O brasileiro, sim ele é produzido em Iracemápolis, Mercedes-Benz GLA 2018 chega com um leve facelift e mais conteúdos para crescer ainda mais nas vendas da marca no Brasil. Ele é o segundo modelo mais vendido por aqui só perdendo para o Classe C.
O Mercedes-Benz GLA 2018 chega com preços de R$ 158.900 para a versão GLA 200 ff Style, o ff refere-se a modelo flex fuel. Depois temos o GLA 200 ff Advance por R$ 175.900, Já o GLA 200 ff Enduro sai por R$ 203.900. E com uma motorização mais forte temos o GLA 250 Sport por R$ 232.900, todos nacionais. Já o modelo esportivo Mercedes-AMG GLA 45 4Matic continua como importado por R$ 359.900.
O Mercedes-Benz GLA 2018 recebeu uma nova grade do radiador, onde se destacam as aberturas retangulares ao longo das duas barras horizontais – elementos trazidos do GLS, maior SUV do portfólio da marca. O para-choque dianteiro também é novo, com suas largas aberturas de ventilação e um aplique central na parte inferior. Com a nova suspensão off-road, que já equipava os modelos com motorização 200, a carroceria do GLA 250 Sport está 30 mm mais alta, fator que também contribui para um visual off-road mais marcante, além de aumentar a capacidade de circulação em terrenos irregulares, elevar o posicionamento dos assentos e a visibilidade para o condutor.
A partir da versão Advance, os faróis LED High Performance substituem os anteriores bi-xenônio como equipamento de série. Eles se caracterizam por uma temperatura de cor similar à da luz do dia e aliviam o esforço dos olhos durante viagens à noite. O consumo de energia também é menor: cerca de 60% menos que nos faróis de xenônio e aproximadamente 70% menos que com lâmpadas halogenas. Os faróis baixos configurados com 34 watts trabalham com tecnologia de projeção de LED e o faixo principal com tecnologia de refletor de LED.
Na traseira do novo GLA são usadas lanternas LED High Performance com função multinível e tecnologia Stardust, derivada do Classe E. As luzes de freios e os piscas são controlados em três intensidades: brilho total durante o dia, um nível intermediário para rodar durante a noite e um nível mais baixo para paradas à noite, para não incomodar outros usuários da via. Com essa função multinível, o GLA proporciona automaticamente o grau correto de brilho para todas as condições de iluminação e clima em todas as situações de tráfego. O controle das luzes é especialmente agradável para os outros motoristas nas paradas em semáforos ou em situações de engarrafamento, onde eles irão ter à frente luzes de freio e sinalização direcional não ofuscantes.
As versões do Mercedes-Benz GLA 2018 produzidas no Brasil contam com o motor turbo 1.6 litro com injeção direta de combustível e 156 cv (Style, Advance e Enduro) ou o 2.0 litros com 211 cv (250 Sport), ambos combinados à eficiente transmissão automática 7G-DCT com dupla embreagem. Traz de série também a função ECO Start/Stop, que desliga o motor quando o veículo é imobilizado, reduzindo o consumo e as emissões.
O ESP Curve Dynamic Assist proporciona mais estabilidade e melhor dirigibilidade em curvas por meio de leves frenagens nas rodas de dentro da curva, uma vez que o sistema reconhece a necessidade de mais força e distribui a tração via diferencial para as rodas de fora.
Vários sistemas de assistência dão apoio ao condutor no GLA e reduzem a necessidade de esforço. Um importante sistema de segurança é o Attention Assist, capaz de detectar sonolência nas estradas, que alerta o condutor, sugerindo uma parada para descanso. Luzes de freio adaptativas são outro recurso: em caso de frenagens de emergência, elas piscam alternadamente para avisar aos motoristas que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão na traseira.
Outras duas funções de assistência, associadas ao sistema de freios ABS, contribuem para maior segurança e conforto no Mercedes-Benz GLA 2018. A primeira é a função Hold, que imobiliza o carro em paradas temporárias, como nos semáforos, sem que o motorista precise manter o pé no pedal do freio. O veículo é liberado automaticamente assim que o acelerador volte a ser pressionado. Já o sistema HSA (Hill Start Assistance – assistência de partida em aclives) mantém o GLA imobilizado por alguns segundos após o pedal do freio ter sido liberado em inclinações, evitando que o veículo recue antes de arrancar. Este sistema, além de evitar pequenos choques com outros veículos, facilita bastante manobras em locais muito inclinados. O GLA oferece também de série os sistemas ETS (controle de tração eletrônico em cada roda), pré-carregamento dos freios (PRIMING), que prepara o sistema para frenagens extremas e secagem automática dos discos de freios em caso de chuva.
