A Ford apresentou, em Bragança Paulista, no interior paulista, os caminhões F350 e F4000 nas versões 4×2 e 4×4, com motor Euro 5 que atende a nova legislação ambiental. Os modelos voltam ao mercado com o mesmo visual de quando pararam de ser ser fabricados em 2011, Segundo a marca o retorno ao mercado teve um investimento de US$ 70 milhões.
Os caminhões Ford F4000 e F350 serão produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo e vão atender os mercados do Brasil e da Argentina, este último exclusivamente com a versão F-4000. A Ford criou uma linha de montagem exclusiva para a Nova Série F, que teve a abertura de 200 novas vagas nos últimos meses.
As principais diferenças entre o F350 e o Ford F4000 estão na capacidade de carga e no sistema de rodas traseiras. O primeiro tem o chamado rodado simples, com duas rodas traseiras, enquanto o F4000 tem rodado duplo, ou seja, quatro rodas traseiras.
O Ford F4000 apresenta duas versões, com tração 4×2 e 4×4. Esta última é a única do segmento a oferecer essa característica técnica para uso em operações fora de estrada.
“O lançamento da Nova Série F para o mercado de transporte de carga de PBT de 4,5 t e 6,8 t reforça a nossa condição de liderança entre os caminhões de entrada. A marca já é líder no segmento de caminhões leves, com os modelos Cargo 816 e Cargo 1119, respectivamente para transporte de até 8 t e 11 t.”, diz Guy Rodriguez, diretor da Ford Caminhões para a América do Sul.
O preço do Ford F350 é R$ 101.290, enquanto o Ford F4000 sai por R$ 117.290 e o Ford F4000 4×4 custa R$ 133.290. Os modelos são habilitados ao financiamento pelo Finame e também contam com a opção de um grupo especial do Consórcio Nacional Ford para aquisição em até 100 meses.
Se na carroceria nenhuma novidade na mecânica tudo novo, o Ford F4000 e F350 vêm equipados com o novo motor 2.8 litros Euro 5 da Cummins, de 150 cv, e uma nova transmissão de cinco velocidades da Eaton, com uma relação de marchas que otimiza a força do motor, aumentando em mais de 11% o torque nas rodas. Freios ABS com distribuição eletrônica (EBD) e ar-condicionado são equipamentos de série.
O Ford F350 tem peso bruto total de 4.500 kg e capacidade de carga útil de 2.128 kg. É ideal para transporte de hortifrútis, entregas fracionadas, serviços de manutenção e distribuição comercial.
O Ford F4000, com peso bruto total de 6.800 kg e capacidade de carga útil de 3.949 kg, é indicado para o transporte de hortifrútis, insumos agrícolas, materiais de construção e animais vivos, além de entregas fracionadas, manutenção de serviços públicos e aplicações fora de estrada.
O Ford F4000 4×4 tem peso bruto total de 6.800 kg e capacidade de carga útil de 3.810 kg. Seu ângulo de entrada de 26 graus e ângulo de saída de 27 graus facilitam a rodagem em terrenos de difícil acesso. Único do segmento com tração 4×4, pode ser utilizado em serviços especiais como manutenção de redes elétricas, telefonia, água e esgoto, além de aplicações rurais diversas, suporte na mineração, construção civil e militar.
A Nova Série F conta com garantia de 12 meses para os veículos e 24 meses para motor, câmbio e diferencial, sem limite de quilometragem.
O BlogAuto testou o Ford F4000 4×4 em um Centro Experimental especialmente montado para a apresentação. O local foi preparado com diferentes estações simulando condições reais de uso, como por exemplo rampa “king”, tanque de água, “caixa de ovos” e ondulações.
Veja também: Harley-Davidson, conheça a sua história (Vídeo)
No local da apresentação foram mostradas versões adaptadas com cabine dupla, e até uma diferente cabine tripla com seis portas, além de uma versão “Monster” altamente customizada com preço acima de R$ 400 mil. Os agroboys vão pirar!!!
Galeria Ford F4000 2015
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.