O Novo EcoSport ganhou um design de linhas ainda mais modernas e robustas que reforçam a sua personalidade marcante, seguindo a linguagem global de SUVs da Ford. A transformação mais radical é vista no interior, trazendo um nível surpreendente de refinamento e conforto que remete a veículos de categoria superior. Essa impressão é confirmada quando se examina atentamente cada detalhe de sua execução.
As mudanças externas na dianteira incluem capô estilo “power dome”, para-choque e faróis redesenhados, faróis de neblina de série e grade dianteira maior e elevada. Esta última é usada também como traço diferenciador das versões: cinza metálica na SE, cinza escuro na FreeStyle e cromada na Titanium.
Mais do que uma renovação visual, esses itens são parte do avanço tecnológico e aerodinâmico do utilitário esportivo. A grade com controle ativo – primeira no segmento – reduz o arrasto de ar e ajuda a economizar combustível. Os faróis alongados proporcionam uma iluminação clara, eficiente e segura da pista. Eles têm duplo refletor na versão SE e, a partir da FreeStyle, contam com luzes diurnas de LED. A versão Titanium acrescenta lâmpadas de xênon.
No teto há um bagageiro com novo desenho. As rodas de estilo esportivo têm medidas diferenciadas para cada versão: 15” na SE, 16” na FreeStyle e 17” na Titanium. O para-choque traseiro ficou mais robusto. Outras novidades são o teto solar elétrico e o friso cromado na linha de cintura, ambos itens de série na versão Titanium.
A linha é disponível nas cores sólidas branco Ártico, preto Ebony e vermelho Arpoador, na metálica prata Dublin e na perolizada azul Belize, esta última a cor de lançamento.
O interior do Novo EcoSport satisfaz os sentidos de várias maneiras, com formas que valorizam tanto a beleza como a ergonomia e o conforto. Cores e texturas se combinam para criar um ambiente de requinte. Todas as áreas de contato dos ocupantes com o veículo, por exemplo, são revestidas com materiais agradáveis ao toque.
O painel de superfície macia (“soft touch”) tem um desenho sofisticado que destaca a área de controles e a tela flutuante do sistema multimídia SYNC 3 no centro. Os instrumentos são iluminados na cor azul “Ice Blue”. O volante também é totalmente novo: revestido em couro com costura estilo “bola de beisebol”, oferece excelente empunhadura e ergonomia para o acionamento dos vários comandos integrados.
Os bancos novos e redesenhados têm assento maior e ótima retenção lateral, privilegiando o conforto, e chamam a atenção pelo acabamento esmerado em estilo alfaiataria. Há espaços para celular sobre o porta-luvas e no console central, que traz ainda duas portas USB iluminadas com carga rápida (“fast charge”). Os botões do ar-condicionado emborrachados, com anel cromado e face em preto brilhante, são outro exemplo de refinamento.
O cuidado no acabamento da cabine pode ser observado até mesmo em áreas menos visíveis, como a cobertura dos trilhos dos bancos e as costuras atrás dos encostos.
O Novo EcoSport traz estilos diferentes de acabamento em cada versão. Na SE, o interior é preto com detalhes em cinza fosco e metálico, aplicados em áreas como anéis dos botões, grades de ventilação e friso do console, criando um ambiente agradável e harmonioso.
A versão FreeStyle tem bancos de couro e tecido de tear bem estruturado e com alto relevo. Este material é aplicado na parte central dos assentos e encostos, com listras claras que adicionam um toque de esportividade e aventura.
A versão Titanium é o símbolo máximo de refinamento da linha. Além de bancos de couro tratado na cor clara “Light Stone”, com repelente de sujeira, faixas texturizadas e recortes especiais, usa tom claro na parte inferior do painel e nas portas. Junto com o teto solar, esse contraste contribui para criar um efeito de luz e sofisticação na cabine.
A cabine tem um total de 20 porta-objetos que garantem praticidade para acomodar diversos pertences. Entre eles, porta-óculos no teto, espaço para uma garrafa de 1,5 litro e guarda-chuva nas portas dianteiras, porta-garrafa de 600 ml nas portas traseiras e um compartimento sob o descansa-braço dianteiro, produzido em material injetado. O porta-luvas é climatizado.
