A nova geração do Audi A4, mais conhecido como B9, desembarca no mercado brasileiro, e para o lançamento, a Audi traz ao país a série limitada Launch Edition, oferecida com um pacote especial de equipamentos por R$ 172.990. Depois chegam a versão de entrada Attraction, que parte de R$ 159.900, e a Ambiente, que sai por R$ 182.990. A Ambition, equipada com motor 2.0 de 252 cv, e o A4 Avant começam a ser vendidos no segundo semestre.
Uma das prioridades no projeto do Audi A4 2017 foi a diminuição de emissões de CO2, registrando apenas 109 g/km. Todas as tecnologias empregadas estão focadas na redução da resistência ao movimento. Em relação ao consumo, o sedã recebeu nota A do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), com 11 km/l aferidos na cidade e 14,3 km/l na estrada. O bom desempenho foi conquistado graças à combinação de tecnologias como o Audi Valvelift System, o sistema Start-stop e o motor com métodos de combustão recentemente desenvolvidos.
O Audi A4 2017 também tem o menor coeficiente de arrasto (Cx) da sua classe – 0,23. Uma nova geração de motores TFSI de quatro cilindros estabelece referências em termos de consumo de combustível, emissões e desempenho para motores a gasolina com quatro cilindros.
Com 4,73 m de comprimento e distância entreeixos de 2,82 m, o desenho fluido com linhas concisas transmite a elegância. A grade Singleframe é larga e baixa; os faróis full-LED transformam a tecnologia em uma marca registrada visual. A Launch Edition traz rodas de liga leve com 17 polegadas de série. Opcionalmente, o carro pode receber rodas aro 18.
A tampa do porta-malas do sedã termina em uma borda claramente definida. Cada unidade possui 48 LEDs. As luzes de freios estão colocadas na parte externa inferior e as lanternas são conectadas por um friso iluminado pelas luzes traseiras.
Comparadas às do modelo anterior, as dimensões do carro aumentaram, mas seu peso foi significativamente reduzido – em até 120 kg, dependendo da versão e motorização. A carroceria do modelo é uma das mais leves de sua categoria, graças a uma inteligente combinação de materiais e às tecnologias de construção.
O Audi Cockpit Virtual, tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital com 12,3 polegadas que mostra as informações mais importantes por meio de brilhantes gráficos de alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados, mesmo aplicado no TT e Q7.
O dispositivo combina as funções da central MMI com o painel de instrumentos, dessa forma o motorista pode escolher visualizar as informações no ponto de vista clássico, com mostradores circulares (velocímetro e conta-giros), ou no modo infotainment, no qual são exibidas funções do sistema de navegação, telefone, Audi connect, entre outras.
Um complemento ideal para esse avançado sistema é o Head-up Display (projeção da velocidade e outras informações no para-brisa, ao nível dos olhos do motorista), oferecido como parte do Pacote Tech opcional.
A interface Audi para smartphones é um novo item disponível. O sistema integra celulares com o sistema operacional iOS em um ambiente desenvolvido especialmente para esse propósito, o Audi MMI. O equipamento de som de série inclui também o rádio MMI plus com navegação e conexão Bluetooth. Para os fãs de alta fidelidade mais exigentes, é oferecido como opcional o sistema de som Bang & Olufsen com o inovador som 3D de 755 watts de potência e 19 alto-falantes, cuja experiência sonora se equipara à sensação de estar presente nas mais importantes salas de concerto e espaços de shows de todo o mundo.
Uma das principais tecnologias presentes no Audi A4 2017 é o ACC (Adaptive Cruise Control) com o Traffic Jam Assist, que pode assumir a direção do veículo quando o trânsito está congestionado. O sistema utiliza sensores de radares e de ultrassom combinados a uma câmera frontal para conduzir o carro, ajustando a direção e controlando a velocidade de acordo com o tráfego ao redor. Posteriormente o sistema será oferecido como opcional.
