A edição de junho da revista Auto Esporte traz uma informação que coincide com o que o BlogAuto publicou em primeira mão: o novo Polo, cotado para ser produzido no Brasil, foi para a geladeira. E, para nós, não vai sair de lá nunca mais.
Segundo a AE, a Volks teria desistido de trazer o carro por enquanto devido ao custo muito alto de produção e porque ele não tem porte suficiente para substituir o Golf nas versões mais baratas. Em vez disso, a marca alemã pode importar alguma versão mais sofisticada, mas, convenhamos, irá cair no mesmo erro do Polo GTI, que custava quase R$ 100 00 para um compacto.
Segundo apuramos, a VW estaria projetando um novo Fox com componentes desse Polo, que usa a plataforma PQ-25, do qual alguns elementos estão no novo Gol. Faz mais sentido: o Fox é um compacto com características mais versáteis e construção mais barata. Ele pode vir a ser um modelo de exportação para países em desenvolvimento, ao contrário do atual, que foi pensado para o lugar do Lupo na Europa e não se deu bem.
"…Segundo a AE, a Volks teria desistido de trazer o carro por enquanto devido ao custo muito alto de produção…".
Nessas horas não há como não elogiar a Honda com o New Civic e o New Fit, e a Toyota com o Corolla. Depois VW, GM e tantas outras não sabem porque perdem a liderança.
É Junior… por isto que aguardo os lançamentos de compactos das orientais. Nissan, Toyota, Honda e até a Chery devem investir neste segmento nos próximos anos.
É pagar para ver qual delas terá a coragem de "inovar" com veículos "atuais" e com preços igulamente "honestos"!!!
"…devido ao custo muito alto de produção"… Será que a Indústria CARROÇOMOBILÍSTICA acha que alguém ainda engole esse bordão?
olha a VW brasileira dando mais um passo na longa marcha da vaca indo para o brejo…
Cadê o Polo que em todo o mundo é igual que a VW mostrava nas propagandas pouco tempo atrás???
Certamente teremos um Fox Frankstain custando apenas uns 50.000,00 para tapar o buraco…
Se bem que eu até vejo um pouco de sentido nisso, sob o ponto de vista da Volkswagen.
Imagine vc sendo uma montadora com vários anos de mercado no Brasil, com uma linha de produtos já estabelecida e com preços escalonados.
Custos de produção envolvem atualização de máquinas (que são extremamente caras) e cotação de peças com fornecedores (pensando nas milhares de peças que compõem um carro, sendo uma negociação diferente com cada fornecedor).
Aí vc lançaria o novo Polo, que indiscutivelmente é um excelente carro…mas que implica em ser vendido a um preço semelhante ao Golf, levando em consideração o parágrafo acima e que historicamente não foi um sucesso de vendas (apesar de sempre ter sido um sucesso de crítica).
Como inserir uma nova versão de um carro que não é um sucesso mercadológico quase ao mesmo preço de outro que, na mente do consumidor, pertence a uma categoria superior e que vende mensalmente MUITO mais? Só porque o novo é tecnicamente melhor, mais sofisticado…vc mataria um velho que ainda vende horrores? Acho que eu, como Vokswagen, não lançaria mesmo…penso, assim como a equipe Blogauto, que faz muito mais sentido promover atualizações num carro que é sucesso de vendas, no caso, o Fox. Como empresa, acho que vale mais a pena investir naquilo que VENDE no que aquilo que o consumidor ACHA BOM. Por isso, não mataria o Golf agora…que ainda vende bem mesmo, tendo um projeto defasado.
Por isso, acredito ser muito mais fácil para montadoras com menos tempo de mercado de automóveis de passeio (como as japonesas e as francesas) promoverem de fato estas atualizações em sua gama de produtos, que é muito menor, e repassar o custo para o consumidor. Para elas, não existe um perigo grande de canibalização entre seus produtos por estarem mais distanciados em preço entre si. Ponto para elas, que possuem um portfólio menor e mais flexível para ser atualizado, cujo preço não invade (ainda) outros produtos dentro da mesma marca. Apesar de achar que a Honda vai começar a enfrentar isso com o lançamento do City…
Fico bem triste do novo Polo não ser lançado aqui, gosto muito do carro…mas entendo porque ele não seja lançado agora. Antes que me perguntem, não trabalho em montadora nenhuma nem estou defendendo-as, mas gosto de analisar lançamentos sob vários pontos de vista: o nosso, fãs de carros; o do consumidor comum que vê os carros apenas como meios de transporte; e o das montadoras. Não lançar o Polo agora eu acredito que seja uma questão de lógica mercadológica. O Polo precisa de atualização? Sem dúvida que sim, poderia alavancar suas vendas…mas acho arriscado principalmente por sua tradição no mercado…
Imaginaria o seguinte panorama ideal para que ele fosse lançado: trazer o Golf VI do México, um carro muito melhor que o atual mas a um preço consideravelmente maior (e que com certamente faria o pessoal reclamar um monte, como sempre reclamam de preços, mas cujo nome poderia fazê-lo vender por si só) para, aí sim, lançar o Novo Polo aqui. Isto inclusive abriria espaço para uma merecida evolução para o Fox.
