O quarentão Honda Accord chega a sua décima geração, muito mais moderno e finalmente com vários sistemas de segurança que estão tão comuns nesse segmento. O modelo será vendido em apenas uma versão, a Touring, por R$ 198.500.
Desenvolvido sobre uma nova plataforma com porte mais baixo e largo, e com uma estrutura mais leve, rígida e sofisticada, o Honda Accord 2019 representa também a chegada de uma nova motorização 2.0 litros Turbo VTEC, a mesma já utilizada no Hatchback Civic Type R com calibragens diferentes, com injeção direta e transmissão automática de dez velocidades, utlizada pela primeira vez em um veículo de tração dianteira.
A dianteira é destacada pela grade tradicional da Honda com uma asa cromada posicionada acima de uma grande entrada de ar e flanqueada por faróis full-LED com faróis de neblina também de LED. O capô apresenta um centro elevado e as laterais da carroceria reforçam o comprimento visual. Complementando o design, rodas de liga leve de 18 polegadas, com desenho exclusivo. A vista traseira similarmente baixa e larga é arrematada por uma tampa de porta-malas elevada, lanternas traseiras em LED e as saídas duplas de escapamento. A eficiência aerodinâmica total foi melhorada em aproximadamente 3%, para tornar o carro o Accord mais aerodinâmico até hoje.
O Honda Accord 2019 proporciona uma visão panorâmica graças ao seu painel mais baixo e colunas 20% mais estreitas, deslocadas para trás na parte inferior. O novo painel de instrumentos de toque suave tem um perfil ultrafino e design em três camadas, com uma forte plataforma superior que descreve um arco contínuo desde sua seção externa através da base das portas, dando uma sensação de força e continuidade visual.
O posicionamento dos bancos para dentro proporciona liberdade de movimentos e é complementado pelos apoios de braço mais acolchoados, mais longos e largos na frente e atrás. Os bancos redesenhados do Accord trazem um apoio para ombros mais alto e maior apoio lateral. Novo acolchoamento dos bancos de alta precisão com firmeza variável melhora o conforto e apoio dos bancos. O banco do motorista tem ajuste elétrico de 12 posições com apoio lombar de altura regulável e o conforto do passageiro é ainda maior com os novos bancos dianteiros ventilados.
O novo Accord traz um sistema multimídia totalmente novo, incluindo um painel de instrumentos TFT de sete polegadas e uma nova central multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas com controles físicos rotativos de volume e sintonia. Mais itens intuitivos e funcionalidade, juntamente com compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, bem como a tecnologia de recarga de celulares por indução no console central.
O modelo traz ainda um novo head-up display de 6 polegadas, projetado diretamente no para-brisas, fornecendo informações claras ao condutor. Além disso, um sistema de som Premium, teto solar, enquanto o motorista conta com comodidades como oito sensores de estacionamento, câmera de ré, partida, abertura e fechamento do carro sem chave, navegador nativo, dentre outros equipamentos.
A paleta de cores do interior do Accord é sofisticada e oferecida em três opções: preto, cinza e marfim. Os bancos são revestidos em couro perfurado e costura pespontada em áreas selecionadas.
O novo motor 2.0 turbo compartilha em grande parte o projeto do esportivo Civic Type R, oferecendo torque superior ao motor V6 anterior e desempenho ainda mais refinado.
Montado na fábrica de motores da Honda em Anna, no estado americano de Ohio, o motor traz o maior torque já oferecido num Accord. Comparado ao 2.0 turbo do Civic Type R, o motor do Accord utiliza um turbocompressor com turbina menor, de baixa inércia, para melhores respostas em baixas rotações. Com pressão máxima de carga de 20,8 psi, o motor 2.0 litros do Accord fornece 256 cv a 6.500 rpm e 37,7 kgfm de torque entre 1.500 e 4.000 rpm.
Esse novo motor traz cabeçote DOHC de alumínio fundido a baixa pressão com peso leve. Com as aberturas de escapamento diretamente no cabeçote, o uso de um coletor de escapamento externo foi eliminado, diminuindo o peso do motor e simplificando a montagem. O coletor tem resfriamento líquido para ajudar a manter o controle do calor e tem design “4 em 1” para melhor eficiência no consumo e resposta de aceleração.
