Com muito glamour, chegou ao Brasil a terceira geração do Audi TT 2016. O cupê tem um visual completamente novo e como um dos principais destaques, o inovador painel totalmente virtual, o Audi Virtual Cockpit.
O cupê Audi TT 2016 chega em duas versões, Attraction e Ambition, ambas equipadas com o motor quatro cilindros 2.0 Turbo FSI, agora com 230 cv (19 a mais do que na geração anterior) e o câmbio Stronic com seis marchas e dupla embreagem.
A versão de entrada Attraction custa exatamente o mesmo valor da anterior (R$ 209.990) e a Ambition (R$ 229.990) e acrescenta Rádio MMI Plus com sistema de navegação, ar condicionado automático integrado nas saídas de ar, Audi Drive Select, Faróis Full Led, pacote de luzes e rodas de alumínio de 19.
O primeiro Audi TT chegou ao mercado em 1998, com visual que marcou o modelo. Já na segunda geração foi lançada em 2006. A dianteira do Audi TT 2016 deixa claro que o modelo manteve a tradição do estilo da primeira. A grade Singleframe é muito mais larga e baixa que a do modelo anterior. Começando pelos cantos superiores da grade, linhas afiladas correm formando um V sobre o capô, semelhante ao que ocorre no superesportivo Audi R8. Os faróis, agora estão mais afilados. A versão Attraction tem faróis bi-xenon como equipamento de série. No TT Ambition, os faróis são inteiramente de LEDs.
Com 4,18 metros, o Audi TT 2016 tem, aproximadamente, o mesmo comprimento de seu antecessor. A distância entre eixos aumentou 37 mm, atingindo 2.505 mm, reduzindo os balanços dianteiro e traseiro. A largura é 1.832 mm e a altura é a mesma da versão anterior, 1.353 mm.
Muitos detalhes do perfil do novo Audi TT lembram a primeira geração deste grande carro. A tampa de acesso ao tanque no lado direito é formada por um círculo cercado por parafusos. A novidade é que não há mais uma tampa rosqueada sob a abertura – a mangueira pode entrar diretamente no bocal do tanque, como acontece nos carros de corrida.
Na traseira, na versão Ambition, as lanternas traseiras possuem sinaleiras direcionais dinâmicas. A terceira luz do freio é extremamente fina, posicionada sob a borda do defletor traseiro. Quando o carro atinge 120 km/h, um spoiler se abre automaticamente na tampa do porta-malas para melhorar ainda mais a estabilidade do veículo. Todas as versões trazem duas grandes ponteiras de escapamento redondas, também inspiradas no TT original, um pouco mais ao centro do para-choque.
No conjunto, os engenheiros da Audi conseguiram, pela segunda vez, reduzir significativamente o peso líquido do Audi TT. Na primeira mudança, em 2006, foram eliminados até 90 kg. A versão do Audi TT 2016 com motor 2.0 TFSI pesa apenas 1.230 kg, o que a torna aproximadamente 50 kg mais leve que o modelo anterior.
O interior do Audi TT 2016 tem alguns detalhes bem surpreendentes como o conjunto de instrumentos e a tela MMI, que foram combinados para formar uma unidade digital central, o Audi Virtual Cockpit. Além disso, os controles do sistema de ar-condicionado são integrados às saídas de ventilação.
As saídas de ar redondas – itens clássicos do TT – são inspiradas nos motores a jato, com seu design lembrando turbinas. As aberturas de ar contêm os controles dos sistemas de ar-condicionado. Os controles de temperatura, direção, distribuição e intensidade do fluxo de ar ficam no centro de cada um dos difusores. No sistema de ar-condicionado automático, de série na versão Ambition, o controle selecionado é indicado em pequenos mostradores digitais.
O novo volante multifuncional, que controla o sistema de navegação e configuração do carro é item de série nas duas versões, além de oferecer a possibilidade de trocas de marchas pelos shift paddles (borboletas). O airbag frontal do motorista ocupa 40 por cento menos espaço.
