Falar que uma picape Mitsubishi é boa no off road é quase que uma redundância, a picape sempre se deu bem na terra, ganhando diversas competições, inclusive o Rally dos Sertões, mas a nova geração, a quinta, que está chegando ao mercado, a Mitsubishi L200 Triton Sport 2017 surpreende também na cidade e na estrada.
Totalmente renovada a nova geração, que ganhou um novo sobrenome Sport, vai se posicionar como os modelos topo de linha das picapes produzidas em Catalão, no interior do estado de Goiás. O modelo atual continuará em produção.
O modelo é produzido na fábrica da Mitsubishi Motors e estará disponível no mês de outubro em três versões: Mitsubishi L200 Triton Sport HPE Top, L200 Triton Sport HPE e L200 Triton Sport GLS. Completam a linha os modelos da versão atual: L200 Triton Savana MT/AT, L200 Triton Outdoor AT, L200 Triton GLX, L200 Triton 2.4 Flex Outdoor e L200 Triton GL. No total, são nove versões que atendem todos os tipos de clientes.
.
Embaixo do capô temos um novo e moderno motor 2.4 litros, quatro cilindros, turbo diesel, em alumínio, com 190 cv de potência e 43,9 kgfm de torque. Além do comando variável MIVEC, na versão de entrada GLS, temos uma transmissão manual de seis velocidades, enquanto nas outras uma caíxa automática de cinco marchas.
O sistema de Tração Super Select II conta com 4×2, 4×4 (que pode rodar no asfalto), 4×4 com bloqueio do diferencial central e 4×4 reduzida. As trocas podem ser feitas pelo seletor no console central. Além disso, o veículo tem o bloqueio do diferencial do eixo traseiro. Em situações extremas, onde as rodas ficam suspensas, como valetas transversais ou terrenos com erosões, com um simples toque no botão, o carro é capaz de superar com facilidade.
Ao todo, a Mitsubishi L200 Triton Sport permite até 20 combinações de marcha, e é a única equipada com Paddle Shifters, permitindo a esportividade da transmissão manual com a praticidade de automática. Na versão GLS, o câmbio é manual de seis marchas.
A Mitsubishi L200 Triton Sport 2017 tem design lateral desenvolvido para reduzir a distância entre eixos sem prejudicar o conforto interno e a capacidade de carga, trazendo como grande benefício a agilidade dinâmica e a facilidade em manobras. O raio de giro é o melhor da categoria, com apenas 5,9 metros.
Por dentro, muita sofisticação com os acabamentos Piano Black e Chrome-Like Silver no painel e console central, nos painéis de porta e no seletor eletrônico da tração 4×4. Para proporcionar um interior ainda mais envolvente e confortável, essa picape vem equipada com ar-condicionado Dual Zone, Sistema Multimídia Power Touch com tela de 7 polegadas, botão Start/Stop para partida sem chave, câmera de ré e sensores de chuva, luminosidade e estacionamento.
A Mitsubishi L200 Triton Sport é equipada com nove bolsas: frontais, laterais, de cortina e para o joelho do motorista. Além de cintos dianteiros pré-tensionados que se ajustam ao máximo para reduzir os impactos ao corpo do passageiro em caso de uma eventual colisão frontal.
A caçamba foi desenvolvida com paredes laterais mais altas para reforçar a robustez do design exterior. Com isso ela se tornou mais funda, ampliando sua capacidade volumétrica. Já a capacidade de carga é de 1.075 kg. O Brake Light vem integrado à tampa traseira, aumentando a segurança.
Como um verdadeiro veículo off-road, a Mitsubishi L200 Triton Sport tem excelentes números 4×4:
- Ângulo de entrada – 30°
- Ângulo de saída – 22°
- Ângulo de rampa – 26°
- Inclinação lateral – 45°
- Altura livre do solo – 220 mm
- Travessia com água – 600 mm
A nova Suspensão SDS II tem barra estabilizadora expandida e molas helicoidais mais rígidas, que trabalham em perfeita harmonia com os amortecedores. Na dianteira é independente, com braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora. Na traseira, eixo rígido e molas semielípticas.
