O fim de semana foi ideal para entender melhor o J3, hatch que marca a estreia da JAC no Brasil, juntamente com seu irmão sedã, o J3 Turin. E é sempre interessante conhecer um carro que é 100% novidade – até mesmo a marca era desconhecida para nós.
Digo isso porque depois de 10 anos no setor, você já começa a decorar o “feeling” da cada marca: o tipo de acerto de suspensão, o peso da direção e até mesmo o cheiro dos carros.
No caso do J3, tudo é inédito. Mas, como a indústria chinesa ainda tem uma história curta, você acaba encontrando a influência de outras montadoras – às vezes até mais que isso.
No J3, por exemplo, dois itens remeteram à Toyota. O miolo da chave e a própria chave, parecida com a do Corolla. Como havia dito no post anterior, a Honda parece ter sido homenageada no acabamento do painel e no funcionamento do câmbio manual.
Mas há aspectos com personalidade pura. Quer saber um? Para ajustar a altura dos espelhos retrovisores, os comandos estão invertidos: para baixo sobe, para cima desce. A confusão exigiu até que a JAC escrevesse a palavra “up” no dispositivo.
Quer outro? As setas do J3 não fazem o famoso “tec-tec”. Descobrir que a luz de indicação de direção está ligada só com ouvidos apuradíssimos já que existe um som, mas é tão baixo que é preciso desligar o carro para escutá-lo.
Derrapadas
No convívio urbano, o J3 tem se mostrado um carro previsível e bem adaptado à realidade brasileira. Como dissemos, a suspensão firme passa muito da imperfeição do piso, mas dá segurança em manobras. O motor, se trabalhado entre 1.800 e 2.500 rpm, dá conta do recado até com quatro pessoas. Alguns leitores observaram que outros veículos acharam o contrário. Pelo que vi, a Auto Esporte achou o carro mole. Respeito mas não concordo. Ele pode até inclinar muito em curvas, afinal ele é bem alto na versão que vem para cá, mas não achei parecido com Palio, por exemplo.
Há algumas semanas, dirigi o Cielo, da Chery, que tem motor 1.6 16V sem comando variável, e a diferença de comportamento do J3 é imensa. Mesmo menor, o motor 1.4 tem fôlego maior em rotações médias – já o Cielo precisa ser exigido para despertar.
Apesar do bom começo, o J3 teve duas “derrapadas”. O vidro do passageiro faz um barulho incômodo quando é totalmente aberto e parte da espuma que isola isso está saindo pelo vão. E o pedal de embreagem perdeu o acabamento em borracha, que ficou passeando no assoalho neste fim de semana. Detalhes que acontecem com qualquer um, mas que precisam ser corrigidos lá na China.
[nggallery id=38]
Vamos ver se a JAC vai emplacar vendendo carros pelos 37.000,00
Não tem mesmo comp. de bordo, não, né?
Podia vir sem os pneus, mas com computador de bordo. Pneus eu pelo menos poderia fazer algo a respeito aqui. Sobre computador de bordo, único jeito é FIAT, VW e 207XS
O mundo está acabando… A Porsche fez um SUV e um sedan, a Ferrari está fazendo carros feios, os carros da Toyota deram defeito, a Rolls Royce vai lançar um elétrico, a GMb quer renovar a linha (coisa que não acontecia desde 94), os chineses estão começando fazendo carros bons (o jac acima é a prova) até o terremoto do Japão é uma prova de que o fim está próximo
Fico feliz da JAC Motors ter lançado no brasil um carro tão arrojado com um belo dezainer e com preço tentador,espero que continui assin.
Acabei de ver o j3 turim, o seda, fiquei impressionado com a quantidade de itens de serie, roda 15', abs, air bag duplos, vidros eletricos nas 4p, retrovisores eletricos, ar digital.. So faltou mesmo o computador. Gostei acabamento do carro. Por mais 2 mil tem o logam com vidro eletrico na frente sem air bag e abs, mas comcomputador de bordo. Fica ai a duvida…
@jefferson G.Marques
"Dezainer", ninguém merece.
Meu jovem…"dezainer" e "continui assin" ainda não existem no nosso idioma! Você é Chinês também??
Poxa, que avaliação preguiçosa, hein, Blogauto? Não informou o consumo do carro (em tempos de gasolina ultrapassando os R$ 3,00, isso é mais que importante), não falou dos itens de série, não estabeleceu comparação entre os concorrentes, não mencionou os seis anos de garantia, e por fim, não disse se vale a pena comprar ou não. Nota zero pra vocês!
Já teve alguma cobaia?
Me conte.
Concordo com o André, faltou uma quantidade considerável de informação para a reportagem ficar bacana.
Bom pessoal tenho um J3, e ate agora superou minhas espectativas, esta com 5 mil Km, o consumo é de 14 l/Km (rodovia/estrada), concordo que ele faz um baixo ruido nas portas quando os vidros estão abertos, achei o motor manco para 108CV, senti falta do modulo de subida dos vidros quando o alarme é acionado, mas todos os opcionais anunciados então concretizado no veiculo…,tive um Fox 2010 – 1.0 que com 3 mil/Km deu problema no motor fiquei 15 dias com carro reserva esperando o conserto e tive um Astra 08 – 2.0 que fazia varios barulhos internos inclusive nas portas como o J-3, então ''merda por merda'' o chines é sim uma boa aquisição.
