Se o consumidor brasileiro comprasse apenas produtos visando o custo-benefício o mercado de crossovers e utilitários esportivos não existiria. Exceto pela altura e o acesso facilitado, pouca coisa vale a pena neles. São pesados, desajeitados, pouco equipados, gastões e caros. Mas a realidade é completamente diferente. As pessoas em geral compram pela imagem e aí um modelo como Sportage fica bonito na foto mesmo devendo em desempenho e equipamentos.
Ao menos agora o crossover da Kia está melhor em três aspectos: retomada, direção e, quem diria, consumo. A montadora coreana foi coerente ao equipá-lo com o motor 2.0 Nu, uma evolução do antigo Theta 2 que traz comando variável de válvulas na admissão e no escape. E o transformou em um bicombustível capaz de gerar 12 cv a mais que o anterior utilizando etanol (166 cv contra 178 cv). O ganho em torque, o que mais importa, foi pequeno, mas decisivo para o Sportage não deixar mais a desejar na hora das ultrapassagens.
O melhor é que o consumo está dentro do esperado. Se seguisse a regra, o Kia iria ver um alcoólatra, mas os números divulgados pelo Inmetro (a marca não quis abrir o jogo) mostram que o Sportage bebe como um sedã comum – 6 km por litro na cidade e 7,4 km/l na estrada com etanol. Antes que alguém considere esses valores muito baixos, é bom levar em conta que o órgão do governo divulga dados mais próximos da realidade e não aqueles números otimistas das montadoras. Um Captiva 2.4 certamente bebe mais gasolina que o Sportage com etanol, como atestaram alguns donos aqui no Blogauto.
Só isso já vale a mudança, mas a Kia aproveitou para melhorar também outro ponto fraco do modelo anterior, a direção hidráulica, um tanto pesada. Agora o Sportage tem direção por assistência elétrica, mais leve e eficiente. O crossover também passou a contar com aro 18 em todas as versões. Poderia até ser aro 17, mas nunca 16 como aconteceu no ano passado. Ah, sim, as versões mais caras exibem luzes diurnas de LEDs em seus faróis.
Por enquanto, a Kia vai aproveitar a exclusividade no segmento para vender o Sportage como o único crossover flex do mercado. Resta saber se desta vez haverá produto para vender já que em 2011 ela prometeu regularizar a situação, mas apenas 8,3 mil unidades foram vendidas, bem abaixo de seus rivais.
Se as novidades me convenceriam a comprá-lo? Com preço partindo de R$ 91 mil, nem pensar. A versão mais, digamos, atraente do Sportage (P687, com teto solar e mais airbags) custa nada menos que R$ 114.900. Por esse valor dá para levar para casa um belo sedã bem mais equipado e potente. Mas talvez não impressione o vizinho e isso hoje faz diferença para muita gente.
Muito bom texto.
O Blogauto, foi o único que tenho notícia a manifestar o auto preço pelo Sportage.
Isto é significado de imparcialidade e compromisso apenas com a verdade.
Padrão Blogauto de qualidade alta detectado.
Mas, pelo preço da Sportage completa, fico com a Tiguan turbo.
Bem a que a Kia do brasil, poderia oferecer a Sportage Turbo vendida nos Eua para o Brasil.
A mais pura expressão da VERDADE está resumida no trecho abaixo transcrita do texto:
–
“Se o consumidor brasileiro comprasse apenas produtos visando o custo-benefício o mercado de crossovers e utilitários esportivos não existiria. (…) pouca coisa vale a pena neles. São pesados, desajeitados, pouco equipados, gastões e caros. Mas a realidade é completamente diferente. As pessoas em geral compram pela imagem (…)”
Perfeito suas colocações Ricardo Meier
Não há milagres.
Há produtos e negócios.
Há os negócios das montadoras maximizando margens
Há o negócio do governo maximizando os impostos
Há os tolos que pagam por imagem, muito mais do que deveriam
E os tolos que pensam que os tolos que compram carros nessa faixa de preço, estão preocupados se o carro é flex ou não.
numeros da sportage sao bons, e claro q quem compra carro nesta faixa de preco nao vai desistir de comprar devido o consumo!
