Discreto assim sempre foi o crossover Mitsubishi Outlander, que chega à sua terceira geração no Brasil com um projeto totalmente novo e recheado de conteúdos e mimos eletrônicos, só ficou devendo novos motores.
No Brasil desde 2002 como o Mitsubishi Airtrek, recebeu na chegada da segunda geração em 2007 o nome de Outlander, e agora com um carro totalmente novo, disponível com duas motorizações e três versões.
O design do Mitsubishi Outlander 2014 é mais pacato que o da geração anterior, do tipo mais comum, mas posso dizer que ao vivo o modelo conquista, parecendo bem maior do que é. A grade dianteira cromada é apenas estética e está integrada ao conjunto óptico com faróis de xenon, que conta com regulagem de altura automática e lavador de faróis.
As rodas são de liga leve 18 polegadas e pneus de perfil baixo 225/55R18 e são seis opções de cores da carroceria: Copper, Titanium Gray, Black Pearl, White Pearl, Cosmic Blue Metallic e Cool Silver.
O interior do Mitsubishi Outlander 2014 é equipado com painel com materiais macios e aplique com desenho de fibra de carbono na cor prata. Os bancos são de couro, nas cores preto ou bege, dependendo da cor da carroceria, os dianteiros têm aquecimento e o do motorista conta com regulagem elétrica. As versões com motor V6 contam com sete lugares, enquanto a versão quatro cilindros apenas cinco passageiros.
Para garantir a segurança, o Mitsubishi Outlander 2014 é equipado com nove airbags sendo dois dianteiros, quatro de cortina, dois laterais e um de joelho para o motorista.
O ar condicionado agora é Dual Zone, onde cada lado do interior pode ter sua temperatura programada separadamente. Além disso, o Mitsubishi Outlander 2014 possui 12 pontos de refrigeração espalhados pela cabine.
O volante é revestido em couro e tem os controles de áudio – Joystick Style -, além do controle do controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático) e conta com ajustes de altura e profundidade, possuindo também borboletas (Paddle Shifters) posicionados atrás do volante. Feitos em titânio e com tamanho grande, que permitem a troca de marchas manual.
A segunda fileira de bancos é deslizante em até 25 centímetros, para facilitar o acesso a terceira fileira ou para aumentar a capacidade de carga do porta-malas, que tem capacidade de 798 litros com cinco passageiros, podendo chega a 1.625 litros com a segunda fileira rebatida. A tampa do porta malas tem acionamento elétrico para abertura e fechamento com sensores anti esmagamento.
A nova central multimídia do Mitsubishi Outlander 2014 possui tela touch de sete polegadas e tem funcionamento parecido com um tablet, e conta com navegador GPS com 5.499 municípios mapeados no Brasil, Bluetooth com áudio streaming, USB com interface para smartphones, CD/DVD, rádio, entrada para cartões SD, câmera de ré e o Dynamic Information System (DIS), com acelerômetro, aceleração lateral, bússola, inclinação frontal e altitude, algumas destas funções variam de acordo com a versão.
Sopa de letrinhas
ASC, ATC, ACC, FCM e HSA são os nomes dos sistemas que estão no Mitsubishi Outlander 2014 e vamos ver o que significam:
- ASC: controle ativo de estabilidade
- ATC: controle de tração
- ACC: controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (piloto automático). O motorista programa a velocidade que deseja andar e, caso algum outro veículo em velocidade menor entre na sua frente, reduz a velocidade automaticamente e mantém uma distância constante que pode ser determinada em Longa, Média e Curta. Se o veículo da frente frear, o Outlander acompanha a frenagem, mantendo a distância programada. Quando a pista fica livre novamente, o veículo volta à velocidade inicial.
