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Avaliação: Jeep Renegade 2016, em dois capítulos

Jeep Renegade 2016 Trailhawk 4×4

Era uma vez em um reino não muito distante a disputa por um trono, o do melhor utilitário-esportivo compacto, e que, agora, todos buscam este lugar, afinal dá prestígio para a marca e, principalmente, lucro. O Jeep Renegade 2016 chega para disputar o ‘trono’ com méritos que poucos têm. Na realidade, o modelo conta com duas propostas independentes, um com motor flex e tração dianteira e outro diesel com tração 4×4, tão diferentes que separamos em dois capítulos que estão nas próximas páginas, “Capítulo 1: A Guerra pelo trono”, falando da versão Flex e o “Capítulo 2: O Rei está só” sobre a versão diesel.

Mas antes vamos apresentar a linha toda. O Jeep Renegade 2016 chega ao mercado no início de abril, inaugurando o Polo Automotivo Jeep, em Goiana, Pernambuco, a mais nova fábrica do grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles.

 

O Jeep Renegade 2016 chega ao mercado em três versões e várias configurações mecânicas:

A versão de entrada, Sport, vem bem completa, com itens como: ar-condicionado, direção com acionamento elétrico, bolsas de ar duplas (airbag), freios antibloqueantes ABS com EBD e BAS, controle de estabilidade (ESP), controle eletrônico anticapotamento, assistente de partida em rampas (HSA), sistema IsoFix para cadeirinha infantil, assistente de frenagem de emergência, controle de oscilação de reboque (TSC), travas e vidros com acionamentos elétricos nas quatro portas, retrovisores com ajuste elétrico, controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático), sensor de estacionamento traseiro, sistema de som com seis alto-falantes com Bluetooth, USB, mp3 e controles no volante, faróis de neblina, luzes diurnas, maçanetas e retrovisores externos pretos. As rodas de 16 polegadas são de liga leve e com pneus 215/65R16. Existe também a versão com transmissão automática de seis velocidades.

Jeep Renegade 2016 Sport

Já o Jeep Renegade 2016 Sport 2.0 Turbo Diesel acrescenta, além do motor 2.0 Multijet, sistema de tração 4×4 permanente com primeira marcha reduzida, sistema Selec-Terrain com quatro opções de terreno e Hill Descent Control (HDC).

A versão intermediária é a Longitude que conta com todos os equipamentos da Sport, mais: ar-condicionado com controle digital de duas zonas, sistema multimídia com tela touchscreen de 5 polegadas com comandos de voz, aletas (borboletas) para troca de marchas no volante, volante revestido de couro, câmera de ré, barras longitudinais no teto, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e tomada de 12 volts no porta-malas. As rodas são de 17 polegadas e pneus 215/60R17 e transmissão automática. Já versão diesel acrescenta os mesmos itens da versão Sport Diesel.

Jeep Renegade 2016 Longitude

No topo da linha temos o Jeep Renegade 2016 Trailhawk 2.0 Turbo Diesel com todos os itens do Longitude, mais: suspensão off-road (elevada em 20 mm, com novas buchas, amortecedores e molas), assoalho com chapas protetoras, sete air bags, sistema multimídia com tela touchscreen de 6,5 polegadas, painel de instrumentos com tela customizável, rodas exclusivas aro 17 com pneus 215/860R17 de uso misto, retrovisores externos na cor cinza, sensores de luminosidade e de chuva, interior com detalhes em vermelho no painel e portas, retrovisor eletrocrômico, ganchos para reboque, sistema Selec-Terrain com cinco opções de terreno e Hill Descent Control (HDC).

Jeep Renegade 2016 Longitude

As opções de cores são:

O pernambucano Jeep Renegade 2016 tem garantia total de três anos sem limite de quilometragem. E, durante todo esse período, o programa de assistência Privilege. As revisões deverão ser feitas a cada 12 mil km (ou 12 meses), até 72 mil km, para os modelos com motor 1.8 flex. Já as versões turbodiesel terão intervalos a cada 20 mil km (ou 12 meses), até 120 mil km.

Jeep Renegade 2016 Longitude

O espaço interno é muito bom, acomodando confortavelmente os cinco passageiros, o painel, revestido com material suave ao toque, é intercalado com elementos como a alça de apoio para o passageiro, indispensável no uso off-road e emprestado do seu irmão mais velho, o Wrangler.

O “X” das lanternas traseiras aparece em vários pontos, como nos porta-copos no console central. E, para acomodar bem toda a bagagem dos ocupantes, há recursos como o banco do passageiro dianteiro com porta-objetos debaixo do assento e com encosto rebatível (para frente), além do assoalho 2 em 1 no piso do porta-malas. De um lado, a peça é revestida de tecido e do outro, de vinil, fácil de limpar em caso de levar artigos sujos ou molhados.

