A Ford declarou guerra pela liderança no segmento dos compactos acima de 1.0 litro, e “convocou” um soldado bem treinado, com novas e inéditas armas, o Ford New Fiesta 2014.
Disputando essa batalha nos 150 países que é vendido, o Fiesta é produzido em oito fábricas e já vendeu mais de 15 milhões de unidades na sua história e só no ano passado 600 mil, o agora saindo do quartel de São Bernardo do Campo, onde teve um investimento de R$ 800 milhões na linha de montagem.
A nova “armadura” do Ford New Fiesta 2014 segue o que o fabricante chama de Kinect 2.0 e ficou muito mais harmônico na nova versão em comparação ao modelo anterior.
Na linha 2014, seis opções de cores: as sólidas Vermelho Arizona e Branco Ártico, as perolizadas Azul California, Vermelho Vermont e Preto Bristol e a metálica Prata Dublin.
No interior, apesar de parecido com a linha anterior, é totalmente inédito, assim como os bancos e laterais de porta. Os mostradores são agora na cor Ice Blue, e o plástico do painel passa a impressão de qualidade, mas são de plástico duro. Apesar de moderno, o interior poderia ousar mais assim como as linhas externas, ser mais “jovem”.
No centro do painel do Ford New Fiesta 2014 temos o rádio com display separado e sistema Sync, criado em parceria com a Microsoft, permite conexão de celulares via Bluetooth e leitura de mensagens de texto, mas apesar de ter os comandos em português são pouco intuitivos e os botões em formato de paralelogramo não ajudam muito. E uma falha imperdoável, não tem GPS e nem pode ser integrado ao sistema.
O Ford New Fiesta 2014 é equipado com uma nova versão do motor Sigma 1.6 16V, que recebeu vários aperfeiçoamentos para melhorar, principalmente a economia, entre eles, destacamos: óleo de menor viscosidade, duplo comando variável independente, bomba de óleo e compressor do ar-condicionado variável, taxa de compressão aumentada para 12:1 e sistema de partida a frio eletrônica e o que elimina o tanquinho de gasolina.
O que acreditamos se a grande arma sobre a concorrência, a introdução da transmissão automática PowerShift, com seis velocidades e dupla embreagem, aplicada pela primeira vez em um veículo compacto no Brasil. Com opção de trocas manuais na alavanca (ficou faltando as borboletas no volante), além do modo Sport com trocas mais rápidas e em rotações mais altas.
O motor ficou 7% mais potente e 5% mais econômico e passou para 129,8 cv a 6.500 rpm quando abastecido com etanol (antes era de 115 cv a 5.500 rpm) e 125,4 cv a 6.500 rpm com gasolina (antes: 110 cv a 5.250 rpm). O torque baixou agora é de 16,0 kgfm a 5.000 rpm com etanol (antes 16,9 kgfm a 4.250 rpm) e 15,4 kgfm a 4.250 rpm com gasolina (antes 15,8 kgfm a 4.250 rpm).
A velocidade máxima é de 190 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 12,3 segundos com etanol, mesmos números da versão anterior. O Ford New Fiesta 2014 Titanium recebeu classificação A no Conpet, com consumo com etanol de 7,9 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, com gasolina os números sobem para 11,4km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.
A versão topo de linha do Ford New Fiesta 2014 conta com sete airbags, sendo um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina que vão até a traseira. Na segurança ativa temos freios antibloqueantes (ABS), além do controle eletrônico de estabilidade e tração. Além de acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca. Andando com o modelo percebemos que o acerto da suspensão está bem adaptado ao solo brasileiro, contornando as curvas em alta velocidade sem sustos. E a transmissão de dupla embreagem, mais uma vez prova que é um dos melhores sistemas do mundo, aumentando o prazer de dirigir com trocas rápidas e suaves.
A linha 2014 do New Fiesta agora tem seis opções, sendo duas opções de motores, o 1.5 l de 111 cv e o 1.6 litro 16V, além de três opções de acabamento: S, SE e Titanium.
O New Fiesta S 1.5 litro 16V tem o preço de R$ 38.990 e incluem dois airbags frontais, freios antibloqueantes (ABS), ar condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros, travas e espelhos com acionamento elétrico. A versão seguinte é o SE 1.5 que além dos itens já citados, rodas de liga leve de 15 polegadas, farol de neblina e acabamento diferenciado por R$ 42.490.
A terceira versão já conta com o motor 1.6 litro e acabamento SE, e adiciona o controle de estabilidade e de tração, ar-condicionado digital, além do sistema digital Sync por R$ 45.490, recebendo a transmissão automática PowerShift o preço vai para R$ 48.990.
No topo da linha a versão que testamos a Titanium, que inclui: sete airbags, volante e bancos revestidos de couro, rodas de 16 polegadas, controle automático de velocidade de cruzeiros, sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva por R$ 51.490, com a transmissão automática PowerShift sai por R$ 54.990.
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Todas as versões têm três anos de garantia e chegam aos concessionários da marca em maio. E se você estiver perguntando da versão sedã, ela vai continuar vindo do México e o facelift só deve acontecer em junho deste ano.
Você acha que o Ford New Fiesta 2014 tem as armas para vencer esta batalha? Queremos a sua opinião.
Galeria Ford New Fiesta 2014
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