Olha, não vou entrar no mérito do preço dos carros, um assunto que a gente discutiu bastante aqui e continuará fazendo até que paguemos valores justos por eles no Brasil. Mas ver um carro como o Fiat 500 mudar de categoria de maneira tão significativa é uma sensação ótima. Na semana passada, dirigi o modelo mexicano que a marca lança no Brasil nos próximos dias.
Estivemos em Miami, nos EUA, terra onde a Fiat retorna com o novo 500 com a esperança de nunca mais ir embora. Só espero que para isso ela não mate a Chrysler já que até aqui essa parceria só trouxe benefícios para a Fiat. É só ver o Freemont e agora o 500 que tomou o lugar do PT Cruiser. Tudo bem, o carrinho vintage já estava meio passado, mas poderia ganhar uma nova versão ou, então, algum produto da Chrysler no lugar.
O que não esperava é que o 500 mexicano fosse receber tantas mudanças. A Fiat diz que é por causa do mercado americano, mas as melhorias vieram a calhar, sobretudo em relação ao acabamento, que está mais sólido e tornou o carro silencioso.
Esteticamente, também há novidades. Talvez fossem até dispensáveis, mas a versão Sport, por exemplo, ganhou para-choques mais esportivos e com linhas atuais. Honestamente, prefiro o tradicional, mas pelo menos fica mais claro quem é quem. Há alguns recursos novos como piloto automático e um sistema de monitoramento de desempenho e consumo batizado de EcoDrive. Basicamente é uma telemetria que é lida por um aplicativo de smartphone e que mostra como você está rodando com o carro. Interessante, mas tenho dúvidas se logo as pessoas vão deixar isso de lado.
Há também novas cores, uma delas o “ferrugem” que é fabulosa, novas combinações internas e possibilidades, mas isso nem sem compara à mudança na motorização e nas transmissões. É aí que o 500 ficou melhor.
Vou começar de cima para baixo. A versão top Lounge Air agora usa um câmbio automático verdadeiro, um Aisin de seis velocidades e troca sequencial. Seu funcionamento é muito bom até porque o motor nem tem tanta potência assim. São 105 cv, somente 5 a mais que o anterior, mas o torque, esse sim, ficou mais vigoroso. Ou seja, o conjunto é bem mais adequado e nisso a Fiat acertou. Mas não esperem por milagres: ele é mais lento que o 500 flex em aceleração, por exemplo.
A redução do ruído no interior e a suspensão recalibrada também foram pontos positivos do 500 mexicano. Há também itens interessantes como o som Bose e o piloto automático. No mais, ele pouco se difere no visual em relação ao polonês.
Depois de sair do Lounge dirigi o Cult automatizado. Logo se nota que acabamento dos bancos e portas é inferior. Também há menos equipamentos, mas na parte mecânica o carrinho foi bem. O motor flex responde bem por ser oito válvulas e até o sempre criticado sistema Dualogic colaborou. Está mais suave, principalmente entre a primeira e a segunda marcha. Claro, não é a mesma coisa que um automático, mas resolve.
Para dois
A Fiat quis convencer os jornalistas que o 500 agora é rival do Fox, do Sandero, do 207 e até do Punto, mas a ideia não bate. Sim, ele é mais barato e equipado que eles, só que não tem espaço interno. Sorry, mas é isso. O que não inviabiliza a proposta. Pelo contrário: é ótimo termos um veículo urbano, econômico e bem construído e equipado por um preço que entra no orçamento de muito mais gente. Ah, sim, desde que essa gente não tenha filhos nem seja muito grande.
É indiscutível o preço de carros como esse quando os envolvidos somos nós e as montadoras. A resposta só virá no dia que as pessoas pararem de comprar. O carro não chega a quinze, vinte mil reais nos eua, dotado de parafernalhas…vai ver faz até café!…daí eu ter que ficar feliz por terem "tirado" vinte mil do preço inicial?! Tô fora!
Belo carro, mas como reportagem nos mostra, tem q pensar antes de comprar, pois espaço interno deixa mto a desejar! Carro pra colecionador ter um deles na garagem!
Só discordo de uma coisa: A Fiat comprou a Chrysler.
Não tem nada de parceria.
Tempos atrás comentei que se o 500 mexicano chegasse aqui por R$ 40 mil, o ABS e o airbag duplo seriam opcionais num pacote chamado "HSD". Queimei a língua. Será uma luzinha (bem tênue, fraquinha mesmo) no final do longo túnel para o esfolado e desrespeitado consumidor brasileiro ? Agora: R$ 40 mil (CULT) com ou sem frete ? Com ou sem p.m. inclusa ?
o 500 compete com o futuro JAC J2 com a desvantagem de só possuir 2 portas. Compete em tamanho também o Chery QQ e com o Kia Picanto que está saindo de linha – o novo cresceu um pouco. Enfim ainda é caro por R$40.000. Por esse preço um Fiat Punto 1.4 completo ainda é mais negócio…
Minha mulher quer um Cult automatizado com teto solar… Quanto sai um desse? Uns 45, 46 mil? Acho que está dentro se vc comparar com um Smart, ou até com um Picanto, porquê não? Sou mais o 500, acho que ele terá lugar na minha garagem muito em breve.
tb achei o reposicionamento extremamente válido. Acho que o carro tem custo benefício melhor que Palio e Punto (tente colocar air-bags e abs, rodas, CD player e trio nas versões com o mesmo motor 1.4 pra ver o que acontece) e o carro é muito mais bem acabado que os 2 e com um acerto bem melhor de suspensã, dir~eção e freios. Enfim, o 500 é muito mais divertido de dirigir, mais completo e mais barato. Só não serve pra quem tem criança. Mas daí Punto e Palio tb não são os carros mais indicados; Ou seja, para segundo ou terceiro carro da casa, para rodar exclusivamente na cidade e com 2 pessoas a bordo (99% das situações cotidianas) ficou um produto muitíssimo interessante. Acho que o Smart lá de casa(que cumpre essa função) pode começar a ficar com medo de ser vendido…
Acho valido o preço, ele só n tem espaço. Jamais vc compra um Punto com os mesmo equipamentos q este 500 por um preço parecido, ate pq o punto n tem todas as opções. Povo tem q parardes pensar q preço é equivalente ao tamanho do carro. Ele é pequeno mas seu conforto é melhor que o de um Punto, fox, 207, etc. é um carro urbano para quem n gosta de carro grande mas quer algo a mais q um popular q fácil chega aos 36 mil hj. Se eu n estivesse esperando fiesta hatch eu compraria este pois vale mAis que um uno Sporting completo.
@dodo a Fiat acabou com a Chrysler isso sim e ainda quer empurrar essas tranqueirinhas no mercado mais exigente do mundo que e o americano vai levar uma lapiada