O sistema multimídia Uconnect Touch com duas opções de telas coloridas de 5 ou 6,5 polegadas, com conexão Bluetooth, comandos de voz, navegação GPS, entre muitos outros recursos. No painel, o Jeep Renegade 2016 conta a tela colorida multifuncional de TFT de 7 polegadas no quadro de instrumentos, a maior do segmento, permitindo acessar informações sobre o carro que vão muito além de um simples computador de bordo. Além disso, ela tem centenas de opções de configuração, para que o motorista possa escolher quais dados aparecerão na tela.

O Jeep Renegade 2016 é o primeiro veículo fabricado no Brasil a ter o sistema Park Assist, de estacionamento autônomo. E ainda traz de série freio de estacionamento eletrônico, que dispensa a alavanca, bem como a intervenção do motorista para ativá-lo ou desativá-lo.

Jeep Renegade 2016 Longitude

Jeep Renegade 2016 dispõe de mais 60 itens relacionados a esse aspecto. Indo muito além dos obrigatórios air bags dianteiros e freios ABS, os controles de tração e de estabilidade, por exemplo, são equipamentos de série em todas as versões, bem como os controles anticapotamento e de estabilidade de trailer.

Mesmo o passageiro traseiro central conta com cinto de três pontos e encosto de cabeça. Atrás, há pontos Isofix para fixação segura de assentos infantis. Para aumentar a visibilidade do motorista, os faróis de neblina e os sensores de estacionamento traseiro equipam todas as unidades do Renegade. E os repetidores laterais nos retrovisores também são de série desde a versão Sport. Completando, um dos pacotes de opcionais, o Safety, adiciona ainda air bags laterais, de cortina e de joelhos (totalizando sete bolsas de proteção) e sistema de monitoramento da pressão dos pneus.

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No lançamento comercial, no início de abril, o Jeep Renegade 2016 estará à venda em 120 concessionárias (sendo 76 exclusivas da Jeep e 46 também com as marcas Chrysler, Dodge e Ram), ao lado da linha de importados composta por Compass, Cherokee, Grand Cherokee e Wrangler. Até o fim do ano, a rede terá 200 pontos de venda espalhados pelo país.

Confira nas próximas páginas:

“Capítulo 1: A Guerra pelo trono”, falando da versão Flex

“Capítulo 2: O Rei está só” sobre a versão diesel

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Avaliação: Jeep Renegade 2016, em dois capítulos

Capítulo 1 – A Guerra pelo Trono

Jeep Renegade 2016 Longitude

Existia um trono vago em um reino não muito distante, e que foi ocupado por uma família de origem americana e desde então, nunca teve seu reinado ameaçado. A riqueza e o lucro, despertaram a cobiça de outras famílias, que a atacaram, como uma ‘família francesa’ de ascendência romena, mas não abalou o rei que, com o tempo, foi se preparando para se defender.

Agora a guerra entre as famílias pelo trono está declarada: uma grande ofensiva veio de um tradicional clã japonês que se preparou fortemente pela batalha, a família francesa, prepara nova ofensiva renovando ser lutador, e uma outra tradicional família francesa chegará para a guerra nos próximos dias, com seu guerreiro, rápido, mas que ainda não mostrou todo seu potencial. Por fora temos um guerreiro chinês maior e forte, que também quer brigar por estre trono.

Jeep Renegade 2016 Longitude

Agora, realmente acreditamos que o verdadeiro candidato ao trono veio das mesmas terras americanas do líder, mas se aliou a um mecenas italiano que garantiu todos os recursos para disputar a guerra. Quem vai vencer? O tempo dirá.

O guerreiro da Jeep, o Renegade Flex tem a previsão de representar 80% das vendas da linha, equipado com o renovado 1.8 16V E.torQ Evo que incorporou melhoramentos que trouxeram mais agilidade no arranque e 5% de redução de consumo. Tudo isso foi possível por meio de um cabeçote totalmente novo. Com 100% de etanol no tanque (60 litros), a potência se manteve em 132 cv, mas o torque subiu de 18,9 para 19,1 kgfm e surge mais cedo, a 3.750 rpm (antes, a 4.500 rpm)

Jeep Renegade 2016 Longitude

Há novos pistões, nova câmara de combustão, novos coletores de admissão e escape, válvulas maiores, velas de ignição menores e o variador de fase no comando de válvulas, evoluções que, combinadas geraram aumento da taxa de compressão do motor (de 11,2:1 para 12,5:1), e curva de torque muito mais plana, na qual 82% da força máxima já está disponível a 1.500 rpm.

