A Hilux foi a primeira, a L200 é a mais esportiva, a Frontier, a mais potente, a Amarok, a mais tecnológica e a nova Ranger deve acrescentar algum adjetivo quando chegar dentro de alguns meses, mas, no fim, a liderança entre as picapes médias deve continuar nas mãos da Chevrolet. Tudo porque, na média, a nova S10 deve se tornar a melhor opção da categoria.
Aos mais exaltados, digo isso analisando alguns pontos práticos. A GM tem uma rede grande, traz na bagagem uma longa tradição nesse segmento, tem um portfólio bastante completo de opções e um produto que, nesse primeiro contato, não tem nenhum ponto fraco digno de nota. É como um Corolla picape. Tal qual o Toyota, a S10 segue a receita de não deixar nenhuma lacuna grave: tem design moderno, bom espaço interno, capacidade de carga, pacote tecnológico respeitável, motores potentes, transmissões mais eficientes e um nome consagrado.
Perguntei a Gustavo Colossi, diretor de marketing da GM, se houve algum dilema em decidir entre manter o nome S10 ou adotar o nome mundial “Colorado”. Ele confessou que sim. Havia quem defendesse uma denominação global, mas falou mais alto a tradição no Brasil por mais que o primeiro pensamento do consumidor fosse imaginar mais uma reestilização na picape. “Depois, ao ver que se trata de um novo veículo, o consumidor vai associar o nome a um produto moderno”, disse Colossi.
Sim, haverá alguns órfãos pelo caminho já que a nova S10 é mais cara que a anterior, mas, com a chegada da nova Ranger, o segmento irá mudar de patamar por inteiro. A verdade é que a GM teve muito tempo para projetar uma boa picape média. A Hilux revolucionou o mercado em 2004 e imagina-se que desde lá a montadora americana pense num produto equivalente. Mas a crise por que passou nos últimos anos impediu qualquer tentativa de lançar algo capaz de rivalizar com a Toyota.
Embora tenha feito dos 16 anos de mercado da primeira geração algo positivo – e o maior argumento é a liderança nas vendas -, a GM certamente teria uma geração intermediária se houvesse dinheiro. Mas isso é passado e agora a marca vai buscar manter o volume de vendas da anterior, algo que já é uma vitória com o aumento da concorrência.
Como pulou ao menos uma geração, a nova S10 deve agradar a maior parte dos clientes. O visual é quase irrepreensível, embora calcado no da Hilux, assim como fez a Volks com a Amarok. O interior é bem atraente, mas as fotos enganam um pouco. Ao vivo, os plásticos são bem mais comuns, mas há boas sacadas por todos os lados.
O que gostei
Motor diesel e câmbio automático – silencioso e com torque entregue de maneira equilibrada. A transmissão é suave e responde rapidamente no modo sequencial.
Nível de ruído – é o que mais impressiona. Ainda que possa haver algum trabalho específico nos modelos de teste, o silêncio a bordo não é de picapes.
Interior – mostradores bem claros, recursos de fácil assimilação e boa posição de dirigir agradam logo de cara.
Kit multimídia – tela com GPS e câmera de ré é adquirida como acessório, que a torna mais democrática
O que não gostei
Versão com câmbio manual – só dirigi a flex e o câmbio com vibração na manopla era algo que não esperava. Será que a diesel também tem isso?
Espaço interno – pelas fotos, achei que o interior tivesse crescido bastante, mas foi menos do que imaginei. A Amarok é bem maior.
Vale também reconhecer que a GM, apesar de ainda ter algumas atitudes arrogantes dos tempos antes da crise, está com uma estratégia consistente de renovação, coisa que muita gente duvidou, incluindo esse jornalista. Cruze, Cobalt e a agora a S10, se não chegam a ser referência em seus segmentos, ao menos são produtos competitivos. E o que vem por aí deve deixar sua linha bem mais atraente perante os consumidores. Claro que isso não impedirá que ela perca participação, com tantos concorrentes, mas é uma situação bem mais interessante que a da rival Volkswagen, que vive de Gol G4, Golf 4,5, Polo e Kombi, modelos que já tiveram seu tempo.