O motor 2.0 TFSI ultra, com 1.984 cm³ de cilindrada, equipa a versão de lançamento no Brasil do Audi A4 2017. Seus principais refinamentos técnicos são o coletor de exaustão integrado ao cabeçote, o modelo de gerenciamento térmico com válvula rotativa, o Audi Valvelift System (AVS – sistema de levantamento de válvulas), a válvula de alívio (wastegate) elétrica do turbocompressor e a dupla injeção de combustível. Sob carga parcial, a injeção indireta no coletor de admissão suplementa a injeção direta FSI.
O 2.0 TFSI desenvolve 190 cv de potência e torque de 32,6 kgfm entre 1.450 e 4.200 rpm. Isto leva a um desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h feita em 7,3 segundos e velocidade máxima de 240 km/h.
A eficiência pioneira do 2.0 TFSI é resultado de um método de combustão inovador, em que a cilindrada comparativamente maior do motor não é um ponto negativo, mas pré-requisito. Com um estilo de condução moderado, é possível experimentar as vantagens econômicas de um motor pequeno, mas sem desvantagens de uma tocada mais esportiva.
O novo método de combustão com menor fase de compressão e fase de expansão mais longa, assim como maior taxa de compressão, foi projetado especialmente para solicitações parciais, em que as válvulas de admissão fecham muito mais cedo que o usual. Juntamente com a pressão aumentada no coletor de entrada, essa característica reduz as perdas de aceleração durante a aspiração.
Devido ao encurtamento da fase de compressão, a taxa de compressão foi aumentada com sucesso de 9,6:1 para 11,7:1. Isso significa que, na fase de compressão, o motor tem que comprimir tanta gasolina como um 1.4 TFSI. Também na fase de expansão, quando utiliza plenamente seus dois litros de deslocamento, o motor se beneficia da alta taxa de compressão.
Para que a mistura ar-combustível possa ser turbilhonada, apesar do curto tempo de admissão, as câmaras de combustão, recessos dos pistões, dutos de admissão e a turbocompressão do novo 2.0 TFSI foram especialmente adaptados para o novo método de combustão. Sob alta solicitação, o Audi Valvelift System abre mais tarde as válvulas de entrada, resultando em uma pressão maior, ao mesmo tempo em que garante bons índices de potência e torque. A pressão de injeção foi elevada para 250 bar.
No segundo semestre, chega ao país a versão topo de linha Ambition, equipada com motor 2.0 TFSI de 252 cv de potência e torque máximo de 38 lgfm. O modelo traz ainda a o tradicional sistema de tração integral quattro.
A transmissão S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem e trocas de marchas quase instantâneas, foi reprojetada. Para maior economia de combustível, o câmbio agora oferece uma função roda-livre. O controle seletivo de torque para cada uma das rodas suplementa o trabalho da tração dianteira.
O motorista pode escolher entre cinco regulagens – Dynamic, Efficiency, Comfort Automatic e Individual – incluídas no sistema Audi Drive Select, que é equipamento de série.
A versão Launch Edition, que marca o lançamento do novo A4 no Brasil, traz um pacote bastante completo de equipamentos de série. Entre os destaques estão o Audi Drive Select, Audi Virtual Cockpit, faróis Full-LED com ajuste automático de altura, ar-condicionado automático, sistema start-stop, rodas de liga leva aro 17, retrovisores externos eletricamente rebatíveis, sensor de estacionamento traseiro, sistema MMI com navegação, Bluetooth e smartphone integration, sensores de luz e chuva, ajuste elétrico do banco do motorista, sistema de limpador de faróis e bancos de couro.
Opcionalmente, o sedã pode contar com ar-condicionado automático com três zonas independentes de temperatura, bancos dianteiros com ajustes elétricos, controle de cruzeiro, rodas de liga leve com 18 polegadas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e teto solar elétrico, disponibilizados no Pacote Plus.
Outros pacotes complementares são o Assistance e o Tech. O primeiro inclui os sistemas Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist e a câmera de ré. O Tech reúne o Head-up Display, o sistema Keyless-go e o equipamento de som Bang & Olufsen 3D, com 19 alto-falantes.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
O BlogAuto testou o Audi A4 2017 e é notável o maior refinamento da nova versão, se os números de desempenham não impressionam no papel, na prática, o modelo tem uma tocada muito precisa, com o motor com muita disposição, rodando muito suave e com baixo nível de ruído.
Galeria Audi A4 2017
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.