Primeiro modelo da JAC depois da mudança de “atitude” da marca no Brasil, indo para segmentos de menores volumes, mas mais lucrativos, o JAC T6 2016 chega em um momento cheio de novidades e disputando um papel de coadjuvante neste cenário, não que isto seja ruim, a marca tem limitações de importações devido às cotas e, se vender toda ela, já seria muito bom.
O primeiro utilitário-esportivo da marca, o JAC T6 2016 chega com tamanho de suvs médios por preços dos modelos menores, essa é a grande jogada da marca para se diferenciar no mercado. Possui 4,47 m de comprimento e 1,84 m de largura e um preço competitivo a partir de R$ 69.990.
Embora seja oferecido na faixa de preço de utilitários esportivos compactos – a partir de R$ 70 mil –, como Ford EcoSport e Renault Duster, além das novidades Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008 (confiram as avaliação nos links dos nomes), o JAC T6, a julgar por suas dimensões e conteúdos pode competir com os SUV´s maiores: Hyundai Tucson, Hyundai ix35, Kia Sportage, Honda CR-V etc.
O visual do JAC T6 2016 é bem resolvido com linhas que remetem ao Audi Q3 na traseira. Na frente as linhas são claramente um JAC, mostrando que a marca já começou a criar uma identidade visual que segue para a linha, clara demonstração de desenvolvimento de seus departamento de design.
O design foi todo desenvolvido no centro de design da JAC, em Turin, na Itália. O SUV tem apliques cromados por toda a grade e ao redor do vidro, além de repetidores de seta nos retrovisores. Também traz itens como faróis com projetor e regulagem elétrica de altura e acendimento automático, que inclui o funcionamento automático durante 30 segundos após o motor do carro ser desligado.
Embaixo do capô do JAC T6 2016 temos um motor quatro cilindros 2.0 litros 16V VVT JetFlex, com cabeçote construído em alumínio. Este propulsor gera 155 cv e 160 cv, ambos a 6.000 rpm quando abastecido com gasolina e etanol, respectivamente. Assim como todos os modelos da JAC equipados com o sistema Jet Flex, não utiliza o tanquinho de gasolina para as partidas a frio, devido a um sistema de pré-aquecimento do combustível – neste caso, o etanol – e que elimina a necessidade de executar a partida com gasolina do reservatório extra.
Infelizmente o excelente e impressionante motor turbo que equipava as unidades pré-serie não foram disponibilizados, pelo menos neste momento, mas a marca sinaliza que existe a possibilidade de chegar ao mercado brasileiro.
O conjunto motor é complementado por uma caixa manual de cinco marchas, e tração dianteira. Infelizmente nada de transmissão automática, nem tração 4×4, o que limita a lista de clientes que buscam estes itens, segundo a marca a transmissão automática só em maio do ano que vem e será uma caixa CVT, como no Honda HR-V.
A suspensão independente tem uma calibragem bem esportiva, permitindo até certas ousadias devido a boa estabilidade. Segundo o importador o modelo rodou quase 1 milhão de quilômetros por todo tipo de terreno em estradas brasileiras antes de chegar ao acerto final de carga de molas e amortecedores, visando a adaptação mais condizente à realidade de uso no país. O sistema conta com McPherson na dianteira e multilink na traseira, com barras estabilizadoras em ambos os eixos.
Já o conjunto de freios traz discos nas quatro rodas com sistema antibloqueantes (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD). As rodas são de liga leve aro 17” e têm desenho exclusivo, calçando pneus 225/60 R17. A direção oferece assistência elétrica progressiva, com boa calibragem.
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Como esperamos de um modelo do segmento e tradicionalmente na marca JAC, o modelo vem bem equipado com diversos itens de comodidade, como vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, sendo que os retrovisores podem ser rebatidos com um simples toque em uma tecla – opcional. Os quebra-sóis oferecem espelhos e luzes de cortesia.
No console, o carro oferece tomada 12 V e conexão com USB. A lista de itens de conveniência e segurança prossegue com travamento automático das portas a 15 km/h, sensor de estacionamento com câmera de ré (direcionável de acordo com o ângulo de esterçamento das rodas dianteiras) e volante multifunções com regulagem de altura.
O sistema multimídia da Foxconn (opcional) é intuitivo e em português, possui conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3, entradas USB, SD Card e Auxiliar. A novidade fica por conta da função “Link”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablet por meio do touchscreen da tela HD de 7 polegadas.
Essa flexibilidade permite utilizar e operar aplicativos como o Waze, verificar e-mails ou acessar o Facebook, e até visualizar o álbum de fotos do seu celular, diretamente do painel do carro.
O JAC T6 2016 leva até cinco pessoas com bom espaço interno, já o porta-malas tem capacidade de até 610 litros, mas ainda permite expansão com o rebatimento do banco bipartido traseiro.
O BlogAuto avaliou o JAC T6 2016 por estradas do interior do estado de São Paulo, e mostrou boas qualidades para enfrentar o segmento que vive o momento mais competitivo da sua história no Brasil. O motor, senão é empolgante como a versão turbo, mostrou-se bem adequado à proposta do modelo, que tem linhas imponentes e que realmente é bem maior que os competidores na mesma faixa de preços. A melhor opção com certeza é a versão completa que sai por R$ 75.670 que vem com o multimídia que permite parear o Waze, companheiro inseparável nos grandes centros.
Preços do JAC T6 2016
- JAC T6 2016 – R$ 69.990
- JAC T6 2016 PACK 1 – Barras longitudinais no teto / retrovisores pintados na cor da carroceria / maçanetas cromadas / frisos laterais cromados / retrovisores externos com rebatimento elétrico – R$ 71.990
- JAC T6 2016 PACK 2 – Pack 1 + câmera de ré / kit multimídia com mirror link – R$ 75.670
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