O primeiro produto nacional da chinesa Chery finalmente chegou, com várias novidades exclusivas para o mercado brasileiro. O Chery Celer 2015 chegou às concessionárias da marca no final de abril e BlogAuto teve a oportunidade de conhecê-lo.
A versão nacional recebeu o mesmo facelift visto na China, além de vários melhoramentos internos para agradar o gosto do brasileiro. Disponível nas versões hatch e sedã, o Celer pretende disputar um mercado difícil, onde sobram o Onix e o HB20, entre outros. Veja o que achamos do carro a seguir:
O desenho da carroceria do compacto, das rodas, do painel e do ambiente interno como um todo é muito feliz – o Chery Celer 2015 é bonito. Só a traseira do sedã é que não empolgou.
O Chery Celer 2015 também agradou nos detalhes como, por exemplo, o bom tecido usado no teto, a preocupação em esconder parte dos ferros de suporte inferior dos bancos com capas plásticas (como referência, a Captiva não tem essa preocupação), os diversos porta-trecos em todo o carro – inclusive de copos nas quatro portas, as buchas de borracha no apoio do tampão traseiro do porta-malas no modelo hatch, a luz interna do porta-malas, o puxador interno da tampa do porta-malas para facilitar o fechamento, entre muitos outros detalhes. Um legal: no painel ao lado esquerdo do volante há uma regulagem de altura dos faróis (me lembrou do lançamento do Peugeot 206 em 1998).
As portas do Chery Celer 2015 possuem dobradiças bem firmes (lembram as do Peugeot 408), o que exige um pouco mais de força até que um vinco de posição estável seja atingido.
Ainda existe muito plástico duro, é verdade, mas não há um pedaço sequer da carroceria exposto na parte interna do veículo. Reconheço que a Chery do Brasil fez um bom trabalho de melhoria neste carro em relação ao modelo anterior.
Eu tenho 1,80 m de altura, então um bom teste que sempre faço é me sentar no banco do motorista, regular uma posição confortável, e em seguida me sentar atrás. O espaço é suficiente, mas não planeje viajar longas distâncias se sua família tem essa altura – meu joelho encosta no banco dianteiro, e não consigo apoiar a parte inferior das coxas no banco, quando estou atrás.
E OS DADOS TÉCNICOS?
Vamos lá: O Chery Celer 2015 teve lançadas duas carrocerias, hatch e sedã, e cada uma tem duas versões: a de entrada (que já é completa – ar condicionado, direção hidráulica, freios antibloquenates (ABS), distribuição eletrônica de frenagem (EBD), air-bags duplos dianteiros).
Já a ACT, que se diferencia ao trazer rodas de liga leve aro 15 polegadas, seis alto-falantes (a mais simples tem dois), faróis de neblina, alarme antifurto, rádio CD player com MP3 (a outra só tem rádio com MP3), mas para as duas versões tem disponível uma central multimídia completa, como opcional por R$ 1.800,00, que recomendo.
Não tem câmbio automático, por enquanto – só manual de 5 marchas + ré. A Chery ainda estuda se vai ou não trazer uma caixa de mudanças automática (eu recomendo trazer). Muitos podem dizer que este segmento não se preocupa com isso, mas os números de vendas de automáticos subcompactos me dizem o contrário.
O motor 1.5 litro Flex do Chery Celer 2015 é comum a toda a linha, e rende bons 113 cv a 6.000 rpm no etanol, e 108 cv na mesma rotação se abastecido com gasolina. O torque máximo se dá aos 4.000 rpm (15,5 kgfm no etanol e 14,3 kgfm com gasolina) e a tração é dianteira. O carro não é leve, pesa 1.210 Kg, portanto um motor menor não daria conta do recado.
Chamou a atenção a capacidade do porta-malas (que no sedã tem uma porta que se abre muito, junto com o vidro traseiro, como nos cupês) – 380 litros no hatch, e 450 litros no sedã. Bom.
Freios a disco dianteiros e a tambor traseiros. A alavanca de câmbio melhorou em relação ao modelo anterior, mas ainda faz um pouco de barulho, embora bem mais precisa. E a suspensão foi elevada em 10 mm em relação ao anterior, portanto mais adequado às lombadas, valetas e buracos brasileiros. O atual índice de nacionalização atual do Chery Celer 2015 é de 35%, e irá progredir conforme o fabricante avance na seleção e homologação de novos fornecedores no Brasil – que segundo a Chery é uma busca constante.
