Quando jogamos poker podemos ir ganhando ou perdendo aos poucos, mas quando temos uma mão muito boa, vamos ao “all in” que seria colocarmos todas as nossas fichas naquela jogada, e é isto que a Fiat está fazendo, uma grande aposta com o Fiat Argo 2018, modelo que chega para, segundo a marca, recola-la no topo de vendas no Brasil.
Além da grande missão o Fiat Argo 2018, chega no lugar de três modelos da marca, as versões não 1.0 do Fiat Palio, o Punto e o Bravo, ou seja, o carro tem muito trabalho pela frente.
E podemos dizer que nas primeiras impressões o Fiat Argo 2018 tem todas as armas e está muito bem preparado para enfrentar esta batalha. Os grandes rivais serão os líderes do segmento, o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20.
O Fiat Argo 2018 é fruto de um grande investimento da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) na modernização do Polo Automotivo de Betim, Minas Gerais, com foco na excelência construtiva. Ele representa um novo ciclo de renovação na gama Fiat, depois de um período onde a marca investiu em segmentos onde ainda não estava presente, como o de picapes maiores (Toro) e hatches subcompactos (Mobi).
O tema “wrap around” (contornos envolventes) experimentado anteriormente no Fiat Toro agora chega ao Fiat Argo 2018. Na parte frontal, um capô longo e volumoso. Os faróis que invadem a lateral são bi-parábola, com guias de leds. A parte inferior reforça visualmente a largura do carro com as tomadas de ar esculpidas nas extremidades do para-choque.
Na traseira, as lanternas têm desenho com formato em “C” apontando para o centro do logotipo Fiat e dando suporte para as laterais esculpidas da tampa traseira. O para-choque esportivo, com seu desenho extrator finaliza o visual.
No interior, a adoção de um sistema multimídia de sete polegadas, de aspecto flutuante, chama a atenção, assim como o layout das áreas funcionais (botões, climatização e saídas de ar).
O console central teve o layout trabalhado de maneira específica para cada tipo de câmbio. Além do fácil acesso à porta USB e entrada auxiliar. Aos passageiros do banco de trás estão disponíveis porta-objetos, porta-copo e mais uma entrada USB completa, que inclui transferência de dados.
O Fiat Argo 2018 entre os itens que ampliam a segurança a bordo estão os airbags laterais dianteiros e a câmera de ré com linhas dinâmicas e sensores de estacionamento. Bancos com ISOFIX, que permitem a melhor fixação de cadeiras infantis à carroceria, são de série em todas as versões do Fiat Argo, assim como os repetidores de pisca laterais nos retrovisores.
Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) – Através de uma série de sensores, o sistema garante a dirigibilidade e estabilidade do carro nas situações de perda de aderência dos eixos dianteiro ou traseiro. Para tanto, automaticamente as rodas são freadas de forma seletiva, e a potência do motor pode ser momentaneamente diminuída, permitindo que o veículo tome a direção correta apontada pelo volante.
Controle de Tração (TC) – Item especialmente útil em rampas íngremes e escorregadias. Nessa situação, a baixa aderência faz com que as rodas patinem e o veículo tenha seu movimento e dirigibilidade comprometidos. Ao perceber isso, o sistema diminui o torque de forma seletiva nas rodas dianteiras, podendo diminuir a potência do motor, para aumentar a aderência das rodas ao piso e garantir uma partida segura e sem sustos.
Hill-Holder – O assistente para partida em rampas impede que o carro se desloque nas saídas em trechos íngremes, evitando colisões. E também atua em manobras de estacionamento em subidas ou descidas.
Carroceria reforçada com aços de alto resistência – Quase toda a carroceria do Fiat Argo usa aços de alta resistência. Em especial, as áreas que formam a célula de sobrevivência aos ocupantes contam com aços ultra resistentes ou até hot stamping em áreas planejadas. Na comparação com o Fiat Punto, o Fiat Argo teve aumento de 7% na rigidez torcional e de 8% na rigidez flexional, o que resulta em maior resistência, segurança e durabilidade.
