Quando o Novo Uno chegou em 2010 mexeu com o mercado e revolucionou diante do velhinho Mille, agora na linha 2015 o Fiat Uno não muda, mas evolui, que bom! Não houve mudança radical no estilo, apenas alguns refinamentos no design, este ponto sempre foi elogiado e a marca manteve. Agora o interior e principalmente nos conteúdos o modelo evoluiu bastante.
Agora são sete versões do Fiat Uno 2015, equipadas com os motores Fire Evo Flex 1.0 e 1.4. São elas: as Attractive 1.0 e Evolution 1.4 Start & Stop, que substitui a Economy, mais as versões Way 1.0 e 1.4 e a Sporting 1.4. Todas com quatro portas. A elas somam-se também as versões Vivace 1.0 de duas e de quatro portas, que mantêm a carroceria anterior, mas já como linha 2015.
O design do Fiat Uno 2015 pode não parecer, mas mudou, sem perder o conceito round square, o “quadrado redondo”, o que é um ponto muito positivo. Ganhou novos faróis, lanternas, capô, grade superior, para-choques e para-lamas dianteiros. Também recebeu novas maçanetas com fechadura integrada (o que vai dificultar a abertura, em caso de furto) e retrovisores externos com repetidores de luz de seta, limpadores de para-brisa flat blade. Para completar rodas de liga leve e calotas desenhos exclusivos.
Entre as novidades destacamos três versões:
Fiat Uno 2015 Evolution 1.4 Start & Stop
Primeiro modelo nacional e o primeiro flex com esta tecnologia. O sistema Start & Stop desliga e religa o motor automaticamente. Uma redução de até 20% no consumo de combustível, principalmente nas paradas constantes, comuns no trânsito. Ele também ajuda a reduzir significativamente a emissão de gases.
[poll id=”41″]
O Start & Stop vem equipado apenas no Fiat Uno 2015 Evolution 1.4, que é a versão de economia da linha e substitui a Economy. Em trânsito pesado basta parar o carro em ponto morto que o motor desliga automaticamente. Para sair, é só pisar na embreagem para o propulsor religar imediatamente.
Existem uma série de regras para o funcionamento do sistema, por exemplo em caso de paradas mais longas, que excedam 165 segundos, o motor entra em funcionamento sem a intervenção do motorista, garantindo a proteção da carga da bateria. Também pode religar automaticamente o motor caso o vácuo do servo-freio baixe ou ainda se o carro atingir velocidade superior a 3 km/h (por exemplo, em uma situação de aclive e declive).
Com o ar condicionado funcionando, o sistema religa o motor automaticamente após 60 segundos para manter a climatização interna. Durante a parada, o ventilador interno do ar condicionado permanece em funcionamento, porém o compressor se desliga, uma vez que ele depende do funcionamento do motor. Caso o motorista queira manter o ar da cabine mais frio, o sistema Start&Stop pode ser desligado a qualquer momento através de um botão no painel frontal.
Na prática o funcionamento é transparente para o motorista e não necessita de nenhuma interferência do mesmo, o ponto negativo é que só está disponível na versão com transmissão manual, com o câmbio automatizado ainda não foi calibrado. Como curiosidade a Star & Stop é fornecido pela Bosch, já a transmissão Dualogic é da Magneti Marelli.
Fiat Uno 2015 Way 1.4 Dualogic® Plus
Disponível nas versões Fiat Uno 2015 Way 1.4 e Fiat Uno 2015 Sporting 1.4, o Dualogic Plus é totalmente controlado por botões instalados no console central, dispensando o uso da alavanca. Trata-se dos mesmos controles existente no Fiat 500 Abarth.
No console central, os cinco botões permitem fácil acionamento do novo câmbio: A/M (Automático/Manual), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e a tecla S (Sport), que aciona o modo de condução esportiva. Atrás do novo volante, duas borboletas (padle shifts) permitem trocas de marchas manualmente das cinco velocidades mesmo quando o câmbio está na posição automática.
Toda vez que o motorista dá a partida no veículo, independente da operação realizada anteriormente, ele já reposiciona automaticamente a marcha em neutro “N”. Além disso, para iniciar o movimento do carro e engatar a 1ª marcha, o condutor conta com duas opções: pressionar o botão Drive “D” no console ou acionar a borboleta localizada atrás do volante.
Com a função Creeping, as saídas e as manobras ficam muito mais confortáveis e seguras, inclusive em rampas leves (até 8% de inclinação). Basta tirar o pé do freio que o Novo Uno se movimenta lentamente, como se fosse um câmbio automático convencional.
Fiat Uno 2015 Sporting 1.4
A versão esteticamente esportiva destacamos o visual que acompanhou as novidades dos outros com alguns diferenciais como:
- Novos faróis – Maiores e trazem o novo conceito de fractais nos piscas laterais e podem vir equipados com máscara negra
- Novo capô – Com laterais mais elevadas, as linhas do novo capô dão ao carro um visual mais alto, forte, mais marcante.
- Novo para-choque dianteiro – Mais robusto e com novos apliques. A versão Sporting ganhou um para-choque exclusivo
- Novas grades dianteiras – Separada agora do para-choque, possibilita personalidade às versões.
- Novas lanternas traseiras – Com o mesmo conceito visual dos piscas dianteiros, as lanternas traseiras trazem o efeito fractal no seu novo conjunto de lentes.
- Novo para-choque traseiro – A versão Sporting ganhou um para-choque exclusivo, com saída dupla central de escape e difusores.