PREÇOS, GARANTIA E AFINS
O Chery Celer 2015 hatch básico parte de R$ 38.990,00, enquanto a ACT começa em R$ 40.990,00 (por essa diferença fique com a ACT). A versão sedã básica tem sua base em R$ 39.990,00, e a ACT custa R$ 41.990,00.
O multimídia é o único opcional, pelos R$ 1.800,00 que comentamos acima (também recomendo, pois é original e está mais barato do que um paralelo de boa qualidade).
A garantia é de 3 anos, e o carro ainda possui 1 ano de Chery Assistance. Ressalto que a Chery tem 72 concessionárias no Brasil, está abrindo mais 5 este ano, e sua fábrica está localizada em Jacareí – interior de São Paulo.
Veja também: 10 carros mais caros em 2014 nos leilões
TEST DRIVE
Confesso que me surpreendeu o conforto ao rodar do novo Chery Celer 2015. Seu comportamento lembra um pouco o do Palio, pela calibração mais macia da suspensão. O motor mostrou vigor e equilíbrio, mesmo ao forçar altas marchas em baixa rotação. Levado próximo dos limites, não é um desempenho que chega a imprimir empolgação, afinal estamos falando de um motor 1.5 litro, mas apresentou confiança e segurança para ultrapassagens. E seu nível de ruído interno agradou, pelo menos neste veículo de teste para a imprensa.
Galeria Chery Celer 2015
Otavio Beppler – Especial para o BlogAuto
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Tenho um Celer Sedan de 2013, pretendo troca-lo por um nacional. Recomendo. Ótimo carro.
esses carros chegaram para ganhar o mercado muito melhor que os carros de plasticos que temos aqui corsas prismas etc …. otimo site parabéns
Avaliação justa, sem os preconceitos muitas vezes vistos em outros sites. O Celer possui índice de satisfação superior a 90%. Esse valor é superior ao do Palio, Gol, Ônix, Sandero e outros desta categoria e faixa de preço. E isso o modelo importado. O nacional, de é mais bonito e recalibrado, deve agradar mais. E fiz um test drive em um ACT semana passada. Também fiquei impressionado. Acabei comprando um (que ainda não recebi). Mas depois de tanto investimento e aposta no público brasileiro, tenho certeza que fiz uma boa compra e que a Chery dessa vez decola.
ANGELO,
Deixa suas impressões sobre o carro, futuramente. Sds.
Só faltou a opção com cambio automático!
Já vi pessoalmente o modelo anterior e fiquei tentado a comprar, mas pouco depois encontrei na internet sobre o novo modelo. Agora é esperar o primeiro ano, e ver a aceitação e possíveis problemas (como pode acontecer em novas montagens) do novo modelo!
Comprei un, tenho duas semanas com ele. Carro muito bom, até o momento. Muito bom de dirigir, gostoso, bonito, bom consumo, potente. Os chineses realmente se superaram com esse carro. Recomendo!!!!
Olá. Poderia passar para nós o que achou do consumo. Achou o motor potente para o carro? Notou barulhos internos, tipo plástico batendo?
Caro Angelo,
Fizemos somente uma avaliação rápida no lançamento, não deu para verificar o consumo real no dia a dia, assim que recebermos o carro para uma avaliação mais completa teremos estes números.
Quando ao desempenho é bem adequado a proposta do modelo e sim nas unidades de lançamento tinha uma ausência de ruídos de acabamento.
abraços e obrigado pela visita,
Acredito que, o preço de qualquer marca chinesa deveria ser o menor possível, para bater de frente com os carros de entrada das fabricantes, dos chamados ‘nacionais’, visto que o Celler, esta nacionalizado.
Mas, as marcas querem lucros abusivos, pagar mais de 40 mil, por um chinês compacto, é loucura!
Carro, este que deveria se pagar no máximo 30 mil!!!
Iria vender muito!
Acredito, que esta seria a proposta dos carros chineses, coreanos, que estão sendo vendidos como preços do japoneses!
Coisas de brasileiros consumistas.
Devemos rever a nossa relação com o consumo de tudo, sobretudo, com a compra dos carros novos!
Valorizar o nosso poder de compra!
Não vejo a hora dos chineses clonarem os automatizados dual-clutch para empurrar as mais velhas.
