Não há como questionar o sucesso e a competência da revista Quatro Rodas em todos esses anos. A publicação da editora Abril é líder em vendas há décadas e referência em vários aspectos. Mas isso não significa ser dona da verdade. Quem acompanha as principais revistas de automóveis certamente estranhou o termo “exclusivo!” estampado na capa da edição que está nas bancas com o Hyundai HB, o compacto que a marca coreana fabricará no Brasil em 2012.
“Ué, mas já lemos algo a respeito antes”, pensamos. Claro, no mês anterior, a Auto Esporte publicou uma longa matéria sobre o compacto, adiantando vários aspectos repetidos na Quatro Rodas. Em maio a AE dizia: “A Hyundai quer oferecer um compacto com a qualidade do Fit a preço do Gol”. E o que a QR trouxe de “novo” 30 dias depois? “O alvo é ter preço igual ao Gol…e na satisfação do cliente os coreanos estão mirando no Honda Fit”.
A sensação déjà vu só não é completa porque a Auto Esporte garante que o HB será baseado no visual do conceito ix-Metro, o que a Quatro Rodas desdenha em seu artigo: “Tem a ver com o ix-Metro? Pouca coisa”, disse a fonte da revista. Para ela, o HB será uma espécie de versão hatch do Verna, o novo Accent mostrado recentemente.
A resposta da Auto Esporte foi curiosa. A publicação desafiou a rival a doar 50 cestas básicas para uma instituição de caridade caso esteja errada quando o carro surgir e vice-versa.
Quem está certo? Não sabemos, mas o que leitor nenhum merece é ver informação distorcida, seja no jornalzinho da esquina ou na revista mais vendida do Brasil.
não gosto da 4R a anos…infelismente faz mais propaganda de carros do q materias de verdade como era antigamente.
cris vc nao conhece nem a língua portuguesa, como quer fazer uma critica dessas?
Sou assinante da 4R há 20 anos e eu só vejo a qualidade das reportagens cair, apenas com exceção da parte dos segredos dos bastidores. Ela é a que menos fala besteira e que traz mais informações exclusivas.
Hj acredito que as melhores matérias vem da Car&Driver, mas a parte de segredos deija a desejar.
Há anos a 4R deixou de ser uma revista em que tinhamos reportagens de verdade,hoje vemos propagandas e marketing em cima de seus testes e comparativos,como no lançamento do Gol em que um mês depois a revista comparou o mesmo com Fiesta,Sandero,207 e Punto, que na minha singela opnião de apreciador de carro nem se compara ao Gol, que apesar de mais elegante e bem mais caro,continua sendo um carro de massa e não um rival para o Punto que na ocasião para a 4R foi pior que o bem amado Recallzento Gol,sobre o HB, essa história vai longe,leio as duas revistas e muitas vezes a 4R dá uma informação mais precisa,porém a Autoesporte quase sempre acerta na projeção,caso do gol que a mesma fez varias projeções e sempre chegou perto, já a 4R viu uma unidade pré série a menos de 2 meses do lançamento,praticamanete pronto e se orgulhou na ocasião de dizer que havia cido a mais precisa, em resumo a projeção da Auto Esporte ficou perfeita e saiu das mãos do amigo João Kleber do Amaral,se esse vai ser o HB, ai teremos de esperar …
Sou assinante(cortesia) da 4R, tambem notei que as reportagens, cada vez mais, tem uma certa "cara" de materia paga,de merchan, o mesmo em relação aos comparativos. Mas não é pecado exclusivo de 4R, outras revistas do grupo abril tambem estão tendenciosas, basta abrir as paginas da veja e ver que seu unico objetivo é destratar o governo, não que eu seja petista, mas gosto de ler reportagens imparciais, seja sobre carro, politica ou qualquer outro assunto. As vezes 4R chega a menosprezar a inteligencia dos leitores, como no sitado caso do punto vs gol, numa repotagem ela diz que o fiat é de uma categoria superior, para no numero seguinte dizer que eel perde o comaprativo com um veículo de entrada. Isso não é informar, aqui nao minha terra tem outro nome.
@Lucas Lima
volte para as aulas de português: não dá pra entender seu argumento
Concordo,
Nesta mesma edicao no comparativo de sedas (Cielo, Voyage, 207 e Simbol), o Voyage que custa R$ 41,900 – Pelado, comparado com Cielo – Completo que custa R$ 41,700, equipando o Voyage o valor salta para R$ 51.800, e diga-se de passagem o Chines tem porte de Corola. Nota-se a reportagem totalmente tendenciosa.
Concordo com tudo que foi dito anteriomente na matéria, inclusive que as matérias da "QuatroRodas" são muuuuuito atrasadas, o site então, nem se fala!
A revista Quatro Rodas só vende porque é tão ruim e desatualizada como a maioria dos brasileiros que a compra e que adoram as carroças que circulam nas ruas. A Quatro Rodas é uma revista popular, que agrada à maioria e, nesse país …., a maioria gosta de funk, come porcarias, é analfabeta e é completamente alienada de tudo o que é bom e interessante no mundo.
@Augusto
Cris fez uma crítica com erros de digitação, mas você fez uma crítica com erros de conhecimento – ou você não sabe das toneladas de bobagens que circulam em todas as edições da revista quadrúpede?
A revsta de quatro só sabe publicar anuncios fantasiados de reportagens, até mesmo aqueles que falam dos preços ridículos dos carros no Brasil.
