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Avaliação: Fiat Ducato 2018 nova geração com visual americano

Fiat Ducato 2018 Minibus

O líder voltou!! Depois de ser líder por quase uma década, o Fiat Ducato 2018 chega ao mercado em uma nova geração. Está maior e mais moderno, no total, serão 13 versões, sendo três furgões de carga (mais duas ambulâncias), chamadas de Cargo, quatro opções de passageiros (mais uma com acesso para cadeirante), batizadas de Minibus, duas Multi, ideal para transformações, por exemplo, e a nova versão Chassi, que introduzirá o Ducato no forte segmento de transportes de cargas e implementações diversas. A novidade foi possível devido a uma inovação de projeto, que incorpora chassi mais largo e para-choque traseiro integrado. Entre os tamanhos de carrocerias, há a inédita opção Extra Longo, com 6,35 m de comprimento, disponível nas configurações Minibus e Multi.

Importado do México o Ducato 2018 chega com preços bem competitivos:

A versão vendida no Brasil é a mesma vendida nos Estados Unidos com o nome de RAM Promaster, mas está com o visual defasado em relação ao Fiat Ducato vendido na Europa onde esta mesma geração recebeu um facelift na dianteira. Segundo a Fiat o fator do acordo Brasil-México foi decisivo na escolha da versão importada ao Brasil. A Citroën e a Peugeot importarão o Jumper e o Boxer, respectivamente, da Europa já com o facelift.

O Ducato 2018 está disponível em seis cores: Preto, Vermelho, Branco, Prata, Cinza e Azul.

Ame ou odeie, o visual do Ducato é assim, mas que é bem mais funcional isso ninguém pode negar, as soluções aerodinâmicas dos trens de alta velocidade, apresentando para-brisa amplo, capô menor, para-choque dianteiro grande e que se une às molduras laterais e faróis inovadores em uma posição mais alta, o que é muito bom para o caso de pequenos acidentes. O desenho da lateral com frisos protetores por toda a extensão auxilia também.

O acesso lateral está ainda mais fácil com as soluções adotadas para as portas corrediças. As novas guias de deslizamento na parte superior facilitam o movimento e permitem que a porta corra mais suavemente. Novas maçanetas ergonômicas ainda oferecem uma excelente condição de manuseio e facilitam a abertura com a mão direita ou esquerda. Os para-choques traseiros integrados nas laterais e com uma plataforma metálica antideslizante, para subir na área de carga, também facilitam o ingresso no veículo. Além disso, as portas traseiras têm frisos na parte inferior para proteção contra choques, permitem abertura de 270° (de série em todas as versões) graças às novas dobradiças e são mais altas, facilitando o embarque de volumes grandes. O piso também está mais baixo (47,4 cm do solo), o que ajuda na acessibilidade ao vão e torna as operações de carga e descarga mais fáceis e seguras.

Com todas as dimensões ampliadas, o modelo conta com mais espaço para o motorista, passageiros e carga. O Novo Ducato é 16 cm mais longo nas versões com entre-eixos curto, 26 cm maior nas de entre-eixos médio e tem 34,5 cm a mais nos de medida longa. O novo modelo também cresceu na altura: com o teto baixo ganha até 10 cm e com teto alto, 5 cm. Ainda é 6 cm mais largo do que antes. Também apresenta 7 cm extras na largura traseira e 9 cm na dianteira, proporcionando aumento de 15% da área de carga, além de peso máximo autorizado 250 kg maior nas versões envidraçadas, Multi e Minibus – chegando a 3.750 kg.

Fiat Ducato 2018 Implementado

As principais mudanças ocorreram no comprimento da cabine, que é maior e tem muito espaço útil, nas características do banco do motorista em relação à altura do solo, distância em relação ao teto e maior inclinação do encosto de cabeça e na inclinação do volante, obtida graças a uma angulação diferente da coluna de direção. Outro destaque é a visão da cabine, que passou a ser mais ampla para a frente, para os lados e para trás, em função do grande para-brisas, da posição de dirigir, do novo desenho da janela lateral, do novo montante de portas e das grandes dimensões dos retrovisores. Além disso, o Ducato 2018 conta com sistema de câmera de ré.

A nova cabine está mais silenciosa (até 5 dB em relação aos concorrentes) e apresenta menos vibrações, devido a alterações nas suspensões, no motor, na carroceria, nos materiais e no tratamento isolante acústico. Outras novidades são o volante de quatro raios de espuma suave com opção de comandos de áudio, o quadro de instrumentos com computador de bordo multifuncional e o painel dividido em módulos com uma visão mais organizada e clara. O sistema de climatização também foi melhorado, com a caixa de ar redimensionada, os difusores mais bem distribuídos e o condensador maior.

Fiat Ducato 2018 Chassi

O conjunto mecânico do Ducato 2018 também recebeu importantes novidades. O câmbio ganhou a sexta marcha para aproveitar ainda mais as características do propulsor 2.3 turbodiesel, que também evoluiu e está mais forte e eficiente. Chamado oficialmente de F1A e produzido pela FPT Industrial em Sete Lagoas (MG), ele ganhou 3 cv de potência e 0,5 kgfm de torque, desenvolvendo agora 130 cv a 3.600 rpm e 32,7 kgfm a 1.800 rpm. Com a nova transmissão, o regime de motor é melhor ajustado para ruas e estradas, o veículo se torna mais fácil e agradável de dirigir, consome menos e, consequentemente, tem emissões mais baixas. Isso se comprova na prática, com a redução de até 10% no consumo de diesel em relação ao modelo anterior. Fato que, somado ao aumento de 10 litros no tanque de combustível (totalizando 90 litros), fez a autonomia do Fiat Ducato 2018 subir.

O F1A é equipado com o sistema EGR, que recircula os gases de escape, sendo a melhor solução disponível para manter as emissões dentro dos limites estabelecidos pelas normas Proconve L6/Euro 5. Dessa forma, não existe a necessidade de utilização do Arla 32, o que – associada ao baixo consumo de combustível –, torna o custo do motor um dos menores da categoria.

Fiat Ducato 2018 Interior

A suspensão dianteira do Ducato 2018 conta com rodas independentes e travessa completamente nova presa à carroceria. A traseira recebeu molas fixadas à carroceria e tem eixo rígido e molas longitudinais calibradas de acordo com cada versão e seu tipo de uso característico. O profundo estudo para adequar a suspensão do veículo às condições de piso brasileiras também proporcionou redução de 30% no desgaste dos pneus, impactando positivamente no custo de manutenção do veículo. Além disso, os controles eletrônicos de tração e de estabilidade (ESC) elevam ainda mais a economia nesse sentido, priorizando a segurança ativa.

Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas

O Novo Ducato vem ainda com freios a disco nas quatro rodas com ABS e air bags para motorista e passageiros no banco biposto. Há também o Hill Holder, assistente para partida em rampas que impede o carro de se deslocar nas saídas em trechos íngremes, evitando colisões, e atua em manobras de estacionamento em subidas ou descidas.

Galeria Fiat Ducato

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Avaliação: Fiat Ducato 2018 nova geração com visual americano

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