- Novas maçanetas com fechadura integrada – A fechadura saiu da porta e agora está integrada à própria maçaneta do carro.
- Repetidor de seta integrado aos retrovisores externos – Este novo recurso de segurança chega, em algumas versões, acompanhado de retrovisores pintados na cor da carroceria.
- Novas rodas e calotas – Para o Novo Uno Sporting existem rodas de liga leve de série com aro maior, de 15”. Cada uma das rodas com seu design exclusivo, mas todas baseadas no conceito round square.
Interior renovado
O interior do Fiat Uno 2015 é completamente novo, a nova textura do painel frontal e dos painéis das portas que trazem a marca registrada do modelo — utiliza as letras da palavra UNO. As novas saídas de ar centrais agora estão dispostas verticalmente ao lado do rádio. O quadro de instrumentos conta com display de LCD de 3,5” em alta resolução, dependendo da versão, vai desde as mais básicas, como nível de combustível e temperatura do motor, até informações para troca de marcha, mensagens da tecnologia Start & Stop, câmbio Dualogic®, Trip A/B, rádio e conexão Bluetooth.
Entradas AUX, USB e tomada 12V foram reposicionadas no console central, os comandos dos vidros elétricos (inclusive os traseiros) agora foram para o lugar correto nas portas. Os comandos dos retrovisores externos elétricos também ficam na porta do motorista.
Mais Silêncio e menos vibração
Na parte dos motores nenhuma novidade, continuam os quatro cilindros, Fire Evo Flex 1.0 e 1.4, mas com um diferencial: toda sua ancoragem e isolamento acústico da carroceria receberam inovações importantes. Tudo para aumentar o silêncio e o conforto a bordo, quem tinha uma versão antiga sabe como era alta, principalmente em altas rotações.
Redução de aproximadamente 17% da vibração percebida no volante de direção com ar condicionado ligado e melhoria de até 20% no índice de articulação no interior do veículo. Isso significa que melhorou muito a facilidade de comunicação dentro do carro.
Sete versões e seus equipamentos
- Fiat Uno 2015 Attractive 1.0 – Versão mais acessível vem com equipamentos de série: direção hidráulica, airbag duplo, freios antibloqueantes ABS, Lane Change, limpador e desembaçador do vidro traseiro, volante com detalhes na cor Grafite, econômetro, ESS (sinalização de frenagem de emergência), Welcome Moving, brake light, para-choques na cor do veículo, entre outros.
- Fiat Uno 2015 Way 1.0 – Traz todos os equipamentos de série do Attractive, mais os itens específicos da versão: barras longitudinais no teto, faróis máscara negra, grade dianteira na cor preto brilhante com anéis na cor prata, retrovisores com luzes indicadoras de direção integradas na cor do veículo, moldura nas caixas de roda na cor cinza, faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating, conta-giros, frisos laterais das portas com inscrição Way.
- Fiat Uno 2015 Way 1.4 – Chega equipado com todos os itens da versão Way 1.0 mais apoia-pé para o motorista, comandos internos para abertura da tampa de combustível e porta-malas, computador de bordo A/B, console para porta-objetos no teto, porta-óculos, preparação para som, quadro de instrumentos com display de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas portas, volante com regulagem de altura. Esta versão ganha a mais como opcional o câmbio Dualogic® Plus e borboletas no volante para seleção das marchas.
- Fiat Uno 2015 Evolution 1.4 – Esta versão vem de série com o inédito sistema Start&Stop, além de todos os itens da Attractive 1.0, mais apoia-pé para o motorista, comandos internos para abertura da tampa de combustível e porta-malas, computador de bordo A/B, console para porta-objetos no teto, porta-óculos, quadro de instrumentos com display de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas portas, volante com regulagem de altura e rádio USB/MP3. Chega equipado ainda com grade dianteira na cor preto brilhante, maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria, este último traz seta incorporada.
- Fiat Uno 2015 Sporting 1.4 – A versão topo de linha traz todos os itens de série da versão Evolution (com exceção do Start&Stop e rádio USB/MP3), mais rodas em liga leve exclusivas de 15” com pneus 185/60, faróis de neblina, ambiente interno na cor preta e também para-choques com desenho exclusivo, sendo que o traseiro traz dupla saída de escape central cromada. Em opcionais, como a versão Way 1.4, ela também traz o câmbio Dualogic® Plus e borboletas no volante para seleção das marchas.
O Fiat Uno 2015 traz uma gama de cores bem variada. Branco Banchisa, Branco Kalahari, Preto Vulcano, Vermelho Alpine e Vermelho Modena (sólidas); Azul Netuno, Azul Maserati, Cinza Scandium, Laranja Ruggine, Prata Bari, Preto Vesúvio e Verde Amazon (metálicas). Garantia de um ano.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
A linha 2015 do Novo Uno chega com sete versões. São elas:
- Fiat Uno 2015 Attractive 1.0 – R$ 30.990
- Fiat Uno 2015 Evolution 1.4 Start & Stop – R$ 34.990
- Fiat Uno 2015 Way 1.0 – R$ 31.490
- Fiat Uno 2015 Way 1.4 – R$ 34.990
- Fiat Uno 2015 Sporting 1.4 – R$ 36.650
A linha Vivace mantém a carroceria atual, mas já como linha 2015.
- Fiat Uno 2015 Vivace 1.0 2 Portas – R$ 26.370
- Fiat Uno 2015 Vivace 1.0 4 Portas – R$ 28.800
Galeria Fiat Uno 2015
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.