Quando dizíamos uns anos atrás que a evolução dos carros chineses seriam muito mais rápidas do que aconteceu com os coreanos, muitos torceram o nariz, mas cada dia que andamos em um lançamento os carros estão muito bons, exemplos como o JAC T40 e o CAOA Chery Tiggo 2, se encaixam perfeitamente, mas agora com o Lifan X80 2019 a coisa ficou realmente séria.
O utilitário esportivo grande, sim é bem grande, com dimensões compatíveis com o Chevrolet Trailblazer, o Lifan X80 2019 que tem preço único de R$ 129.777, vem recheado de tecnologias, bons materiais e uma impressionante calibragem de direção e suspensão, bem no nível de carros de marcas tradicionais.
O Lifan X80 2019 desembarca no Brasil, ele é montando no Uruguai, em versão única – VIP – equipado com motor 2.0 litros turbo com injeção direta, câmbio automático de seis velocidades e com uma extensa lista de itens de segurança, conforto e conveniência.
O desenho do Lifan X80 2019 é imponente, lembra o visual do Volkswagen Atlas, mas tem personalidade própria. Começa pela frente do veículo, onde a grade com barras horizontais cromadas com o nome da marca aplicado, o conjunto óptico com DRL (Daytime Running Light – luz diurna em LED) em linha e faróis de neblina embutidos no para-choques impõe sua identidade, ficou faltando faróis de led, que deverão chegar em breve.
A linha de cintura alta, as rodas de 19 polegadas diamantadas black’n silver e a moldura que acompanha toda a linha inferior e os para choques do SUV, acentuam seu tamanho avantajado. Na parte traseira a tampa do porta-malas domina a cena junto com as lanternas envolventes. O para choques com as luzes de neblina e as duas saídas de escapamento dão um toque de esportividade ao X80. Arrematam o acabamento na traseira os apliques em relevo com o nome da marca e o modelo: LIFAN X80 2.0 Turbo.
A Lifan equipou o X80 com um motor com 2 litros de capacidade cúbica (1.984 cc), 4 cilindros em linha, DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote), 16V, Dual VVT, turbo-alimentado, intercooler, injeção direta e movido a gasolina. Esse motor gera 184 cv de potência máxima a 5.000 rpm e 28,6 kgfm de torque entre 1.600 e 3.600 rpm, força suficiente para empurrar seus 1.885 kg (em ordem de marcha).
Faz par com este motor o câmbio automático de seis velocidades DSI 6AT, que pode também ser utilizado no modo manual, pelo qual as trocas de marcha são feitas na alavanca, ou acionado no modo Sport por meio de um botão no console central, que permite que as trocas de marcha no modo automático aconteçam em rotações mais altas, adicionando esportividade na condução do Lifan X80.
O desempenho do conjunto mecânico surpreende pelo nível de ruído muito baixo, a potência é adequada para a proposta do veículo, sem grandes esportividades, mas que dá conta do recado, o ponto negativo fica para o consumo que é um pouco elevado, devido principalmente pelo peso.
Durante a fase de homologação e testes do X80 para adequação às condições brasileiras, o veículo rodou nos mais variados climas e em diferentes condições de piso por mais de 200 mil km no Brasil e na China, sendo submetido em algumas ocasiões a condições extremas de frio e calor. Durante os testes para homologação do veículo no Brasil, realizados em laboratório e ambiente controlado, os números indicaram o consumo médio de 9,89 km/litro de gasolina (cidade/estrada). Na estrada o consumo ficou em 12,27 km/litro de gasolina e na cidade 8,39 km/litro, dentro dos padrões, normas e utilizando combustível brasileiro.
O entreeixos de 2.790 mm determina muito espaço e conforto para 7 passageiros adultos, inclusive os que viajam na terceira fileira de assentos. Além do amplo espaço interno, a cabine do X80 traz vários itens de conforto e conveniência, como o painel no console central para ajuste da temperatura e da intensidade do ar-condicionado (com saídas no teto) para os passageiros da segunda e terceira fileiras e apoio de braço central com porta-copos, fica faltando saídas USB para carregar os celulares dos passageiros.
O segundo banco do Lifan X80 pode ser rebatido total ou parcialmente (1/3 – 2/3) para facilitar carregar volumes maiores, além de deslizar para permitir mais espaço aos passageiros da terceira fileira. Já na terceira fileira o banco rebate totalmente, permitindo que surja um grande porta-malas. Esta capacidade de modulação admite diferentes configurações para levar passageiros e carga, uma característica importante para quem tem SUV. Com essa configuração múltipla, o porta-malas do Lifan X80 chega a ter a capacidade para levar até 2.500 litros com os dois bancos rebatidos ou 900 litros com o terceiro banco rebatido (até o teto do veículo) ou 200 litros de capacidade na configuração normal para 7 passageiros.
