Ícone do site BlogAuto

Avaliação: Mercedes-Benz GLA 200. Jipe? Não, crossover

Mercedes-Benz GLA 200 2015

A Mercedes-Benz apresentou seu quinto SUV no Brasil, o Mercedes-Benz GLA que, na prática, se mostrou muito mais um crossover. E que será fabricado no Brasil em 2016, na fábrica de Iracemápolis, pequena cidade no interior de São Paulo. O modelo custará a partir de R$ 132.900, na versão Advance, e a marca tem a expectativa de ser o seu segundo produto mais vendido no Brasil.

Inicialmente serão três versões vendidas no Brasil, começando com o Mercedes-Benz GLA 200 Advance, por R$ 132.900, em seguida a GLA 200 Vision, por R$ 149.900, e por fim a GLA 200 Vision Black Edition, por R$ 152.900. Nos próximos meses chegam as versões mais potentes, o GLA 250 e GLA 45 AMG (essa com tração integral 4Matic). Também está prevista uma versão GLA 200 mais barata que a a Advance, segundo apurou o Blogauto.

Mercedes-Benz GLA 200 2015

O Mercedes-Benz GLA completa o time dos compactos da marca da estrela que dividem a mesma plataforma que tem o hatchback Classe A, sedã-cupê CLA e o minivan Classe B. Já os principais concorrentes também são os alemães e futuros brasileiros: BMW X1 e Audi Q3, que se enfrentam diretamente em tamanho e preços. Mas a Mercedes diz querer outros clientes como os donos de ix35, Santa Fe e semelhantes.

O visual do Mercedes-Benz GLA lembra muito o do irmão Classe A, dando a impressão de ser uma versão anabolizada do irmão, o modelo dá a impressão de ser muito maior do que é e chama atenção por onde passa. O capô com dois vincos bem demarcados e grade com dupla lâmina e estrela no centro marcam a dianteira que tem faróis com máscara preta e pelas luzes de uso diurno em LEDs.

Mercedes-Benz GLA 200 2015

Os para-choques traz proteção inferior em prata, característica onipresente em todos os utilitários esportivos, as laterais do Mercedes-Benz GLA tem várias linhas de cintura que sobem na traseira. Os ombros que aparecem na traseira alargam bem o visual, o destaque vai para as grandes lanternas traseiras, talvez o ponto fraco do design, pois são muito grandes e desproporcionais em relação ao tamanho do veículo.

O interior tem o padrão de acabamento típico de um Mercedes, com bons materiais e acabamento perfeito. O painel com moldura com acabamento prata, que a marca chama de Silver Wave, no centro do painel o destaque para a tela do sistema de entretenimento e cinco aberturas de ventilação em formato de turbina são integradas ao painel. O volante de três raios, revestido em couro, tem com 12 teclas funcionais. Os mostradores do painel são muito bonitos, mas a leitura não é facilitada durante o dia com os números brancos com pouco contraste para o fundo cinza.

Mercedes-Benz GLA 200 2015

Os bancos dianteiros do Mercedes-Benz GLA são muito bonitos e tem acabamento em tecido na parte central e couro nas laterais, as opções são na cor negro e cinza claro. O acabamento do teto é preto e, nas versões Vision e Vision Black Edition, destaca-se o teto solar panorâmico, com abertura deslizante por comando elétrico.

O Mercedes-Benz GLA tem um coeficiente aerodinâmico (Cd) do modelo é 0,31, um importante fator para o baixo consumo de combustível, na prática se mostrou com alguns barulhos de vento na estrada, que chamaram atenção.

Mercedes-Benz GLA 200 2015

As versões do Mercedes-Benz GLA contam com o motor turbo 1.6 litro com injeção direta de combustível e 156 cv a 5.300 rpm e torque de 25,5 kgfm de 1.250 a 4.000 rpm, combinado à transmissão automática 7G-DCT com dupla embreagem. E traz de série a função Start/Stop, que desliga o motor quando o veículo está parado.