Fui na JAC conhecer o J3 e o carro me impressionou no preço, na garantia de 6 anos sem quilometragem, no itens de série que o carro oferece. Falta só fazer um teste dryver. Achei muito tentador o carro. Consumo médio: (estrada: 15km/h e rodovias: 11,4km/h com o ar ligado. Esses detalhes do acionamento do vidro trocado, do barulho quando o vidro esta totalmente aberto acostumamos. O problema é que estamos acostumados com as marcas conhecidas no mercado e ainda dar muita dor de cabeça. Eu vou apostar no chinês. Todo carro tem uns detalhes imperfeito. Nõs sabemos. Mais custo benefícil o carro J3 mereçe um olhar mais apurado.
Pessoal, apostei, comprei um J3 e estou adorando. Antes de comprar comparei com outros nacionais e "nacionalizados"; desculpem, mas não há comparação. Desde o acabamento, motor itens de série etc. O carro está superando as expectativas. Fora o design, que é muito bom. Comparem o painel dele com o do Fiesta / Sandero etc. O do J3 é muito mais bonito. Além de vir com coisas que eles nem falam na propaganda (sensor de estacionamento de ré, farol de " milha", luz de neblina traseira, vidro eletr. nas 4, espelho elétrico, som MP3, regulagem altura faróis, abertura porta-malas, e tanque internos etc., sem contar o ABS com EBD etc.). Não estou fazendo propagando (nem trabalho com isso), mas acho que realmente é importante falarmos quando estamos satisfeitos. Vou usar mais um tempo e depois digo como o carro está se saindo. Falamos de marcas conhecidas, mas antes tive um Peugeot que me deu problema na suspensão umas 4 vezes e na injeção mais umas 3. Isso num curto período.
ESTOU COM O MAURICIO,APOSTEI NO JEC3,E COMPREI UM,ESTOU FASCINADO COM A MAQUINA,PARABENS SERGIO HABIB PALIO,FOX.AGILE,CORSA ETC,TEM SÓ FAMA DE BOM.ASSINO EMBAIXO DA MARCA, PODEM COMPRAR GUE VÃO GOSTAR.
Gostaria de saber se o porta malas do jac3 é bom e li uma reportagem de fora do Brasil que criticava a abertura do porta-malas e das portas dependente do motorista apenas, o que acaba irritando na hora de abrir as portas; que as demais portas somente se abrem se o motorista abrir a dele. É verdade? Alguém sabe tb se há jac Flex? Grata.
Eu sei que ainda é cedo, mais faltou também uma avaliação ou comentário sobre o custo de manutenção e as peças de reposição. Alguém tem alguma idéia desses pontos?
Comprei um J3 Hatch e estou plenamente satisfeito. O carro é muito bom e oferece tudo o que foi prometido. É confortável, ágil, bonito e resistente. Já estou com 11.000 km, fiz as revisões e não tive nenhum problema, muito pelo contrário, o atendimento da concessionária no pós venda foi infinitamente melhor do que o da Renalt, que pra mim é de triste memória. Estou feliz com o carro e recomendo para quem quiser comprar. Um abraço Astolfo.
Computador de bordo? auhauhauhauhauha, quem precisa dessa porcaria meu. As roupas e todos os equipamentos eletrônicos que vcs usam são chineses, e ninguém reclama. Rebarbas no painel? auhauhauahuah, me esqueci que o palio, o celta, o gol e os outros vem perfeitos de fábrica….só podem estar brincando comigo. Olha o preço dos caras. Que venham os chineses e forcem as nacionais a baixarem os preços ou oferecerem mais opcionais, e não o protetor de cárter. Cara, não acredito nas reclamações de vcs….computador de bordo?…esse mundo tá mudado….vcs merecem andar de celta pro resto da vida, auhahauhauha.
o mundo dos carros esta terminando mesmo eu axo esses carros copias imitações de grandes montadoras que dominam a tecnologia e pra mim isso quer dizer e quem prescisa copiar e porque não sabe fazer e não sabe oque esta fazendo não tem experiência nenhuma ou seja copiam ate os defeitos sem se dar conta que eles existam etc…
Qual e credito que agente da pra um produto assim ?
Conheci,hoje,o 'J3'e o 'Turin'.Fiquei entusiasmado com os carros,ainda que 'com o pé atrás'pela novidade da marca,mas com a disposição de 'encarar'.Entretanto, lamentei quando soube que a motorização não é 'flex':a meu ver, 'defeito' grave para um carro 'brasileiro',que todavia deve estar prestes a ser sanado.
Senhores
Tenho um J3 Turin e vos digo, o carro é bom, não tenho o que reclamar, alem de todos as acessórios destacados por Maurício o meu veio com bancos de couro, ressalto que o preço é o mesmo que o anunciado R$ 39.900,00 Aquelas propagandas mentirosas que os nacionais apresentam oferecendo na tv um preço e quando você chega na concessionáira e taxa disso, daxa daquilo e no final voçês já sabem né….
Olá,
Assim como muitos tive muitas dúvidas sobre o J3 da JAC. Acabei comprando o carro e decidi fazer um blog para postar meus comentários e avaliações sobre o mesmo.
Espero poder ajudara muitos a tirarem suas dúvidas, bem como mostrar a avaliação feita pelo ponto de vista de um consumidor final e não um mecânico ou um avaliador profissional.
Segue o endereço:
http://j3consumidorfinal.blogspot.com
Obrigado,
Juliano Ribeiro
comprei um jec 3 e estou gostando muito do carro, essa historia de carro faz barulho, isso conversa me mostre um carro que nao faça barulho, comprei um fiesta 1.6 2006, com pouco mais de 1 ano o carro fazia tanto barulho, que vendi pela metade do preço, e disse para mim mesmo carro da ford mais nunca, quanto a jec 3, os nacionais que se cuide em oferecer carro completo e barato, por os chines estao disbancano.