Ontem, após andar na Spin, a nova minivan da Chevrolet, cheguei à conclusão que nosso mercado está sendo dividido em dois “campeonatos”, a Série A e a Série B. A linha renovada da GM explica isso. De um lado temos o Cruze e o Sonic, participantes do campeonato “A” e do outro, Agile, Cobalt e agora a Spin – ah, sim, o Astra europeu atual joga num campeonato bem mais rico…
Por que cheguei à essa conclusão? Porque o Cobalt e a Spin estão num nível inferior de refinamento que vi no Sonic, por exemplo. Seja pelo motor Econoflex ou pela simplicidade de suas peças ou ainda pelo visual mais grosseiro. O mais interessante é que não são maus carros. São, sim, produtos feitos para uma clientela que não exige tanto quanto a que compra carros da “Série A”. Quem leva um Cobalt para casa deve ter saído de um sedã compacto pequeno sem equipamentos e para ele o modelo – e outros concorrentes como o Versa – são uma senhora evolução, não importa que estejam há anos-luz de um Corolla ou Civic.
Com a Spin acontece um fenônemo parecido. A minivan – embora a GM tenha tentado nos convencer do contrário – é um projeto para agradar quem tem uma família numerosa e busca espaço e alguma verstatilidade, além, é claro, de um visual mais agressivo. Ela faz muito mais que uma Meriva? Até que não. Ainda não pude conferir suas medidas, mas apostaria que a Meriva é maior por dentro, porém, mais curta, o que impediu a tal terceira fileira de assentos. Mas a Meriva usa um recurso estético que já deu o que tinha que dar, o formato monovolume, quase um “ovo”. Hoje as pessoas querem algo que inspire respeito no trânsito e a moda da frente alta, com linhas de jipe é a mais popular. Por isso a Spin seguiu por esse caminho.
Longe da Zafira
Outro erro que cometemos – a imprensa em geral – foi dizer antecipadamente que a Spin é sucessora da Zafira também. Nada mais absurdo. A Spin não tem porte para isso e seus preços confirmam essa impressão. Enquanto a novidade custa R$ 54.690 na versão mais sofisticada, a Zafira beira R$ 70 mil. Sim, há versões mais simples da idosa minivan que podem ser atendidas pela Spin, mas não será uma evolução para o cliente. Meu palpite é que a Zafira – que fica em linha até o final do ano – será substituída indiretamente pelo Trax, o “EcoSport” da GM. Como ele terá um porte mais avantajado e preço entre R$ 55 mil e R$ 70 mil pode, sim, ser a opção mais sofisticada de veículo familiar da GM, justamente a mesma meta da Ford com seu “EcoSport 2” – que dizem, terá versão de 7 lugares também.
Dirigindo a Spin
A primeira olhada na minivan me fez lembrar muito o Cobalt: um carro com soluções legais, mas bem simples, acabamento que quer parecer melhor do que é, e o painel do Sonic simplificado. Andei na versão LTZ automática, com o mesmo câmbio do Cruze, de seis marchas e uma opção sequencial por botão na alavanca – bem incômoda por sinal. A novidade em relação ao sedã é o motor 1.8 Econoflex que a GM diz ser uma evolução do 1.4 Econoflex.
A coisa mais interessante desse motor é mesmo a coragem da montadora americana em esquecer da potência nominal e focar no torque. Sim, como havíamos revelado há algum tempo, o motor tem potência baixa para um 1.8: 108 cv com etanol e 106 com gasolina, mas seu torque máximo é equivalente ao do Ecotec 1.6 16V do Sonic, algo em torno de 17 kgfm. Poderia ter mais? Tenho certeza que sim, mas a GM certamente se preocupou com o consumo elevado, cuja fama ela carrega há bastante tempo.
Perguntei a um funcionário da marca por que não usar o 1.6 Ecotec, um motor mais moderno. “Porque não daria para cobrar esse preço com um motor importado”, disse. Olha aí a teoria da “Série B” funcionando…
A Spin é bem equipada para um carro de R$ 55 mil. Traz direção assistida (hidráulica) trio elétrico, Bluetooth, computador de bordo, piloto automático, airbag duplo e ABS, sensor de estacionamento e ar-condicionado. São os itens que hoje começaram a ser indispensáveis para os consumidores. Mas outros equipamentos mais sofisticados passam longe dela como teto solar panorâmico, direção elétrica, ajuste de profundidade do volante, GPS integrado, ar digital e outros airbags.