Percebo uma tendência em "malhar" o Sportage sem conhecimento de causa, mas analisando o conteúdo das críticas, no geral são originárias de pessoas provavelmente que não tiveram oportunidade de fazer um test-drive com vários modelos, e que pelo jeito não reunem condições financeiras para adquirir uma, falam em tese. Os carros da Kia, em especial, foram prejudicados pelo aumento do IPI, diante de vários modelos originários do acordo bilaterais Brasil e México, por isto não pode praticar preços menores e até oferecer alguns equipamentos a mais. Sem o novo IPI, uma Sportage super completa não passaria de R$100.000,00. Por outro lado, nem todo mundo é extremamente racional em suas aquisições, nem tudo é dinheiro, desde que vc tenha algum. Muitas vezes somos vencidos por desejos pessoais objetivos, sonhos enfim. Neste sentido penso que no conjunto da obra, uma Sportage completa com o teto solar duplo,sua personalidade singular decorrente do seu visual inovador e agressivo,seu motor econômico frente a qualquer 2.4, 2,4 turbo ou 3.2, mais ecologicamente correto, e seu preço final frente ás ditas grandes marcas, sem dúvida traz um ótimo custo benefício. Nem tudo é só imagem, é desejo também. Existem vários degraus na aquisição de carros, digamos R$30.000,00, R$60.000,00, R$100.000,00, R$200.000,00, R$300.000,00 e assim por diante. Devemos saber onde estamos nesta escala. Na faixa dos R$100.000,00, de momento uma Sportage completa é uma grande realização.Eu já encomendei a minha completa, não vejo a hora de chegar.
ela ta fazendo quantos km/l?
o carro e muito bonito gostaria de ter um mais eu não pagaria o preço que estar em um carro flex,sou mais comprar uma Hilux a olho diseo não concorda.
Para o pessoal da blogauto, em especial para quem fez a matéia, discordo totalmente da afirmação fora de contexto de "pelo preço seria melhor comprar um sedã bem mais equipado e potente". Afinal vc tem objetivos claros, se eu quero um SUV, vou comparar com outro SUV, e não sair para comprar um SUV e voltar com um sedã por que estava aparentemente mais em conta. Se me pedem para comprar laranja na feira, não vou voltar com melancia por achar que por ser maior é mais vantajoso, eu queria laranja.
Disse tudo.
Eduardo,sou mulher ,mãe de duas crianças pequenas e empresaria.minha. Empresa fica há uma quadra da minha casa,só não vou a pé pois uso salto…. A. Escola dos meus filhos fica há. 40 minutos …enfim só o que faço e trabalhar. E buscar menino na escola.,mas espaço para mim não deixa de ser importante…por isso estou na duvida se compro uma. Suportage ou um freemont….. Nem meu marido consegue me ajudar .sao carros muito diferentes….o que vce acha. Da. Freemont?!E trecho que pensar. Também na hora de revender…
Ricardo Meier, o texto está corretíssimo, como sempre.
@Eduardo, o Sportage, no Brasil, é um crossover mentiroso, não tem nem 4×4. Esse modelo novo nunca foi um SUV, muito longe disso. Você não vai a nenhum lugar que um sedã não vá com essa versão moderna do pinóquio.
Se quer diversão e capacidade fora de estrada, leve um JK ou Cherokee, com verdadeira capacidade fora de estrada, e bastante tecnologia. Por pouco mais do que custa esse Kia de feito de plástico colorido, é possível levar um verdadeiro Jeep com quase 300cv e freedom top, eixo rígido na frente e atrás.
Sim, o Sportage não é um SUV. O CR-V, o ix35, o Captiva, o Freemont, o Ecosport, o X1, o Jeep Compass, dentre tantos outros, nenhum dele é SUV de verdade, apenas tem a imagem. Eles são crossvers.
Ok, meu amigo brasileiro com vergonha na cara, inicialmente vamos tentar manter um nivel civilizado na colocação, pois vc já tá saindo meio fora.
Inicialmente creio que vc esteja mau informado, existe sim Sportage 4×4 no Brasil . Talvez meus conhecimento não sejam tão profundos quanto os seus, na realidade a Sportage é mais um crossover, mas para mim não faz a menor difrença, pois não tenho pretenções de investidas fora de estrada. Quero um carro moderno, agil suficiente , com bom acabamento, confortável, e lindo. Aliás o nosso poeta Vinicius já dizia " as feias que me perdoem , mas beleza é fundamental".
Volto a insistir que a citação do Ricardo Maier em relação ao Crossover, ou o que quiser chamar a Sportage,comparando a um sedã, é fora do contexto, além de um cunho pejorativo desnecessário.