Tchau VW…
Caro Caio, se o Golf V ou o Golf VI fossem fabricados no México e trazidos para cá com a isenção do imposto de importação (35%) e essa isenção fosse totalmente repassada para o consumidor ainda que haja os custos de frete, esse Golf aqui no Brasil ainda seria mais barato que o Golf 4,5 nacional. Ele seria caro com a política de preços atual das montadoras, quando elas querem trabalhar direito elas conseguem, veja a Ford e o Fusion V6 custando abaixo de R$ 100.000,00. O problema é que o brasileiro paga quase R$ 60.000,00 ou um pouco mais em um Golf desatualizado sem reclamar, quando poderia comprar um Civic ou um Corolla ou um C4, pelo menos estes estão atualizados com o que é vendido no exterior.
Lá no México os carros são bem mais baratos que aqui, nossos carros não são caros somente por causa da carga tributária, mas pelas altas margens de lucro dos fabricantes aqui instalados. São tão altas, que essas margens sustentam boa parte das perdas que as matrizes têm com outras filiais ao redor do mundo. E em um momento de crise mundial, os fabricantes deveriam ao menos pensar em reduzir um poucos essas margens e conquistar novos clientes com produtos atualizados, mas elas nem pensam nisso, esses fabricantes que só sabem fazer facelifts e aumentar os preços deveriam ser boicotados pelos consumidores, só assim o cenário mudaria, mas boa parte dos consumidores brasileiros é dislumbrada, compra por status, só compra carro preto ou prata porque "a revenda é mais fácil" e por aí vai. O mercado consumidor nacional ainda tem muito que amadurecer.
Pra uma pessoa fazer uma defesa da VW como o Caio fez…
Tem cheiro de vinculo com montadora. Quem quer pagar mais caro por um carro pior??
@Ricardo Júnior
Disse tudo!
No Brasil se compra Peugeot 206,5 com motor 1.6 16V e câmbio manual pelo mesmo preço que no México se compra a versão de 4 portas do verdadeiro PUG 207 com motor turbo de origem BMW COMPLETO. Salvo engano, o 207 deles ainda é importado da França. Outro exemplo: o Clio 1.6 16V completo, inclusive com câmbio automático, sairia lá pelo equivalente a R$28 mil. O Golf V GTI 2 portas com 2.0 FSI e câmbio DSG é vendido no México por equivalente a R$50 mil, R$40 mil menos que o finado Golf 4,5 1.8T.
Tá na hora do povo começar a enxergar esta realidade e se mexer. E digo mais, se Toyota, Honda e Nissan vendessem aqui carros na faixa de R$20 mil a R$40 mil, poderiam decretar-se falidas, Fiat, GM, VW e Ford…
Eu morro de rir quando vem alguém dizendo que Fiat é líder porque vende mais Palios e Unos, porque estes são superiores em tecnologia e qualidade… Mal sabem eles o "quão tecnológicos" estão seus modelos em relação aos correspondentes populares estrangeiros…
Nosso Polo vira Apolo.
Eu não confio nessa marca incompetente que não consegue trazer um carro novo para o Brasil.
A Honda consegue Toyota tb, até a GM falida trouxe o Captiva por importação, pq a Volks não?
Será que precisamos da Porsche no comando para as coisas mudarem?
Fico muito feliz quando vejo comentários do nível como os do Caio, Ricardo Junio e do Rodrigo!!! Ainda há esperança!!!
São comentários que mostram o quão diferentes podem ser os "consumidores modernos". Pessoas que "não ficam apenas na análise superficial" e interpretam o que "realmente" ocorre, tanto numa decisão mercadológica, na verificação sobre abusiva lucratividade das montadoras locais, quanto no atraso do consumidor local que leva tudo o que lhe é ofertado.
