Enquanto muitas marcas “esconde” que são chinesas, a Lifan não só tem orgulho disso como aproveita e diz que tem o modelo chinês mais vendido do Brasil, e, mesmo líder, o Lifan X60 2016 recebeu várias novidades na nova linha, com um facelift leve, mas que melhorou bem o visual do modelo.
Na parte externa do Lifan X60 2016, o facelift começa na dianteira com a nova grade frontal com frisos verticais, lembrando os modelos da Buick americana, que vendem muito na China. Na lateral na versão VIP, as rodas estão maiores com 18 polegadas, na versão Talent passam para aro 17, além de receber molduras dos para-lamas e novas lanternas traseiras com iluminação em led.
As mudanças do Lifan X60 2016 seguem na parte interna do veículo, com novo padrão de forração em couro sintético escuro igual em todas as versões, a versão VIP perdeu a cor mais clara do interior. Este novo padrão está adotado para as duas versões do modelo, que traz ainda a central multimídia Navtech com navegador GPS e câmera de ré.
O motor do Lifan X60 2016 não recebeu novidades, com o quatro cilindros 1.8 litro VVT, que desenvolve somente com gasolina 128 cv de potência máxima a 6.000 rpm e 16,8 kgfm de torque a 4.200 rpm, questionada a marca diz que fazer um motor flex é muito fácil, mas eles não veem necessidade e acreditam que o modelo se tornará mais gastão com o sistema bicombustível.
Já a transmissão manual de cinco marchas é totalmente nova e está mais moderna e recebeu novo escalonamento das marchas, com as primeiras marchas mais curtas, segundo o fabricante mais adequada ao gosto dos consumidores brasileiros, que exigem arrancadas mais fortes. A alavanca de acionamento também mudou e tem engates mais suaves e silenciosos. Apesar de existir no exterior a versão com câmbio automático (CVT) não existe previsão da chegada do modelo no Brasil.
Fabricando na unidade da Lifan no Uruguai, o Lifan X60 2016 vem com um pacote de equipamentos que inclui, além do tradicional conjunto elétrico (vidros, ajuste de espelhos e trava das portas) e ar-condicionado, com sistema multimídia com navegador GPS (aqui um toque para o fabricante, as imagens de fundo do sistema mostram o modelo antes do facelift) e câmera de ré, sensor de estacionamento, luzes de leitura individuais para motorista e passageiro, sensor crepuscular (acende o farol quando escurece), ajuste com acionamento elétrico de altura dos faróis, entre outros.
No parte de segurança, o Lifan X60 2016 vem equipado com airbag duplo para motorista e passageiro, sistema de freio à disco nas 4 rodas com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), barras de proteção lateral nas portas e cintos de segurança retráteis e sistema de fixação de cadeiras para crianças tipo “Isofix”.
O Lifan X60 2016 é oferecido em duas versões, Talent e VIP, que se diferenciam pelas rodas maiores (18 polegadas) e pelo teto solar na versão VIP. Disponível nas cores, preta, prata, cinza, branca e vermelha, o modelo já está disponível em todas as 51 concessionárias da marca de todo o Brasil ao preço público sugerido de R$59.990 na versão Talent e R$63.990 na versão VIP.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
O BlogAuto testou o modelo pelas estradas do interior de São Paulo, na região da cidade de Salto, onde fica a sede da Lifan no Brasil, e ao vivo o modelo impressiona bem mais com um visual mais imponente, dando a impressão que as alterações foram muito maiores, fazendo o conjunto ficar mais harmônico. Já a dirigibilidade mudou pouco, os engates estão mais suaves, assim como a vibração interna, apenas o nível de ruído poderia melhorar, principalmente em rotações mais altas. O ponto fraco fica para o “feeling” do pedal de freio, que apesar de parar direito, não transmite tanta confiança, ficando muito “borrachudo”.
Galeria Lifan X60 2016
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.