Quanto ao brasileiro com vergonha na cara, que fique com seu jipão de 300cv. Aliás é engraçado, agora que os EUA e os europeus estão ficando por baixo, e já passando para motores hibridos ou mesmo elétricos, tiveram a grande idéia de desovar estas monstruosidaes de 300cv por aqui, afinal e finalmente estamos ricos não é mesmo, estamos podendo,pena que o mundo já está dando a volta e nos ainda estamos indo.
RSRSRSRSRS, pelo visto o amigo Eduardo encomendou este pseudo-aventureiro msm, já começou a ficar se explicando…
Amigão, esse carro com perfumaria off-road é feito para consumidor que qr mostrar que tem carro grande mas não sabe nem andar no barro, tipo vc msm.
Parabéns pela compra e boa sorte na hora da venda pois a concorrência tem veículos mais atraentes pelo msm preço.
me diz um da categoria melhor? e porque na quatro rodas ficou na frente do iX-35, capiva,EcoSport e,e outros.
ficou em primeliro lugar na categoria custo beneficio.
a Quatro rodas nao é confiavel. se eu querer andar no barrro eu compro um jipe ou uma gaiola idiota.
a quatro rodas nao sabe nada quem sabe pelo jeito é tu. DEVERIA TRABALHAR NA QUADRO RODAS CARA KKKKKKKKK
Estranho achar que carro "aventureiro" é só os que são adeptos do barro. Eu acho uma emocionante aventura andar de Ferrari, e ela não é boa pra barro. Digam o que quiserem, faz tempo que previa que os carros do futuro seriam do estilo da nova Sportage. Ainda acho que não compensa carregar o peso de uma tração 4×4 em prol da eficiência do uso do carro no dia-a-dia da maioria das pessoas. A nova Sportage é linda mesmo e esses potentes carros americanos estão morrendo sozinhos. Tente vender um 300C ou uma Cherokee depois de um tempo de uso. Pro meu gosto acho que só falta adotar um motor 1.8 turbo no lugar do aspirado, ou um diesel moderno como o da Amarok, conciliando assim a força e economia que todos querem.
Apesar de ser a SUV mais bonita do mercado brasileiro, não trocaria meu Mitsubishi ASX 4X4 com teto por esse coreano meia boca…
A KIA/HYUNDAI tem que comer muito feijão com arroz ainda. Quem sabe um dia.
O design eles já acertaram. Faltam motor e acabamento.
Henrique, o ASX é bonito e bom também, mas ainda acho a Sportage superior. Ela é bem mais espaçosa e confortável que o ASX e acabamento também acho o dela bem melhor.
@Eduardo, o motor do Jeep é o moderno phoenix v6, comparável aos melhores do mercado, e com excelente consumo para a categoria. Este motor recebeu o prêmio Ward's 2012 de melhor do mundo. Você pelo visto não viaja para fora do país, não é mesmo? Pois nos Eua, o mais exigente mercado do mundo, o SUV com melhor valor de revenda é o Jeep. Lá, a legislação de emissões é mais rigorosa que aqui, e o mesmo modelo e motor são vendidos também na Europa.
Você por acaso sabe o que tem abaixo do plástico do Sportage? Não vou entrar em detalhes do Jeep, como chassis, suspensão, eixos Dana, etc, senão os donos de Sportage ficam tristes…
Já andei de Cherokee e tenho certeza que eixo rígido na frente e atrás como vc disse, dão um péssimo comportamento dinamico ao carro. O Jeep é bom de revenda nos EUA, não aqui. Acho que a discussão é qual comprar aqui. Eixo rígido eu teria num carro exclusivo pra fazer trilha nos finais de semana, não pro meu uso cotidiano.
Não briguem,colegas acima!Cada um tem seu gosto,mas SUV flex para mim não faz sentido.Só vai piorar o consumo de um carro já gastão pelo tamanho e peso.Em termos de design,é o mais bonito do mercado,superando ao meu ver,o Mit ASX.
Pelo jeito o pessoal aí de cima não quer entender as coisas, então vamos lá esclarecer melhor. Meus trajetos são 99% em vias pavimentadas, 80% em área urbana, 80% sozinho, por isto definitivamente não preciso e não quero um 4×4, muito menos 300cv, também não tenho nenhum trauma de infância ou de potência, deu para entender. Realmente acho que não sei andar no barro, se isto for lá uma grande vantagem, tenho outras diversões no meu entendimento muito mais interessantes, cada um na sua meus amigos, sem imposições, mas respeito os aventureiros legítimos.