Estou torcendo muito que seja a versão da Auto, pois aquele modelo da QR, com cara de Toyota, é muito feio…
A quatro rodas pode ser a mais vendida mas perdeu o posto de melhor há muitos anos. Já fui assinante da revista há 15 anos atrás na época era excelente mas hoje fica atrás da Auto Esporte(a melhor) e de outras concorrentes. Atualmente eu compro todos os meses 2 ou 3 revistas de automóveis e a Auto sempre tá entre elas, já a 4 rodas nem lembro quando foi a ultima vez que comprei uma.
Isso é um absurdo, idai q a 4Q publicou depois ?
se tds as revistas focem iguais, sempre falando a msm coisa ao mesmo tempo, pra q teria mais de uma revista .
Vcs da AT n falaram do cielo sedan e tbm n compararam ele, ao contrario da 4R
sou fã das duas revistas, e acho q se publicacem a msm coisa, n deveria existir mais de uma ..
O problema não é a data da publicação. Um mês a mais ou a menos. O X da questão é que a QR trata o assundo sob a afirmação da exclusividade. O que não é verdade.
Aqui em casa temos QR desde 1982, meu pai começou sua coleção com 16 anos e eu continuo a sua saga, colecionamos juntos e confesso, era uma senhora revista. Dia desses sentamos para ver uns exemplares e vi que até as coberturas da F1 na QR naquela época eram de primeira. Hoje não mais.
A AutoEsporte, que ele tbm coleciona, evoluiu muito, antes era sombra distante da QR. Hoje temos preferencia pela AutoEsporte e Car&Driver, a QR caiu para terceiro e muito por essas coisas de fazer as vezes os seus leitores de retardados.
Uma pena.
Leio mensalmente Auto Esporte, Quatro Rodas, Car and Driver, Car Magazine Brasil, Carro e Motor Show.
Em primeiro lugar, coloco a Car and Driver disparada.
Na Quatro Rodas, a única coisa que se salva e que as demais revistas ainda não copiaram foi o Teste de Longa Duração, que é realmente muito útil a quem deseja comprar um carro ou trocar o seu e também a pesquisa Os Eleitos.
Uma merdddddd esse monte de projeção furada que no ultimos tempos viraram capas de todas as revista de carros aqui no Brasil, quero ver o carro de teste andando pelo menos, ou em um salão, ficar fazendo desenhos e imaginando como vão ser é um saco, e uma furada pra vender revista
<blockquote cite="#commentbody-23536">
Leandro Pi :@Lucas Lima
volte para as aulas de português: não dá pra entender seu argumento
Num portugues bem dizido, se tu não entendeu problema é teu, acho que estamos aqui avaliando as matérias postadas no Blogauto, não o que o seguidores do Blog,postam ou deixam de postar, se escrevem Certo ou Errado, me desculpe mas não estou redigindo um redeção do vestibular ou do Enem pra me preucupar com o que escrevo, então mil desculpas se você não conseguiu alcançar meu raciocinio lógico,de que a 4R é tendenciosa e comprada, e que no fim do meu comentário falei sobre a projeção do amigo João, se tu não conseguiu entender mil desculpas,prometo ser breve e curto a modo de você conseguir alcançar o raciocinio .
Como leitor de longa data, hoje coloco a Auto Esporte e a Car and Drive como as de melhor leitura (não necessáriamente nesta mesma ordem).
A Car and Drive possui textos que, de certa forma, mechem mais com a emoção do leitor. Principalmente nas matérias vindas de suas filiais de fora do país.
No minimo curioso, quero ver se a QR aceita o desafio das cestas basicas…
@Anderson Puff
Exato – sem falar que qualquer estagiário de secretária faz photoshop de carros hoje em dia. As montadoras não estão nem aí p/ consumidor brasileiro – prévia em salão só "coisas" como o TacStark, que não vende nem p/ donos da fábrica…
Por isso q deixe de ser assinante desta revista a muito tempo QR assinei durante quse dez anos a revista percebi q a revista nao falava a minha lingua era atrasada nas informaçoes ainda continua é pior plagiando informaçoes da concorrencia com a internet cada vez mais acessivel ficou inviavel estas revistas tente que ser pioneira,ter promoçoes antes sortiava carroes.Agora perdeu potencia.
Concordo a Car and Driver é a melhor é a unica q ainda gasto o meu dinheiro,fotos,texto,novidades,comparativos superiores.
Tb já fui assinante de QR e de Veja…
Mas ambas perderam a credibilidade. Além disso, com a Internet, não vejo a necessidade de ter uma assinatura de revista ou jornal. Quando tenho interesse, compro o exemplar na banca.
A vinda de novas montadoras para o Brasil é uma excelente notícia para nós (consumidores).
faz 12 anos que deixei de ser assinante da Q4, justamente por ser a mais imparcial e sem foco do segmento, é a chevrolet das revistas, antiga e mal informada, agora, sem duvida o hb mais bonito é o da AE!
Pelo visto, após a queda brutal na credibilidade de seus textos, a QR não serve nem para se ver as "figurinhas".
P/ BLOGAUTO:
Vcs acham que esse carro vai fazer grande sucesso em 2012? ou terá outras montadoras que ainda farão carros com mais tecnologia e deixará esse HB de "escanteio"?
porra, ninguem sabe português nessa merda nao?
Sou assinante da 4 rodas e não tenho do que reclamar, a não ser pelo excesso de propaganda, mas isto agora esta em todas as revistas !!
Essa história aqui não deu em nada?