Em vez dos mostradores analógicos convencionais, o Audi TT 2016 traz o Audi Virtual Cockpit. O motorista pode optar entre dois modos de exibição: na versão clássica, o velocímetro e o conta-giros ficam em primeiro plano, enquanto no modo progressivo, os instrumentos virtuais são menores. Utilizando este modo, o sistema disponibiliza uma ampla área de tela para outras funções, como o mapa de navegação GPS (opcional na versão Attraction e de série na Ambition).
Com resolução de 1.440 x 540 pixels, a tela tem 12,3 polegadas. Na parte inferior, os mostradores da temperatura exterior, hora e quilometragem são visíveis permanentemente. Símbolos de advertência ou informação também podem ser mostrados ali.
O motor quatro cilindros 2.0 TFSI tem 230 cv de potência e torque de 37,7 kgfm entre 1.600 e 4.300 rpm. Ele acelera o Audi TT 2016 de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, atingindo velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h. Na estrada, o TT percorre até 12,7 quilômetros por litro e, na cidade, 9,9, somente com gasolina. A avaliação do Inmetro posicionou o Audi TT 2016 na categoria “A”.
A suspensão dianteira é sistema McPherson. Componentes de alumínio reduzem o peso das massas não suspensas. A suspensão traseira, com quatro braços, administra separadamente as forças longitudinais e transversais.
O sistema dinâmico Audi Drive Select equipa a versão Ambition, controla as características do motor e a assistência da direção. O motorista pode optar entre os modos comfort, dynamic e individual. O Audi Drive Select também intervém em vários módulos, entre eles o câmbio Stronic.
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Os discos de freios dianteiros são ventilados. O freio de estacionamento eletromecânico, que o condutor aciona por meio de uma tecla, é integrado ao sistema de freio traseiro e possui a função Auto Hold, que mantém o carro parado e com as luzes de freios acionadas até que o motorista pise novamente no acelerador, garantindo maior conforto ao motorista.
O Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), que pode ser desativado tanto parcial como totalmente, complementa perfeitamente a dirigibilidade esportiva do carro. Em curvas fechadas, o vetoreamento de torque entra em ação. Caso necessário, o torque pode ser desviado da roda dianteira interna para a roda dianteira externa.
Tanto a versão Attraction como a Ambition trazem de série o Audi Sound System, com potência de 155 watts e nove alto-falantes cuidadosamente posicionados em todo o interior da cabine para um perfeito equilíbrio sonoro. O sistema de som Bang & Olufsen, oferecido como opcional para a versão Ambition, tem amplificador com 14 canais e 12 alto-falantes, cujas bordas possuem um discreto condutor de luz de intensidade ajustável.
De série na versão Ambition e disponível como opcional na Attraction, o rádio MMI plus com sistema de navegação é outro item tecnológico inovador, que casa perfeitamente com o Audi Virtual Cockpit. O mapa de navegação é mostrado na grande tela, à frente do motorista, identificando através da tecnologia 3D pontes, viadutos, túneis e pontos de interesse ao longo da rota. O sistema possui ainda um tocador de DVD, duas entradas para cartões de memória, conexão Bluetooth e disco rígido com mémoria interna (Jukebox) de cerca de 10 GB.
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O BlogAuto foi ao Rio de Janeiro e avaliamos o Audi TT 2016 em um breve roteiro pela BR-101 em direção a região dos lagos, e podemos comprovar que o modelo melhorou muito em relação a versão anterior. Os pontos negativos ficam por conta do espaço do banco traseiro, que poderia ser chamado de porta-objetos e pela ausência de entrada USB no equipamento de audio, pequenos pontos. No restante, o motor 2.0 TFSI impressiona pelo torque abundante em toda a faixa de rotações, dando impressão que tem bem mais que os 230 cv declarados.
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