Lembro de um jantar que tive com o Sergio Habib, presidente da JAC Motors do Brasil, na China, quando fui conhecer a fábrica da marca na cidade de Hefei. Ele confidenciou que a próxima geração do J3 seria um carro que ele estava desenvolvendo junto com o estúdio de Design em Milão. Esse será o carro que faremos na nossa fábrica no Brasil.
Depois disso veio o InovarAuto e a grande crise que o país passou, os planos da fábrica foram reformulados e adiados, assim como o J3 que no meio do caminho, cresceu e ficou mais “forte” e passou a ter uma cara de um utilitário esportivo, e passou a ser feito na China.
Agora se tem um carro chinês que fala bem o português e o JAC T40 2018, desde sua concepção sempre foi pensado no mercado nacional, o Sergio acompanhou todas as fases desde o desenho até a versão final que você vê aqui nas fotos.
Quando foi desenhado na Itália, ao gosto específico do consumidor brasileiro, o JAC T40 2018 trouxe as necessidades de uso de um SUV de entrada, incluindo o design agressivo e contemporâneo a diversos detalhes de acabamento que denotam uma classe superior. O modelo inclui diversos apliques cromados, que eu pessoalmente acho desnecessário, com destaque para a grade frontal (traz a nova logotipia da JAC MOTORS), a moldura lateral na base da área envidraçada e os filetes no para-choque traseiro.
Alto e largo, o JAC T40 permite a acomodação de passageiros adultos no banco traseiro – a carroceria possui 1,57 metro de altura –, o T40 exibe a largura de modelos do segmento médio do mercado: 1,75 m, o que o equipara a um JAC J5, por exemplo, que tem apenas 2 cm a mais. Com 450 litros de capacidade cúbica no porta-malas, ele é um dos carros mais espaçosos da categoria no compartimento de bagagem.
O painel tem bons acabamentos, inclusive com partes macias ao toque, fica devendo somente os mostradores centrais com iluminação muito fraca.
Na versão Pack 2, o JAC T40 custa R$ 56.990. E já vem equipado com:
- Travamento automático das portas a 15 km/h;
- Aviso de cinto não acoplado (piloto e copiloto);
- Freios com ABS e EBD;
- BAS – Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico);
- BOS – Brake Overide System (pedal “inteligente” de freio);
- ESP – Eletronic Stability Program (controle eletrônico de estabilidade);
- TCS – Traction Control System (controle eletrônico de tração);
- HSA – Hill Start Assist (assistente de partida em rampas);
- TPMS – Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus);
- Sensor de estacionamento traseiro;
- Luzes diurnas de LED;
- Luzes de conversão estática – faróis seguem o movimento de esterçamento do volante em baixas velocidades para auxiliar nas manobras;
- Retrovisor interno antiofuscante;
- Função GSI (Indicador de troca de marchas);
- Função “Follow Me Home”;
- Abertura interna da tampa do tanque de combustível;
- Trava elétrica das 4 portas e da tampa do porta-malas;
- Imobilizador;
- Alarme antifurto;
- Cruise control (controlador de velocidade), acionado por teclas no volante;
- Espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico;
- Faróis com regulagem elétrica de altura do facho;
- Faróis com acendimento automático em função da luminosidade (sensor crepuscular);
- Volante revestido em couro;
- Banco do Motorista com ajuste de altura;
- Dois assentos com Isofix;
- Rodas de liga leve com 16 polegadas, pneus 205/55 R16;
- Direção com assistência elétrica;
- Comandos de áudio no volante de direção.
Quando configurado no Pack 3 (R$ 58.990), o JAC T40 acrescenta os seguintes equipamentos:
- JAC Connect Front Camera;
- Câmera de ré;
- Kit multimídia com tela de 8 polegadas.
Como único opcional, o JAC T40 ainda é oferecido com a pintura bicolor, que custa R$ 1.990.
Ao estrear no mercado nacional, o JAC T40 abre uma importante opção ao consumidor verdadeiramente interessado na compra de um SUV. Não se trata de um modelo compacto posicionado como aventureiro ou simplesmente batizado de SUV. O JAC T40 possui aptidões bem específicas para essa configuração, como a altura livre do solo, que é de 18 cm. Suas suspensões, por exemplo, aliam a robustez de uso em off-road leve à performance no asfalto, constituindo-se da aclamada receita com MacPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.
O terceiro SUV lançado pela marca no Brasil oferece motor igual ao do T5. Trata-se de uma unidade 1.5 VVT 16V JetFlex, que desenvolve a potência de 125 cv (gasolina) e 127 cv (etanol), com torque máximo de 15,5 kgfm e 15,7 kgfm, respectivamente. Como prova de um modelo de categoria superior, o JAC T40, além de todos os dispositivos eletrônicos que assessoram nas frenagens, possui um conjunto mecânico mais eficiente que seus rivais: discos ventilados nas rodas da frente e discos sólidos na traseira. O detalhe “esportivo” recai sobre os pinças de freios vermelhas nas quatro rodas.
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O JAC T40 tem um desempenho muito bom, principalmente se comparado com o irmão mais velho e maior o T5, já que dividem a mesma motorização, mas com um peso menor, faz com que o seja bem prazerosa a tocada. Antes que você reclame teremos uma versão com câmbio automático (CVT) no ano que vem. Com a limitação de importação devido ao InovarAuto, não valeria trazer neste momento e faltar produto.
Já andei em todos os modelos da marca e posso dizer que a melhora é muito grande. O visual agora é mais próprio, além do acabamento que está no mesmo nível de modelos equivalente que estão sendo fabricados por aqui.
Vale realmente testar e analisar os pontos e principalmente a diferença do investimento para adquirir o JAC T40 2018.
Galeria JAC T40 2018
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