Para mim empurrar 2 toneladas 4×4 300cv no dia a dia não tem muito sentido, é pura cópia de subdesenvolvidos desaculturados do modêlo americano, agora decadente e falido. Pois antes qual era o problema, gasolina era quase o preço da água. Fiquem ligados, daqui a pouco quem vai micar são vcs, já ví anuncio de Pajero Full diesel completa 2009, por R$98.000,00., queda de 40% de uma nova em 2 anos, brincadeira.
Minha experiência aventureira real ocorre quando um primo meu, me convida 2 ou 3 vezes ao ano para um raid radical em um jipe Willys 1962, aí sim é diversão pura, sem sofisticação, sem ar condicionado.
Por isto, dentro dos meus objetivos, não estou enganado, não estão tentando me enganar, nada disso, tenho plena conciência do que estou prestes a fazer. Nesta linha tenho absoluta certeza que a Sportage, não é aventureira, é 4×4 se quiser, não tem 300cv, e contrariando o colega acima não estou triste, estou feliz em encontrar o carro que eu necessito, moderno, urbano de acordo com nosso tempo, agil, alto suficiente, econômico, lindo, tamanho médio, 1.480kg, confortável, agora flex que até não precisava.
Sobre viagem, viajo muito para o exterior, mais recentemente em outubro passado estive 20 dias na Europa, em 2010 passei 7 dias em New York. Ocorre que em minhas viagens procuro compreender a história, a cultura, a gastronomia, as pessoas, os costumes, os lugares. Sinceramente não vejo uma conexão direta entre viagem e carro, claro vejo e admiro e fotografo os carros na rua, mas só isto.Possívelmente o colega “brasileiro com vergonha na cara” acima frequenta apenas feiras automobilísticas, aí é diferente.
Este blog, pelo menos nesta matéria, está dominado por participantes “aventureiros”, e nada que se fale aqui que não seja de apoio ao ramo, tem sentido, por isto, tô caindo fora, sejam felizes com seus 4×4, que eu serei muito feliz com minha Sportage.
Por tudo q vc falou devia ter comprado um Cinquecento… Ah bom, mas aí não dá para aparecer para a vizinhança. Desaculturado meu amigo é comprar um carro desse tamanho para andar na cidade sozinho. Coisa de novo rico msm. Afinal de contas, o Sportage pesa coisa de 1,6 T (ou vc não sabia?) e para mim isso te coloca na categoria de gente que "empurra 2 toneladas 4×4 300cv no dia a dia não tem muito sentido, é pura cópia de subdesenvolvidos desaculturados do modêlo americano".
No quesito viagem, estou em Cingapura vendo Porsche aqui igual quem vê i30 aí no Brasil nem por isso fico me gabando. Quanto à Europa fiquei dois anos lá. Portanto pelos seus critérios me sinto bem colocado para te falar q vc não está se enganando, está sim tentando enganar os outros com este pseudo-aventureiro.
@ Eduardo.
Caro colega, não esquente. O Blogauto é o blog/site onde se tem as discussões mais civilizadas e respeitosas, sem falar no alto nível dos frequentadores. O desentendimento mais acima foi por falta de conhecimento do pessoal das suas necessidades ou do seu real desejo pelo veículo.
Seria mais ou menos uma discussão sobre o que é mais interessante um Corolla de R$ 90 mil ou uma BMW 318i ou 320i ?
Só o fato de você querer um carro com maior altura do solo para enfrentar a selva de pedra nacional, já colocaria o Sportage (o problema pode ser as rodas de 18 polegadas), um SUVs, outros crossovers ou qualquer "aventureiro" nacional na sua lista de opções.
Agora permita-me discordar respeitosamente do fato que para 80% de trajeto em áreas urbanas e 80% sozinho, talvez não fosse necessário um carro do tamanho da Sportage digamos assim, mas isso é uma opinião pessoal minha. Cada um tem sua preferência e faz o que quiser com seu dinheiro dentro da legalidade. Só acredito que se os motoristas brasileiros aumentassem o número médio de ocupantes dentro dos seus carros ou optassem por veículos menores (os chamados city cars, tipo Kia Picanto, Fiat 500,…), teríamos um trânsito melhor, bem menos tenso e bem menos congestionado.