Desde que brilhe e tenha luzinhas, não importando se é uma colcha de retalhos de vários veículos antigos (Lego Ka), uma fraude (Astrecta, 207 – (se lá na Europa é 206+, aqui é 207 – !!!kkk) etc…).
Basta a colocação das palavras "novo", ou "new" e tcham… temos o milagre do carro 2010 em pleno fev/09.
Nós somos encarados como Silvícolas e Irracionais, principalmente quando "compramos as mesmas carroças só pelo nome, ou tradição e deixamos de ver que existem produtos de qualidade em outra marca.
Somos tidos e divulgados como tais, como na entrevista dada pelo Ceo da VW Brasileira ao site Automotive News, onde ressalta a nossa irracionalidade versus a compra pela emoção. Tal linha de pensamento das montadoras também se manifesta caladamente, quando uma Fiat esticaaaa a vida útil de um Uno, projetado na década de 70 e que não tem "nada", assim como o Novo, novo, denovo Palio. Ela, através de uma poderosa ferramenta de marketing "fixou" nas cabeças dos consumidores normais, que as Carroças Uno e Palio são avançados tecnógicamente!!! E tem até gente que discute por isto!
A GM, de tão ruim das pernas que está, conseguiu a proeza de nem conseguir equipar todos os seus "novos carros 2010" com as "novas" e "tecnológicas" gradinhas alá Cruze e "inovadoras" logomarcas sem aros. Deve ter-lhe faltado verba, ou esta deve ter sido "destinada" à matriz para pagarem os salários dos seus incompetentes gestores!!!
Obrigado ao blog por disponibilizar este espaço para a troca de idéias. Sempre lia e teclava no blog Portugues da Autohoje, mas parei de fazê-lo quando conheci o Blogauto.
http://carros.uol.com.br/ultnot/2009/04/25/ult634…
http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1089814…
http://blogautoesporte.com.br/colunaautoesporte/2…
rr09 falando em Cruze, tem muita gente fazendo fé nesse carro que provavelmente substituirá o Astra. Você já o viu ? Semana passada tinha uma matéria sobre ele no site: http://www.motortrend.com/roadtests/sedans/112_09…
Eu particularmente achei o carro horrível em termos de design (não saberia dizer qual é mais feia, se é a frente ou a traseira), até o farol é de refletor único, só se salvam o acabamento interno e o motor comparados ao Astra e Vectra. Acredito que tem gente fazendo fé demais nesse carro.
Estou começando pensar que a GM tem que falir mesmo !
A muitos meses atrás já via a possibilidade da GM vender a Opel! Na época, postei um comentário sobre esta possível realização futura…
Como isto vai nos atinguir (se a subsidiária Brasileira ultralucrativa ficar com a GM)? Diretamente no "gosto" adquirido pelos Brasileiros pelos belos carros Europeus da Opel. Os perderíamos e passaríamos a ter a nossa disposição veículos provenientes da Asia (China, Corea…).
Esqueça novo Insignia, Corsa, Astra, Zafira, Meriva… Passaríamos a ter Cruze, Viva (Corpo com inspiração no Malibu/Captiva sobre a plataforma do Corsa (Novo Corsa do início dos anos 2000) e outros produtos "para emergentes" (subentendam como produtos em em desarmonia ainda maior com os produtos comercializados nos grandes centos).
A resposta deve ser dada no número de compras destes produtos e torcer para a chegada dos carros pequenos das orientais no Brasil. Nissan, Toyota e até a Chery devem "balançar" o mercado com seus futuros lançamentos. Tomara que pratiquem preços "honestos", com qualidade e se ponham em sentido contrário das quatro grandes, que só exploram o consuimidor local com produtos que não poderiam ser comercializados em nunhum país Europeu de ponta sem pelo menos duas centenas de alterações!!!
@Ricardo Júnior
Concordo plenamente Ricardo! Novamente, sob o ponto de vista da empresa, eu praticaria os preços que o consumidor estivesse disposto a pagar, através de pesquisas de mercado e concorrência. Enquanto houver uma demanda razoável, não veria motivos para reduzir meus preços. Falar a respeito dessas políticas logo me remete ao Fusion…lembram-se do quanto o preço do carro desabou pouco antes do lançamento da versão atual?? Nossa, achei no mínimo divertido…mas enfim, custando o que custava antes da redução, ele chegou a ser o importado mais vendido do Brasil. Portanto, palmas para a Ford!!! Hehehehe
E infelizmente, os consumidores brasileiros de automóvel ainda não possuem poder de barganha frente às montadoras porque nunca deixam de comprar, por mais abusiva que a prática seja. O boicote aqui é uma atitude que, como vc disse, não existe em geral, e eu acredito ser a única forma de realmente mobilizar mudanças mais impactantes.