Uma corrente de baixo atrito movimenta os dois eixos de comando no cabeçote e as quatro válvulas em cada cilindro. O comando de válvulas não requer manutenção por toda a vida útil do motor. Para reduzir ainda mais o peso, são usados eixos de comando ocos, com paredes finas.
Para melhorar o consumo, emissões e potência, o motor usa válvulas de escapamento recheadas com sódio. Uma câmara oca dentro das válvulas contém sódio, que é resfriado pela manga de arrefecimento da saída do escapamento. Como a câmara fica próxima à cabeça da válvula, o sódio ajuda a resfriar a válvula inteira e, como a válvula é resfriada internamente, não necessita da mistura de combustível enriquecida usada geralmente nos motores turbo para ajudar a resfriar as válvulas de escape. A mistura mais magra resultante diminui as emissões, melhora a eficiência e aumenta a potência.
O motor VTEC Turbo 2.0 16 válvulas usa um avançado sistema de controle das válvulas para combinar alta potência com alta eficiência em consumo e baixas emissões. O sistema combina Controle Variável de Abertura das válvulas (dual VTC), que ajusta continuamente a fase dos eixos de comando de admissão e escapamento, com Variable Valve Timing e Lift Electronic Control (controle eletrônico de abertura – VTEC), que modifica o levantamento das válvulas, o momento de atuação e a duração da abertura das válvulas de escapamento.
O timing do comando varia conforme a informação de sensores que monitoram a rotação, abertura do acelerador, posição do comando e proporção de ar e combustível no escapamento. O resultado é menor consumo e menores emissões.
O cabeçote inclui velas de ignição pequenas com 12 mm (M12), em vez das mais comuns, com 14 mm (M14), para poupar espaço e peso. O cabeçote também inclui injetores de combustível multi orifícios com furos com menor diâmetro. A injeção direta a alta pressão otimiza a atomização do combustível, permitindo uma combustão mais eficiente. Para garantir uma carga com alta turbulência que melhora ainda mais a eficiência na combustão, tanto a entrada da admissão como a coroa do pistão têm design especiais.
O Honda Accord 2019 oferece a inédita transmissão automática 10AT de 10 velocidades, desenvolvida pela Honda, a primeira desse tipo no segmento do Accord. Projetada para máxima eficiência com baixa inércia interna e uma amplitude excepcionalmente grande, a 10AT maximiza o desempenho e consumo de combustível. Comparada à anterior caixa automática de 6 marchas, a 10AT é 9,97 kg mais leve e tem uma amplitude total 68% maior, com a primeira marcha 43% mais baixa e a marcha mais elevada, 17% mais alta.
A 10AT foi projetada para ser leve e compacta. Ela traz quatro conjuntos de engrenagens planetárias que trabalham juntos para proporcionar uma ampla faixa de relações de 10,139:1, comparada a 6,041:1 na unidade de 6 marchas da geração anterior do Accord. A caixa de 10 marchas tem um desempenho ascendente e descendente consideravelmente mais rápido que a anterior. Para melhores reações, a transmissão de 10 velocidades pode realizar reduções diretas de 4 marchas, como de 10ª para 6ª ou 7ª para 3ª.
No Accord, a tradicional alavanca do câmbio foi substituída por um seletor de marchas totalmente eletrônico. As posições Park, Neutro e Drive são selecionadas ao toque de um botão, permitindo um visual mais moderno ao interior e mais espaço na cabine. A ré é acionada puxando um interruptor específico. Luzes indicadoras nos botões ou próximas a eles indicam o modo selecionado. Para segurança adicional, se o veículo parar em Drive ou Ré, o sistema automaticamente seleciona Park se o cinto de segurança do motorista estiver solto ou a porta do motorista estiver aberta. Um sistema de trocas por aletas no volante permite ao motorista assumir o controle manual da troca de marchas.
