O segmento do utilitários esportivos está efervescente, depois de reinar sozinho por muito tempo o Ford EcoSport, não para de receber concorrentes, temos pelo menos uns quatro lançamentos no segmento. Agora é a vez do Honda HR-V 2016, muito antecipado, o modelo chega com vários atributos para ser um dos melhores, e talvez, um dos mais vendidos do segmento.
Desenvolvido para ser um modelo mundial, o Honda HR-V 2016 chega para ser o quarto modelo da marca nipônica no Brasil, produzido na unidade de Sumaré, no interior de São Paulo, terá também a produção na Argentina e pretende vender em 12 meses, nada modestos 50 mil unidades.
O Honda HR-V 2016 vem somente com tração dianteira e motor 1.8 litro i-VTEC variando a transmissão CVT ou ao câmbio manual de seis velocidades, lá fora existem outras opções de motores e a tração integral.
Apesar de ser um utilitário esportivo, o Honda HR-V 2016 adotou um visual claramente urbano, não buscando o apelo off road na suas linhas. Na frente, uma grade larga com acabamento em black piano, envolvida pelo para-choque e pelo conjunto de faróis alongados que se estendem até o para-lama, trazendo a atual identidade visual da Honda – Solid Wing Face.
Nas laterais, as duas linhas que cortam a carroceria a partir da coluna “C”. As portas traseiras trazem maçanetas embutidas, reforçando o design cupê. A parte traseira do veículo apresenta um visual mais elevado, completado com lanternas, luzes de freio e brake light com LEDs.
A primeira impressão ao entrar no Honda HR-V 2016 é o console central elevado e painel de instrumentos, transmitindo a sensação de um cockpit. Além do ajuste de luminosidade dos instrumentos, o motorista pode personalizar a cor do aro que circula o velocímetro, escolhendo entre sete diferentes opções (amarelo, laranja, vermelho, rosa, roxo, azul e branco), já o mostrador no lado direito tem muitas informações que tornam um pouco confusas a visualização.
O interior é muito parecido em todas as versões, cabendo a variação nos acabamentos dos bancos e nos conteúdos das versões. A coluna de direção tem ajuste de altura e profundidade, assim como o banco do motorista, permitindo encontrar a posição ideal para dirigir. Entre os itens de série, o modelo traz ar-condicionado, freio de estacionamento com acionamento eletrônico, vidros elétricos com um toque para subida/descida e sistema de áudio com CD player e entrada USB. As versões EX e EXL possuem ainda controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático) e volante com revestimento em couro.
Na versão EXL, o ar-condicionado é digital com os comandos touchscreen. Nessa configuração topo de linha, o Honda HR-V 2016 é equipado com airbags frontais e laterais, além do exclusivo sistema multimídia com monitor multi touchscreen de 7” e navegador integrado ao painel.
Essa unidade traz software de última geração, com GPS integrado contendo as informações de trânsito das principais capitais do país – inicialmente, São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG).
O sistema multimídia também conta com uma entrada HDMI, que permite o espelhamento de dispositivos como celulares, tablets e câmeras digitais para a reprodução de áudio e vídeo (quando o veículo estiver com o freio de estacionamento acionado), duas entradas USB e CD player. No display é possível ainda a reprodução de imagem da câmera de ré com três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de guia acompanha a rotação do volante.
Com 4.295 mm de comprimento, 1.586 mm de altura, 2.610 mm de entre-eixos, 1.770 mm de largura e a disposição central do tanque de combustível, o modelo permite acomodar até cinco passageiros. O porta-malas possui 437 litros de capacidade.
O Honda HR-V 2016 é equipado com o motor i-VTEC 1.8 SOHC flex, o mesmo que equipa o Civic, com o sistema FlexOne, que dispensa o tanque auxiliar para partida a frio, garantindo um acionamento do motor de forma rápida e segura, mesmo em situação de baixa temperatura ambiente, além de performance com economia de combustível. Ao acionar o controle da chave para destravar as portas, um conjunto de aquecedores entra em ação diretamente na linha de combustível tornando a temperatura, principalmente do etanol, ideal para compor uma mistura ar/combustível pronta para entrar em combustão imediata.
