Já apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado, veja aqui, o Fiat Bravo 2016 finalmente foi apresentado para a imprensa e chega aos concessionários da marca, um dos primeiros lançamentos após a criação do grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) que recebeu itens que integram as marcas.
Novos para-choques, novas molduras de lanternas e faróis, barra cromada em V no para-choque. Visto de frente, a nova grade de ar, agora reforçada por uma barra cromada com o logotipo Fiat no centro, as mudanças foram pequenas, mas valorizaram as linhas do modelo.
A traseira do Fiat Bravo 2016 também chega com novidades. Apresenta um para-choque redesenhado trazendo defletores de ar, novas lanternas com molduras pretas e spoiler traseiro. O logotipo com nova grafia está agora em destaque na parte central da tampa traseira.
Desde seu lançamento, o Fiat Bravo nunca foi um dos protagonistas do segmento (confira a excelente análise de mercado do segmento que o meu parceiro Ricardo Meier escreveu aqui). Mesmo assim, o modelo nunca foi um dos queridinhos dos concessionários da marca, que preferem vender modelos de maior volume. Agora na nova fase com produtos de maior valor agregado do Grupo, o Fiat Bravo 2016 poderá ter seu momento Fenix, voltando para pelo menos estar na lista de compras quando comparamos os hatchbacks médios do mercado que é liderado por Ford Focus, Volkswagen Golf e Chevrolet Cruze.
A Fiat também reformulou a gama do Bravo 2016. Agora ela passa a contar com as versões: de entrada a Essence 1.8 16V por R$ 61.990, Sporting 1.8 16V por R$ 67.990, T-Jet 1.4 16V Turbo por R$ 78.490 e a versão especial BlackMotion 1.8 16V por R$ 68.990.
Todos as versões do Fiat Bravo 2016 com a motorização 1.8 litro 16V Flex com potência de 132/130 cv (etanol/gasolina) trazem câmbio manual de cinco marchas, e podem ser equipadas opcionalmente com a transmissão automatizada Dualogic Plus. Já o esportivo Fiat Bravo 2016 T-Jet conta com motor turbo de 1.4 16V de 152 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 21,1 kgfm, que se mantém constante entre 2.250 rpm até os 4.500 rpm, podendo chegar até os 23,0 kgfm a 3.000 rpm acionando o exclusivo sistema Overbooster, conta com câmbio manual de seis marchas.
No Fiat Bravo 2016, o Uconnect Touch vem de série em todas as versões. Esta nova central multimídia pode ser comandada por voz, bastando um toque nos botões do volante em couro multifuncional. Ou, se preferir, basta usar o visor LCD touchscreen multicolorido de 5” para acessar todas as funções. Opcionalmente (de série na versão Blackmotion) oferece ainda o sistema de navegação GPS que utiliza softwares fornecidos pela TOM TOM. Outro conteúdo é a Câmera de ré, que facilita muito as manobras utilizando o visor LCD.
O Fiat Bravo 2016 foi recheado de conteúdos que tornaram algumas versões extremamente interessante, quando comparados aos concorrentes do mercado, especialmente a Blackmotion, que vem com bancos de couro, rodas de 17 polegadas, além da suspensão com acerto mais esportivo, além de vários itens.
O BlogAuto andou com o Fiat Bravo 2016 em um roteiro por estradas do interior do estado de São Paulo, e mostrou muitas qualidades e excelente acabamento. O motor aspirado ficou devendo um pouco de desempenho, felizmente existe a versão sobrealimentada T-Jet. O modelo reúne qualidade e maturidade para enfrentar os concorrentes diretos como Ford Focus e Chevrolet Cruze, mas ainda fica devendo para enfrentar o Volkswagen Golf.
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O Fiat Bravo 2016 conta com mais de 600 locais de apoio em todo Brasil, entre concessionárias e pontos assistenciais, além de dois anos de garantia contratual, além de três anos de garantia de motor/câmbio e também três anos de assistência 24 horas do Confiat.
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