O novo Accord finalmente inaugura no Brasil o pacote de tecnologias de segurança e assistência ao condutor Honda SENSING como equipamento de série. O Honda SENSING inclui o ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) (Controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade), CMBS (Collision Mitigation Braking System) (Sistema de frenagem para mitigação de colisão), LKAS (Lane Keeping Assist System) (Sistema de assistência de faixa) e o RDM (Road Departure Mitigation System) (Sistema para mitigação de evasão de pista)
Os avançados sistemas de segurança ativa e passiva incluem o Vehicle Stability Assist (assistente de estabilidade) com controle de tração, freios ABS com Electronic Brake Booster (reforço eletrônico de frenagem), monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), airbags dianteiros avançados, airbags laterais para o motorista e passageiro da frente e novos airbags de joelhos para o motorista e passageiro da frente, sendo o primeiro Honda comercializado no país com oito airbags.
Novidade no Accord, o Driver Attention Monitor (monitor de atenção) monitora o comportamento do motorista em rodovias ou vias rápidas para determinar se ele está desatento e, caso isso ocorra, aconselhar uma parada para descanso. O sistema usa dados da direção eletro assistida (EPS) para medir tanto a frequência como a intensidade dos movimentos do motorista ao volante e avaliar seu nível de atenção em quatro níveis.
Quando o Driver Attention Monitor é ativado, o motorista é alertado inicialmente por um ícone com uma xícara de café e um gráfico de quatro barras exibido na Driver Information Interface (DII), sob o velocímetro e o conta-giros. O gráfico de quatro barras indica que a atenção é total quando todas elas estão iluminadas. À medida que a atenção do motorista diminui, menos barras são iluminadas. Quando o número de barras cai para duas, uma mensagem sugerindo uma parada ao motorista é iluminada. Caso o motorista continue rodando e o gráfico caia para o nível mais baixo, com uma barra, soa um bipe e o volante vibra, avisando o motorista para tomar ainda mais cuidado ou fazer uma parada.
O Honda SENSING é uma tecnologia de segurança e assistência de direção, composta por uma câmera posicionada no topo do para-brisas e um sistema de radar, localizado na grade frontal. Através dessa combinação, com a detecção de objetos pelo radar e o seu reconhecimento pela câmera, o Honda Sensing tem por objetivo auxiliar o motorista na prevenção de acidentes.
Os recursos do Honda Sensing incluem:
- ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) – Controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade
- CMBS (Collision Mitigation Braking System) – Sistema de frenagem para mitigação de colisão
- LKAS (Lane Keeping Assist System) – Sistema de assistência de faixa
- RDM (Road Departure Mitigation System) – Sistema para mitigação de evasão de pista
O ACC com LSF é um sistema que auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado a sua frente. Ele permite que o motorista estabeleça a velocidade de cruzeiro desejada e o intervalo até o veículo que anda à sua frente, permitindo o uso do piloto automático em condições de tráfego leve. Isso diminui consideravelmente a tensão do motorista no trânsito. O sistema usa o radar e a câmera monocular para monitorar continuamente a distância do veículo à frente e ajusta a velocidade do Accord para manter o intervalo estabelecido.
É possível escolher entre um espaço curto, médio, longo ou extralongo. Se preciso, o Accord freia automaticamente usando o modulador do Vehicle Stability Assist (VSA). O sistema Low Speed Follow (acompanhamento de fluxo em baixa velocidade – LSF) integrado aumenta a capacidade do piloto automático com a possibilidade de parada e partida dependendo das condições.
O ACC funciona da seguinte maneira, nas situações descritas:
- Um veículo é detectado na faixa à frente – Desacelera automaticamente, se preciso, e passa a controlar a distância.
- O veículo à frente para – Para automaticamente e mantém o carro parado.
- O veículo à frente arranca após parar – Retoma a marcha quando o botão SET ou RES é acionado ou o acelerador pressionado.
- Outro veículo entra entre o Accord e o veículo à frente – Troca automaticamente de “alvo” para o veículo mais próximo à frente.
- O veículo à frente sai da faixa – O sistema ACC continua na velocidade de cruzeiro previamente e selecionada, entre 40 e 145 km/h.
O Collision Mitigation Braking System (CBMS) é uma das tecnologias de assistência ao motorista disponíveis mais avançadas. Trata-se do sistema de acionamento de freios ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes. Uma unidade de radar localizada atrás da grade dianteira e uma câmara monocular posicionada entre o espelho retrovisor e o para-brisa controlam as condições de tráfego à frente do veículo.
