Quando fomos para a apresentação do Renegade, em março último, veja nossa apresentação aqui, sabíamos que o modelo seria um sucesso, com todo o “poder” do grupo FCA (Fiat Chrysler Automóveis) o investimento em publicidade e rede de concessionários seria massivo, além, é claro do produto ser muito bom.
O resultado na relação dos dez automóveis mais vendidos no Brasil em setembro, pela primeira vez o Jeep Renegade entra na lista. O SUV fabricado em Pernambuco registrou 5.677 emplacamentos e ficou em décimo. O líder desse segmento é o Honda HR-V, com 5.747 unidades vendidas e nono no ranking geral.
Avaliamos agora a versão de entrada dos motores diesel, a sport, único com essa opção no segmento, o Jeep Renegade 2016 Sport Diesel, tem preço a partir de R$ 99.900, podendo chegar a impressionantes R$ 119.850 com todos os opcionais, a versão que testamos não tinha teto solar, nem pintura metálica e sai por R$ 110.580.
Abaixo os preços de entrada de todas as versões:
- Jeep Renegade 2016 1.8 Flex – 4×2 – manual – R$ 68.900
- Jeep Renegade 2016 Sport 1.8 Flex – 4×2 – manual – R$ 71.900
- Jeep Renegade 2016 Sport 1.8 Flex – 4×2 – automático 6 marchas – R$ 76.900
- Jeep Renegade 2016 Sport 2.0 Turbo Diesel – 4×4 – automático 9 marchas – R$ 99.900
- Jeep Renegade 2016 Longitude 1.8 Flex – 4×2 – automático 6 marchas – R$ 82.900
- Jeep Renegade 2016 Longitude 2.0 Turbo Diesel – 4×4 – automático 9 marchas – R$ 114.900
- Jeep Renegade 2016 TrailHawk 2.0 Turbo Diesel – 4×4 – automático 9 marchas – R$ 124.900
A versão Sport vem bem completa, com itens como: ar-condicionado, direção com acionamento elétrico, bolsas de ar duplas (airbag), freios antibloqueantes ABS com EBD e BAS, controle de estabilidade (ESP), controle eletrônico anticapotamento, assistente de partida em rampas (HSA), sistema IsoFix para cadeirinha infantil, assistente de frenagem de emergência, controle de oscilação de reboque (TSC), travas e vidros com acionamentos elétricos nas quatro portas, retrovisores com ajuste elétrico, controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático), sensor de estacionamento traseiro, sistema de som com seis alto-falantes com Bluetooth, USB, mp3 e controles no volante, faróis de neblina, luzes diurnas, maçanetas e retrovisores externos pretos. As rodas de 16 polegadas são de liga leve e com pneus 215/65R16.
Já o Jeep Renegade 2016 Sport 2.0 Turbo Diesel acrescenta, além do motor 2.0 Multijet, sistema de tração 4×4 permanente com primeira marcha reduzida, sistema Selec-Terrain com quatro opções de terreno e Hill Descent Control (HDC).
As opções de cores são:
- Vermelho Colorado Sólido
- Verde Commando Sólido
- Branco Ambiente Sólido
- Preto Shadow Sólido
- Prata Melfi Metálico
O pernambucano Jeep Renegade 2016 tem garantia total de três anos sem limite de quilometragem. E, durante todo esse período, o programa de assistência Privilege. As revisões deverão ser feitas a cada 12 mil km (ou 12 meses), até 72 mil km, para os modelos com motor 1.8 flex. Já as versões turbodiesel terão intervalos a cada 20 mil km (ou 12 meses), até 120 mil km.
O espaço interno é muito bom, acomodando confortavelmente os cinco passageiros, o painel, revestido com material suave ao toque, é intercalado com elementos como a alça de apoio para o passageiro, indispensável no uso off-road e emprestado do seu irmão mais velho, o Wrangler.
O “X” das lanternas traseiras aparece em vários pontos, como nos porta-copos no console central. E, para acomodar bem toda a bagagem dos ocupantes, há recursos como o banco do passageiro dianteiro com porta-objetos debaixo do assento e com encosto rebatível (para frente), além do assoalho 2 em 1 no piso do porta-malas. De um lado, a peça é revestida de tecido e do outro, de vinil, fácil de limpar em caso de levar artigos sujos ou molhados.
O sistema multimídia Uconnect Touch com duas opções de telas coloridas de 5 polegadas, com conexão Bluetooth, comandos de voz, navegação GPS, entre muitos outros recursos. No painel, o Jeep Renegade 2016 conta a tela de 3,5 polegadas, a tela colorida multifuncional de TFT de 7 polegadas no quadro de instrumentos, somente nas versões mais caras.
O Jeep Renegade 2016 apresenta o único diesel do segmento no País, o 2.0 MultiJet II turbo tem 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 kgfm a 1.750 rpm, traz a tecnologia MultiJet de segunda geração, patenteada pela Fiat Powertrain. Esse sistema common rail (duto único) controla a injeção de combustível em alta pressão (até 1.600 bar).
