Testamos a versão mais premium do Jeep Compass Série S, que tem visual e outras características voltadas para o usuário urbano. Preço de R$ 230.990.
Com o maior torque e maior desempenho entre os motores flex fabricados no Brasil, além de baixo consumo de combustível e reduzida emissão de poluentes, o T270 na linha Jeep Compass, sempre integrado. com câmbio automático de seis marchas. Com potência máxima de 185 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 27,5 kgfm a 1.750 rpm, acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e possui nota A de consumo do Inmetro. Possui taxa de compressão de 10,5:1, bloco de alumínio e injeção direta de combustível.
O T270 é equipado com a terceira geração do MultiAir, que possui controle de válvulas ainda mais flexível e melhor economia de combustível em condições de alta carga, quando o desempenho do veículo é mais desejado. O sistema eletro-hidráulico MultiAir permite um controle flexível do tempo e da altura das válvulas de admissão, além de gerenciar a carga do motor sem gerar perdas de bombeamento e contribuir para a redução do consumo de combustível do motor em operações de baixa e média carga. O MultiAir III adicionou a capacidade de variar a taxa de compressão efetiva do motor e manter a tendência de detonação sob controle, independentemente do combustível usado.
O T270 também possui um avançado sistema de turbocompressor de baixa inércia que oferece uma resposta mais rápida do motor, menor consumo de combustível, maior confiabilidade e melhor manuseio. Outro destaque do sistema é o ângulo de injeção de combustível. Posicionado quase verticalmente em um ângulo de 23 graus, as emissões são reduzidas devido ao menor contato do spray com a parede do cilindro, o que favorece a formação de mistura. A direção e o tipo de pulverização combinados com o alto fluxo turbulento criado pelo design otimizado dos canais de admissão do cabeçote (dois separados por cilindro) proporcionam excelente velocidade e estabilidade de combustão.
O motor T270 de qualidade premium apresenta tecnologias como bloco de alumínio, termostato elétrico e resfriamento do óleo do motor que melhoram a eficiência do motor, reduzem as emissões de gases e o consumo de combustível. Finalmente, o T270 é ainda mais confiável porque possui uma corrente de distribuição silenciosa e “para toda a vida” que não requer manutenção.
Jeep Traction Control + – Uma das novidades que serão de série no Jeep Compass, o Jeep Traction Control + é um sistema de controle de tração que funciona em condições de baixa tração do veículo. Está disponível para todas as versões do Turbo Flex. O sistema aplica torque de frenagem na roda que está patinando e transfere o torque para a próxima roda que está em contato com o solo por meio do diferencial. Para ativar a função, o motorista simplesmente pressiona o botão ASR OFF.
Uma das principais características do SUV médio Jeep é o requinte, que agora tem um design com mudanças internas e externas. Externamente, o Jeep Compass traz novidades no para-choque dianteiro, na lanterna traseira, pintura das peças plásticas, faróis Full LED com assinatura em LED e faróis de neblina com a mesma tecnologia. Os faróis trazem ainda mais sofisticação ao pacote de ótica Compass com desempenho superior aos atuais bi-halógenos ou xenônio, garantindo maior segurança na condução noturna e maior vida útil (mais de 100.000 horas), reduzindo a necessidade de manutenção.
O Compass está disponível na cor Sting Grey. Além dessa, seguem também as cores Polar White, Billet Silver, Deep Brown, Recon Green, Carbon Black e Jazz Blue.
Painel de instrumentos totalmente digital e HD de 10,25”, volante, painel das portas, unidades multimídia de 10,1”, console central, painel de instrumentos e mais espaço para armazenamento. Estão disponíveis três opções de cores para o acabamento interno: preto, marrom Arizona e o novo cinza steel.