A GM também fez uma propaganda exagerada sobre a versatilidade da Spin. Diz que ela tem “23 posições diferentes para os bancos” e “32 porta-objetos de verdade”. Não digo que não seja verdade, mas certamente alguém levou em conta cada “dente” de ajuste dos bancos. A Spin rebate e dobra os bancos traseiros e tem a fileira central bipartida, mas não chega aos pés do sistema ULT da Honda que equipa o Fit. A Meriva, por exemplo, tinha um sistema bem mais sofisticado e prático. Em compensação, a GM tomou um senhor cuidado com o método de rebatimento que lembra um pouco o do Fox, mas que não põe em risco o dedo do cliente.
Bem, vamos colocar a Spin em movimento. No primeiro trecho do test-drive fui no banco de trás. Espaço para as pernas limitado e olho do meu lado e não consigo visualizar duas pessoas ali, no máximo uma criança. Com 1,83 m, nem tentei pular para a terceira fileira, mas o colega jornalista que me acompanhava o fez sem cara de satisfação. Realmente, não há milagre com esses dois passageiros extras. Ou são pequenos ou crianças e diria mais: a Spin leva quatro adultos e três crianças com algum conforto. Qualquer configuração mais “pesada” vai dar dor de cabeça.
No segundo trecho do test-drive, assumi o volante e, coitado do terceiro jornalista a bordo. Teve que se encolher atrás já que fui até o penúltimo dente do banco. Aliás, o assento do motorista é minúsculo. Boa parte das pernas fica para fora e as laterais levantadas acabam tornando a viagem mais desconfortável. Tento abaixar o banco e mesmo com ele no nível mínimo me sinto por cima do painel. O volante sem ajuste de profundidade (que saudade do Sonic) também dificulta achar uma posição boa de dirigir.
Partimos em direção à rodovia e logo a sensação de dirigir da Spin me lembra a do Cobalt. A direção tem respostas rápidas, a suspensão, um acerto entre confortável e firme, e o motor, ah, o motor, um fôlego apenas razoável. A transmissão automática faz sua parte, mas não dá a agilidade necessária em ultrapassagens, ainda mais com o carro um pouco carregado. Com sete pessoas mais bagagem a vida não será fácil.
Por falar em bagagem…
…não esperem demais da versão LTZ. Enquanto a versão LT leva 710 litros a LTZ consegue carregar pouco mais de 500 litros com a terceira fileira rebatida e recolhida. Com sete a bordo, o volume é de apenas 162 litros. Tudo porque, ao contrário da Zafira, os bancos traseiros não se escondem ao ser “guardados”. Mais uma confirmação da “Série B”.
Mas lá no subtitulo eu disse que a minivan vai vender bem. E acredito nisso porque a Spin tem preços acessíveis, boa lista de equipamentos e um apelo visual que funciona entre seus potenciais consumidores. Também vai ser vista com frequência com a vestimenta de táxi, como seu irmão Cobalt e sua antecessora Meriva. Por isso a meta de 3 mil unidades da GM parece fácil de atingir. Difícil mesmo vai ser levar cinco adultos grandões a bordo, mas para quem veio de um hatch ou sedã compacto das antigas a situação não vai mudar tanto assim.
Entre todas as análises do primeiro contato com essa joça publicadas em todos os web sites, a sua foi a melhor. Parabéns!
Dois erros da GM e da Renault… querer tirar o Zafira e o Grand Tour antes do tempo certo.
Insisto, por que antes tinhamos modelos de origem Opel e agora baixou tanto a qualidade?
Certamente, a GM quer ampliar sua margem de lucro às custas de nossos consumidores.
Recomendo aos consumidores pesquisar por marcas que respeitam mais o consumidor.
Pra mim matou a charada da Zafira, mto bem analisado!
Alias, bem lembrado em "salvar" os designers!! Tbm acho que chovem injustiças com esses profissionais em comentários por aí. É só lembrar tbm do belo conceito GPiX que deu origem ao Agile.
as funerarias vão adorar!!!!!!!!!!!!, ou seja, mais um projeto barato que é incapaz de fazer um desenho pelo menos interessante!!! lixo!
