Segundo modelo da Kia Brasil com sistema híbrido MHEV – Mild Hybrid Electric Vehicle, o Sportage também prioriza o baixo consumo de combustível e baixas emissões veiculares, as versões EX e EX Prestige do Sportage chegam, respectivamente, por R$ 224.990 e R$ 259.990.
Os principais atributos do novo Sportage, em duas versões, são o seu motor Gamma II de 4 cilindros em linha, turbo GDI (injeção direta), de 1.6 litro, à gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle), Smartstream, com 180 cv de potência máxima e combinada (combustão interna e elétrica) a 5.500 rpm e torque de 27,0 kgfm, a completa reestilização externa e a introdução de extensa lista de tecnologias ADAS – Advanced Driver Assistance System, capazes de proporcionar ainda mais segurança aos ocupantes do veículo.
Smartstream é uma geração de trem de força que responde às necessidades diversas e divergentes dos condutores, enquanto os HEVs (Hybrid Electric Vehicles) e os PHEVs (Plug-in Hybrid Electric Vehicles) ainda buscam mais acessibilidade. Como ambos ainda exigem o motor de combustão interna tradicional (ICE), o Centro de Desenvolvimento & Pesquisa (R&D) Smartstream da Kia também incluiu esforços contínuos para melhorar as tecnologias existentes nos motores de combustão interna.
O sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 16 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, a economicidade de combustível; assim como todo o sistema híbrido do Sportage entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.
O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Sportage – segundo dados do Inmetro – registrou desempenho de 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada.
O modelo apresenta três modos de condução (Eco, Normal e Sport), permitindo ao motorista escolher a maneira de condução que mais o agrada. O objetivo da equipe de desenvolvimento foi combinar a direção esportiva e precisa com a estabilidade em linha reta (SLS), ao frear e fazer curvas simultaneamente (VSM e CBC) e o deslocamento suave em velocidades mais altas.
Mais do que qualquer outro modelo da Kia, os engenheiros deram prioridade máxima à dinâmica esportiva e confiante, com respostas diretas e imediatas. O Sportage apresenta novas configurações de suspensão dianteira, independente, tipo McPherson, molas helicoidais e amortecedores a gás e, na traseira, Multilink.
Apesar das dimensões compactas, com 4.515 mm de comprimento, 1.865 mm de largura e 1.650 mm de altura, a cabine inteligente do Sportage proporciona espaço e conforto para todos os ocupantes, com 2.680 mm de distância entreeixos. O tanque de combustível de 54 litros está localizado abaixo do banco traseiro para oferecer aos passageiros mais espaço para as pernas e posição de assento mais baixa. As rodas são de liga leve aro 18 polegadas (versão EX) e de 19 polegadas (versão EX Prestige), e o porta-malas tem capacidade de 562 litros e com a fileira de bancos traseiros rebatida, a capacidade chega a 1.751 litros.
O Sportage possui sistema de entretenimento que combina as funcionalidades dos smartphones, por meio da tela flutuante e sensível ao toque de 12,3 polegadas e do painel digital de instrumentos programável com telas curvas integradas de LCD, também de 12,3 polegadas, Supervision Cluster, no centro do painel (ambos na versão EX Prestige), compatíveis com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, e auxilia as manobras com a câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento no monitor. Os passageiros traseiros também podem carregar seus smartphones por meio de uma entrada USB tipo C disponível no encosto dos bancos dianteiros.
O Kia Sportage vem equipado com ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida com indicador de fluxo de energia e sistema de som. Na versão EX Prestige, o controle frontal do ar-condicionado é sensível ao toque e o computador de bordo fica no painel de instrumentos com tela LCD de 12.3 polegadas.
O Kia Sportage é construído sobre uma plataforma resistente e leve, com 51% de Aço Avançado de Alta Resistência, que garante uma condução segura e confortável em diferentes condições. O uso abundante de adesivos estruturais garante uma carroceria de alta rigidez torcional, 24% superior à da geração anterior.
Essas tecnologias incluem air bags frontais duplos, laterais e de cortina, estes percorrendo todo o comprimento da cabine, espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, aquecíveis e com repetidores das setas integrados em LED, sistema Isofix, freios com sistemas ABS e EBD, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampa (HAC), entre outros, para atender ainda mais às necessidades de segurança a bordo do veículo.
No Brasil, o Kia Sportage é disponibilizado em sete cores – Verde Aventura (metálico), Vermelho Infra (metálico), Branco Casa (sólido), Branco Luxo (perolizado), Preto Perola (perolizado), Prata Lunar (metálico) e Cinza Penta (metálico). Aos acabamentos de pintura metálico e perolizado são acrescidos R$ 2.800.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Em ambas as versões, o Sportage conta com diversas tecnologias de ADAS – Advanced Driver Assistance System, a começar pelos alertas de fadiga do condutor (DAW), de prevenção de colisão por ponto cego (BCW), de prevenção de colisão traseira e tráfego cruzado (RCCW), de saída em segurança (SEW); assistentes de permanência e centralização na faixa de rodagem (LKA/LFA), de farol alto (HBA), para prevenção de colisão frontal (FCA); câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento (RVM) e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (PDW).
Essa “sopa de letras” se estende ainda mais na versão EX Prestige com o assistente para prevenção de colisão frontal incluindo conversão em cruzamentos (FCA-JT), câmeras de visão 360º (SVM), monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos (BVM) e piloto automático adaptativo com assistente de congestionamentos (SCC).
A garantia do Sportage é de 5 anos, incluindo a bateria 48V e o sistema MHEV.
Galeria Sportage
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.
Com certeza será um fracasso essa atrasada versão da Kia Sportage Ex. Camioneta extremamente PELADA custando aproximadamente 80 a 100 mil reais a mais do que vale. Tem PAINEL DO HB20, sem recarregamento de celular por indução, com bancos de TECIDO, Bancos dianteiros não são ventilados, iluminação interna não é em led, Tampa do porta malas SEM acionamento elétrico e abertura, sem antiesmagamento dos vidros, sem faróis de neblina led, SEM TETO SOLAR! SEM alerta de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado, SEM Assistente para prevenção de colisão frontal incluindo conversão em cruzamentos, SEM câmeras 360⁰, SEM monitor de ponto cego, Sem Piloto automático adaptativo! Meu Deus!!!!! Sistema Multimídia com tela LCD Com conexão APENAS COM FIO!!!!! Não possui Trocas de marcha por borboletas atrás do volante (Shift paddles),
E muito mais… estão muito atrasados em relação aos concorrentes! Que tiro no pé!
É um excelente carro mas não se enquadra como um carro híbrido é um pouco beberrão eu tenho um não estou contente com consumo