Se o sistema considera que é possível uma colisão com um veículo detectado, o sistema emite alertas visuais e sonoros para que o motorista execute ações corretivas. Se a situação não for corrigida, o CMBS pode aplicar diferentes níveis de frenagem automática para ajudar a reduzir a velocidade do veículo e eventuais forças de colisão, ajudando assim a diminuir a gravidade de um choque caso o motorista não intervir. A unidade de radar e a câmera trabalham simultaneamente e em cooperação para controlar o modulador do Vehicle Stability Assist (VSA – assistente de estabilidade do veículo), que inicia a frenagem se for necessário.
É importante observar que o CMBS não pode detectar todos os objetos à frente, nem tem como objetivo substituir a atenção do motorista às condições do trânsito e controle do veículo. O motorista deve intervir em determinadas situações e precisa estar sempre atento ao usar o sistema. Apesar de, em muitos casos, o CMBS parar o veículo, ele nem sempre aplica força de frenagem suficiente para evitar todas as colisões. Dependendo das condições, o sistema também pode não executar todos os estágios de alerta visual e sonoro e, em vez de acionar os freios automaticamente caso considerar necessário. O CMBS pode ser desativado.
Integrado ao CMBS, o Forward Collision Warning (FCW – alerta de colisão frontal) usa a câmera monocular e o radar para detectar veículos à frente e determinar a possibilidade de uma colisão. Isso ajuda a diminuir a tensão no tráfego, contribuindo também para elevar o nível de segurança passiva. Caso o sistema FCW detectar um veículo à frente do Accord e determinar que pode acontecer uma colisão devido à diferença entre aas velocidades dos dois veículos, vai disparar alertas visual e sonoro para o motorista. Eles incluem uma mensagem e uma série de bipes para alertar o motorista para usar o pedal do freio. O sistema FCW não irá frear automaticamente e o motorista continua responsável pela segurança e por evitar colisões. Se o motorista não reagir aos alertas do FCW, porém, o CMBS entra em operação.
O motorista pode ajustar a distância em que os alertas do FCW irão ocorrer através da função “Vehicle Settings” nas telas de áudio de série ou Display audio. É possível escolher entre “Long” (longa), “Normal” ou “Short” (curta). O FCW também pode ser desligado através da função Safety Support no painel.
O Lane Keeping Assist System é o sistema que detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação. O LKAS usa uma câmera para ler a sinalização das faixas e o Electric Power Steering (EPS) para ajudar o motorista a manter seu posicionamento dentro da faixa.
O sistema usa uma câmera monocular instalada na parte superior do para-brisa para identificar marcações pintadas, ‘tartarugas’ e ‘olhos de gato’ em velocidades entre 72 e 145 km/h. Quando o LKAS detecta que o motorista está desviando do centro da faixa, gera uma correção de direção para ajudar a manter o posicionamento. O motorista utilizando o LKAS precisa manter as mãos no volante e os olhos na estrada.
O LKAS pode ser ativado ou desativado usando um botão localizado na parte inferior direita do volante. O sistema suspenderá a operação após vários segundos se o motorista tirar as mãos do volante, emitindo um alerta visual, e voltando à ação quando o motorista mexer com o volante.
O Lane Departure Warning (LDW – aviso de saída da faixa) serve para alertar o motorista se o veículo estiver saindo da faixa sem que o pisca esteja acionado. O sistema funciona em velocidades entre 72 e 145 km/h em estradas retas ou com curvas suaves, alertando o motorista sobre desvios de uma faixa detectada. O LDW usa a mesma câmera no para-brisa utilizada pelo CMBS e LKAS e emite alertas visuais e táteis antes de acionar outros sistemas ativos.
Se o veículo começar a sair da faixa sem que o indicador de direção seja acionado, o LDW ilumina uma mensagem de Lane Departure (saída da faixa) e emite avisos visuais e sonoros para que o motorista reaja. O sistema pode ser ativado ou desativado pelo botão RDM localizado no painel de instrumentos, à esquerda da coluna da direção.
