Esqueçam a antiga Pajero Sport, a nova geração, agora importada da Tailândia, não tem nada da geração anterior, o que é muito bom. A novidade chega em uma única versão por R$ 265.990.
Quem vê o “suvsão” não imagina como ele é capaz nos desafios do fora-de-estrada, graças ao Super Select II 4WD, controle de descida de montanha (HDC), Hill Start Assist (HSA) e um modo Off-Road para cascalho, lama, areia ou rocha, não vai te deixar na mão.
As linhas elegantes que invadem toda a carroceria não são só design, pois foram pensadas também para uma excelente aerodinâmica, proporcionando estabilidade e economia de combustível. Seu visual moderno e arrojado traz o design frontal Dynamic Shield, marca registrada dos novos SUVs da Mitsubishi Motors, com elementos cromados contrastando com a grande inferior na cor preta.
O Pajero Sport será oferecido em versão única, com sete lugares, teto solar, sistema 4×4 com o Super Select II e equipado com o motor MIVEC quatro cilindros 2.4 litros turbo diesel, em alumínio, com 190cv e 43,9 kgfm de torque. São 16 válvulas, turbocompressor e injeção direta, aliado a transmissão automática de oito velocidades. Este propulsor é o mesmo que equipa a picape L200 Triton.
Como Anda – A Mitsubishi do Brasil mandou muito bem no test-drive, foram mais de 200 km na terra, partindo da cidade de Mogi-Guaçu até o Pico do Gavião em Minas Gerais, a maior parte do roteiro todo feito em estradas de terra.
O motor é bom, mas sente um pouco o peso do veículo, nada preocupante, mas uns cavalinhos a mais não seriam bem vindos. O câmbio de oito velocidades, auxilia, manter o motor cheio. Os sistemas de condução como o piloto automático adaptativo são o ponto alto, surpreendendo pela eficiência.
A expectativa de vendas são bem conservadoras com 250 unidades por mês, e tem como os concorrentes diretos o Toyota SW4 e o Chevrolet TrailBlazer, que tem a mesma fórmula, mas diferente deles o Mitsubishi Pajero Sport só vem na versão diesel.
São diversos recursos que deixam o dia a dia mais prático e confortável, como controle de descida (HDC), controle de tração (ATC) e estabilidade (ASC), sensores para acendimento dos faróis e limpador de para-brisa, piloto automático adaptativo (ACC) com frenagem autônoma, sistema de mitigação de colisão (FCM), aviso de ponto cego (BSW), ar-condicionado automático Dual-Zone, câmera de ré, sensor de estacionamento e 11 airbags, incluindo bolsas exclusivas para a terceira fileira de bancos.
Como um legítimo 4×4 da família Pajero, este SUV é equipado com o mais moderno sistema de tração do mercado, o Super Select 4WD-II (SS4-II), que é capaz de enfrentar todos os tipos de terreno.
São quatro modos de operação, incluindo a reduzida. Através do seletor no console central, o motorista pode facilmente optar pelo melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso:
- 2H – Usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave.
- 4H – Ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e chuva. O sistema alterna automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro.
- 4HLc – Ideal para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência.
- 4LLc – Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.
O Pajero Sport conta com o exclusivo Off-Road Mode, um moderno e tecnológico recurso que deixa este SUV ainda mais preparado para enfrentar os mais variados tipos de terreno.
São quatro opções que melhoram o desempenho no off-road: Gravel, Mud/Snow, Sand e Rock. Cada uma delas tem uma configuração específica e todos são capazes de otimizar a tração para cada tipo de piso, alterando automaticamente a potência do motor, ajustes de transmissão, sistema de freios, controles de tração e estabilidade.
As informações são projetadas no cluster e mostram como cada roda está atuando individualmente. Esses ajustes deixam ainda mais fácil transpor obstáculos e se aventurar em todas as condições sem se preocupar, tornando as viagens e expedições ainda mais prazerosas e seguras.
Além disso, o veículo tem o bloqueio do diferencial do eixo traseiro, o RD Lock. Em situações extremas, onde as rodas ficam suspensas, como valetas transversais ou terrenos com erosões, o carro é capaz de superar com facilidade com um simples toque no botão.
A aptidão off-road está presente nos excelentes números no fora de estrada:
- 45º de inclinação lateral
- 30º ângulo de entrada
- 24,2º ângulo de saída
- 23,1º ângulo de subida
Na parte dianteira, os faróis em LED tem regulagem automática de altura, lavador, DRL em LED e faróis de neblina integrados.
Na parte externa, o rack de teto na cor prata está incorporado e complementa o design da carroceria. O skid plate dianteiro, além de prático e funcional no off-road, está em perfeita harmonia com o design.
