35.000 do Attractive 1.4, eu prefiro um Fox ou até mesmo um Agile.
Chamar o Novo Uno de carro, parece ser elogio! Ainda mais por este preço.
Veja a matéria abaixo. Audi TT na Europa são vendidos por 76 mil reais. Isto sim sao carro. Não estas porcarias que as industrias daqui enfiam em nós consumidores.
http://carmagazine.uol.com.br/materia/?id=1015815…
Ricardo , realmente os carros aqui no brasil ainda deixam a desejar em acabamento e opicionais , mas imfelismente , estamos no brasil não na europa !!!!
Aqui em Bauru, Sp o 1.4 completo sai pouco mais de 38.000,00, vi uma materia da carsale que o toyota corola no EUA custa 32.000,00 reais, eta povinho pobre esses americanos não tem grana para comprar um veiculo, lá tem que vender baratinho.
Este uno será exportado? e se for, será vendido por 38.000,00 lá nos EUA?
@Mauricio
Compra a porcaria do fox então!
queria saber quanto gusta o novo uno aqui em manaus completo
queria saber quanto custa o novo uno 2010 completo 4 portas
Gostaria de saber quanto custa o novo 4 portas vivace em manaus, completo
@Ricardo Pessoa
a vai se… cara, cada um vai pela sua condição de vida…
o que se encaixa no teu orçamento, não pelo que os outros pensam manézão…
agora você vem fala de porra de Audi TT na Europa que custam 76 mil reais ninguém quer sabe disso não… para com isso O NOVO UNO DESTRÓI! desculpem-me. @Ricardo Pessoa
Tenho um novo uno way 1.0, to surpreso com o carro, tinha um 2006 way antes e é outro mundo !!! esse carro é tudo silencioso, anda bem, pão duro gasta pouco e é divertido, as mulheres adoram onde vc passa todo mundo olha !!! ótima compra !!!
Comprei o Novo Uno 1.4 Atractive e estou decepcionado com o consumo.
No uso misto cidade – estrada o consumo não passa de 7,5 Km/L com etanol.
Não sei se isso se deve ao fato do carro ter apenas 1.000 Km rodados.
1.4 seu esta otimo o consumo olha a lista dos mais economicos
Consumo urbano de etanol (em km/l) | consumo urbano de gasolina (em km/l)
1. Uno Mille Fire Economy
8,9 | 12,7
2. Fusion Hybrid
8,8 | 12,6
3. Clio Campus 3P 1.0
8,6 | 11,4
4. Picanto EX3
8,6 | 12,4
5. Uno Mille Way Economy
8,4 | 12,1
6. Gol Ecomotion
8,4 | 12
7. Novo Uno Vivace Evo 1.0
8,3 | 12,3
8. Siena Fire 1.0
8,2 | 12
9. Ka – 1.0
8,1 | 11,6
10. Sandero Authentique
8 | 12,1
11. Logan Authentique 1.0
8 | 12,1
12. Palio Fire Economy
7,9 | 12,2
13. New Fiesta SE 1.6
7,5 | 11
14. Symbol Expression 1.6
7,5 | 10,8
15. Soul EX 1.6
7,5 | 10,8
16. Voyage 1.0
7,4 | 10,8
17. Polo BlueMotion
7,4 | 10,7
18. Gol G4 1.0
7,4 | 10,5
19. Cerato LX3 1.6
7,4 | 10,6
20. Siena EL Flex 1.0
7,4 | 10,4
21. Strada Fire Flex 1.4
7,3 | 10,6
22. Siena Attractive 1.4
7,3 | 10,7
23. Palio Attractive 1.4
7,2 | 10,6
24. Novo Uno Attractive Evo 1.4
7,1 | 10,7
25. Palio ELX Flex 2P 1.0
7,1 | 10,4
26. Novo Uno Way Evo 1.4
7,1 | 10,3
27. Voyage Trend 1.6
7,1 | 10,4
28. Fiat 500 Sport 1.4
7,1 | 10,2
29. Fiesta Rocam 1.6
7,1 | 9,7
30. Fiorino Furgão 1.3
7 | 10,3
31. Corolla GLI 1.8
7 | 10,2
32. Courier XL 1.6
7 | 9,7
33. Fluence Dynamique
6,9 | 10,2
34. Saveiro CE Trooper 1.6
6,7 | 9,9
35. Novo Uno Way Evo 1.0
6,6 | 12,3
36. Strada Working CD 1.4
6,6 | 9,3