A calibragem do motor i-VTEC 1.8 litro tem uma característica diferente, a maior potencia é conseguida com gasolina, normalmente é o contrário. A potência máxima de 139 cv a 6.300 rpm e torque de 17,44 kgfm a 5.000 rpm com a utilização de etanol – quando abastecido com gasolina, são 140 cv a 6.500 rpm e 17,34 kgfm a 4.800 rpm. Além da opção de transmissão manual com seis velocidades (exclusiva para a LX), a versão de entrada conta com a CVT (Continuously Variable Transmission – Transmissão Continuamente Variável). Esse câmbio também foi adotado nas versões EX e EXL, sendo que o sistema conta com conversor de torque. A versão ELX possui paddle shift (aletas no volante) e sete marchas simuladas, para uma condução mais dinâmica.
Toda a linha HR-V traz, de série, o controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering). Esse dispositivo interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo.
O modelo é equipado, ainda, com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em aclives. Também são itens de série os pneus 215/55 R17, as rodas de 17” com design esportivo (nas versões com câmbio CVT) e o sistema de freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem), para conseguir um preço menor na versão de entrada manual, o HR-V vem com rodas de ferro com calotas.
O Honda HR-V 2016 é o primeiro veículo com produção nacional a trazer freio de estacionamento eletrônico e sistema Brake Hold de série. Com essa tecnologia, se o motorista acionar o freio e mantiver o carro parado por um longo período, como em um congestionamento, o controle elétrico do freio de estacionamento é automaticamente ativado. Mesmo que o condutor tire o pé do pedal, o veículo permanecerá freado e, ao acelerar, o freio é automaticamente liberado, oferecendo mais conforto em trânsito urbano.
O SUV traz ainda, na versão EXL, retrovisores com rebatimento elétrico e a função Tilt Down, que ajusta para baixo automaticamente o espelho retrovisor direito quando o motorista engata a marcha à ré, facilitando a visualização de obstáculos durante a execução de manobras e balizas. Quando desengata a ré, o espelho volta para a posição anterior. As versões EX e EXL possuem também luzes indicadoras de direção em LED nos retrovisores.
O Honda HR-V 2016 possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem e está disponível nas cores: sólida: Branco Taffetá, Metálicas: Prata Global, Cinza Iridium, Cinza Barium e Marrom Júpiter. Além das perolizadas: Preto Cristal e Vermelho Mercúrio.
Os preços como já adiantamos aqui, são para a versão de entrada LX, por R$ 69.900, com câmbio manual de seis velocidades e rodas de ferro (?!?!?!), mas segundo a marca a previsão é de ser apenas 1% do mix, a versão LX automática usa o mesmo câmbio CVT do Fit e City e custa bem mais: R$ 75.400, vai representar 11% do mix. Já O HR-V EX sai por R$ 80.400 e 42% do mix. A versão mais cara, EXL, custa R$ 88.770 e tem vários itens exclusivos e deve ser nesse primeiro momento a líder de vendas da linha com 46% do mix. Ah se quiser uma cor diferente do branco terá que pagar mais R$ 1.200.
O BlogAuto foi para a capital do país para ter o contato com a nova linha Honda HR-V 2016, e a marca caprichou, logo de entrada um verdadeiro test-drive de mais de 240 km por estradas. No dia seguinte mais 50 km em trechos urbanos da capital. Parabéns para a equipe da Honda, que possibilitou bastante contato para os jornalistas, e um detalhe, a trilha sonora do carro era só de bandas de rock brasilienses. Nota 10!
Voltando para o Honda HR-V 2016, posso dizer que sabendo que era um modelo mesclado, com plataforma do Fit e motor do Civic, iria ter um performance normal, mas na prática mostrou-se surpreendente, formando um conjunto tão bom que parece um produto inédito. A versão brasileira, apesar de não ter a tração integral, é a mais completa e potente de todo o mundo.
Conversamos com o Líder assistente do projeto global, Tetsuya Mitani, que disse que o Brasil recebeu o pacote mais completo globalmente e que diferente de outros projetos e HR-V foi projetado em conjunto com o Fit, isso fez com que o modelo não tivesse “adaptações”.
Na estrada o modelo tem um comportamento neutro, mesmo quando abusamos em curvas, o modelo continua tranquilo, na “mão”, sem rolagem da carroceria, comum em modelos da categoria, claro isso também vem dos excelentes pneus Michelin aro 17 que equipam o modelo.
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Sim a batalha no segmento recebeu um player que vai dar muito trabalho para a concorrência, agora aguardar as novas armas dos outros jogadores, mais novidades nos próximos dias.
Galeria Honda HR-V 2016 LX
Galeria Honda HR-V 2016 EX
Galeria Honda HR-V 2016 EXL
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