Completando o visual, o friso da linha de cintura e as maçanetas cromadas dão um toque especial a este SUV e as rodas em liga leve 18 polegadas diamantada com pneus 265/60 R18 são perfeitas para rodar em todos os tipos de terrenos. Os estribos laterais integrados à carroceria complementam o design, além de serem práticos para entrar e sair do veículo. Na parte traseira, lanternas em LED, para-barro e aerofólio.
Saídas de ar-condicionado estão estrategicamente posicionadas na segunda e terceira fileira de bancos, dando ainda mais conforto para os passageiros.
O sistema multimídia tem tela capacitiva de 7 polegadas e vem equipado com Android Auto e Apple Car Play, áudio streaming de última geração e conexão WiFi, que permite o acesso a aplicativos nativos, como Waze e Spotify.
Os bancos em couro foram cuidadosamente projetados para darem conforto em todos os tipos de situação, seja viajando por grandes rodovias ou enfrentando as trilhas off-road. O dianteiro tem ajuste elétrico e os traseiros podem ser rebatidos deixando o piso totalmente plano e aumento o espaço interno.
O novo volante tem ótima empunhadura e é multifuncional, com todos os comandos à mão do motorista: áudio, voz e telefone, ACC, computador de bordo e Speed Limiter. Os Paddle Shifters localizados atrás do volante permitem a esportividade da transmissão manual com a praticidade da automática.
O painel de instrumentos é colorido de alto contraste e traz display de multi-informação que deixa todas as informações do veículo muito mais agradáveis para o dia a dia. No off-road, por exemplo, o desempenho e atuação de cada roda é mostrado em tempo real ao motorista, facilitando a transposição de obstáculos.
Outra praticidade do Pajero Sport é a conectividade para os mais diversos aparelhos. Além da entrada USB na parte dianteira, os passageiros que viajam no bando de trás contam com mais duas entradas para carregar o celular. E, no console central, há uma tomada de 120v (AC) para ligar os mais diversos aparelhos.
O Controle de Estabilidade (ASC) em conjunto com o Controle de Tração (ATC) proporciona segurança para rodar em todos os tipos de piso.
O Adaptive Cruise Control (ACC) é um piloto automático inteligente. Basta programar a velocidade que, através de sistemas semiautônomos, o veículo freia e acelera sem a intervenção do motorista, fazendo automaticamente a leitura da velocidade do outro veículo que vai à frente.
O Forward Collision Mitigation (FCM) é outro sistema de frenagem autônoma, que atua automaticamente para evitar ou minimizar os efeitos de uma possível colisão.
O Sistema de Monitoramento de Pontos Cegos (BSW) detecta veículos no ponto cego do motorista e emite alerta sonoro e visual no espelho retrovisor externo.
Já o Sistema de Prevenção de Aceleração Involuntária (UMS), através de sensores dianteiros e traseiros, atua caso detectem um obstáculo próximo em caso de aceleração brusca, reduzindo a potência do motor para evitar colisões caso o motorista erre os pedais ou a posição do câmbio.
O Pajero Sport é equipado com mais modernos sistemas de segurança. Os freios são com ABS e EBD, sistema FullAirbags com 11 airbags: 2 dianteiro, 2 laterais, 6 de cortina (inclusive para a terceira fileira de bancos) e 1 para o joelho do motorista, Keyless – partida sem chave e no botão, sistema de entrada sem chave – Keyless Operation System (KOS), sistema de Prevenção de aceleração involuntária – Ultrasonic Misacceleration Mitigation System (UMS), barras de impacto das portas e sistema Isofix.
O Pajero Sport é equipado com o TSA (Trailer Stability Assist), que estabiliza o conjunto trailer/veículo quando o fenômeno de serpenteamento for detectado, garantindo ainda mais segurança. O sistema de freios é completo, com ABS, EBD, BAS, fazendo com que a frenagem seja eficaz, até mesmo em situações extremas. Além disso, o veículo conta com o Brake Override System, BOS, que monitora constantemente os sinais do freio e acelerador. Caso o freio seja acionado junto com o acelerador e configure uma situação de emergência, o sistema reduz as rotações do motor gradativamente até a parada total e controlada do veículo.
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Prático e moderno para rodar em qualquer situação, o Pajero Sport é equipado com o Hill Start Assist System (HSA), assistente de partida em rampa, que evita que o veículo recue ou avance em locais inclinados. Para as situações ainda mais desafiadoras, o Adaptive Hill Decent Control (HDC) dá conta do recado. O moderno controle de descida de rampa mantém a velocidade do veículo constante em descidas íngremes, dispensando ao motorista o acionamento do pedal de freio.
Mesmo com dimensões robustas e capacidade para sete ocupantes, o Pajero Sport tem raio de giro de apenas 5,6 metros, o melhor da categoria, que garante facilidade de manobras em diversas situações.
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