O novo mecanismo de rebatimento do banco traseiro, do tipo “Flip and Fold”, é muito mais fácil e prático de usar. Basta puxar o assento para cima e acionar um botão para destravar o encosto. O porta-malas é flexível e conta com um assoalho inteligente que pode ser configurado em três posições. Na primeira, ele otimiza o espaço. Na segunda, cria um compartimento secreto de 52 litros para guardar objetos. Na posição superior, com o banco rebatido, permite criar uma superfície plana e ampliar a área de bagagem para 1.178 litros.
A Ford buscou a excelência em desempenho para o Novo EcoSport. O inédito motor 1.5 TiVCT Flex de três cilindros e o reconhecido motor 2.0 Duratec Direct Flex, o mesmo do Focus, casam perfeitamente com a nova transmissão automática de seis velocidades. São avanços de engenharia que elevam o padrão de performance, economia de combustível e prazer de dirigir.
O desenvolvimento mecânico incluiu o aumento da rigidez torcional da carroceria e o redimensionamento da suspensão, incorporando eixo traseiro de curso ampliado e molas reforçadas para melhor absorção de impactos e controle de rolagem.
Projeto inédito e lançamento mundial da Ford, o motor 1.5 TiVCT Flex de três cilindros é o primeiro nessa cilindrada, com um novo padrão de desempenho e economia. Tem potência de 137/130 cv com etanol/gasolina (@ 6.500 rpm) e torque de 158/153 Nm com etanol/gasolina (@ 4.500 rpm), entregando uma potência superior a motores de quatro cilindros concorrentes, menos eficientes. É o motor naturalmente aspirado com a maior potência específica do mercado: 91,5 cv por litro.
O consumo de combustível, tanto na versão manual como na automática, traz classificação A do Inmetro/Conpet, responsável pela medição da eficiência dos veículos no mercado brasileiro.
Na versão manual, faz 8,3/11,6 km/l com etanol/gasolina na cidade e 9,0/13,1 km/l com etanol/gasolina na estrada. Na versão automática, roda 7,1/10,4 km/l com etanol/gasolina na cidade e 8,9/12,8 km/l com etanol/gasolina na estrada.
Com construção de três cilindros, bloco e cabeçote de alumínio, ele segue a tendência de redução de peso e tamanho. Entre suas diversas vantagens técnicas estão as velas de ignição centralizadas na câmara de combustão para a melhor eficiência; bomba de óleo variável que regula a pressão interna; o duplo comando variável de válvulas na admissão e no escape; e o sistema de partida a frio patenteado pela Ford com o nome “Easy Start” (que dispensa o reservatório auxiliar de gasolina para partida quando abastecido com etanol).
O motor 2.0 Duratec Direct Flex possui injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas. É líder em potência na categoria. Tem bloco, cabeçote e cárter de alumínio e gera 176/170 cv com etanol/gasolina (@ 6.500 rpm). Seu torque de 221/202 Nm com etanol/gasolina (@ 4.500 rpm) é 15% maior comparado ao 2.0 anterior.
Acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos com um consumo de 6,1/8,8 km/l com etanol/gasolina na cidade e de 8,3/12,0 km/l com etanol/gasolina na estrada. O seu sistema de partida a frio com etanol também é o “Easy Start”.
O EcoSport é disponível com uma nova transmissão automática global de seis velocidades nas versões SE, FreeStyle e Titanium. Possui um conversor de torque de alta eficiência e conceito similar ao da consagrada transmissão utilizada no Fusion.
Além de trocas gradativas e suaves, a nova transmissão se caracteriza pelo excelente desempenho em baixas rotações, como em saídas de semáforos e lombadas. E conta com a opção de trocas de marcha no volante (“Paddle Shift”), possibilitando o comando alternado mesmo na função Drive, um item adicional de conforto e esportividade.
Ela incorpora um sistema de troca eletrônica com aprendizado adaptativo que otimiza o desempenho. Um grande destaque é o seu óleo, projetado para durar toda a vida útil do veículo sem necessidade de troca.