O volante possui ajustes de profundidade e altura, além dos comandos de áudio, cruise control e acesso ao telefone por bluetooth. Com o Keyless Operation System, é possível travar e destravar as portas sem o uso da chave. E, para dar partida no motor, basta pressionar um botão.
A Mitsubishi L200 Triton Sport vem equipada com controle de tração e estabilidade ATSC, que garante mais segurança, precisão e controle. O Controle de Estabilidade (ASC) atua em momentos de instabilidade, quando os pneus estão escorregando em pisos com baixa aderência ou quando o veiculo está fazendo movimentos súbitos que indiquem perda de direção. O Controle de Tração (ATC) freia as rodas que estão derrapando e otimiza a entrega de torque do motor em condições de perda de tração, seja ela provocada por pisos escorregadios ou durante a transposição de um difícil obstáculo. Além disso, o veículo vem com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que facilita as manobras.
A Mitsubishi L200 Triton Sport é equipada com o exclusivo TSA (Trailer Stability Assist), que estabiliza o conjunto trailer/veículo quando o fenômeno de serpenteamento for detectado, garantindo ainda mais segurança. O sistema de freios é completo, com ABS, EBD, BAS, fazendo com que a frenagem seja eficaz, até mesmo em situações extremas. Além disso, o veículo conta com o Brake Override System, BOS, que monitora constantemente os sinais do freio e acelerador. Caso o freio seja acionado junto com o acelerador e configure uma situação de emergência, o sistema reduz as rotações do motor gradativamente até a parada total e controlada do veículo.
Em conjunto com tudo isso está o ESS (Emergency Stop Signal), uma sinalização de frenagem de emergência, que funciona como um alerta para evitar colisões, acionando as luzes de frenagem de forma intermitente.
A Mitsubishi L200 Triton Sport tem a MitRevisão com preço fixo, o mais baixo da categoria, e será oferecida em oito cores: Branco Alpino, Branco Fuji, Prata Rodhium, Prata Cool, Cinza Londrino, Preto Ônix, Vermelho Rubi, Marrom Cacau e Azul Petróleo.
- L200 Triton Sport HPE Top – R$ 174.990,00
- L200 Triton Sport HPE – R$ 164.990,00
- L200 Triton Sport GLS – R$ 131.990,00
- L200 Triton Savana MT- R$ 138.990,00
- L200 Triton Savana AT – R$ 146.990,00
- L200 Triton Outdoor AT – R$ 136.990
- L200 Triton GLX MT – R$ 111.990,00
- L200 Triton GL MT – R$ 105.990,00
- L200 Triton 2.4 Flex Outdoor – R$ 91.990,00
O BlogAuto testou a Mitsubishi L200 Triton Sport nos mais diversos tipos de pista, desde estradas pelo interior de São Paulo, quanto no Autódromo Velo Cittá, em um circuito radical off road, além de estradas de serviços de fazendas de café.
Comparando com a versão anterior no off road, a nova Sport mostrou as mesmas capacidades e o melhor com muito mais conforto, o novo motor menor, se mostrou mais que suficiente, e o menor peso, em relação aos concorrentes, resultam em menor esforço, até aqui tudo normal, e tradicional para a marca, onde domina.
Agora nas estradas de asfalto que o tivemos a grande surpresa, um comportamento quase que de um automóvel, com uma suavidade no rodar, com trocas de marchas muito tranquilas, o nível de ruido é muito baixo, em velocidades constantes em torno de 110 km/h, desaparece quase que completamente o ruído do motor.
A calibragem da suspensão teve uma calibração muito caprichada, com muita suavidade, mas sem perder a firmeza, o que resulta em curvas feitas com muita tranquilidade e segurança.
Qual Picape comprar? Todas as opções do mercado brasileiro
Um ponto que precisa ser melhorado, e é de fácil solução, com o farol aceso durante o dia, a iluminação do display do centro do painel e da central multimídia com GPS na versão topo de linha, ficam de difícil leitura.
A Mitsubishi com a nova Sport completa um portfólio com opções que agradam a maioria dos públicos que buscam picapes no Brasil.
Galeria Mitsubishi L200 Triton Sport 2017
Confira o BlogAuto no: Facebook, Google+, Instagram e Twitter.