O Compass traz uma central multimídia com maior capacidade de processamento e armazenamento de dados. Com tela Full HD de 10,1”, vem ainda equipado de série com navegação a bordo e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay através de ligação sem fios. Além disso, recebeu a plataforma de serviços conectados Jeep, Adventure Intelligence by Jeep Connect, que na versão Plus traz todos os recursos já apresentados no Renegad e ainda outras exclusividades:
Localizador de estacionamentos e postos de gasolina: por meio da central multimídia, o usuário pode pesquisar novos pontos de interesse, como restaurantes, postos de gasolina e estacionamentos, ou utilizar os já preferidos. A novidade é que a busca ocorre diretamente na nuvem e traz sempre as informações mais atualizadas para os clientes.
Send & Go: nesta função, por exemplo, o usuário pode buscar um ponto de interesse (como restaurantes, estacionamentos e outros comércios) no celular de casa e enviar para o sistema de navegação do veículo. Assim que o carro for ligado, o percurso será rastreado automaticamente por meio do mapa inteligente e a viagem poderá começar com segurança, sem que o cliente precise parar para procurar um endereço ou ponto de interesse.
O Jeep Compass é líder em tecnologias avançadas de assistência ao motorista. Nenhum outro veículo de fabricação nacional tem tantos recursos de direção autônoma quanto o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Alerta de Colisão Dianteira com Frenagem Automática (FCW), Alerta de Saída de Faixa (LDW), Park Assist e Farol Máximo Automático (AHB).
O SUV também é equipado com um painel de instrumentos de 10,25″. Totalmente digital, possui um display LCD maior; uma nova tecla HOME nos controles do volante para facilitar a navegação do usuário; a capacidade de renderizar uma imagem 3D do veículo; a possibilidade de alterar o tema no modo digital ou analógico e personalizar o menu de favoritos com até cinco opções diferentes.
O Jeep Compass traz tecnologia até na hora de carregar o celular. Agora você não precisa mais de um cabo para carregar seu smartphone. Basta colocá-lo na parte marcada do console central. O procedimento é feito por indução, por isso o celular deve ser compatível com a tecnologia.
O Jeep Compass agora vem com um recurso muito útil para quem está com a mão na massa enchendo o porta-malas. O motorista só precisa passar o pé sob o para-choque traseiro, o sensor detecta sua presença e ativa o sistema. Em seguida, a luz do freio pisca e cerca de um segundo depois o porta-malas abre automaticamente. Para fechar, basta fazer o mesmo movimento. Se encontrar um obstáculo ao abrir/fechar, o porta-malas irá operar automaticamente na direção oposta.
Para que funcione, o motorista deve estar com a chave a no máximo 1,5m do porta-malas e o veículo deve estar na posição P (Park). O sistema é ativado de fábrica e pode ser desativado pelo motorista, se desejar.
O Auto Hold visa trazer mais comodidade em congestionamentos e paradas longas, permitindo ao motorista tirar o pé do pedal do freio enquanto o veículo estiver parado, mesmo que não esteja em P (Park). Para colocar o carro em movimento novamente, basta que o motorista acelere o veículo novamente. Para ativá-lo, basta pressionar o botão no console. Além disso, o sistema lembra a escolha do motorista, não sendo necessário pressionar o botão toda vez que o veículo é ligado. A função está disponível como padrão para todas as versões da nova bússola.
Quando o motorista trava o veículo, os retrovisores externos rebatem automaticamente. Também automaticamente, assim que o motorista liga o veículo, os retrovisores voltam à posição original. Se os espelhos forem rebatidos manualmente, eles não retornarão à sua posição automaticamente.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
A entrada USB Type-C tem a função de trocar dados com celular e carregar, além de permitir a troca de dados multimídia com outros dispositivos como pen drives. De série em todas as versões, a nova entrada USB Type-C pode fornecer até 15 watts de potência para carregar celulares, agilizando o processo.
A Série S é a versão mais premium do novo Compass e, portanto, não possui equipamentos opcionais. Ele vem de série com teto solar elétrico e panorâmico Command View, forro do teto preto, pintura plástica na cor da carroceria, novos recursos de direção autônoma: frenagem autônoma de pedestres, reconhecimento de placas e detector de fadiga, além de piloto automático, Mudança automática de farol, monitoramento de mudança de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, Beats Premium Audio, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar de 127 V.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.