Central multimídia de 7 polegadas touchscreen – Esse é o grande diferencial de requinte e tecnologia do interior do Fiat Argo, quase como se um tablet se sobressaísse acima do painel central, com ótima ergonomia e visibilidade. A central conta com tela multicolorida High Definition, um diferencial frente à concorrência, e sensível ao toque de sete polegadas. Os comandos são acessados de forma rápida e extremamente intuitiva. Além disso, o sistema é compatível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto. Com eles, os comandos são feitos por botões, toques ou voz. Basta dizer o nome de uma música da playlist para que o sistema a disponibilize no sistema de áudio do carro. Com capacidade de receber aplicativos complementares de preferência do usuário, a central multimídia torna-se um conjunto completo de navegação, entretenimento e conveniência a bordo.
Quadro de instrumentos digital – Usando tecnologia TFT para alta definição de imagens, o display de 3,5 polegadas tem configuração personalizável de acordo com as preferências do motorista. Nas versões 1.8 (Precision e HGT), ela tem o dobro do tamanho (7 polegadas) – uma exclusividade do Argo frente aos seus concorrentes. Independentemente do tipo de tela, o computador de bordo é de série em todas as versões, com informações e controles detalhados do carro e da forma de condução. Dependendo da configuração, o número de funções à disposição do motorista pode chegar a 70.
Keyless Entry’N’ Go – Conveniência e comodidade extras ao liberar o uso do telecomando para destravar as portas e ligar a ignição no Fiat Argo. Sensores de presença instalados nas maçanetas dianteiras externas e na tampa do porta malas, somados ao botão de ignição instalado no interior da cabine, fazem todo o trabalho ao simples toque dos dedos. Este conteúdo é mais uma exclusividade do Argo em seu segmento.
Retrovisores externos multifunção – Além do desenho futurista que chama a atenção, os retrovisores externos trazem vários recursos. Eles podem ser rebatidos ao toque de um botão (função Folding), função muito útil em vagas apertadas e ruas estreitas. Eles contam também com luz de cortesia (Puddle lamps), que ilumina a área onde o condutor e o passageiro irá pisar para sair, ou entrar, do veículo, assim que as portas são destravadas. Esse conteúdo também é exclusividade do Fiat Argo no segmento de hatches compactos. O espelho direito ainda dispõe da função “tilt-down”, que ajusta automaticamente para uma posição mais baixa nas manobras de ré.
Retrovisor interno eletrocrômico – O Fiat Argo pode contar com sensores de ofuscamento, crepuscular e de chuva, oferecidos num pacote que amplia a comodidade e a segurança do veículo. O primeiro escurece automaticamente o espelho quando uma luz forte é refletida, evitando prejudicar a visão do motorista. Já o segundo aciona automaticamente os faróis baixos quando a luminosidade externa se torna fraca. E o terceiro aciona os limpadores do para-brisa aos primeiros sinais de chuva.
Com cabeçote de duas válvulas por cilindro e comando de válvulas único no cabeçote com variador de fase, tanto o motor Firefly 1.0 de três cilindros quanto o 1.3 de quatro cilindros apresentam o menor consumo de energia interna para o acionamento do valvetrain, comparado a qualquer cabeçote de quatro válvulas. Além disso, oferecerem ao cliente o melhor torque e o baixo consumo de combustível que, na prática, é o que todo mundo deseja. Sem perder o prazer ao dirigir, muito pelo contrário, Argo Drive 1.0 e 1.3 trazem notam A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular e também estão entre os mais fortes do segmento. Com 3 cilindros e 1.0 litro, Argo Drive tem 77 cv e 10,9 kgmf de torque com etanol. Quando 1.3, ele traz 4 cilindros, 109 cv e 14,2 kgmf de torque (etanol).
O Fiat Argo 2018 pode contar com o E.torQ Evo VIS, com 139 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 19,3 kgfm a 3.750 rpm (ambos com etanol), as versões Precision e HGT do Argo são as mais potentes e velozes do segmento. Sem perder a vivacidade no trânsito, graças ao coletor de admissão variável, também chamado de VIS (sigla inglesa para Variable Intake System – sistema de admissão variável), que garante mais força em baixos regimes de rotação. Na prática, são dois coletores em um só: até 4.000 giros, o ar que vai para os cilindros passa por um caminho mais longo, favorecendo o torque. Acima dessa rotação, uma aleta é acionada e faz o ar percorrer um trajeto mais curto, gerando mais potência. A esportiva HGT, por exemplo, pode levar o Argo aos 192 km/h de velocidade máxima, com uma aceleração de zero a 100 km/h em apenas 9s2 segundos, os melhores números do segmento.