Além de um câmbio manual de cinco marchas da versão de entrada Sport, está presente uma transmissão automática de seis marchas inédita em modelos da Jeep em todo o mundo e em veículos do grupo FCA no Brasil. Rodando a 120 km/h, faz o motor girar a baixos 2.600 rpm (ante 3.500 rpm com a transmissão manual)

O BlogAuto andou com o Jeep Renegade 2016 Sport Flex Automático pelas ruas da capital fluminense, e pode-se notar um excelente acabamento interno com vários detalhes bem humorados (confira nas fotos) e mostrou suavidade na rodagem. O motor, apesar de renovado, sente um pouco o alto peso de 1.432 quilos. O acerto da suspensão não decepciona em curvas, impressionando pela altura do veículo, assim como o Honda HR-V, confira aqui.

Jeep Renegade 2016 Longitude

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O Renegade Flex entrega todo o visual off-road e é indicado para os jipeiros urbanos que querem um visual robusto, mas dificilmente colocarão o carro na lama.

“Avaliação: Jeep Renegade 2016, em dois capítulos”, apresentando as versões

“Capítulo 2: O Rei está só” sobre a versão diesel

Galeria Jeep Renegade 2016 Flex

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Capítulo 2 – O Rei está só

Jeep Renegade 2016 Trailhawk 4×4

Na grande disputa pelo trono, o irmão gêmeo da família americana percebeu que se preparando melhor, se tornando forte e mais capaz, poderia conquistar um novo reino no alto das montanhas, onde ninguém havia chegado e de lá reinar só e sem disputas. Foi o que fez. ‘Escalou a montanha’ com uma habilidade nunca vista naquelas terras e estabeleceu um reinado forte, que dificilmente será desafiado, pelo menos, por enquanto.

O reino que falamos é o do utilitários esportivos compactos movidos a diesel. O Jeep Renegade 2016 apresenta o único diesel do segmento no País, o 2.0 MultiJet II turbo tem 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 kgfm a 1.750 rpm, traz a tecnologia MultiJet de segunda geração, patenteada pela Fiat Powertrain. Esse sistema common rail (duto único) controla a injeção de combustível em alta pressão (até 1.600 bar).

Jeep Renegade 2016 Trailhawk 4×4

A turbina VGT, de geometria variável, combina potência em alta velocidade e muito torque em baixas rotações. Além disso, o virabrequim tem contrapesos desenvolvidos para reduzir as vibrações em giros altos, entre outros recursos que garantem níveis reduzidos também de ruído e aspereza. A eficiência energética do 2.0 MultiJet II turbo, aliada ao tanque com capacidade de 60 litros, dão ao modelo uma grande autonomia, permitindo viagens, como ir do Rio de Janeiro a São Paulo e voltar, sem abastecer.

O Jeep Renegade 2016 também se torna referência por ser o primeiro SUV compacto do mundo a ter câmbio automático de nove marchas. Única transmissão combinada ao motor turbodiesel 2.0 MultiJet II, ela proporciona muitos benefícios, como acelerações fortes, entrega progressiva do alto torque de 35,7 kgfm em qualquer situação e funcionamento suave mesmo em velocidades altas – a 120 km/h o ponteiro do conta-giros marca somente 1.000 rpm.

Jeep Renegade 2016 Trailhawk 4×4

Trazendo a tecnologia 4×4 da nova geração do Jeep Cherokee, lançado no final do ano passado, o Jeep Renegade 2016 é capaz de enviar até 200 kgfm de torque para as rodas traseiras, se for preciso, para otimizar a aderência.

O sistema inclui ainda o controle de tração Selec-Terrain, que entrega até cinco modos de operação: Auto (automático), Snow (neve), Sand/Mud (areia/lama) e o exclusivo Rock (pedra) na versão Trailhawk, para o melhor desempenho em qualquer terreno e sob qualquer condição climática.

Jeep Renegade 2016 Trailhawk 4×4

A versão TrailHawk traz os seguintes diferenciais:

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O BlogAuto testou o Jeep Renegade 2016 Trailhawk por trilhas na região de Niterói e não eram trilhas para qualquer carro não, e o Jeep mostrou que o logotipo aprovado na trilha Rubicon, não estava lá por acaso, passando em subidas, lama e facões profundos – o modelo não exitou nenhuma vez, além de não mostrar qualquer ruído ou rangido de torção da carroceria.

Jeep Renegade 2016 Trailhawk 4×4

A grande sacada de reservar a primeira marcha da transmissão como uma reduzida mostra que a tecnologia está para ser usada da melhor forma. O motor, que também é usado na Alfa Romeo na Europa, nos faz ter inveja dos habitantes do velho continente onde podem ter um motor tão eficiente, sem vibrações e ruídos em seus automóveis.

Realmente a capacidade off-road do Jeep Renegade 2016 Diesel impressiona, e dificilmente, vai te deixar na mão. O Rei está só.

“Avaliação: Jeep Renegade 2016, em dois capítulos”, apresentando as versões

“Capítulo 1: A Guerra pelo trono”, falando da versão Flex

Galeria Jeep Renegade 2016 Diesel

Jeep Renegade 2016 Trailhawk 4x4

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