O comportamento dinâmico do Novo EcoSport é resultado de aprimoramentos que começam na estrutura da carroceria com rigidez aumentada em 5%. A suspensão também foi ajustada com foco no conforto e estabilidade. A suspensão dianteira, tipo McPherson, ganhou 17 mm a mais de curso e buchas recalibradas, melhorando em 15% a absorção de impactos, além de reduzir em 40% as asperezas no volante.
A suspensão traseira “twist-beam” traz eixo 15% mais rígido, molas tipo progressivas e novas buchas da barra estabilizadora, que melhoram o controle de rolagem. Os novos pneus de 15”, 16” e 17”, desenvolvidos com exclusividade, também contribuem para esses avanços.
A aerodinâmica do Novo EcoSport foi objeto de um trabalho especial que resultou no melhor coeficiente aerodinâmico da categoria, com Cx igual a 0,35, um ganho de 11% sobre o desenho anterior. Esse projeto teve extenso uso de fluidodinâmica computacional e mais de 260 horas de desenvolvimento e validação em túnel de vento.
Outra novidade é o uso de dispositivos ativos. O Novo EcoSport é o primeiro na categoria a trazer grade com fechamento ativo, que evita turbulências e melhora o escoamento de ar, contribuindo para o desempenho e economia de combustível. Ela tem aletas móveis que se abrem automaticamente para refrigerar o motor e, quando isso não é necessário, permanecem fechadas para reduzir o arrasto aerodinâmico.
A qualidade do Novo EcoSport é percebida também no nível de silêncio interno, que foi melhorado com o refinamento da estrutura da carroceria, da suspensão e do isolamento acústico da cabine. Essas ações incluíram a adoção de para-brisa acústico, estrutura das portas reforçada, defletores aerodinâmicos e novos materiais absorsivos no capô, portas e outras áreas. O uso de buchas de suspensão otimizadas e pneus desenvolvidos exclusivamente para o veículo são outros fatores que contribuem para a redução de ruídos.
O Novo EcoSport tem o conjunto mais completo de tecnologia, segurança e conectividade do segmento de utilitários esportivos compactos. Entre outros avanços, é o único a contar com sete airbags de série, além de itens como sistema anticapotamento, sensor de ponto cego, faróis de xênon, monitoramento de pressão dos pneus, sistema multimídia de nova geração com tela de 6,5” ou 8” e acesso a Android Auto e Apple CarPlay.
A arquitetura elétrica do veículo é totalmente nova. Similar à de carros de segmentos superiores, ela garante a comunicação de todos os módulos eletrônicos do carro e suporta os seus sistemas de tecnologia avançada.
O painel de instrumentos traz computador de bordo com nova tela de 4,2” colorida nas versões FreeStyle e Titanium e monocromática de 2,3” na versão SE. Completo, ele permite configurar várias funções, como a chave de segurança My Key, a luz de cortesia, o limpador de para-brisa e o destravamento das portas. O piloto automático, disponível a partir da versão SE automática, inclui controle de cruzeiro e limitador de velocidade.
O ar-condicionado do Novo EcoSport ficou mais eficiente e sofisticado, com sete opções de velocidade e sete combinações de direcionamento do ar que aumentam o conforto térmico e a flexibilidade de uso. A partir da versão FreeStyle, conta com controle automático digital de temperatura. Além disso, incorpora duas novas funções: Max, para acelerar o resfriamento em dias quentes; e Max Defroster, para desembaçar rapidamente os vidros dianteiro e traseiro, aumentando a segurança.
O sistema de acesso inteligente com sensores capacitivos, que equipa a versão Titanium, trava e destrava as portas dianteiras e o porta-malas apenas com o toque da mão na maçaneta, sem a necessidade de apertar nenhum comando. O mesmo sistema permite dar a partida pelo botão Ford Power.
A segurança é item de série no Novo EcoSport. Ele é o único do segmento a vir com sete airbags – frontais, laterais dianteiros, de cortina e de joelhos para o motorista – em todos os modelos. Seu conjunto de segurança passiva tem ainda cintos de segurança com sistema de limitação de carga, pré-tensionador e sensor de afivelamento para o motorista e o passageiro dianteiro, coluna de direção com sistema avançado de absorção e painéis de portas projetados para redução de energias de impacto laterais.