Para maior comodidade do condutor, a partir da versão Advance todos eles contam com o assistente ativo de estacionamento, que posiciona o carro na vaga (paralela ou perpendicular) sem a necessidade de mexer no volante, controlando apenas o acelerador e os freios.
Ainda em termos de segurança, o Mercedes-Benz GLA 2018 é equipado com 7 airbags. Ao todo são 2 airbags dianteiros para motorista e passageiro, 2 laterais para motorista e passageiro, 2 de janela para motorista e passageiro (dianteiro e traseiro) e 1 airbag de joelho para motorista.
Além das alterações no design externo, o Mercedes-Benz GLA 2018 200 ff Style ganhou novas rodas de liga leve de 18 polegadas. O interior agora conta com acabamento do painel em black-matrix e um novo design para os bancos. O cliente tem três opções para o revestimento dos bancos, todas combinando tecido com ARTICO: Preto, Bege e a combinação Marrom e Preto, oferecida pela primeira vez para o GLA, mas esta versão não tem os belos bancos que equipam o modelo a partir da versão Advance.
O Mercedes-Benz GLA 200 Style é equipado de série com sistema KEYLESS-GO de partida por botão, sem necessidade de uso da chave, mas não tem sensor de proximidade, ou seja, tem que apertar o controle para abrir e fechar o carro. Conta também com câmera de ré com linhas auxiliares dinâmicas, que facilita o estacionamento, sistema multimídia Audio 20, que incrivelmente não tem touch!
O novo GLA 200 ff Advance também recebeu novas rodas de liga 18 polegadas com cinco raios e traz agora de série faróis full LED. O painel ganhou requinte com o novo acabamento em alumínio escovado. Os bancos esportivos com encosto de cabeça integrado têm novo design, onde se destacam as costuras contrastantes. O assento do motorista tem controles de posicionamento elétricos com memória e o acabamento interno, em ARTICO e tecido, é disponibilizado nas cores Cinza ou Preto.
A versão 200 ff Enduro tem painel superior com acabamento em ARTICO e, na parte inferior, em alumínio escovado. O sistema multimídia é o Audio 20. O revestimento dos bancos é totalmente em couro, com opções em preto, marrom, ou na combinação bege com preto, novidade para o modelo. O teto solar elétrico panorâmico e os faróis de neblina são equipamentos de série.
O GLA 250 Sport agora vem com a suspensão off-road, 30 mm mais alta rodas de liga leve de cinco raios com 19 polegadas. O exterior também conta com o kit visual AMG, para maior esportividade. No interior, o painel tem acabamento em microfibra DINAMICA, mesmo material usado nos bancos em combinação com o ARTICO, ambos na cor preta. Esse material é característico no mundo do automobilismo, por dar maior aderência em uma condução esportiva. O veículo tem teto solar panorâmico, tapetes AMG e o banco do passageiro da frente também possui ajustes elétricos com memória. O sistema multimídia é o Audio 20 com GPS Garmin MAP PILOT com tela de 8 polegadas e os retrovisores externos, antiofuscante para o motorista, são rebatíveis eletricamente. A abertura do porta-malas é facilitada pelo sistema EASY-PACK.
Todas as versões a partir do GLA 200 ff Advance são equipadas com sistema de integração para smartphone por meio do Apple Car Play e Android Auto. Diversas funções selecionadas podem ser operadas pelos controles do veículo, permitindo sua utilização segura mesmo em movimento. Uma novidade para os usuários do sistema Android Auto é a possibilidade de espelhar Waze e Google Maps no display multimídia do veículo.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
Como anda? O BlogAuto testou a versão Advance em um roteiro de mais de 300 quilômetros, saindo da capital para a Camburi, no litoral norte paulista. O GLA 2018 ficou realmente com um visual mais robusto, menos feminino, o que deve aumentar o leque de vendas. O acabamento é irrepreensível como todo modelo Mercedes.
O motor 1.6 tem 156 cv, o que aliado ao excelente câmbio de sete marchas e dupla embreagem, fazem com que o conjunto fique bem ajustado e permite certas extravagancias esportivas.
Realmente o ponto negativo, é a falta de touch no sistema multimídia, apesar de toda a conectividade com Android Auto e Apple Car, infelizmente a solução só virá na nova geração que deverá chegar no final do ano que vem.
Galeria Mercedes-Benz GLA 2018
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.