A turbina VGT, de geometria variável, combina potência em alta velocidade e muito torque em baixas rotações. Além disso, o virabrequim tem contrapesos desenvolvidos para reduzir as vibrações em giros altos, entre outros recursos que garantem níveis reduzidos também de ruído e aspereza. A eficiência energética do 2.0 MultiJet II turbo, aliada ao tanque com capacidade de 60 litros, dão ao modelo uma grande autonomia, permitindo viagens, como ir do Rio de Janeiro a São Paulo e voltar, sem abastecer.
O Jeep Renegade 2016 tem câmbio automático de nove marchas. Única transmissão combinada ao motor turbodiesel 2.0 MultiJet II, a 120 km/h o ponteiro do conta-giros marca somente 1.000 rpm.
Trazendo a tecnologia 4×4 da nova geração do Jeep Cherokee, lançado no final do ano passado, o Jeep Renegade 2016 é capaz de enviar até 200 kgfm de torque para as rodas traseiras, se for preciso, para otimizar a aderência.
O sistema inclui ainda o controle de tração Selec-Terrain, que na versão Sport tem quatro modos de operação: Auto (automático), Snow (neve), Sand/Mud (areia/lama), para o melhor desempenho em qualquer terreno e sob qualquer condição climática.
O BlogAuto testou o Jeep Renegade 2016 Sport Diesel no uso do dias a dia e nos fez ficar com muita inveja dos europeus que podem ter motores a diesel em carros de passeio, o funcionamento é muito suave, e a força disponível o tempo todo. O motor que equipa o Renegade, é o mesmo utilizado por diversos modelos do grupo na Europa.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
Quando falamos do off road, a grande sacada de reservar a primeira marcha da transmissão como uma reduzida mostra que a tecnologia está para ser usada da melhor forma.
Agora vale os mais de 100 mil? Depende se você anda muitos quilometros por mês , pratica off-road, sim o Renegade Diesel é a sua escolha, mas do contrário, faça um test drive na versão Flex, ela pode ser a sua melhor opção.
Conteúdos do Jeep Renegade 2016 Sport Diesel por R$ 99.900
- Seletor para 4 tipos de terreno
- Tração 4×4 Jeep Active Drive Low
- Motor MJet 2.0 Diesel e cambio AT9
- HDC – Controle eletrônico de velocidade em descidas
- Air bags dianteiros
- Rodas em liga aro 16’’e pneus 215/65
- Freios a disco nas 4 rodas
- Ar Condicionado
- Piloto automático
- Direção elétrica
- Sensor de estacionamento traseiro
- Controle de Estabilidade (ESC)
- Estepe full size
- Faróis e lanterna traseira de neblina
- Freio de estacionamento elétrico
- Rádio integrado ao painel com RDS e porta USB
- Sistema de áudio com 6 alto falantes, USB e Bluetooth
- Espelhos retrovisores elétricos
- Limpador e desembaçador dos vidros traseiros
- Revestimento externo nas colunas das portas
- Retrovisores elétricos, vidros e travas elétricas nas quatro portas
- Panic break assist
- Alarme
- Freios antibloqueantes ABS
- Ajuste do volante em altura e profundidade
- Alerta de limite de velocidade e manutenção programada
- Apoia-braço com porta objetos
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível
- Bolsa porta objetos atrás dos bancos dianteiros
- Cargo box
- Chave canivete com telecomando
- Cinto traseiro central de 3 pontos
- Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura
- Comandos do sistema de áudio e bluetooth no volante
- Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia)
- Controle eletrônico anti capotamento
- Controle de estabilidade para trailler (quando com engate Mopar)
- Controle de tração
- Encosto cabeça traseiro central
- Ganchos de fixação de carga no porta-malas
- Hill Start Assist – auxílio de partida em subidas
- Iluminação do porta-malas
- Isofix – fixação para assentos infantis (dois traseiros)
- Limitador de velocidade
- Luz diurna (DRL)
- Maçanetas externas e retrovisores em acabamento preto
- Para sol com espelhos cortesia
- Pavimento do porta malas com revestimento duplo
- Quadro de instrumento TFT de 3,5”
- Repetidor lateral nos retrovisores
- Tomada 12V
Pacote Multimídia por R$ 5.250
- Sistema de áudio com tela 5″ touchscreen. Bluetooth®, USB e Sistema de reconhecimento de voz com Sistema de Navegação GPS
- Câmera de Ré
- Volante com acabamento em couro
- Volante com controles de áudio e bluetooth®
Pacote Segurança por R$ 4.000
- Air bags laterais
- Air bags de cortina
- Air bag de joelhos para o motorista.
- TPMS (sistema de monitoramento de pressão dos pneus)
Teto solar elétrico panorâmico por R$ 7.650
Pacote Conforto por R$ 1.430
- Retrovisores externos dobráveis eletricamente
- Porta objetos sob o banco do passageiro
- Banco do passageiro dobrável
- Tomada de 12V no porta malas
- Tomada de 127V
- Lanterna removível
Parafuso antifurto por R$ 170,00
Galeria Jeep Renegade 2016 Sport Diesel
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.