Olá. Adquiri um Celer nacional há cerca de uma semana. Estou gostando do carro. Confortável, anda bem, e o consumo, na cidade, fica em torno de 11KM/l (aferido na bomba, e não no computador de bordo), o que eu achei excelente para um carro com menos de 500 KM rodados (motor ainda preso). É um carro que dá show em espaço interno comparado com outros da mesma faixa de preço e categoria. O acabamento, embora seja basicamente de plástico, possui uma textura muito boa e é muito bem feito. Itens de série são inigualáveis na categoria. O estofado é bem confortável e o tecido e bem feito. Embora acho que devesse segurar melhor o motorista, pois os apoios laterais do encosto são macios. O motor desenvolve melhor acima dos 3.000 RPM, mas na cidade, dá pra realizar as trocas de marcha na casa dos 2.000 RPM sem comprometer muito o torque. Os faróis iluminam bem. O alto é um holofote, mas o baixo (acredito que propositalmente) é bom (não ótimo). Mas com a regulagem elétrica dos faróis, dá pra aumentar o alcance sem ofuscar o motorista que vem na direção contrária. O ar gela muito bem (e olha que estou no RJ) e não sinto que pesa no motor. Na verdade só sinto se estiver numa subida com o carro cheio. Mas muito pouco. A suspensão é muito bom e o carro, talvez por ser um pouco mais pesado que outros do mesmo porte, transmite uma sensação de segurança na estrada. Gostei muito dele na estrada. O som é bom, mas não excelente. Responde rápido! Faltou bluetooth (que pena!), mas não distorce em volumes mais altos (som da versão versão ACT). O porta-malas, na versão hatch, parece de um sedã. Gostei muito. Possui trava anti-sequestro e abertura interna e na chave (não tem fechadura externa). O destaque do Celer está na estrutura completamente deformável da frente e a célula de sobrevivência soldada a laser que compõe o habitáculo e que o deixa com uma sensação de rigidez estrutural incomum para a categoria. Como pontos negativos, eu aponto o ronco do motor, que não chega a ser alto, mas acima dos 3.000 RPM invade um pouco a cabine. Nada absurdo. O engate da marcha é ruidoso, principalmente das marchas ímpares para as pares. Não arranha, mas dá pra sentir os engates. Já vi isso em outros modelos da concorrência. A ré trepida se vc não debrear. Tem que acostumar. Os estepe possui as medidas dos pneus originais (e não aquele estepe de pneu de bicicleta): 185/60/15. Para que o carpete do fundo da mala fique plano, a Chery resolveu colocando uns isopores de alta densidade para nivelar o banda lateral do estepe com o fundo (só vendo pra entender), o que soa como uma gambiarra. Mas não é nada grave e não atrapalha, pois fica embaixo do carpete que cobre o fundo da mala. Enfim, depois de muito pesquisar e experimentar, não me arrependi da compra. O Celer ganha mais do que perde comparado com veículos desta faixa de preço e até de veículos mais caros. Acho que ainda dá para melhorar…uns ajustes aqui e outros ali se fazem necessário para o carro mostrar maturidade. O preço que paguei na versão ACT, a mais completa, foi de R$ 40.500. Com esse valor vc leva o que? Um Palio ou um Gol semi-básico 1.0? Um Ônix 1.0 com mala e espaço internos inferiores e que se deforma numa colisão? Ou um Sandero que custa muito mais que a pobreza de acabamento pode oferecer? O Celer nacional é uma aposta! A Chery já investiu R$ 3 bilhões na sua fábrica de Jacareí, SP, e esse ano já começa a construir seu polo industrial que lhe custará R$ 2,1 bilhões, o que a tornará sua principal fornecedora de peças e serviços. Em breve a Chery deixará de ser chinesa e se tornará brasileira, acabando com a principal deficiência de quem chega no Brasil, que é a falta de peças para seus modelos. Eu acho que tem futuro.
Vi o carro pessoalmente ontem aqui em salvador e devo dizer que achei muito bonito mesmo! Mas nesse preço não vai vender nada, por ser uma marca nova e chinesa… Vai ter que baixar uns 2 mil reais em cada versão pra se tornar uma opção de compra no mercado. Nesse preços, a pessoa vai preferir um HB20 ou Onix…
ola. Boa noite !
Obs : Celer Nacional R$ 34.990,00 COM 5 ANOS DE GARANTIA DE FABRICA.
Tenho o novo celer e muito muito bom eu recomendo confortável bom para dirigir troquei o meu corsa prêmio 1.8 e não me arrependo