Desde que chegou ao mercado lá no começo do século e inaugurou um segmento que todas as grandes marcas correram atrás, agora mais uma vez o modelo chega na frente, nem que seja o primeiro lançamento no Brasil como linha 2020, sim o Ford EcoSport 2020 já está no mercado nacional.
A grande novidade na linha é a versão Titanium, que vem com design renovado, sem o estepe na tampa do porta-malas e equipada com a tecnologia de pneus Run Flat, inédita na categoria. A linha continua a oferecer também as versões SE, FreeStyle e Storm.
Apresentado no último Salão do Automóvel, o Ford EcoSport Titanium 2020 chamou a atenção por ter perdido o sempre tradicional estepe na tampa traseira. Essa renovação visual vem acompanhada de um recurso importante de segurança. Os pneus Run Flat da Michelin, ou ZP (Zero Pressure), se caracterizam pelas laterais reforçadas que permitem continuar rodando mesmo se um deles perder totalmente a pressão, dentro de certos limites de distância e velocidade. Ou seja, em caso de furo o motorista é avisado pelo sistema de monitoramento de pressão dos pneus e não precisa interromper a viagem, podendo fazer o conserto depois, com segurança, no momento e local mais convenientes.
O novo EcoSport Titanium vem com pneus Michelin ZP que podem percorrer até 80 km à velocidade de 80 km/h com pressão zero. Usando o kit de reparo que acompanha o veículo, essa distância é ampliada para 200 km, mantendo o mesmo limite de velocidade. Por essa razão, veículos equipados com a tecnologia Run Flat dispensam o uso de estepe, macaco e chave de roda. Para informação, o penu será vendido nas concessionárias por R$ 899, ou seja, 36% mais caro que um pneu normal.
O EcoSport é o primeiro SUV no mercado brasileiro a trazer a tecnologia Run Flat, até então disponível somente em carros do segmento premium. Sua principal vantagem é a tranquilidade de não precisar parar o carro em situações que poderiam representar um risco à segurança.
Equipado com o motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros, de 137 cv, e transmissão automática de seis velocidades com teclas “paddle shift” no volante, o EcoSport Titanium 2020 chega por R$ 103.890, ele já vem com: central multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas, sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e joelho para o motorista), acesso inteligente e partida sem chave, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, espelho retrovisor eletrocrômico, bancos em couro ecológico Light Stone com ajuste lombar, som Sony Premium com nove alto-falantes, teto solar elétrico e rodas de liga leve de 17 polegadas, além de pneus Run Flat ZP Michelin 205/50 R17 e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
O time de engenharia da Ford também desenvolveu uma nova calibração da direção elétrica e revisou os sistemas de suspensão e freios para garantir o desempenho, a dirigibilidade e a economia de combustível do EcoSport Titanium, que ficou 5 kg mais leve. Esse trabalho de refinamento envolveu também o conforto acústico da cabine, que continua a ser um dos melhores da categoria.
O EcoSport SE, modelo de entrada da linha 2020, vem equipado com motor 1.5 Ti-VCT, de 137 cv, controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, sistema de proteção anticapotamento com sensor de deriva, rodas de liga leve de 15”, pneus 205/65 R15 e central multimídia SYNC 2.5 com tela sensível ao toque de 7 polegadas e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, por R$78.990
A versão SE automática traz ainda piloto automático e volante revestido em couro, por R$84.990.
Os itens de série incluem também: ar-condicionado, travas e vidros elétricos dianteiros e traseiros com fechamento a um toque, abertura e fechamento global das portas e vidros, retrovisores elétricos com indicador de direção, computador de bordo, painel de instrumentos com tela configurável de 2,3”, rádio AM/FM com conexão Bluetooth, entrada USB, controles de áudio no volante e grade dianteira com controle ativo.
Banco do motorista com ajuste de altura, volante com ajuste de altura e profundidade, descansa-braço no console central, banco traseiro bipartido e rebatível, porta-malas com abertura elétrica e ganchos para sacolas são outras funcionalidades presentes na cabine.
Na parte de segurança, o SUV oferece alarme antifurto, aviso de portas abertas e faróis acesos, assistente de frenagem de emergência, controle automático em descidas, faróis com temporizador (Follow me Home), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), duplo airbag, gancho Isofix para cadeiras infantis e chave programável de segurança MyKey.
O EcoSport FreeStyle 2020, com motor 1.5, além dos itens anteriores acrescenta ar-condicionado automático e digital, câmera de ré, sensor de ré, bancos em couro ecológico e tecido, luzes diurnas de LED, painel de instrumentos com tela de 4,2”, faróis de neblina, rodas de liga leve de 16”, pneus 205/60 R16, sistema anticapotamento (RSC) e assoalho inteligente do porta-malas por R$85.890, com transmissão manual.
A versão FreeStyle com transmissão automática e piloto automático sai por R$91.890.
O EcoSport Storm 2020 é equipado com motor 2.0 de 176 cv, transmissão automática e tração 4WD. Seu design exclusivo inclui faróis com máscara negra, lanternas fumê, capa de estepe rígida personalizada, bagageiro de teto com barras transversais, rodas de liga leve de 17”, pneus 205/50 R17, grade dianteira com o nome Storm, molduras e grafismos na carroceria e bancos em couro ecológico Ebony Black, por R$108.390.
Como anda? – O BlogAuto Testou o Ford EcoSport 2020 na versão Titanium na posta de testes da marca em Tatuí com um dos pneus com um furo enorme feito com um furadeira, o que deixou o pneu totalmente sem pressão, e andamos em velocidades de até 80 km/h, fizemos slalon, curvas e o carro se comportou muito bem e seguro, claro que auxiliado pelo sistema de estabilidade.
A marca tenta se diferenciar em um mercado que reinou sozinha por anos e agora luta para se manter nas posições de topo no ranking que mais recebeu competidores nos últimos anos e que ainda este ano estará maior ainda.
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Instagram e Twitter.