O sistema de segurança ativa também é completo. O Novo EcoSport traz um avançado sistema anticapotamento (RSC – “Rollover Stability Control”) integrado ao controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac. Usando sensores dedicados para monitorar tanto o ângulo de deriva como o de rolagem da carroceria que executam mais de 100 medições por segundo, ele aplica os freios individualmente e reduz a potência do motor em situações críticas para ajudar o motorista a manter o controle do veículo.
Outra novidade é o sistema de monitoramento de pressão dos pneus. Ele mostra na tela do painel a calibração de cada pneu e gera um alerta visual e sonoro se algum estiver baixo, contribuindo para a segurança e economia de combustível.
O sensor de estacionamento traseiro ajuda o motorista em manobras com alerta visual e sonoro e pode ser desativado no painel de instrumentos. A partir da versão FreeStyle, o Novo EcoSport traz também câmera de ré, com linhas-guia de trajetória e cores diferentes para indicar a proximidade de obstáculos.
Assistente de partida em rampa, dois pontos de fixação Isofix para cadeiras infantis, luz de alerta e auxílio de frenagem de emergência integrado ao freio ABS completam a lista de série.
A versão Titanium oferece ainda o sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado. Usando sensores na carroceria, ele avisa o motorista com uma luz no retrovisor da presença de veículos no ponto cego do retrovisor. Já o alerta de tráfego cruzado entra em ação quando a ré é acionada, indicando se há tráfego de veículos na transversal.
O Novo EcoSport vem equipado de série com SYNC 3, o sistema multimídia de nova geração da Ford, com tela capacitiva sensível ao toque de 6,5” na versão SE – o único modelo de entrada do segmento a oferecer uma tela com esse tamanho e tecnologia – e de 8” a partir da versão FreeStyle. Além de respostas rápidas e interação semelhante aos smartphones e tablets, inclui um revestimento que evita marcas de dedos na tela.
O SYNC 3 conta com Bluetooth, duas entradas USB iluminadas, função de leitura e envio de mensagens SMS e conectividade para Android Auto e Apple CarPlay. Traz uma nova interface gráfica de uso intuitivo e comandos de voz aprimorados para áudio e telefone. A partir da versão FreeStyle, oferece também navegação com comandos de voz, fácil acesso na tela principal e mapas do Brasil com atualização via USB.
Outros recursos são o AppLink, que permite usar vários aplicativos de smartphones, e a Assistência de Emergência, que faz uma ligação automática para o SAMU em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível. Há ainda o modo de manobrista, com um código que limita o uso do equipamento e impede a mudança de suas configurações.
O sistema de áudio do Novo EcoSport foi desenvolvido para extrair a máxima qualidade sonora dentro da cabine, que é favorecida também pela melhoria do isolamento acústico e silêncio interno. A versão SE vem com seis alto-falantes, instalados nas portas dianteiras e traseiras e no painel. A versão FreeStyle acrescenta mais um alto-falante no centro do painel. Já a versão Titanium traz o Premium Sound System da Sony, com nove alto-falantes: dois woofers de 6,5” nas portas dianteiras, dois coaxiais nas portas traseiras (duplos), dois tweeters nas laterais do painel e um mid-range no centro do painel.
“O Novo EcoSport tem um sistema de som de alta qualidade em todas as versões, desenvolvido e equalizado sob medida para o veículo. Os consumidores vão sentir a diferença”, diz Klaus Mello, gerente de Engenharia Veicular do Novo EcoSport. “O destaque é o equipamento da Sony. Por ter uma faixa de resposta mais ampla e alta-fidelidade, ele é capaz de agradar os amantes de música mais exigentes.”
O Novo EcoSport 2018 tem uma oferta de catálogos racional e inteligente, focada nas reais necessidades dos consumidores do segmento de SUVs. São três versões: 1.5 SE e 1.5 FreeStyle, ambas com a opção de transmissão manual ou automática, e a 2.0 Titanium automática. Além de trazer um conteúdo completo de equipamentos, todas também ficam em situação vantajosa quando se comparam os preços com a concorrência.
