O segmento do utilitários esportivos está efervescente, depois de reinar sozinho por muito tempo o Ford EcoSport, não para de receber concorrentes, temos pelo menos uns quatro lançamentos no segmento. Agora é a vez do Honda HR-V 2016, muito antecipado, o modelo chega com vários atributos para ser um dos melhores, e talvez, um dos mais vendidos do segmento.
Desenvolvido para ser um modelo mundial, o Honda HR-V 2016 chega para ser o quarto modelo da marca nipônica no Brasil, produzido na unidade de Sumaré, no interior de São Paulo, terá também a produção na Argentina e pretende vender em 12 meses, nada modestos 50 mil unidades.
O Honda HR-V 2016 vem somente com tração dianteira e motor 1.8 litro i-VTEC variando a transmissão CVT ou ao câmbio manual de seis velocidades, lá fora existem outras opções de motores e a tração integral.
Apesar de ser um utilitário esportivo, o Honda HR-V 2016 adotou um visual claramente urbano, não buscando o apelo off road na suas linhas. Na frente, uma grade larga com acabamento em black piano, envolvida pelo para-choque e pelo conjunto de faróis alongados que se estendem até o para-lama, trazendo a atual identidade visual da Honda – Solid Wing Face.
Nas laterais, as duas linhas que cortam a carroceria a partir da coluna “C”. As portas traseiras trazem maçanetas embutidas, reforçando o design cupê. A parte traseira do veículo apresenta um visual mais elevado, completado com lanternas, luzes de freio e brake light com LEDs.
A primeira impressão ao entrar no Honda HR-V 2016 é o console central elevado e painel de instrumentos, transmitindo a sensação de um cockpit. Além do ajuste de luminosidade dos instrumentos, o motorista pode personalizar a cor do aro que circula o velocímetro, escolhendo entre sete diferentes opções (amarelo, laranja, vermelho, rosa, roxo, azul e branco), já o mostrador no lado direito tem muitas informações que tornam um pouco confusas a visualização.
O interior é muito parecido em todas as versões, cabendo a variação nos acabamentos dos bancos e nos conteúdos das versões. A coluna de direção tem ajuste de altura e profundidade, assim como o banco do motorista, permitindo encontrar a posição ideal para dirigir. Entre os itens de série, o modelo traz ar-condicionado, freio de estacionamento com acionamento eletrônico, vidros elétricos com um toque para subida/descida e sistema de áudio com CD player e entrada USB. As versões EX e EXL possuem ainda controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático) e volante com revestimento em couro.
Na versão EXL, o ar-condicionado é digital com os comandos touchscreen. Nessa configuração topo de linha, o Honda HR-V 2016 é equipado com airbags frontais e laterais, além do exclusivo sistema multimídia com monitor multi touchscreen de 7” e navegador integrado ao painel.
Essa unidade traz software de última geração, com GPS integrado contendo as informações de trânsito das principais capitais do país – inicialmente, São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG).
O sistema multimídia também conta com uma entrada HDMI, que permite o espelhamento de dispositivos como celulares, tablets e câmeras digitais para a reprodução de áudio e vídeo (quando o veículo estiver com o freio de estacionamento acionado), duas entradas USB e CD player. No display é possível ainda a reprodução de imagem da câmera de ré com três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de guia acompanha a rotação do volante.
Com 4.295 mm de comprimento, 1.586 mm de altura, 2.610 mm de entre-eixos, 1.770 mm de largura e a disposição central do tanque de combustível, o modelo permite acomodar até cinco passageiros. O porta-malas possui 437 litros de capacidade.
O Honda HR-V 2016 é equipado com o motor i-VTEC 1.8 SOHC flex, o mesmo que equipa o Civic, com o sistema FlexOne, que dispensa o tanque auxiliar para partida a frio, garantindo um acionamento do motor de forma rápida e segura, mesmo em situação de baixa temperatura ambiente, além de performance com economia de combustível. Ao acionar o controle da chave para destravar as portas, um conjunto de aquecedores entra em ação diretamente na linha de combustível tornando a temperatura, principalmente do etanol, ideal para compor uma mistura ar/combustível pronta para entrar em combustão imediata.
A calibragem do motor i-VTEC 1.8 litro tem uma característica diferente, a maior potencia é conseguida com gasolina, normalmente é o contrário. A potência máxima de 139 cv a 6.300 rpm e torque de 17,44 kgfm a 5.000 rpm com a utilização de etanol – quando abastecido com gasolina, são 140 cv a 6.500 rpm e 17,34 kgfm a 4.800 rpm. Além da opção de transmissão manual com seis velocidades (exclusiva para a LX), a versão de entrada conta com a CVT (Continuously Variable Transmission – Transmissão Continuamente Variável). Esse câmbio também foi adotado nas versões EX e EXL, sendo que o sistema conta com conversor de torque. A versão ELX possui paddle shift (aletas no volante) e sete marchas simuladas, para uma condução mais dinâmica.
