Lançado em 2009, o Chery Tiggo chega agora na linha 2014 com câmbio automático, é o primeiro modelo chinês, apesar de ser produzido no Uruguai, disponível no mercado brasileiro a contar com esse tipo de transmissão. Além disso, a lista de equipamentos de série está mais completa ainda, com a inclusão do sistema de controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático) com comandos no volante e tem preço sugerido de R$ 57.990.
A nova transmissão automática QR425AHA foi desenvolvida pela Chery em conjunto com a divisão de motores ACTECO. É um sistema de apenas quatro velocidades com opção de trocas manuais e modo anti-patinação.
O câmbio automático do Chery Tiggo 2014 possui opção de trocas manuais, bastando empurrar a alavanca para direita e dar toques na alavanca para cima (aumentar a marcha) e para baixo (reduzir), mas o modelo não possuiu opção de trocas no volante, e as trocas se mostraram no modelo testado com um certo atraso após o acionamento da alavanca.
Outro recurso do câmbio automático do Chery Tiggo 2014 é o modo anti-patinação, que deve ser utilizado para arrancar com o veículo em pisos de baixa aderência. Para acionar o sistema, é preciso posicionar a alavanca em D (Drive) e apertar o botão com o símbolo de um floco de neve. Nesta condição o veículo sempre entrará em movimento em 2ª marcha, para evitar que as rodas patinem. A palavra WIN aparecerá no painel, indicando que o sistema está ativo.
Juntamente com o câmbio automático, o Chery Tiggo 2014 vem equipado com sistema de velocidade de cruzeiro (piloto automático), com comandos no volante. O sistema permite ao motorista manter o veículo em velocidade constante mesmo sem pisar no pedal de acelerador.
Assim como o modelo manual, lançado no mercado no segundo semestre de 2013, o Chery Tiggo 2014 Automático conta com tração dianteira, motor 2.0 litros 16V a gasolina, que desenvolve potência máxima de 138 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 18,2 kgfm a 4.300 rpm, o que permite atingir velocidade máxima de 170 km/h.
A suspensão é independente nas quatro rodas, sendo do tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira, ambas com molas helicoidais, amortecedores de dupla ação e barra estabilizadora. As rodas são de liga leve, de 16 polegadas, calçadas com pneus 235/60 R16. Os freios contam com sistema antitravamento das rodas (ABS) e distribuição de frenagem (EBD), discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira. O Chery Tiggo 2014 Automático é 25 kg mais pesado do que a versão manual, com 1.400 kg.
Lançado em junho de 2013, o Chery Tiggo é a segunda geração de SUV (Sport Utility Vehicle) urbano da Chery do Brasil, e trouxe importantes mudanças de estilo, ergonomia, conforto e acabamento interno, incluindo novos para-choques dianteiro e traseiro, grade frontal, faróis, frisos laterais, lanternas, capa do estepe e brake light.
Por fora, apresenta capô mais curto e para-choque ampliado, os novos faróis, alongados e com iluminação mais eficiente e trazem luzes diurnas de LED. As luzes auxiliares agora são arredondadas, também com molduras escuras, e as portas passaram a contar com frisos de proteção na cor do carro em toda sua extensão.
As lanternas traseiras, com lente do tipo cristal e iluminação por LEDs, a capa do estepe, ganhou uma parte preta e a inscrição “Chery”, e o brake light nas extremidades do para-choque, em formato retangular.
O porta-malas tem fácil acesso e tem capacidade para 435 litros (494 litros, sem a cobertura de separação do compartimento, 818 litros, com bancos rebatidos). Já o tanque de combustível tem capacidade para 55 litros.
O interior conta com novo painel, com display digital de tamanho exagerado não combinando com o restante do conjunto. Uma novidade interessante é o display com bússola, altitude e pressão atmosférica no espelho retrovisor. O Chery Tiggo 2014 conta com sensor de ré com display de distância e controle de áudio no volante.
O pacote de conveniência e conforto ainda abrange abertura interna da tampa de combustível, air-bag, ajuste elétrico de altura dos faróis, apoio de braço central com porta-objetos, ar-condicionado, CD player com entrada USB, direção hidráulica e regulagem de altura no volante.
Como Anda?
Andamos com o Chery Tiggo 2014 Automático, por um roteiro de 21 quilômetros na região de Alphaville, na grande São Paulo. O acabamento em geral do veículo é bom, inclusive o revestimento de couro dos bancos, acessório que é instalado na rede de 80 concessionarias espalhadas pelo País.
Com previsão de vendas de 50% do mix a versão automática, que custa R$ 57.990, cinco mil reais a mais que a versão manual, que sai por R$ 52.990, deve agradar o público que quer um veículo com câmbio manual, mas não espere trocas rápidas e outro ponto negativo é a caixa ter apenas quatro velocidades.
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O nível de ruido interno é baixo, apenas nas acelerações mais fortes que o barulho do motor invade a cabine. Com certeza o Chery Tiggo 2014 marca na história como o primeiro chinês automático no Brasil, mostrando mais uma vez que não vieram mesmo para brincar.
Galeria Chery Tiggo 2014 Automático
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