O Mercedes-Benz GLA dispõe de eixo dianteiro McPherson e de uma suspensão traseira com braços múltiplos. Três braços de controle e um de arrasto por roda administram as forças sobre a suspensão, permitindo que as movimentações longitudinal e lateral ocorram independentemente. Os cubos de rodas e os braços de controle das molas são de alumínio, para reduzir as massas não suspensas.

Mercedes-Benz GLA 200 2015

Andando com o Mercedes-Benz GLA facilmente se acham uma ótima posição de dirigir, o motor não se não impressiona com uma enorme potência, mostra que tem um torque plano que fazem com que as acelerações sejam bem rápidas, a calibragem da suspensão é muito boa, e no trecho de estrada que o BlogAuto dirigiu o GLA Vision, apenas os pneus pareceram ter um barulho de rodagem não compatível com o nível do veículo, algo fácil solução. A ausência da tração integral limita o uso off-road do modelo, apesar do visual dizer o contrário.

Vários sistemas de assistência dão apoio ao motorista no Mercedes-Benz GLA. Entre eles o Attention Assist, que alerta o condutor em caso de sonolência e sugere uma parada para descanso. Luzes de freio adaptativas são outro recurso: em caso de frenagens de emergência, elas piscam alternadamente para avisar aos motoristas que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão traseira.

Mercedes-Benz GLA 200 2015

Outras duas funções de assistência, associadas ao sistema de freios antibloqueantes ABS, como a função Hold, que imobiliza o veículo em paradas temporárias, como nos semáforos, sem que o condutor precise manter o pé no pedal do freio. Já o sistema HSA (Hill Start Assistance – assistência de partida em aclives) mantém o GLA imobilizado por alguns segundos após o pedal do freio ter sido liberado em inclinações, evitando que o automóvel recue antes de arrancar.

A versão Advance traz de série o sistema Audio 20, com display de 14,7 cm, entrada para CD e conectividade Bluetooth para celular e outros dispositivos. Já o sistema multimídia COMAND Online, que equipa as versões Vision e Vison Black Edition, é operado por meio de um comando localizado no console central. As informações do sistema são exibidas na tela TFT de 17,8 cm. Além das funções oferecidas pelo Audio 20, possui sistema de navegação GPS, permite acesso a Internet por meio de conexão Bluetooth a dispositivos móveis com pacote de dados, memória de 10 GB para arquivos de áudio.

Mercedes-Benz GLA 200 2015

O Mercedes-Benz GLA 200 traz de série controlador de velocidade de cruzeiros TEMPOMAT e o limitador de velocidade Speedtronic, o volante inclui as borboletas para trocas de marchas. O sistema de estacionamento Active Parking Assist, que permite estacionar automaticamente tanto nas ruas, em vagas paralelas, como em estacionamentos de supermercados ou shopping centers, onde as vagas são perpendiculares.

O Mercedes-Benz GLA 200 Advance traz sistema de ar-condicionado digital Thermatic, além de molduras no interior com acabamento Silver Wave. As rodas são de liga leve com 18 polegadas.

As versões GLA 200 Vision e Vision Black Edition se destacam visualmente pela presença do teto solar panorâmico com acionamento elétrico. Essas duas versões também são equipadas com rodas de liga leve de 18 polegadas, com design diferenciado.

Mercedes-Benz GLA 200 2015

No GLA Vision e Vision Black Edition, o banco do motorista oferece ajustes elétricos com memória, permitindo registrar o posicionamento individual para até três condutores com apenas um toque. O banco também conta com ajustes lombares elétricos. Um importante item de conforto é o sistema digital de ar condicionado Thermotronic, com duas zonas de temperatura independentes.

Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil

O Mercedes-Benz GLA 200 Vision Black Edition é uma edição especial que traz as rodas de liga leve na cor preta, os espelhos retrovisores pretos e pedaleiras em alumínio com cravos de borracha.

Galeria Mercedes-Benz GLA 200

Mercedes-Benz GLA 200 2015

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.

Avaliação: Mercedes-Benz GLA 200, jipe? Não, crossover

Sair da versão mobile