O carro chefe de vendas da Kia no Brasil, o Kia Sportage 2017 chega em uma nova geração totalmente renovada, com muito mais conteúdos. um visual bem marcante, e, infelizmente, novos preços.
“Certamente, o novo Sportage será mais um sucesso da Kia Motors pelo mundo. No Brasil, a partir da 3ª geração, o Sportage sempre foi nosso carro-chefe”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil. “Pela boa receptividade da 4ª geração, na fase de pré-venda, estou seguro de que será por muito tempo o nosso principal produto. Devemos comercializar cerca de 400 unidades por mês. Infelizmente ainda estamos limitados à cota máxima de 4.800 unidades/ano, sem os 30 pontos percentuais no IPI, o que nos dificulta aumentar os volumes”, argumenta.
O Kia Sportage 2017 ganhou mais 40 mm no comprimento (4.480 mm), mais 30 mm na altura (1.655 mm), 30 mm (2.670 mm) na distância entre-eixos e manteve a largura de 1.855 mm, ante as medidas do modelo anterior. Com isso, o seu volume de porta-malas subiu de 740 litros para 868 litros. Com as novas medidas, o Sportage passou a ter CX (Coeficiente aerodinâmico) de 0.33, ante ao 0.35 do modelo anterior.
Na parte dianteira, a quarta geração do Kia Sportage 2017 ganhou novo conjunto ótico, com luzes diurnas de navegação circulares em LED, luzes baixa e alta com lâmpadas halógenas e luz de setas. Quanto aos faróis de neblina, dois modelos distintos para as versões LX e EX. Enquanto a primeira recebe uma lâmpada halógena, a segunda versão ganhou quatro lâmpadas em LED.
Na parte traseira, o Kia Sportage 2017 ganhou lanternas mais sofisticadas e um spoiler com defletor lateral, que reduz a resistência do ar e, assim, melhora a eficiência de consumo de combustível. Ainda no conjunto ótico traseiro, na versão LX as lanternas são de lâmpadas halógenas e na SX lâmpadas em LED.
Ainda na parte exterior do SUV compacto, o Kia Sportage 2017 traz na versão de entrada rodas de liga leve de 17 polegadas e na topo de linha, rodas de 19 polegadas, incluindo a roda estepe.
A quarta geração do Kia Sportage 2017 teve seu habitáculo completamente renovado, a começar pelo painel de instrumentos. E, por conta do aumento da distância entre-eixos, aumentou o conforto de todos os passageiros. O banco do motorista, por exemplo, agora tem 10 posições de regulagens (no de passageiro, 8). No banco traseiro, também 8 posições de regulagem, de 23º a 39º.
Na versão LX, o Kia Sportage 2017 traz de série itens como ar-condicionado manual; controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático); chave tipo canivete com travamento de porta e abertura das portas e do porta-malas à distância; console central com descansa-braço ampliado em 49 mm; porta-objetos e porta-copos; iluminação no porta-malas; rádio CD/MP3 player, bluetooth com controle no volante, entrada auxiliar e USB; sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters; sistema imobilizador de ignição; travamento elétrico central das portas e porta-malas; vidros elétricos nas quatro portas e câmera de ré.
Já na versão EX, o modelo conta com ar-condicionado digital com controle independente frontal Dual Zone; banco do motorista com ajuste elétrico+lombar e dez opções de variação; botão Start/Stop para partida do motor por reconhecimento da chave Smart Key; computador de bordo integrado ao conjunto de mostradores; controlador de velocidade de cruzeiro com controles no volante; aletas para troca de marcha atrás do volante (paddle shift); revestimento de couro nos bancos, volante, alavanca de câmbio e painéis laterais das portas; spoiler traseiro; luz diurna de navegação com LED e outros. A versão topo de linha possui também teto solar elétrico duplo panorâmico ampliado em mais 20 cm2.
Infelizmente sem novidades no conjunto mecânico, mas continua com o bom motor 2.0 litros, 16 válvulas com dual CVVT. Alimentado com etanol, o motor desenvolve 167 cavalos de potência a 6.200 rpm e torque de 20,2 Kgm a 4.700 rpm. Com gasolina, chega a 156 cavalos de potência a 6.200 rpm e torque de 18,8 Kgm a 4.700 rpm.
O câmbio automático é de seis velocidades com opção de trocas sequenciais e autoadaptativo. Foi mantida a direção elétrica progressiva. A tração é somente nas rodas dianteiras.
O Kia Sportage 2017 oferece sistemas de segurança de última geração e equipamentos de série como acelerador eletrônico tipo Drive-by-Wire; acendimento automático dos faróis sensível à luminosidade; airbags frontais para motorista e passageiro dianteiro; barras de proteção contra impactos laterais nas quatro portas e zona de deformação programada; encostos de cabeça dianteiros ativos; freios a disco duplo ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS e EBD; e sensores de aproximação no para-choque traseiro.
Na versão topo de linha, a EX, o Kia Sportage 2017 traz ainda airbags laterais e de cortina, assistência na partida em subidas (HAC), assistente de tráfego (RCTA), controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de frenagem na descida (DBC), controle de tração (TCS), sistema de assistência à frenagem (BAS) e o detector de ponto cego (BSD).
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
O BlogAuto testou as duas versões em um roteiro pela região de Itu, sede da Kia no Brasil. O Kia Sportage 2017 ficou bem melhor, com muito conteúdo e tecnologia, o comportamento do veículo é bem neutro com posição para dirigir fácil de achar. O grande problema é realmente os impostos que a marca enfrenta no Brasil fazendo o modelo ficar muito caro, para contornar rechearam o carro de conteúdos para encarar modelos de marcas mais premium como o Audi Q3, Mercedes-Benz GLA200 e BMW X1.
As duas versões do Kia Sportage 2017 chegam ao mercado brasileiro com preços ao consumidor final de R$ 109.990,00 (LX) e R$ 134.990,00 (EX). O Sportage possui garantia de cinco anos ou 100 mil km.
Galeria Kia Sportage 2017
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.