Parte do sistema Lane Departure Warning, o Road Departure Mitigation é um sistema que detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes. Ele usa uma câmera monocular instalada na parte superior do para-brisa para identificar as faixas de sinalização contínuas ou tracejadas na pista, além de ‘tartarugas’ e ‘olhos de gato’. O RDM usa a força da direção, através do EPS, para ajudar o Accord a se manter em sua faixa, caso seja detectado que o veículo está atravessando uma linha contínua, e força de frenagem, através do Vehicle Stability Assist (VSA), para evitar que o veículo atravesse a faixa contínua ou saia da estrada.
A câmera monocular reconhece e identifica a faixa de rodagem. Se o sistema RDM verificar que o Accord está prestes a deixar sua faixa, inicialmente irá intervir movimentando a direção e, em raras ocasiões, se a assistência à direção não for suficiente para evitar que o carro cruze uma linha contínua, aplicará os freios para ajudar o motorista a se manter na estrada. O RDM é integrado ao sistema VSA para executar frenagens moderadas e com o Electric Power Steering (EPS – assistência elétrica da direção) para respostas na direção.
O novo Accord tem maior distância entre eixos (+ 54,86 mm), menor altura total (- 15 mm) e maior largura (+9,9mm), bitolas maiores (+5,1mm na frente, +20mm atrás), menor comprimento total (-9,9mm) e posicionamento de assentos mais baixo e esportivo (-25,4mm na frente e -20mm atrás). Uma cabine mais esguia, posicionada mais para trás da carroceria, completa as novas proporções e a atitude do Accord da próxima geração. O efeito combinado dessas mudanças é um visual mais requintado, marcado pelos balanços menores, uma ousada dianteira, com capô longo e baixo e o centro de gravidade visual mais próximo das rodas traseiras.
Vista de frente, a nova cabine do Accord também se inclina mais, desde a base das janelas até o teto, ressaltando ainda mais a largura da carroceria, enquanto do lado de dentro, os bancos foram movidos ligeiramente para dentro, o que contribui para melhor espaço para os quadris, ombros e cabeça, ao mesmo tempo que aumentando a liberdade de movimentos dos ocupantes.
A nova estrutura da carroceria do Accord é mais leve e rígida, utilizando 29% de aços de ultra alta resistência, a maior proporção já aplicada num carro de produção em massa da Honda. No total, o novo Accord emprega 54,2% de aços de alta resistência (acima de 440 MPa).
O chassi do Accord é 5% mais leve do que antes (não incluindo rodas e pneus) e traz uma nova suspensão dianteira Macpherson com braços inferiores em L de alumínio, montados numa subestrutura dianteira de alumínio. A nova construção isola melhor e administra a influência da estrada, melhorando a precisão da dirigibilidade, qualidade de rodagem e silêncio interno, juntamente com uma estabilidade e controle em alta velocidade acima da média. A nova suspensão traseira, mais compacta, tem design multibraços e é montada num subchassi flutuante mais rígido. Coxins hidráulicos aumentam o conforto de rodagem e a absorção das irregularidades do piso.
O modelo traz dois modos de condução, Normal e Sport, que permite ao motorista aumentar ou reduzir os reflexos esportivos do veículo dependendo do ambiente de circulação. O sistema é associado a múltiplos componentes do chassi e da motorização, inclusive a nova direção eletro assistida com duplo pinhão e redução variável, transmissão automática e acelerador eletrônico.
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Outra tecnologia do Accord é o sistema Active Sound Control, com três microfones que cancelam os ruídos de rodagem enviando uma frequência sonora oposta ao ruído captado, para proporcionar ao condutor um maior conforto de rodagem e silêncio à bordo. Também está disponível o modo ECON, que ajuda a melhorar o consumo modificando o mapeamento do acelerador e a operação do ar-condicionado (HVAC).
Juntamente com a primeira aplicação de adesivos estruturais no Accord, o silêncio na cabine foi melhorado ainda mais por um amplo pacote de isolamento sonoro que inclui coberturas sob o assoalho (que também contribuem com a aerodinâmica), isoladores nos para-lamas dianteiros e traseiros e no compartimento do motor), rodas de liga com tecnologia de ressonância exclusiva da Honda, carpete absorvedor de som, para-brisa laminado acústico – mais vidros acústicos nas portas dianteiras.
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Impressionado com o carro, uma joia rara que todo mundo que ter….Não consigo nem citar o que mais gostei, pois nele tudo é perfeito….Espetacular ! Parabéns Mercedes !