Um abraço !
Perfeito Eduardo. Sportage com motor da Tiguan pra ficar perfeita pra viajar e um city car supereconomico e ágil pro dia-a-dia.
Olha só, todos nesta discurção acima tem seu ponto de vista e claro, todos querem defender suas colocações, mas o que importa na verdade é você correr atras dos seus sonhos, se é Sedam, Minivan, Suv etc, o importante é ir atras da paixão que move toda essa inquietação no muindo automobilistico ( O gostar de Carro, a segunda maior paixão de todos nós Brasileiros, a primeira é o Futebol)Digo aos amigos, que possuo uma SPORTAGE 2011/2012 e estou satisfeito com espaço, motor, consumo, desempenho, enfim quem ainda não tem, quando tiver vai entender o que estou tentando dizer, forte abraço a todos.
Kia Sportage versus Jeep Cherokee Sport
Dados de fábrica
preço: R$ 99 mil (ambos)
4×4
Kia: não tem, 4×2
Jeep: integral
reduzida:
Kia: não tem
Jeep: de série
Controle de tração
Kia: não tem
Jeep: de série
Diferencial central
Kia: não tem
Jeep: de série
Controle de estabilidade
Kia: não tem
Jeep: de série
Auxílio de subida íngreme:
Kia: não tem
Jeep: de série
Controle de descida:
Kia: não tem
Jeep: de série
Câmbio automático
Kia: não tem
Jeep: de série
Proteções inferiores para tanque de combustível, transmissão, caixa de marchas e cárter
Kia: não tem
Jeep: de série
Estrutura reforçada
Kia: não tem
Jeep: lendário sistema monocoque Jeep, uma evolução da estrutura do XJ
Motor
Kia: 2.0l flex 4l 16v 178cv 20Kgfm/4700rpm
Jeep: 3.6l V6 205cv 32Kgfm/4000rpm
Automóvel não é sonho, é bem de consumo. Todo mundo tem aspirações a realizar, o que não é justo é ser ludibriado com aparências e propagandas que não condizem com a realidade, pagando preços abusivos por algo que não vale o que pedem.
Depois deste belo comparativo, fico com a Sportage!!
O Jeep é totalmente desengonçado para dirigir, fiz um test drive ontem … Eu tinha um Troller que dava de 100 a zero no Jeep de 99.
Que me perdoem os senhores, mas KIA não é carro de pobre?
com dois anos de uso, o Kia continua sendo um bem, o Jeep vc tem que ficar com ele. Kia, cinco anos de garantia ou 100 mil Km. Jeep x Sportage é como comparar a Dodge Ram com uma Amarok. A Dodge Ram parece que vc está dirigindo um caminhão, super cansativa, vc passa em uma lombada e toma um coice da suspensão. A aparente resistencia não é real. Vc anda na nossa buraqueira e começa a dar folga em pivos com pouca quilometragem. Já vi quebrarem a transmissão do eixo dianteiro com facilidade da Ram. Tem excesso de potencia desnecessário, que de tão bruto se torna um veículo burro, no caminho oposto da inteligentíssima Amarok, economica, potente, estável e espaçosa.
Eduardo não liga não, esse pessoal esta com dor de cotovelo, o Sportage é lindo. O suv mais bonito do mercado, onde passamos ainda existe olhares de inveja e admiração. Eu desconfio que este pessoal que esta malhando o sportage ìnfelizmente não podem compra-lo. Vamos curtir nosso Carrão. Desculpem – me os feios mais beleza é fundamental. Abraços.
Eduardo estou com uma inveja do seu sportage!,,,inveja boa ,e claro!!!
Po nao vo mais comprar este sportage que travou as portas do carro e deixou a delegada de salve jorfe morre queimada
Belo carro a Sportage, comprei a TOP por 117 mil + 10 mil de acessorios, ótimo carro, não estou muito preocupado com o valor pago se e alto e sim o carro e muito bonito e equilibrado.
Carro é questão de gosto,possibilidade de compra,interesse e finalidade do uso.
Não é possível determinar resultado único para tantas vertentes do mercado.
Assim como a melhor comida,o melhor perfume e etc.
Podemos sim dar nossas opiniões,usar do bom senso e respeitar as dos demais.