Toda a linha HR-V traz, de série, o controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering). Esse dispositivo interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo.
O modelo é equipado, ainda, com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em aclives. Também são itens de série os pneus 215/55 R17, as rodas de 17” com design esportivo (nas versões com câmbio CVT) e o sistema de freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem), para conseguir um preço menor na versão de entrada manual, o HR-V vem com rodas de ferro com calotas.
O Honda HR-V 2016 é o primeiro veículo com produção nacional a trazer freio de estacionamento eletrônico e sistema Brake Hold de série. Com essa tecnologia, se o motorista acionar o freio e mantiver o carro parado por um longo período, como em um congestionamento, o controle elétrico do freio de estacionamento é automaticamente ativado. Mesmo que o condutor tire o pé do pedal, o veículo permanecerá freado e, ao acelerar, o freio é automaticamente liberado, oferecendo mais conforto em trânsito urbano.
O SUV traz ainda, na versão EXL, retrovisores com rebatimento elétrico e a função Tilt Down, que ajusta para baixo automaticamente o espelho retrovisor direito quando o motorista engata a marcha à ré, facilitando a visualização de obstáculos durante a execução de manobras e balizas. Quando desengata a ré, o espelho volta para a posição anterior. As versões EX e EXL possuem também luzes indicadoras de direção em LED nos retrovisores.
O Honda HR-V 2016 possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem e está disponível nas cores: sólida: Branco Taffetá, Metálicas: Prata Global, Cinza Iridium, Cinza Barium e Marrom Júpiter. Além das perolizadas: Preto Cristal e Vermelho Mercúrio.
Os preços como já adiantamos aqui, são para a versão de entrada LX, por R$ 69.900, com câmbio manual de seis velocidades e rodas de ferro (?!?!?!), mas segundo a marca a previsão é de ser apenas 1% do mix, a versão LX automática usa o mesmo câmbio CVT do Fit e City e custa bem mais: R$ 75.400, vai representar 11% do mix. Já O HR-V EX sai por R$ 80.400 e 42% do mix. A versão mais cara, EXL, custa R$ 88.770 e tem vários itens exclusivos e deve ser nesse primeiro momento a líder de vendas da linha com 46% do mix. Ah se quiser uma cor diferente do branco terá que pagar mais R$ 1.200.
O BlogAuto foi para a capital do país para ter o contato com a nova linha Honda HR-V 2016, e a marca caprichou, logo de entrada um verdadeiro test-drive de mais de 240 km por estradas. No dia seguinte mais 50 km em trechos urbanos da capital. Parabéns para a equipe da Honda, que possibilitou bastante contato para os jornalistas, e um detalhe, a trilha sonora do carro era só de bandas de rock brasilienses. Nota 10!
Voltando para o Honda HR-V 2016, posso dizer que sabendo que era um modelo mesclado, com plataforma do Fit e motor do Civic, iria ter um performance normal, mas na prática mostrou-se surpreendente, formando um conjunto tão bom que parece um produto inédito. A versão brasileira, apesar de não ter a tração integral, é a mais completa e potente de todo o mundo.
Conversamos com o Líder assistente do projeto global, Tetsuya Mitani, que disse que o Brasil recebeu o pacote mais completo globalmente e que diferente de outros projetos e HR-V foi projetado em conjunto com o Fit, isso fez com que o modelo não tivesse “adaptações”.
Na estrada o modelo tem um comportamento neutro, mesmo quando abusamos em curvas, o modelo continua tranquilo, na “mão”, sem rolagem da carroceria, comum em modelos da categoria, claro isso também vem dos excelentes pneus Michelin aro 17 que equipam o modelo.
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Sim a batalha no segmento recebeu um player que vai dar muito trabalho para a concorrência, agora aguardar as novas armas dos outros jogadores, mais novidades nos próximos dias.
Galeria Honda HR-V 2016 LX
Galeria Honda HR-V 2016 EX
Galeria Honda HR-V 2016 EXL
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A Honda não deixou barato, mais deixou um péssimo isolamento acústico, com roncos assustadores quando o carro anda mais veloz.
Ah! ta! …a Honda ta querendo ir pra roça mesmo; um carro de 70k com rodas de ferro!??? É… Com certeza as montadoras concluíram que os ávidos consumidores tupiniquins realmente são imbecis!!! Estava querendo comprar um, mas devido a essa falta de respeito com os consumidores, estou fora!!! …Colocam roda de ferro na versão de entrada apenas para poderem colocar preços mais altos nas versões mais “top”… Isso só ocorre nos país verdadeiramente subdesenvolvidos, como o Brasil!!!
Concordo com vc Ilderlan, tenho um aircross, que a versão de entrada já vem com rodas de aluminio, inclusive o estepe.É realmente inadimissível um carro de 70 mil que vem com rodas de ferro(esta me parecendo a ecosport de entrada).
É o que o mundo pensa de nós Brasileiros, enfia em nós tudo que vem de fora com o preço lá nas alturas e nós compramos.