O novo carro que a Citroën fará no Brasil começa a sair da toca com mais frequencia. Estamos falando do C3 Picasso, primeiro membro da nova família compacta francesa. A minivan será lançada em 2011, mas estará no Salão do Automóvel também na versão XTR. A revista Auto Esporte publicou hoje mais um flagra feito por leitor que mostra um protótipo rodando com disfarce pesado.
Mas a minivan é tão característica que fica difícil esconder sua identidade. Apesar do visual ser idêntico ao da versão europeia, comenta-se que nosso C3 Picasso será feito sob a plataforma do C3 atual. Ou seja, os principais componentes como suspensão, direção e outros itens continuaram os mesmos do modelo hoje em produção.
A prática é cada vez mais comum nas montadoras nacionais. O grande problema é que isso mantém em linha soluções ultrapassadas como se vê no Agile e seu volante e pedais deslocados para a direita, herança do Celta e cia. Esperemos que o C3 Picasso não traga nada de ruim do seu antecessor hatch.
O c3 Picasso europeu, assim como o novo c3 europeu mantem muitos componentes da geracao antiga. É até mais barato repetir o que já foi feito e testado na europa, do que inventar outra solução pro Brasil. O c3 picasso brasileiro será muito parecido com o europeu (talvez ate melhor pra alguns, já que o painel será mais parecido com o do novo C3 (analogico), ao inves da pequena tela digital). Comparar o c3 picasso com o Agile foi um pouco demais.
Esse C3 será feito "sob medida" para nosso mercado, usando a plataforma antiga, ou é o mesmo C3 Picasso europeu? Não acredito que a Citroen também faça isso aqui – é esperar para ver – seria uma grande decepção.
Em estilo, andou para tras. Bem feinho.