Na verdade, começa a ser percebido como o que sempre foi, um bem cujo uso e o tempo o deprecia. Mas as distorções da economia brasileira, com suas regras mutáveis e a inflação galopante, tornaram a compra do carro quase um investimento mesmo. Em certos períodos, era possível comprar um veículo e vendê-lo tempos depois por um valor teoricamente mais alto. Artigo do jornalista Joel Leite publicado hoje mostra que essa época acabou.
Segundo Joel, nos últimos meses, a desvalorização do carro aumentou e não dá pinta de que vai se recuperar. A maior parte da perda de valor se dá ao retirar o veículo da concessionária. Por exemplo, um Celta perdia 8% do valor, agora perde 11%. Um Xsara Picasso via seu preço cair 19% no ano passado, agora despenca 24%.
Nada mais natural e é o que acontece em outros mercados, onde o automóvel é tratado como uma se fosse uma TV, uma geladeira ou um celular. Ainda mais agora que as novidades chegam aos montes todos os anos, o consumidor tende a trocá-lo não por necessidade, mas por status ou em busca de mais tecnologia ou diferenciais, fenômeno comum há mais tempo entre os veículos premium.
Claro que ainda precisamos pensar bem antes de comprar determinado modelo e como o faremos, sobretudo com financiamentos facilitados, mas que no fim se mostram caros. Porém, é importante que deixemos de acreditar que poderemos lucrar com essa aquisição.
Só falta os preços acompanharem esse raciocínio. Para realmente se tornarem bens de consumo os carros não podem ter preços tão altos. As pessoas ainda os consideram como investimentos pois de fato investem anos de prestações que tomam grande parte de sua renda mesmo para comprar carros básicos e mal equipados. Em outros países, com opções mais em conta, as pessoas não são tão limitadas apenas pelo que conseguem pagar, mas também pelo que lhes atende melhor.
Tem toda razão, Fábio. Faltou dizer isso no post, afinal, com esses preços exorbitantes, difícil não associar um veículo a um investimento.
Abs,
Ricardo Meier
Mande mais posts sobre mercado Ricardo Meier. Este tema (entre outros semelhantes) fomenta a discussão sobre as realidades de nosso mercado e o de outros lugares e faz com que quem os leia possa "pensar" um pouco diferente.
Este trabalho de "formiguilha" a meu ver é muito importante. Se cada um que ler este tipo de matéria multiplicar para mais dez, teremos um número relevante de mentes pensantes em pouco tempo.
Obrigado.
Carro NUNCA foi investimento. Puxa vida. Até dói qdo vejo até em programas jornalísticos, "especialístas" virem ao ar dizer que é um bem durável. Na escola já ensinava o que é um bem durável. Quando adulto, bom saber o que é investimento. Carro nunca o é. É bem de consumo e olhe lá. Não é à toa que devemos ao tempo nosso atraso industrial. Carro popular é o carro usado. Ficamos com tanto apego à droga do carro, que realmente foi caro, que compramos a preço de ouro Logans da vida.
Eu nem sei o que comentar. Realmente é frustrante esse tipo de dúvida na nossa sociedade.
Carro nunca foi, nem nunca será investimento, pelo contrário. Analisando-se friamente, é até irracional. Vc compra um carro 0 km, tira da agencia e já perde uns 10% no mínimo. Paga imposto, placas, lacração e licenciamento. Gasta mais $$$ com combustível, seguro, pedágio, estacionamento… Depois de algum tempo, lá se vai mais grana com manutenção. Isso sem falar de trânsito, poluição, etc. Enfim, se for parar pra pensar seria mais racional e economico andar de bicicleta ou transporte publico do que ter um carro. Mas o grande X da questão é que alem de mais pratico e confortável, andar de carro no Brasil representa um status diferenciado, coisa que as montadoras já sacaram há muito tempo e sempre apelam para o lado emocional de seus clientes /fãs em suas campanhas publicitarias.