Câmbio automático de seis marchas – Pela primeira vez, um carro de passeio compacto da Fiat produzido no Brasil vem equipado com caixa automática de seis marchas – a mesma do Fiat Toro. Essa moderna transmissão faz um casamento muito equilibrado com o propulsor E.torQ 1.8 Evo VIS de 139 cv, proporcionando trocas quase imperceptíveis e reduzindo a rotação em velocidade de cruzeiro. Esse moderno câmbio é um aliado não só para extrair o melhor desempenho do motor, mas também para reduzir o consumo de combustível e baixar sensivelmente o nível de ruído que chega até a cabine. Um dos destaques dessa transmissão é o Neutral Function, recurso que desacopla o motor da transmissão em paradas rápidas de trânsito, evitando aquela sensação de que o sistema está forçando os freios – medida que também ajuda a reduzir o consumo.
Câmbio GSR (Gear Smart Ride) Comfort – Essa moderna transmissão automatizada equipa a versão Drive 1.3 GSR, combinando performance, conforto e economia de forma invejável. As passagens de marchas suaves, somadas ao inteligente sistema Auto-Up Shift Abort, que entrega retomadas mais vigorosas, fazem da transmissão GSR uma referência no mercado. E ela vem sempre com paddle shifts no volante, para momentos em que o motorista quer impor seu estilo de trocas de marcha, além do conforto do sistema Hill Holder que evita o desconforto do veículo se movimentar sem intenção nas subidas.
Sistema Start&Stop – Item de série em todas as versões do Fiat Argo, ele desliga o motor automaticamente quando o carro está parado. Os benefícios são economia de combustível e menor emissão de poluentes. E tudo isso sem abrir mão da segurança: sensores só permitem que o motor seja desligado se não houver qualquer tipo de comprometimento, seja do veículo ou dos ocupantes. Para ligar novamente o motor após a parada, basta soltar o pedal do freio nas versões com transmissão GSR ou automática; já nas versões equipadas com câmbio manual, um leve toque no pedal da embreagem coloca novamente o propulsor em funcionamento.
Direção elétrica progressiva – Sem roubar diretamente a potência e o torque do motor, a direção com assistência elétrica proporciona total precisão e leveza na condução do Fiat Argo. Com respostas rápidas aos comandos do motorista e facilidade superior nas manobras, a direção elétrica é sinônimo da tecnologia a serviço do conforto e conveniência a bordo, e também traz sua contribuição para a economia de combustível.
Nada de tanquinho – Os três motores dispensam o uso do tanque auxiliar, aquele que é abastecido com gasolina para partida nos dias mais frios. Um sistema eletrônico aquece o combustível automaticamente quando a temperatura externa está abaixo dos 16 graus e há mais de 70% de etanol no tanque.
Aprenda dicas de pilotagem com um ex-piloto de Fórmula 1
O Fiat Argo 2018 chega em sete versões, oferecendo três opções de motores, três ofertas de transmissão e três configurações de acabamento – Drive, Precision e HGT. Uma linha de produtos na medida certa, de casamento perfeito com as mais diversas necessidades, desejos e expectativas dos clientes. E com uma exclusiva série especial de lançamento, batizada de Opening Edition Mopar, limitada a 1.000 unidades.
Fiat Argo 2018 Drive 1.0
A versão de entrada, campeã de economia na categoria, vem equipada com o motor Firefly 1.0 de três cilindros (77 cv de potência e 10,9 kgfm de torque), com transmissão manual de cinco marchas. No pacote de itens de série, destaque para direção elétrica progressiva, ar-condicionado, display de alta resolução no quadro de instrumentos, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança retráteis de três pontos para todos os ocupantes, sistema Start&Stop, ISOFIX, travas elétricas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.
Fiat Argo 2018 Drive 1.3
Traz o motor Firefly 1.3 com potência de 109 cv e torque de 14,2 kgfm, melhor do segmento, acoplado a transmissão manual de cinco marchas. Destaque para as retomadas sem igual nessa faixa de motorização. Adiciona à versão 1.0 sistema de monitoramento da pressão dos pneus, central multimídia de 7 polegadas, com tela sensível ao toque, de alta definição, e compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto (esse item exclusivo é de série a partir desta versão), volante com comandos do rádio e telefone e 2ª porta USB para o passageiro traseiro.