Quer um lixo deste na sua garantem, sem custo nenhum ??? Isto vc quer né !!!!! Seu jacú !!!!!!
Tenho uma ZAFIRA elegance manual com gnv e iria comprar o spin ltz (aut) mas com essa matéria e todas as outras que já li,fiquei decepcionado!
Ontem fui na simcauto e me informei sobre o preço da ZAFIRA elite.
68.000 num carrão que saiu de linha e suicídio financeiro.
Será que depois de ter 2 vectras,2 zafa e ter sido criado em vários opalas,Monza,terei que sair da gm?
O cruze e apertado.esperar o trax?
ou viajar para Ásia ?
Ix35,aportáveis?
Ou tentar a sorte no fiat freemont?
Aceito conselhos.
Ix35 ou sportage?
Ah,ia me esquecendo!
Já viram no YouTube a ZAFIRA tourer?
Briiiinncadeira!!!
Linda de tudo. Antes de ouvir falar no spin,Orlando eu achei que viesse uma versão antes da tourer que da para o gasto
NOTA DE DESCULPAS:
Antes de tudo, peço desculpas pelo que venho a dizer aos editores e repórteres deste web site.
Sei que todo mundo precisa trabalhar para receber os passaportes da liberdade para o sustento e realização de sonhos que se chama notas de "dinheiro." Mas estamos há muitos meses vendo flagras desse carro camuflado além de desenhos que revelavam que ele seria feio assim mesmo. No entanto eu não esperava que o interior fosse tão LADA Samara como é. Nos dias de hoje? IMPENSÁVEL. Mas o Brasileiro chama um governo que dá apoio político e operacional ao narcotráfico de DEMOCRACIA, então o avanço do péssimo ao brasileiro é estar na vanguarda… Ou seja, ir para trás é o augúrio do povo brasileiro e ainda cobra caro pela novidade do "novo pior."
Então eu considero que deveríamos ignorar o lançamento desse carro e não chegarmos ao cúmulo de ficar expondo fotos de alta definição de um TRAMBOLHO QUE É DE CAUSAR PÂNICO EM DEFUNTO, GENTE!
Vocês não estão vendo que vocês estão disfarçando novidade, beleza e inovação ao focar com a câmara coisas insignificantes como "lata", "plástico porcaria", tudo mal moldado, fruto de um desenho que comprovará se brasileiro é mais idiota do que quando o Novo Uno foi lançado? Não dêem ousadia ao conformismo ao deboche contra os brasileiros que ainda pensam, caros editores e repórteres e de todos os outros blogs e revistas.
Eu farei divulgar esta mensagem em todos os blogs e web sites de revistas de todo o Brasil, claro, direcionada a cada um deles especificamente porque se reclamar não funciona mais, a melhor coisa é não fazer propaganda para não estimular as vendas. E se a GMdoB está pagando vocês para se sujeitarem a isso, ok, façam, sei que todo mundo precisa de dinheiro, mas façam uma notinha de rodapé e já está bom demais.
Sinceramente,
Cristiano Arruda
Campo Grande, MS.
vc não deve nem ter carro
Parabéns, de todos os comentários e avaliações que lí sobre a Spin, realmente, este foi o mais verdadeiro. As montadoras estão sempre querendo nos vender carros de qualidade bem inferior aos vendidos nos quatro cantos do mundo.
Parei de ler quando o escritor falou que o SONIC tá na Série A! Mel Dels…
Pensei que a GMdoB pusesse uma verdadeira Hotmachine pra substituir a gostosa Zafira,mas pelo que vemos é puro enrolaction com a feiosa Spin que pra começar; a estranhesa já apareçe até no nome.O que é que falta pra completar ?? SPIN´ho. E essa de série A e série B,chutou o balde.
Parabêns,todos os "especialistas repórteres e comentarístas que testaram o spin inclusive
a própria GM,esqueceram de falar o M A I S I M P O R T A N T E, o GNV,a Spin funciona bem?
é de fácil instalação?fica de fato econômica?tsc,tsc,por gentileza,concluam a análise sobre a o Spin,pois
é lógico que 90% dos compradores deste veículo principalmente os taxistas que alías deverão comprar
muito deste veículo,aguardam estas respostas.Publio Ribeiro
Parabéns pela matéria,
Eu tenho uma Zafira, com motor 2.0 e um super sistema para movimentação dos bancos.