Alguém já viu propaganda pra vender bicicleta?
Só aqui no País das Banans as pessoas compra um carro prata de 4 portas da Volkswagen, Fiat ou GM pensando na desvalorização e não compra o carro que gosta porque acha que um ano depois ele vai valer menos que um Palio, Celta ou uma dessas carroças ultrapassada e superfaturadas.
Compremos os carros que voces gostarem, nas cores que voces gostem e se não precisar do banco traseiro compre um carro de 2 portas, não se rendam ao mercado
Só no Brasil um carro bom (não ótimo) custa mais do que uma casa. Isso é uma vergonha! Se analisarmos bem, a fatia que o estofamento de um carro pesa no bolso, dá para construir várias salas!
Carro como investimento? Como assim? Em que faculdade se ensina isso? De fato, é um conceito atrasado, de mentalidade atrasada.Se fosse assim, minha geladeira seria um investimento, minha máquina de lavar roupa, etc, etc. Carro é bem de consumo cada vez menos durável, pois a tecnologia automobilistica evoluiu, mas a infraestrutura não (há buracos, estradas ruins, gasolina adulterada, mecânicos mal preparados,trânsito ruim, motoristas imprudentes, etc, que fazem seu precioso bem durar cada vez menos). Compre um carro importado, e na hora em que você sai da loja e dá uma volta no quarteirão, percebe que será a "voltinha" mais cara de sua vida. Pronto, você perdeu 30% do que pagou, em dez minutos. E a cada ano, perde mais 20% do valor do carro por conta da depreciação. E os carros nacionais não ficam tão atrás dessa realidade, mesmo sendo os "populares" que tem boa aceitação no mercado (tem liquidez, mas também estão longe de serem "investimento").Isso sem falar em IPVA, licenciamento, inspeção "ambiental", pedágio, gasolina, estacionamento, e outros aspectos que quase nunca entram na sua conta para saber o quanto custa rodar com esse "investimento"…
Mas que geladeira cara hein?
Realmente, o mercado de automóveis no Brasil só vai amadurecer depois que o brasileiro ACORDAR e perceber que carro É BEM DE CONSUMO, NÃO É INVESTIMENTO!!! Quer investir e ficar especulando sobre valorização? Vá comprar ações!!!
Mas infelizmente acho que ainda vai demorar muito para isso mudar. O que mais se vê por aí é gente que compra um carro que não gosta, da cor que não quer, só porque acha que é o que "vai desvalorizar menos", ou que "vai ser mais fácil de vender"…
O que eu costumo dizer para as pessoas que pensam assim é que, se elas se preocupam tanto assim com desvalorização, então nunca deviam comprar um carro zero-quilômetro!!! Pois é sabido que a maior desvalorização de um carro ocorre nos seus primeiros anos…
E mais! O mercado (ou as desculpas dos comerciantes de carros) muda muito com o tempo. Antigamente "ninguem queria" carro de 4 portas, hoje é o contrário. Antes "todo mundo queria" carro 1000, agora já estão voltando os 1.6. E carro prata então, esse tá saturando tanto que logo logo niguem vai querer mais.
Imoveis perderá aura de investimento para ser bem de consumo
O mesmo deverá acontecer com os imóveis
Tem muita gente ganhando dinheiro com imóveis que normalmente custa 50% a mais do que foi gasto para faze-lo.
Normalmente quem compra um imovel nao percebe que é um bem de consumo e deveria cair o preço no decorrer dos anos de uso
É fácil fazer essa conta, na compra de um carro você tem lucro ou despesa? Pois é isso, um carro é uma segunda família… combustível, manutenção, troca de pneus… e as idas e vindas do lava jato. Pois é, hoje quem compra carro quer mais algo que lhe proporciona satisfação é prazer. Foi a época que vendia carro com roda, volante e motor… Agora tem que ter direção elétrica, ar condicionado, vidros elétricos, airbags….