37. Strada Adventure Flex 1.8
6,5 | 9,3
38. Focus Hatch e Sedan 1.6
6,4 | 9,4
39. Megane Expression 1.6
6,3 | 9,7
40. Polo 1.6
6,2 | 9,4
41. Polo Sedan Comfortline 1.6
6,2 | 9,4
42. Focus Hatch e Sedan 2.0
6,1 | 9
43. Carens EX2 2.0
5,9 | 8,5
44. Jetta – 2.5
5,8 | 8,4
45. Kombi Furgão 1.4
5,7 | 8,2
46. Sorento EX2 G17 2.4
5,6| 8,1
47. Passat 2.0 T Comfortline 2.0
5,6 | 8
48. Ecosport 4WD 2.0
5,3 | 7,9
49. Rav4 – 2.4
5,3 | 7,7
50. Ranger Cabine Dupla 2.3
5,3 | 7,3
@Paulo Rogerio
o caro mais economido brasil faz 8.9
olha o link http://not.economia.terra.com.br/noticias/noticia…
@Paulo Rogerio
Pois é, tbm adquiri o Novo Uno 1.4 e estou horrorizada com o consumo dele, antes de efetuar a compra o vendedor da concessionária disse que ele fazia, em média, 14 km/lt na cidade com gasolina. Agora fui questionar à FIAT e ela está me falando que eles não mencionam o consumo do carro. Vai ser uma briga feia.
@Márcio Alves
Novo Uno Vivace custa 35.000,00 completo…
Bla, galera! O Novo Uno não é mais um Uno coisa nenhuma. É uma revolução. Outro carro. O meu Attractive 1.4 faz 10km com um litro aqui em FOR, abastecendo com alcool. deve ser pq eu moro longe do trabalho e esquento meu motorzinho todo dia…
Meu novo uno way 1.4
faz com gasolina 8,5 km/l, com alcool 6,2 km/l na cidade.
Na css eles dizem que não podem mexer no meu carro,
para saber porque gasta demais, porque o central do fiat não libera isso.
Isso é meu último fiat – sacanagem!!!!!
to super satisfeito com meu uno sporting,da 11 na gasolina e 9,3 no alcool.
e bonito pra caramba
Comprei o novo Uno Way 1.4, na cidade está fazendo entre 7,8 a 8,3 Km/l (gasolina) e na estrada BR entre 13,5 a 14,5 Km/l, estou achando o consumo alto na cidade. Aqui em Juazeiro/BA as ruas são estreitas, e a velocidade média de 30 Km/h. É normal para um carro motor 1.4?
Ronaldo acho normal. Por conta de sua velocidade media. Hj em dia é milagre carro flex com mais de 80cv fazer mais que 10 por litro com álcool principalmente . Culpa da nossa podre gasolina e etanol. Pretendo comprar um Sporting,. O gol g5 que tinha fazia 8por litro com gasolina e eu pegava muitas retas a velocidades constantes e eu n tenho pé pesado. Dai agora vou de uno q tem consumo melhor,.
qual e a largura e comprimento novo uno…
O econômetro é um dispositivo que ajuda muito na economia de combustível. Dirigir com menor pressão no acelerador, utilizando as marchas de forma adequada,não acelerar ou frear bruscamente, sem necessidade também refletem positivamente no consumo. No meu uno uso apenas gasolina, uma vez que a insignificante diferença de preço em relação ao álcool não recomenda utilizar este.
A versão 1.0 de 8V deve parecer os antigos pálios de 1.0 que eram VERDADEIRAS CARROÇAS. Para ter um motor desse e ficar dirigindo um carrinho de brinquedo, prefiro comprar um Nissan March, que apesar de não ter um design tão bonito é MUITO MAIS CARRO.
tenho uma meriva 1.4 baita carro estava tentando comprar um uno pois a minha faz 8 na cidade com gasolina mas pelo que to vendo vou perder no conforto e empatar com o consumo de um uno que nem se equipara com o conforto da meriva kkkkk