A JAC Motors cumpriu a promessa, eis o JAC T40 CVT 2019, o modelo mais vendido da marca recebeu não somente a transmissão automática como, um novo motor mais forte e econômico, ar condicionado digital automático e um novo conjunto de instrumentos do painel, muito mais moderno e de excelente leitura.
Sua estreia no mercado brasileiro neste mês de abril. As primeiras unidades começam a desembarcar nos próximos dias e já serão imediatamente distribuídas pela rede de concessionários JAC Motors de todo o país. Além de todo o pacote vasto de equipamentos de série da versão manual, o JAC T40 CVT traz os seguintes itens adicionais:
• Ar-condicionado com regulagem automática de temperatura;
• Bancos revestidos em couro;
• Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro (apenas traseiro no MT);
• Computador de bordo com função de auto-diagnose;
• Sistema start/stop;
• Motor 1.6 16V DVVT;
• Novo quadro de instrumentos;
• Além, naturalmente, da transmissão automática tipo CVT com função para trocas manuais com seis marchas definidas eletronicamente.
Tudo isso por R$ 69.990, ou seja, R$ 10 mil a mais que o modelo manual que continua a venda por R$ 59.990.
Ao anunciar a chegada do novo JAC T40 CVT, a JAC Motors dá início a uma fase promissora e importante no mercado nacional, logo após ter celebrado sete anos de presença no país. “Faz pouco mais de sete anos que lançamos a JAC no Brasil (março de 2011). Durante esse período, a marca viveu a recessão do mercado automotivo e sofreu com as sanções impostas aos carros importados. Os tempos, hoje, são outros. Mas a chegada do T40 CVT deve impulsionar as vendas da marca a ponto de dobrarmos nosso volume obtido do ano passado: vamos chegar a 8 mil carros vendidos em 2018”, anuncia Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors do Brasil.
Além da transmissão e o novo motor 1.6 16V DVVT (dual variable valve timing, ou dupla variação de fase nos comandos de válvulas), o T40 CVT mantém características com 1,57 metro de altura e 1,75 metro de largura. No porta-malas ele comporta até 450 litros.
Por dentro, há dois destaques nessa nova versão: os bancos revestidos em couro ecológico de série e, finalmente, o novo quadro de instrumentos. Ele permite melhor leitura que a versão anterior, onde velocímetro e conta-giros possuem melhor visualização, tendo nas extremidades marcador do nível de tanque de combustível e termômetro de água do motor. Ao centro, o T40 CVT exibe um novíssimo computador de bordo, com várias funções de checagem de funcionamento do carro e dados de cruzeiro, como consumo instantâneo, médio, autonomia e até pressão e temperatura (!!!!) dos pneus, entre outros, ficou faltando o consumo instantâneo.
Afim de presumir um desempenho acima das expectativas para o segmento, a JAC Motors tratou de dotar o T40 CVT com uma nova unidade motriz, até então inédita no Brasil. O motor desloca 1,6 litro de capacidade cúbica, possui quatro válvulas por cilindro e variador de fase no comando de admissão e (a novidade) também no de escape. Esse artifício, batizado de DVVT, é capaz de garantir torque nos baixos regimes e potência nas altas rotações, pois altera o tempo de abertura e fechamento das válvulas de acordo com a necessidade instantânea do motor.
E tudo isso sem deixar de observar o consumo de combustível, que é aprimorado pelo recurso do “start-stop”. Desenvolve a potência de 138 cv a 6.000 rpm e 17,1 kgfm a 4.000 rpm de torque máximo, mas não foi calibrado para ser Flex, por enquanto, somente gasolina.
Já vem equipado com:
• Ar-condicionado Automático
• Cruise Control com comandos no volante
• Lâmpadas halógenas
• Faróis com regulagem elétrica de altura do facho
• Faróis com “Follow Me Home”
• DLR (LED diurno)
• Faróis de neblina (dianteira)
• Lanterna de neblina (traseira)
• Brake-light
• Alças de segurança dianteiras e traseiras
• Para-sol com espelho iluminado (motorista e passageiro)
• Retrovisor interno antiofuscante
• Bancos revestidos em couro ecológico
• Airbag duplo frontal
• Portas com barras de proteção lateral
• Aviso de cinto não acoplado
• Imobilizador
• Travamento automático das portas a 15 km/h
• Freio ABS com EBD
• BAS – Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico)
• BOS – Brake Overide System (pedal “inteligente” de freio)
• ESP – Eletronic Stability Program (controle eletrônico de estabilidade)
• TCS – Traction Control System (controle eletrônico de tração)
• HSA – Hill Start Assist (assistente de partida em rampas)
• TPMS – Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus)
• Sistema JAC Connect Front Camera
• Sensor de capô aberto
• Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
• Computador de bordo com auto-diagnose
• Câmera de ré
• Entradas USB no console central do painel e no banco traseiro
• Isofix
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Como anda?
O BlogAuto testou o modelo em um roteiro da capital até a minha cidade de Itu, o principal destaque fica para o novo motor, muito mais forte e com retomadas muito boas, o trabalho de casamento do motor e a transmissão foi muito bem acertado pela engenharia. que fez com que aquele problema crônico dos câmbios CVT que seguram uma rotação muito alta, fosse melhor administrado pelo motorista com o acelerador.
O acabamento do T40 é sem dúvida o melhor nessa faixa de preço, surpreendendo com revestimento no painel, couro nos bancos, além de mimos como câmera de ré, sensores dianteiros e traseiros. O painel nossa maior reclamação na versão anterior foi atualizado, prova que nossas reclamações são ouvidas. Então vamos colocar mais um detalhe, aumentar as USB na dianteira para duas, existe uma na frente e outra para os passageiros do banco traseiro, e aumentar a potência para carregar os celulares mais modernos.
A JAC mostra que a concorrência direta são os Renault Sandero Stepway e Honda WR-V, este último com preços R$ 14 mil a mais que o T40, cabe a você testar, o que recomendo e lembrando o JAC T40 continua com a garantia de 6 anos!!!
Galeria JAC T40 CVT 2019
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.