Jeitão de cupê, tampa do porta-malas abre junto do vidro, enfim uma coisa que não podemos falar do Audi A5 é que é um carro normal, o que é muito bom no meio de tantos sedãs pasteurizados. Agora na segunda geração, o Audi A5 2018 Sportback chega recheado de tecnologias e sem perder suas principais características, ainda bem.
O Audi A5 2018 chega ao país na carroceria Sportback com quatro opções de acabamento: Attraction e Ambiente, equipadas com motor 2.0 TFSI de 190 cv, e Ambition e Ambition plus, que trazem o 2.0 TFSI com 252 cv. A pré-venda do modelo inicia em julho e os carros começam a chegar às concessionárias da marca a partir de agosto.
A nova geração, a primeira geração chegou em 2009, chega com a distância entre-eixos alongada (+ 14 mm), assim como o comprimento total que cresceu 21 mm. Já a largura e altura diminuíram em 11 mm e 5 mm respectivamente. A grade Singleframe tridimensional é significativamente mais plana e larga que na geração anterior.
A forma de onda da linha de ombro, tradicionais no modelo anterior, agora estão ainda mais em destaque. Isso cria uma interação de luz e sombra. A tampa do porta-malas alongada termina em um característico spoiler.
O Audi A5 2018 também cresceu por dentro. Seu interior ganhou 17 milímetros, o espaço para os ombros para o motorista e o passageiro de frente ficou 11 mm maior e o espaço para os joelhos dos passageiros traseiros cresceu 24 mm. Materiais sofisticados e precisão nos encaixes são típicos da Audi.
A carroceria do Audi A5 2018 Sportback é a mais leve. Uma mistura inteligente de materiais deixou o modelo 15 kg mais leve que seu antecessor. O peso total da nova geração diminuiu até 85 kg, dependendo da versão.
Com 480 litros no porta-malas, o A5 Sportback tem uma das maiores capacidades de carga de sua categoria. O porta-malas tem acionamento elétrico para abertura e fechamento da tampa.
O motor 2.0 TFSI a gasolina com 1.984 cm³ de cilindrada equipa o novo Audi A5 2018 Sportback. Seus principais refinamentos técnicos são o coletor de exaustão integrado ao cabeçote, o modelo de gerenciamento térmico com válvula rotativa, o Audi Valvelift System (AVS – sistema de levantamento de válvulas), a válvula de alívio (wastegate) elétrica do turbocompressor e a dupla injeção de combustível. Sob carga parcial, a injeção indireta no coletor de admissão suplementa a injeção direta FSI.
Nas versões Attraction e Ambition, o propulsor desenvolve 190 cv de potência e torque de 32,6 kgfm entre 1.450 e 4.200 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,5 segundos e a velocidade máxima é de 239 km/h. Já na topo de linha Ambition o 2.0 TFSI rende 252 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. Em termos de desempenho, o novo A5 Ambition chega aos 100 km/h em 6 segundos e sua velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente.
No câmbio mudança total, sai o Multitronic (CVT) para entrar a transmissão S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem e trocas de marchas quase instantâneas. Para maior economia de combustível, o câmbio oferece uma função roda-livre. O controle seletivo de torque para cada uma das rodas suplementa o trabalho da tração dianteira, no caso das versões de entrada. Já o modelo de topo vem equipado ainda com o sistema de tração integral permanente quattro, que distribui a força para as quatro rodas conforme a necessidade. Isso resulta em mais aderência, controle, estabilidade e, consequentemente, em maior segurança.
Assim como todos os outros carros com essa caixa, o Audi A5 2018 passa a ter o launch control, para acelerar com o melhor tempo possível.
O chassi totalmente novo do A5 Sportback oferece ao motorista muito conforto a alto nível de agilidade ao mesmo tempo. A direção eletromecânica também é nova. O componente se adapta à velocidade do veículo e fornece feedback preciso da estrada.
O A5 Sportback está disponível pela primeira vez com o Audi virtual cockpit (a partir da versão Ambiente), tela de 12,3 polegadas de TFT (thin film transistor) com resolução de 1.440 x 540 pixels. Junto ao MMI plus com sistema de navegação (de série nas versões Ambiente e Ambition), que inclui monitor no console central de 8,3 polegadas, forma a unidade central de informação. O ponto focal do terminal MMI é o botão rotatório que também funciona como touchpad.
O Audi active lane assist ajuda a manter o carro na sua faixa de rodagem e o controle de cruzeiro com Traffic Jam Asssist, que pode assumir a direção do veículo em velocidades de até 65 km/h quando o trânsito está congestionado. O modelo também traz novidades como alerta para saída de estacionamento de vagas perpendiculares, aviso de saída para os ocupantes e assistente para evitar colisões, que junto aos sistemas Pre sense, oferecem mais segurança.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
A lista de equipamentos de série inclui, desde a versão de entrada Attraction, faróis bi-xenônio com luzes diurnas e lanternas de LEDs, sistema de som com Audi Music Interface, Bluetooth, entrada USB, volante multifuncional com design de três raios, Audi drive select, ar-condicionado automático, sensor de estacionamento traseiro, sistema start-stop, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e sensor de luz e chuva.
Especificações técnicas
A5 Attraction/Ambiente
Motor: 2.0 TFSI
Cilindros /cilindrada: 4 em linha/1.984 cm³
Potência: 190 cv entre 4.200 e 6.000 rpm
Torque máximo: 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic, 7 velocidades
Peso: 1.535 kg
Comprimento: 4.733 mm
Largura: 1.843 mm
Altura: 1.386 mm
Distância entre-eixos: 2.824 mm
Tanque de combustível: 54 l
Porta-malas: 480 l
Aceleração 0-100 km/h: 7,5 s
Velocidade máxima: 239 km/h (limitada eletronicamente)
A5 Ambition/Ambition plus
Motor: 2.0 TFSI
Cilindros /cilindrada: 4 em linha/1.984 cm³
Potência: 252 cv entre 5.000 e 6.000 rpm
Torque máximo: 370 Nm entre 1.600 e 4.500 rpm
Tração: integral quattro
Transmissão: S tronic, 7 velocidades
Peso: 1.470 kg
Comprimento: 4.733 mm
Largura: 1.843 mm
Altura: 1.386 mm
Distância entre-eixos: 2.824 mm
Tanque de combustível: 58 l
Porta-malas: 480 l
Aceleração 0-100 km/h: 6 s
Velocidade máxima: 250 km/h
Preços (atualizados em julho/2017)
- A5 Sportback Attraction: R$ 189.990
- A5 Sportback Ambriente: R$ 213.990
- A5 Sportback Ambition: R$ 239.990
- A5 Sportback Ambition plus: R$ 268.990
Galeria Audi A5 2018
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.