Fiat Argo 2018 Drive 1.3 GSR
A diferença aqui não é apenas a transmissão automatizada de cinco marchas GSR (Gear Smart Ride) Comfort. Esta versão conta também com Controle de Tração (TC), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e sistema Hill-Holder, que evita que o carro se mova em breves paradas com inclinação. No console central, cinco botões permitem fácil acionamento, incluindo função Sport, que aciona um modo de condução mais esportivo. Por meio de paddle shifts no volante, o motorista pode trocar as marchas manualmente. O sistema conta ainda com a função Auto-Up Shift Abort, que garante retomadas mais vigorosas. Além disso tudo, conta ainda com ambient lights, que deixa o interno do veículo ainda mais requintado, controle de velocidade de cruzeiro, apoia braço para o motorista, vidro elétrico traseiro e retrovisores externos elétricos com função tilt down e repetidores laterais, a mais que a versão Drive 1.3 manual.
Fiat Argo 2018 Precision 1.8
Esta versão conta com motor E.torQ 1.8 16V Evo VIS, que atinge potência de 139 cv e 19,3 kgfm de torque (maiores valores para a categoria), acoplado à transmissão manual de cinco marchas. Na lista de itens de série, vale mencionar o sistema de alarme antifurto, faróis de neblina, faróis com luz de posição a LED, rodas de liga leve com aro 15 e banco traseiro bi-partido 60/40.
Fiat Argo 2018 Precision 1.8 AT6
A versão acrescenta o refinado câmbio automático de seis marchas, com possibilidade de trocas por paddle shifts junto ao volante. Para aprimorar a experiência e o conforto, ela inclui controle de velocidade de cruzeiro, apoio de braço para o motorista, volante revestido em couro e ambient lights.
Fiat Argo 2018 HGT 1.8
A versão esportiva da gama combina visual imbatível à performance entregue pelo motor E.torQ 1.8 Evo VIS de 139 cv, combinado ao câmbio manual de cinco marchas. Oferece itens exclusivos, como o display multicolorido de 7 polegadas de alta definição e personalizável no quadro de instrumentos. Externamente ele se diferencia por grade dianteira inferior com acabamento vermelho, spoilers no para-choque, moldura preta na parte inferior da lateral e nas caixas de roda, ponteira de escapamento trapezoidal cromada, rodas de liga leve aro 16 e uma calibração de suspensão mais esportiva. Por dentro também há detalhes exclusivos, como o revestimento vermelho na parte central do painel. Também traz como diferencial uma calibração de suspensão e controle de estabilidade voltada para uma condução mais esportiva.
Fiat Argo 2018 HGT 1.8 AT6
Máximo conforto e performance na condução com a versão topo de gama, que agrega o câmbio automático de seis marchas ao pacote. A exemplo das demais versões equipadas com câmbio automático, possibilita trocas com recheio adicional de esportividade pelos paddle shifts junto ao volante, além do conforto do controle de velocidade e do apoio de braço para o motorista.
Série especial Opening Edition Mopar
Baseada na versão HGT 1.8 AT6, essa série limitada a 1000 unidades traz um conjunto de acessórios Mopar, montados no Custom Shop da fábrica de Betim. Disponível apenas na cor azul Portofino, ele vem com teto e retrovisores externos pintados de preto, e com um elegante aerofólio na tampa traseira, também na cor preta. Entre os acessórios Mopar, destaque para rodas de alumínio escurecidas (aro 16), protetor de soleira das portas, tapetes de borracha e carpete, kit de alto-falantes de alta performance com 60 W e o badge “Mopar” nas colunas traseiras. Além disso, o Opening Edition Mopar vem com a conveniência do Mopar Vehicle Protection (MVP), com as três primeiras revisões inclusas.
Preços Fiat Argo 2018
- Drive 1.0 – R$ 46.800
- Drive 1.3 Manual – R$ 53.900
- Drive 1.3 GSR – R$ 58.900
- Precision 1.8 Manual – R$ 61.800
- Precision 1.8 Automático – R$ 64.600
- HGT 1.8 Manual – R$ 67.800
- HGT 1.8 Automático – R$ 70.600
Galeria Fiat Argo 2018
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.
É A FARRA DAS MONTADORAS NESTE PÍFIO BRASIL, ESTE ARGO SERÁ OUTRO PUNTO DA VIDA. CARO CARRO SIMPLES SEM TECNOLOGIA. IN FELIZMENTE … NÃO DÁ PARA ARRISCAR.