A MB está trazendo para o Brasil, o Classe V, mais conhecido como Mercedes-Benz Vito, disponível nas versões furgão de carga e van de passageiros, produzido na mesma fábrica da Sprinter, na Argentina, a van chega com preços a partir de R$ 104.990 na versão furgão diesel, R$ 129.990 para a versão Van Comfort e R$ 139.990 para versão Van Luxo.
O furgão Mercedes-Benz Vito 111 CDI sai de fábrica com o motor turbo diesel OM 622 LA de 4 cilindros e 1.6 litro de cilindrada, com 114 cv de potência a 3.800 rpm, com torque máximo de 27,5 kgfm entre 1.500 e 2.500 rpm. Para a van Vito Tourer 119 está disponível o motor turbo flex (gasolina e etanol) M274 de 4 cilindros e 2.0 litros, com 184 cv de potência a 5.500 rpm, com torque máximo de 30,6 kgfm entre 1.250 e 4.000 rpm.
A versão diesel de carga do Mercedes-Benz Vito tem tração dianteira, para aumentar a capacidade de carga, e curiosamente, a versão de passageiro, a tração passa para as rodas traseiras.
Para a transmissão de força são aplicadas caixas de mudanças manuais de 6 velocidades, infelizmente não está disponível uma transmissão automática, mas esta possibilidade não está descartada em um futuro próprio.
As medidas externas do Mercedes-Benz Vito são 1.910 mm de altura, 5.140 mm de comprimento, 2.249 mm de largura (incluindo retrovisores) e com 3.200 mm de distância entre eixos. A porta traseira de abertura vertical com vão livre de 1.261 mm de altura e 1.391 mm de largura. A porta lateral, com 1.252 mm de altura e 961 mm de largura. Além disso, o Mercedes-Benz Vito tem direção elétrica de série e diâmetro de giro, que varia de 11,8 metros (van) a 12,9 metros (furgão).
O Mercedes-Benz Vito está disponível no Brasil em duas cores sólidas (branco e vermelho) e em quatro versões metálicas (preto, prata, cinza e azul), somente a versão Luxo conta com os para-choques pintados na cor do veículo.
Furgão Vito 111 CDI – equipado com motor turbo diesel, disponibiliza 1.225 kg de carga útil e 6 m³ de volume de carga. O compartimento para transporte de mercadorias é revestido com piso naval e nas laterais.
Van Vito Tourer 119 – equipado com motor turbo flex, em duas versões:
• “Comfort 8+1” – Capacidade para oito passageiros mais o motorista, com destaque para ar condicionado frontal e traseiro.
• “Luxo 7+1” – Transporta sete passageiros e o motorista, destacando-se pelos assentos de courino com inclinação individual. Além dos equipamentos da versão “Comfort”, possui volante multifuncional, painel de equipamentos exclusivos e design diferenciado, constituído de farol de neblina, para-choque na cor do veículo e rodas de liga leve.
Grande destaque do lançamento foi os sistemas de segurança que vem de série como:
- Attention Assist (Assistente de monitoramento de cansaço) – Analisa o comportamento do condutor ao volante e, caso identifique sinais de cansaço e baixo nível de atenção do motorista, recomenda uma pausa por meio de sinal do painel e de um aviso sonoro.
- Hill Start Assist (Assistente de partida em rampa) – O sistema mantém o veículo freado nas partidas em terrenos inclinados, de modo que o motorista tenha tempo de tirar o pé do pedal de freio e colocar no acelerador sem que o veículo se desloque de forma indesejada.
- Crosswind Assist (Assistente de vento lateral) – Por meio do acionamento unilateral dos freios, ameniza o efeito de ventos laterais, fazendo com que o veículo mantenha sua trajetória com maior segurança. Uma mensagem no painel informa o motorista que o sistema está ativo.
- O programa ESP Adaptativo 9.1i também contém outros sistemas já amplamente conhecidos: ABS (Sistema Antibloqueio de Freios) – Evita o travamento das rodas mesmo em frenagens bruscas, ASR (Sistema de Controle de Tração) – Evita que as rodas patinem, BAS (Servofreio de Emergência) – Reconhece a velocidade de acionamento do freio e reduz a distância de frenagem e EBV (Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem) – Ajusta a força de frenagem do veiculo em situações críticas.
O BlogAuto avaliou o Mercedes-Benz Vito em um roteiro que saiu da capital paulista até a região de São Roque, a versão luxo do Mercedes-Benz Vito Van transmitiu muito conforto, baixo nível de ruído, e surpreendentemente, um desempenho, quase de um esportivo, com arrancadas vigorosas, mas infelizmente os engates das marchas não ajudam, com engates que carecem de uma melhor precisão.
O volante com acionamento elétrico tem muita assistência, o que é muito bom em manobras, mas deixa o volante muito sensível em altas velocidades.
Já na versão Comfort, tem acabamento mais simples, mas pode levar mais um passageiro na primeira fileira de bancos, ao lado do motorista, um ponto negativo e a falta de ajuste dos espelhos, nem elétricos, nem manuais, tem que acertar diretamente no espelho, uma falha para um veículo que custa R$ 129.990.
Vídeo: ex-piloto de Fórmula 1, Luiz Razia ensina com melhorar sua performance nas pistas
Já a versão furgão do Mercedes-Benz Vito, é uma excelente opção com desempenho muito bom, o torque ajuda, principalmente, com o veículo carregado. Em breve, faremos uma avaliação mais detalhada desta versão.
Na próxima parte um texto mais técnico explicando melhor as novidades do Mercedes-Benz Vito, além da galeria de fotos, Clique aqui.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
É A KOMBI DA MERCEDEZ BENS. PREÇO LA EM CIMA QUALIDADE AQUI EM BAIXO. ENQUANTO FORMOS IDIOTAS E CONTINUAR PAGANDO 130 MIL POR UM KOMBI NÃO VAMOS NA ARGENTINA. AQUI, VIDRO ELETRICO AINDA É OPCIONAL. DUVIDO QUE A MERCEDES VENDA ESTE CARRO NESTA CONFIGURAÇÃO NA EUROPA E USA.