- FCM: sistema que utiliza um radar para controlar a distância a possíveis obstáculos à frente. Esta tecnologia é capaz de reduzir o risco de colisões a baixa velocidade. Ao entrar em distância de risco, o sistema ativa um alarme sonoro e um aviso no display solicitando ao motorista uma ação de frenagem. Caso entre em uma distância de colisão, o sistema aplica força de frenagem no veículo. Se a velocidade relativa entre o outro veículo for de até 30 km/h, o sistema pode evitar o acidente.
- HSA: sistema que impede que o veículo ande para trás ou para frente em partidas em rampa, freando automaticamente as rodas e facilitando as manobras.
O Mitsubishi Outlander 2014 continua equipados com as mesmas motorizações da geração anterior, mas que com o menor peso e melhor aerodinâmica melhoraram o desempenho, infelizmente não divulgou os números.
A versão de entrada é equipada com o motor MIVEC 2.0 litros, quatro cilindros, 16 válvulas, com 160 cavalos de potência a 6.000 rpm e torque de 20,1 kgfm a 4.200 rpm. Acoplado está a transmissão Invecs III, CVT de seis velocidades pré-escalonadas, a tração é 4×2 nas rodas dianteiras.
Já o Mitsubishi Outlander GT 2014 vem com o motor V6 MIVEC 3.0 litros, 24 válvulas, que desenvolve a potência de 240 cv a 6.250 rpm e torque de 31 kgfm a 3.750 rpm, a transmissão é automática de seis velocidades, Invecs II.
O sistema de tração é o Multi Select com Trimode II, com três modos de operação: Eco, Auto e Lock. A posição “Eco” permite uma maior economia de combustível, pois mantém o sistema preferencialmente em 4×2. Mas, caso necessário, a tração 4×4 é acionada automaticamente. Na posição “Auto” é um 4×4 ativo, onde os novos sensores garantem uma melhor distribuição da tração entre os eixos e é voltada para todo tipo de terreno, já posição “Lock” é a 4×4 em tempo integral, ideal para situações fora de estrada e pisos de baixa aderência.
A suspensão dianteira independente Mc Pherson, molas helicoidais, barras estabilizadoras e suspensão traseira multilink, que garantem maior controle do veículo, além de uma condução suave em terrenos irregulares. O raio de giro, com apenas 5,3 metros.
Andando no Mitsubishi Outlander 2014
O BlogAuto participou do lançamento do Mitsubishi Outlander 2014 que aconteceu na cidade de Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, mais precisamente da circuito de Velo Città que pertence a Mitsubishi.
A avaliação no roteiro de estrada contou com bons 110 km de percurso, a versão testada foi a topo de linha, aquela com o nome enorme, o Mitsubishi All New Outlander GT V6 Full Technology Pack 2014, facilmente encontramos a melhor posição para dirigir, os engates da transmissão automática são suaves e o silêncio interno é bem grande, em velocidades de 110/120 km/h o maior ruído vem do rolar dos pneus, apenas o torque em baixas rotações poderia ser um pouco melhor.
O sistema de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) tem um funcionamento perfeito, apesar de que nas primeiras vezes é preciso ganhar confiança, mas depois é realmente muito útil em viagens mais longas.
Na parte da tarde testamos o Outlander na pista do Velo Città, e avaliamos melhores os sistemas de segurança, inclusive o FCM, que impediu do veículo atingir uma barreira freando sozinho.
O Mitsubishi Outlander 2014 vem com garantia de três anos de garantia sem limite de quilometragem, além da revisão com preço fixo, com preços médios de R$ 408,00 a cada 10 mil quilômetros.
Os preços são para versão de entrada: Mitsubishi All New Outlander 2.0 2014 por R$ 102.990, a versão intermediária: Mitsubishi All New Outlander GT V6 2014 por R$ 130.990 e no topo da linha: Mitsubishi All New Outlander GT V6 Full Technology Pack 2014 sai por R$ 139.990.
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A Mitsubishi espera vender 600 unidades por mês sendo 60% da versão quatro cilindros e o restante da versão GT V6.
Galeria Mitsubishi Outlander 2014
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