O comentário é sempre esse, “Nossa um Civic manual”, quando avaliamos o Honda Civic LXS 1.8 era o comentário que sempre acontecia, sim é cada vez mais raro encontrar este modelo nas ruas, mas posso adiantar é bem gostoso de dirigir, ainda mais com o câmbio de seis marchas.
O Honda Civic LXS é a única versão com a possibilidade da transmissão manual, que tem o preço de R$ 73 mil, se optar pela câmbio automático sobe para R$ 76 mil.
O motor do Civic LXS é um quatro cilindros 1.8 litro 16V i-VTEC FlexOne que desenvolve 139 cv a 6.200 rpm quando abastecido com gasolina e 140 cv a 6.500 rpm, com etanol. Já o torque é de 17,5 kgfm a 4.600 com gasolina e 17,7 kgfm a 5.000 rpm com etanol.
E como funciona esse câmbio manual de seis velocidades do Honda Civic? Muito bom, com engates suaves e rápidos, permitindo facilmente uma tocada mais esportiva. O escalonamento está bem equilibrado, com as primeiras marchas bem curtas, o que é muito bom para o trânsito dos grandes centros, já as marchas mais altas estão longas, apenas a sexta poderia ser um pouco mais longa, para melhorar os resultados em estradas, a 120 km/h a rotação do motor está em 2.750 rpm, poderia ser um pouco mais baixo, para melhorar o consumo e nível de ruído.
Em arrancadas, temos que tomar cuidado para não destracionar nas acelerações mais empolgadas, o motor fica bem esperto quando está mais “cheio”.
O design segue sem novidades, a versão LXS vem com rodas de liga leve de 16 polegadas calçadas com pneus 205/55R16, acompanhando o restante da linha, com o visual bem acertado, e que agrada ao olhar.
Disponível em seis cores sendo a que testamos, o Branco Taffeta, a única sólida e sem custo adicional, todas as outras sofrem um acréscimo de R$ 1.200. As outras opções são: as metálicas: Azul Denim, Cinza Barium, Cinza Iridium e Prata Global, além da perolizada Preto Cristal.
Na parte de segurança do Civic LXS nada de airbags laterais, nem de cortina, somente os duplos dianteiros. Também não estão disponíveis os faróis de neblina no para-choque dianteiro. Outros itens que ficaram de fora são: o HSA (Hill Start Assist – Assistente de partida em aclives) e o VSA (Vehicle Stability Assist – Assistente de tração e estabilidade).
No interior, nada de couro, mas os bancos de tecido tem acabamento muito bom e claro, o que faz com que o interior “cresça”, aqui a marca não depenou o modelo, e vem com equipamentos que normalmente são “opcionais” com a câmera de ré, estão presentes direção elétrica, ar condicionado, vidros, travas e espelhos com acionamentos elétricos, entre outros mimos. Pessoalmente, por pegar muita estrada, senti muito a falta do controlador de velocidade de cruzeiro, o famoso “piloto automático”, o Dona Honda arruma isso ai!!!
Vídeo: ex-piloto de Fórmula 1, Luiz Razia ensina com melhorar sua performance nas pistas
O Honda Civic tem classificação “A” no programa Conpet do Inmetro com consumo no ciclo urbano de 7,2 km/l e 10,9 km/l com etanol e gasolina, respectivamente. Já na estrada os números melhoram passando para 9,2 km/l com etanol e 13,5 km/l com gasolina.
Botão ECON
Quando apertamos o Botão ECON, nas versões com transmissão automática, as trocas de marcha (com alavanca do câmbio na posição “D”) são realizadas em menores rotações. Em todas a injeção eletrônica realiza a alimentação de forma progressivamente linear, assim como, o compressor do ar condicionado tem seu ciclo de funcionamento reduzido, aumenta-se a recirculação interna do ar e o ventilador também tem sua velocidade de rotação reduzida
Galeria Civic LXS 1.8 2015
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
Excelente avaliação, Fabiano. Não troco meu bravo tjet com câmbio manual por nenhum automático. Purista? Pode ser, adoro dirigir, e sobretudo ter o carro literalmente a mão.
O controle de cruzeiro foi capado na linha 2015, se não me engano, quando ele recebeu o novo sistema de partida a frio.
Tem vídeo no canal do YouTube da avaliação desse Civic xls manual 2015? E outra vale apena por banco de couro ou o de tecido agrada? Valeu.