Avaliamos a versão mais esportiva da linha Civic, o Honda Civic Si, que marca o retorno da veriante mais nervosa que já vendeu mais de 3.500 unidades do antigo Honda Civic Si, e qye agora volta a crescer com a chegada da nova geração, agora na carroceria cupê.
A carroceria cupê do Honda Civic Si, complementada por outros detalhes como a exclusiva grade com o logo “Si”, faróis, para-choque e para-lamas integrados e rodas aro 18” de liga leve diamantadas. Na traseira, o visual marcante é representado por lanternas com novo design, amplo aerofólio, ponteira de escapamento cromada, difusor de ar no para-choque e o emblema “Si” na tampa do porta-malas.
O “sobrenome” Si (Sport Injection) marca a versão Produzida em Alliston, no Canadá, onde utiliza a mesma plataforma do Civic sedã, porém com personalidade própria.
O motor teve seu estilo “americanizado” aumentando a cilindrada e torque e baixando as rotações, todos os números superam a versão antiga, mas a tocada ficou diferente, mais “normal”. O motor 2.4 litros i-VTEC 16 válvulas DOHC a gasolina, incluindo o alumínio no bloco, cabeçote e cárter, e o comando de válvulas variável permitiram atingir a potência de 206 cv a 7.000 rpm e o torque de 23,9 kgfm a 4.400 rpm, com uma taxa de compressão de 11:1 – em relação à versão anterior do Civic Si, 2.0 i-VTEC, a potência teve um aumento de 14 cv e o torque de 5 kgfm. A rotação pode chegar a 7.100 rpm, antes dos mais de 8 mil rpm da versão anterior.
No painel, um LED laranja acende ao lado do nome i-VTEC no exato momento em que o sistema privilegia a potência em altos giros, aumentando a abertura de uma válvula de admissão e uma de exaustão, por cilindro.
O câmbio do Honda Civic Si é manual de seis velocidades dotado de diferencial com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential), nada de DSG, aqui a tradição impera. O modelo também conta com o sistema VSA (Vehicle Stability Assist) para auxiliar no controle da estabilidade, quando é preciso retomar o domínio do veículo em situações de sobre-esterço (saída de traseira) e subesterço (saída de frente). Sua central eletrônica detecta falhas de aderência e possível perda de trajetória, freando e liberando na intensidade exata a roda afetada para que o carro retorne à direção correta, além de atuar sobre o sistema de injeção/ignição eletrônica, quando necessário.
Para complementar o conjunto esportivo, a suspensão dianteira do tipo MacPherson e a traseira Multi-Link passaram por alterações na geometria e trazem novos componentes. No sistema traseiro, as molas estão com maior ângulo, os amortecedores têm nova calibragem e a barra estabilizadora está mais rígida, oferecendo mais estabilidade mesmo em curvas acentuadas.
Os pneus 225/40R18 também contribuem para o excelente desempenho do Civic Si Coupé, assim como a direção com assistência elétrica EPS (Electric Power Steering). No sistema de freios, foram adotados discos ventilados na dianteira e discos rígidos na traseira, com ABS (antibloqueamento) e EBD (distribuição de frenagem).
O interior do Honda Civic Si ressalta sua esportividade com o revestimento dos bancos nas cores preta e vermelha, além do painel, que traz componentes com aspecto de fibra de carbono e instrumentos com iluminação vermelha.
O toque final de esportividade fica por conta do shift light, sistema localizado no painel superior à esquerda que informa a aproximação da rotação de potência máxima do motor: conforme o giro aumenta, seis luzes acendem gradativamente em linha. As primeiras quatro são na cor laranja e as duas últimas são vermelhas – a última indica que o motor está produzindo sua potência máxima, no limite de suas rotações. Ao lado, o motorista ainda encontra velocímetro e os medidores de combustível e temperatura do motor. Na parte inferior estão conta-giros, hodômetro digital, avisos visuais e indicador de temperatura externa.
Também está integrado ao painel o display de LCD com a nova função Power Monitor, que indica por meio de um gráfico de barras a evolução da potência do motor. No painel central, está o Display Audio, uma tela de 7” sensível ao toque que reproduz imagens da câmera de ré com três níveis (visão normal, com campo ampliado e de cima para baixo), além de informações do CD/MP3 player, Bluetooth, entradas USB e HDMI para iPod/iPhone, computador de bordo com dados do veículo e ar-condicionado digital. O conjunto de áudio de alta definição traz quatro alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer.
Infelizmente o uso no dia a dia é prejudicado pelas nossas esburacadas ruas, mas quando entramos em uma estrada com bom asfalto, é como tirar uma fera da jaula, ele se sente em casa, principalmente quando subimos o giro e a luz do i-VTEC acende.
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Disponível nas cores sólidas Taffeta White e Rallye Red e nas perolizadas Crystal Black e Orange Fire, o Honda Civic Si 2015 tem preço público sugerido de R$ 129.000,00, com três anos de garantia, sem limite de quilometragem.
Principais Equipamentos
- Logo “Si” na grade dianteira, tampa do porta-malas, volante, bancos e tapetes
- Rodas de liga leve aro 18”
- Faróis de neblina
- Vidros, travas das portas e retrovisores com acionamentos elétricos
- Ar-condicionado automático e digital
- Câmera de ré
- Teto solar com acionamento elétrico
- Áudio com visor LCD de 7” (CD/AM-FM/USB/Bluetooth)
- 4 alto-falantes, 2 tweeters e 1 subwoofer
- Painel de instrumentos com iluminação vermelha
- Revestimento de couro no volante e manopla de câmbio com detalhe em alumínio
- Bancos com revestimento em tecido exclusivo nas cores preta e vermelha
- Volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade
- Controlador de velocidade de cruzeiro
- Airbags frontais, laterais e de cortina para motorista e passageiro dianteiro
Galeria Honda Civic Si
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