Podemos sim,brigar para melhorar a realidade do nosso pais,mais por gosto de carro>
Pôôô! É dooose para valeeeeeerrr!!!!!!!!
Comprei uma Kia Sportage, faz uns 10 dias, e rodei uns 900 km em 2 viagens, de +/- 350 km e 450 km.
Abasteci com etanol 3 vezes, e obtive médias entre 9,15 km/l e 8,6 km/l, sendo que esta última enfrentei uma estradinha de terra de uns 30 km duas vezes. A maior parte foi com ar condicionado ligado, sem pisar fundo, pois a maioria dos trechos era de pista dupla, sem necessidade de ultrapassagens. Está melhor que o medido pelo Inmetro (6 km/l cidade e 7,4 km/l rodovia). Por enquanto estamos em lua-de-mel, pois o carro é muito bonito, e é notado por onde passa.
Adqueri recentemente uma sportage 4×4 mod. 2015 e estou satisfeito. Gosto não se discute e poder de aquisição também não. Acho ótima,bonita, espaçosa, deliciosa de dirigir, estável e segura. O consumo para uma suv desse porte e potência é perfeitamente aceitável, além do mais o que ele oferece não dá prá ficar pensando em consumo. Aos felizes proprietários de esportages, meus parabéns. Curtam seu automóvel, no asfalto ou na terra.
Abraços.
Ps. Sou e resido em João Pessoa, Pb.
Uma vergonha a Kia oferecer a Sportage LX praticamente pelada, como se fosse um carro 1.0
Será que a Kia acha que 96 mil reais (preço da LX zero km aqui em Ribeirão Preto/SP) é um valor baixo.
Vergonhoso isso.
ESTOU PENSANDO EM COMPRAR UMA SPORTAGE, MAS ESTOU COM MEDO DO CONSUMO ALGUEM POSSUI UMA FLEX PRA MIM INFORMAR O CONSUMO.
Se você quer um veículo Crossover bonito, espaçoso, confortável, com boa dirigibilidade, segurança, 4×2 ou 4×4, com todos os opcionais, a Kia Sportage é o carro.
Agora, se estiver pensando em economia de combustível apenas, compre qualquer marca 1.0 e seja feliz assim.
Acabei de comprar uma sportage. Os comentarios aqui ajudaram muito.
Ha 3 meses tenho um belissimo carro. Nao me importo com consumo. quem se importa não deve ter carro ou o deixa na garagem. Gosto não se discute e acho que cada um paga o que pode pelo aquilo que deseja. Se o imposto esta extorsivo, e está, não compre. Se voce não tem certeza do dia exato que vai morrer, faça o seu desejo hoje, amanhã pode ser tarde !
Quando vendi minha SPORTAGE 2011/2011 manual para comprar um outro carro no mesmo estilo ( SUV ou CROSSOVER ) pesquisei muito e enjoei de fazer tanto Test Drive e depois ficar frustrado por não encontrar algo parecido ou ate próximo daquilo que já estava habituado tipo, desempenho, conforto, designer, espaço, prazer em dirigir e etc..
Os Carros que fiz os test drives foram:
RAVE4/ IX35/ CR-V/ ASX/ .
Conclusão, peguei a nova SPORTAGE automática 2.0cc / 169cv gasolina/ 178cv etano/ rodas aro 18″.
No momento, escrevo com toda honestidade que apesar de algumas falhas básica como o computador de bordo ter poucas funções para um veículo desse porte, o fechamento automático de travamento das portas serem manuais, não tenho o que reclamar.
Boa noite. Estou pensando em comprar um Sportage e por isso cheguei aqui. Meu objetivo é um veículo seminovo, 15 ou 16 em bom estado e pouco rodado. Meu perfil parece o do Eduardo que comentou lá em 2012. Sinceramente, achei algumas pessoas agressivas, tentando a todo custo impor o seu ponto de vista e ponto final. “Compre esse ou não compre aquele porque EU sei o que é melhor!” Acho que são muitas variáveis a serem consideradas: dinheiro disponível para a compra e manutenção, necessidade de espaço, conforto, revenda e algo muito particular: GOSTO. Devemos respeitar a opinião do outro, por mais diferente que seja da nossa. Após essa leitura saio mais tendencioso a comprar o Sportage.
Achei interessante e bastante esclarecedor as varias . Fico com o parecer do Guto. Achei mais sensata.. Pretendo comprar um Sportage.