O pacote de equipamentos e funcionalidades do Lifan X80 segue o padrão da categoria, a começar pelos itens de segurança. Na cabine são seis airbags, sendo dois dianteiros, dois laterais nos bancos do motorista e do passageiro e outros dois do tipo “cortina” posicionados sobre as janelas e que protegem as três fileiras de bancos. Há também dispositivo para fixação de cadeiras de crianças tipo Isofix, trava para crianças nas portas traseiras e cintos de segurança de 3 pontos para todos os 7 passageiros. Como complemento à conveniência do X80, há vários espaços nas portas e no console central para guardar objetos e 2 entradas para utilizar algum equipamento eletrônico externo no painel frontal e na lateral da terceira fileira de bancos. Há também convenientes porta-revistas nas costas dos bancos dianteiros e não podemos deixar de mencionar o revestimento dos bancos em couro ecológico.
O painel de instrumentos é totalmente digital como nos Audi TT, por exemplo, e possui três configurações de grafismo diferentes e o motorista escolhe como deseja ver e quais informações são exibidas. No volante há comandos para acesso ao sistema multimídia, para o computador de bordo, para o viva-voz do smartphone (quando conectado por bluetooth com o sistema multimídia) e para o controle automático de velocidade de cruzeiro (cruise control).
No console central há um grande e conveniente porta-objetos, que quando está fechado funciona como apoio para o braço do motorista e do passageiro. Nele estão também os botões para acionar o modo sport da transmissão automática, o assistente de descida (HDC) e o controle de estabilidade (ESP), além do botão do freio de estacionamento eletrônico. Acima do console central está o sistema multimídia com a tela de 8 polegadas, o comando do ar-condicionado eletrônico e os botões para acionar o sensor de estacionamento dianteiro e alterar as linhas de referência do sensor de estacionamento traseiro.
Há também uma entrada para carregar qualquer equipamento eletrônico, uma entrada USB e um pequeno espaço para guarda de objetos. Complementam a funcionalidade do espaço do motorista os comandos do teto solar eletrônico, item que oferece conforto adicional aos que preferem ventilação natural com clima mais ameno e também quanto à iluminação dentro do veículo. Junto aos comandos do teto solar do X80 estão as luzes individuais de leitura, além de um prático porta-óculos.
Um item que faz muita diferença, principalmente no trânsito e em manobras em locais mais apertados, é o recolhimento eletrônico dos espelhos retrovisores externos, que é acionado pelo motorista através de um botão no descansa braço da porta do motorista, junto com os comandos dos vidros e travas das portas. Como arremate de sofisticação, o Lifan X80 traz detalhes de acabamento que imitam madeira nobre (cerejeira) no painel frontal, no console central e na alavanca da transmissão.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Como se trata de um novo SUV global da Lifan, não foram poupados esforços para colocar no veículo o que há de mais moderno em termos de sistemas eletrônicos voltados para a segurança, conveniência e conforto. Confira a lista de equipamentos e funcionalidades relevantes presentes no novo Lifan X80:
- ABS – Sistema de freios anti-blocantes
- EBD – Distribuição eletrônica de frenagem
- BAS – Sistema auxiliar de frenagem em emergência
- ESP – Sistema eletrônico de controle de estabilidade
- TCS – Sistema de controle de tração
- HAC – Assistente de saída em rampa
- HDC – Assistente de descida
- RSC – Assistente para redução de inclinação em mudanças bruscas
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Sensor crepuscular – acendimento automático dos faróis
- Light my Way – Mantém os faróis acesos por 30s após o travamento das portas
- Keyless – Abertura das portas e partida do motor com sensor de presença da Smart Key
- Smart Key com bloqueador-desbloqueador de todas as portas por presença
- Travamento central das portas
- Aviso de fechamento de porta
- Cintos de segurança dianteiros com pré-tensor com limite de força
- Aviso sonoro do uso do cinto de segurança do motorista e passageiro
- Freio de estacionamento eletrônico
- Teto solar elétrico
- Ar condicionado dianteiro com controle eletrônico de temperatura
- Ar condicionado traseiro com controle de temperatura e intensidade (saídas de ar no teto)
- Volante multifuncional revestido em couro com ajuste de altura e profundidade
- Banco do motorista com ajustes elétricos de altura, distância, inclinação e lombar
- Banco do passageiro com ajustes elétricos de distância e inclinação
- Direção eletro-assistida
- Start button (Botão de partida – com sensor de presença da Smart Key)
- Vidros, travas e retrovisores elétricos
- Freio de estacionamento eletrônico
- Controle de velocidade de cruzeiro no volante (cruise control)
- Retrovisores externos com luz indicadora de direção em Led
- Retrovisores externos eletro-retráteis com aquecimento
- Espelho retrovisor interno eletrocrômico
- Central Multimídia touchscreen de 8″ compatível com Apple Carplay e Android Auto
- Conexão Bluetooth para celular
- Rádio AM/FM
- MP3/MP4/MP5/WMA
- Entradas USB e auxiliar
- 6 alto falantes
- Câmera de ré com duas configurações de linhas guia
- Painel digital com 3 configurações de grafismo
- Ajuste de altura dos faróis e de intensidade de iluminação do painel
Galeria Lifan X80 2019
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.
Eu gosto deste blog, sempre colocando novidade sobre carros.