A linha parte de R$73.990 na versão SE manual, e R$78.990 na automática. O EcoSport FreeStyle sai por R$81.490 com câmbio manual e R$86.490 com o automático. A versão Titanium custa R$93.990.
Como condição especial de lançamento para os clientes que fizerem a reserva antecipada do Novo EcoSport, a Ford oferece financiamento com taxa de 0,99% e a primeira revisão grátis. E quem já é proprietário de um EcoSport tem um presente ainda melhor: financiamento com taxa zero e a primeira revisão grátis.
O EcoSport SE, versão de entrada da linha, vem com motor 1.5 de 137 cv, transmissão manual de cinco velocidades, sete airbags, controle de estabilidade e tração com sistema anticapotamento (AdvanceTrac com RSC), assistente de partida em rampa, sistema multimídia SYNC 3 com tela de 6,5”, sensor de pressão dos pneus, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, grade dianteira com controle ativo e novas rodas de liga leve de 15”, por R$73.990. Com a opção de transmissão automática, que inclui teclas de troca no volante e piloto automático, sai por R$78.990.
O EcoSport SE é equipado também com: direção elétrica, ar-condicionado, travas, retrovisores e vidros elétricos com abertura e fechamento a um toque, computador de bordo, alarme volumétrico, sensor de estacionamento, dois ganchos Isofix para cadeiras infantis e abertura elétrica do porta-malas.
Traz ainda: faróis de neblina, faróis com temporizador (“Follow me home”), rodas de liga leve de 15”, pneus 205/65 R15, bagageiro de teto, sistema de som com seis alto-falantes e controles no volante, banco do motorista com ajuste de altura, volante com ajuste de altura e profundidade e avisos de portas abertas e faróis acesos.
O EcoSport FreeStyle, além dos itens anteriores, oferece: SYNC 3 com tela de 8”, câmera de ré, ar-condicionado automático e digital, faróis com luzes diurnas de LED, tela multifuncional de 4,2” no painel, porta-malas com sistema inteligente de bagagem, bancos revestidos em tecido e couro com ajuste lombar para o motorista e rodas de liga leve de 16” com pneus 205/60 R16. Seu preço é R$81.490 com transmissão manual e R$86.490 com transmissão automática.
Externamente, a versão FreeStyle é diferenciada pela grade dianteira, retrovisores e rodas na cor Dark London Grey.
A versão de topo Titanium, equipada exclusivamente com motor 2.0 de 176 cv e câmbio automático, adiciona: teto solar elétrico, sensor de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, acesso inteligente capacitivo, sistema de partida sem chave, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, espelho retrovisor eletrocrômico, faróis de xênon, rodas de liga leve de 17” com pneus 205/50 R17, som Sony Premium com 9 alto-falantes, bancos de couro e grade dianteira cromada, por R$93.990.
O Novo EcoSport tem três anos de garantia e revisões com preço fixo em todos os distribuidores da Rede Ford no Brasil, cobrindo 10 anos de uso, que permitem ao cliente saber de antemão quanto vai gastar. As três revisões iniciais são feitas aos 12 meses ou 10.000 km; aos 24 meses ou 20.000 km; e aos 36 meses ou 30.000 km.
O preço das três revisões para o Novo EcoSport FreeStyle automático, por exemplo, soma R$1.616, incluindo mão de obra e peças (óleo do motor, filtros de óleo, combustível, pólen e ar, jogo de velas e fluido de freio).
Galeria Ford Ecosport 2018
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Ainda não tem comentários ao nova eco. Tô curioso para ler sobre o novo cambio automático, o anterior é uma aventura de problemas segundo os comentários.
Ainda não tem comentários a nova eco. Tô curioso para ler sobre o novo cambio automático, o anterior é uma aventura de problemas segundo os comentários.
Boa tarde!
Comprei a minha a 6 meses
2.0 titanium automatico
e posso te afirmar o novo cambio é excepcional
ja testado e aprovado no Focus
aliás o carro é todo nota 10