A GM jogou os clientes da Zafira no lixo, eu não mudo meu carro prá essa porcaria (já o vi pessoalmente) com design jurássico (esperamos prá que???).
GM nunca mais
Boa tarde Leitores! Vejo nos Blogs automotivos como tem piloto, designer e mecanicos neste meio. Gostaria de saber o seguinte: todos que malham nossos produtos tem uma BMW X5 ou uma Merceles CLK na garagem? Muitos estão falando do Zafira, que para mim tambem não é isso tudo. Vcs esquecem que vivem em um pais sub-desenvolvido, onde 90% da população é assalariado(peão)! Se as nossas montadoras fossem colocar um produto igual a BMW X5 para vender, a maioria aqui do Blog não iria comprar. Mas a maior culpa de termos automoveis com uma qualidade inferior aos dos Europeus e Americanos é do nosso governo que tanto taxam nossos produtos.
Excelente colocação do Fábio…o carro é espetacular dentro daquilo que propôs a oferecer em relação à concorrência…atende bem seu objetivo…boa sorte a todos…
Quem comprou e não gostou, pode me dá que eu aceito! Quanta hipocrisia!!!
Comprei uma LT automatica e tô gostando muito.
a spin tem motor de celta modificado e além de ser fraco aquece muito, tanto que nem colocaram sensor para que o motorista veja que esta quase fervendo!! você dirige e fica sentindo o cheiro de plástico da junta queimando!! sem contar que o cambio automático é burro, você pisa e ele desce duas marchas ate três marchas e você acaba ficando para traz, péssimo isso. se trocarem o motor e cambio , talvez fique melhor…
estou falando porque tenho uma..
Ja tive uma Zafira expression modelo automatico com ar digital saida de ar para os passageiros traseiros espaco interno otimo motor com otimo desempenho podendo optar pelo modo esportivo, apenas o visual que nao agrada muito mas fora isso responde muito bem para quem tem familia grande e necessita de espaco.
Aluguei o Spin 7 lugares em uma viagem que fiz com amigos o carro parece ter um motor de 3 cilindros 1.0 eramos 3 com malas e haja paciencia na estrada perigoso para ultrapassagens pois nao anda o interior de pessimo gosto e o espaco nao foi suficiente.
Parece que a GM vai comercializar novamente o Zafira visto que na Europa existe o modelo 2014 o que vai tirar completamente do mercado o Spin a GM por sua vez fara taxas e precos inacreditaveis pois sabem que o retorno do Zafira vai aniquilar a venda do Spin corram deste carro porque ate mesmo correndo e capaz de voce sair na frente do fraquissimo motor do Spin
pedido de proprietário de uma gm spin 2013 não falem mão do carro pois tenho que vender a minha ela esta com 30.ooo km e já gastei 3,200.oo reais para fazer seu cabeçote por soltar a trava da mola do tucho ficou mais de um mês na oficina por folta de peças esta pronta mas não vou esperar para ver acontecer outra coisa com ela pois dinheiro não e capim que carrão kkkkk obrigado .
infelizmente sem a zafira nao yem graca, depois de ler todos comentarios,jamais quero uma spin, tiraram um carrao de linha por esse,nao dá pra acreditar,.
É praticamente um erro parecido com o que fizeram com a Blazer, o modelo substituto Traill blazer 7 lugares, não chega nem aos pés das antigonas co-irmãs de 5 e até de 6 lugares. Tenho uma 2005 Diesel e garanto que custo/benefício como as Blazer que foram até 2011, atualmente é quase impossível de ser encontrado, o carro apesar do velho problema de estabilidade nas curvas fechadas, solucionado pela prudência dos motoristas, é simplesmente incomparável entre as SUV, manutenção simples e acessível, carro robusto, confiável “trator em forma de carro, mosca branca de olhos azuis”, veículo fantástico. Vou partir para uma Zafira porque somos seis na família e sei que os padrões assemelhados da Blazer.
De modo geral, é muito divertido ver as matérias sobre carros aqui no Brasil. Só tem especialistas… nenhum carro presta, tudo é lixo. Tenho certeza que se algum especialista dirigir o Mercedes-Maybach S600 vão reclamar que um carro de duzentos mil dólares só tem espaço para quatro ocupantes…