Caro Ricardo: entendo ser correta a sua avaliação.
Contudo, independente da marca, as "montadoras nacionais" precisam parar com essa "mania" de puxar para cima os preços toda vez que há uma mudança…
Ricardo Meier, é muito agradável ler seus artigos no Blogauto, sempre bem sinceros.
Como comentei antes, gostaria que todas essas picapes viessem com ESP – a menos que a Ford resolva inovar, isso não irá partir das montadoras, é necessário mobilização e cobrança, quem sabe com alguma atitude nobre no congresso, como houve recentemente com o projeto de lei sobre os testes de colisão.
Sobre a S10, ela não concorre diretamente com modelos top de Hilux ou Amarok, entre outras coisas pelo espaço interno, como você citou. Mas sem dúvida a GM deve continuar líder no volume.
A grande questão é que, tanto a nova Colorado (S10) quanto a Ranger são nitidamente "variações" sobre o desenho da Hilux, enquanto a Toy está no fim dessa geração, e logo virá a nova, ou seja: em um ou dois anos, estarão atrás em atualização novamente, e os preços devem se acomodar bem.
Prejuízo de quem comprar os modelos top de S10 e Ranger agora.
Com certeza a chevrolet e a Hyundai tem vindo com veiculos muito mais interessantes que os seus concorrentes. Tirando o GOL G5 e o novo VOYAGE os outros carros da GM já tiveram seus dias de gloria ao meu modo de ver.
Agora GM S-10 pode competir de igual p igual com as outras, mesmo assim continuara lider no seu segmento, o importante mesmo eh q a GM comeca a dar valor no consumidor e oferecer produtos atuais!
Mais o preço ta salgado, eu não compro mesmo, vou continuar com a minha antiguinha mesmo, ainda mais bem arrumadinha e nunca me deixou na mão.
Um abraço, Ricardo Meier. Permita-me discordar de duas afirmações suas. A primeira quando diz: "Tudo porque, na média, a nova S10 deve se tornar a melhor opção da categoria". Isso sendo afirmado sem ao menos ter conhecido a nova Ranger. E a outra quando afirma: "Receita equilibrada e portfólio amplo dificilmente serão superados pela concorrência". Sem sequer conhecer e ter testado a Nova picape da Ford, como pode afirmar dessa maneira. O portfólio da Ranger certamente sera mais amplo, pois deverá oferecer três opções de motores (dois diesel e um a gasolina). E segundo algumas veiculações sobre a Ranger, dão conta de que haverão 18 versões a serem oferecidas ao mercado brasileiro. Portanto, a não ser que possua uma bola de cristal, estará dando ar de verdade a suas suposições. No mais, acho que a S10 realmente evoluiu sobremaneira. Acredito ser um ótimo produto, porém, a certeza de que na média será a melhor opção da categoria, somente após termos a Ranger 2013 apresentada e testada em nosso mercado.
Falando em Ranger, é curioso notar que tanto a Dakota quanto a Ranger não existirão mais nos EUA, substituídas em preço pelos modelos RAM1500 e F150.
A nova Colorado (S10), dizem, será global – o que eu duvido, pois o modelo americano, apesar de mais antigo, tem acabamento muito superior ao da S10, e é muito bonita também, sem deixar de ser atual.
Apenas corrigindo o que afirmei antes sobre a Colorado – já foram fotografados protótipos da Trailbrazer nos EUA, tudo indica que toda a linha nova realmente aparecerá por lá, saindo da fábrica no Missouri.
a s10 e o unico carro alto mais bonito da linha 2012 que apresenta tudo que um carro deve ter em. ex: aderencia,comforto,estabilidade,seguranca,aparencia muito atraente e muito mais… vai ser o carro mais cobissado do mundo vcs vao ver…
@bruno, com toda essa "aderência" (picape precisa ter altura do solo também), o que a S10 precisa mesmo é ESP de série.
COMPREI UMA S10 LT TIVE PROBLEMA NO CAMBIO AUTOMATICO ALTENADOR SUSPENÇÃO NAO GOSTEI….