Vamos utilizar o nosso Golf como exemplo: se desconsiderarmos o Punto (que, na minha opinião, é um compacto premium e não um hatch médio), o Golf é quase sempre o segundo colocado da tabela, atrás do Astra, que é um carro tão defasado quanto. Com um projeto que mesmo antigo ainda é competitivo no segmento, pra que fazer modificações profundas não é mesmo? Eu, como empresa, ainda posso continuar lucrando com um projeto pra lá de pago…o que é muito mais barato do que lançar novas gerações de fato. Eles continuarão sendo vendidos mesmo! O que, obviamente, não é nem de longe o nosso caso…
Como não somos maioria, entendo que as montadoras com mais tradição mantenham-se como estão…
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Juvenal :
Pra uma pessoa fazer uma defesa da VW como o Caio fez…
Tem cheiro de vinculo com montadora. Quem quer pagar mais caro por um carro pior??
Bom…como disse antes, não estou defendendo a VW…apenas acho que eu, se fosse uma empresa deste porte, entenderia as decisões tomadas analisando o contexto de suas operações. A coisa mais fácil que existe é criticar sem se colocar na posição do criticado e sem pensar nas possibilidades de resposta.
Quem quer pagar mais caro por um carro pior?? Não somos nós, que gostamos de discutir a respeito e sabemos quando estamos sendo abusados…mas sim os consumidores comuns, que são a grande maioria…que são o público alvo das campanhas de marketing…que preferem o status proporcionado ao invés da tecnologia embarcada…enquanto eles forem a maior parte dos que compram, estaremos à mercê do impulso de compra deles!!
Os comentários deste post foram de um nível acima do normal por aqui. Me senti até estimulado a colaborar. Tenho um Polo 2006/2007. Comprei o carro imediatamente após o face-lift. Fiz isso pq a VW ainda cobrava o preço do carro velho, que só não havia comprado por achar feio apesar de ser um ótimo carro. Foi um ótimo negócio. Logo após, com o aumento das vendas, o carro subiu de preço. Hoje seria um péssimo negócio.
De qualquer forma, penso em comprar um hatch médio agora. Mas não considero ter boas opções (considerando custo-benefício).
Outro dia ainda passei uma situação, no mínimo inglória. Estava numa concessionária VW (minha namorada procurando um carro) e o vendedor perguntou se não queria nada. Eu respondi, com certa ironia, que queria o VW Golf geração VI com motor 1.4 TSI e câmbio automático (não precisava nem ser o DSG de dubla embreagem, o Tiptronic de 6 velocidades já estava bom), parecido com o que fazem na Europa, e que ele saísse pelo preço do Golf 2.0 com câmbio automático atual. Lógico que recebi de volta uma risada e um comentário bem legal: "Cara, pra quê? Esse Golf que tá aí vende pra caramba. Leva que você fica bem na foto". Pois é né…
A culpa é nossa Fabio. Digo nossa, pois somos consumidores Brasileiros!
A grande maioria de nós se deixa influenciar por propagandas, cromadinhos, luzinhas e até "nominhos"!!!
As montadoras "sabem" disto.
Enquanto na Europa, para uma manter a sua fatia de mercado, tem que inovar sempre, ofertando produtos melhores, inovações tecnológicas, (muito…) mais segurança, espaço (pelo mesmo preço), nós nos contentamos com Novos "Carros" 2015 com faróis e lanternas diferentes e alguns brilhinhos!!!
Quanta diferênça! Ainda existe um abismo na consciência do consumidor local. Não nos valorizamos e o pior, suamos muito, pagamos muitos impostos e não valorizamos nosso dinheiro!
Mas há esperança… Tenho acompanhado muitos comentários de pessoas com um perfil diferente e acredito que se nós conseguirmos "influenciar" positivamente as pessoas a nossa volta, poderemos melhorar um pouco este quadro.
Com esta importante ferramenta a nossa disposição (internet e excelentes blogs como o Blogauto), podemos multiplicar esta filosofia!!!
Tenho um polo 2007 adoro o carro mas ja esperava que nao fosse sair o europeu, na verdade eles vao fazer uma versao latina baseada no skoda romster que tem entre-eixos bem maior.O jeito é esperar para ver mas com certeza ja digo que para mim acabou mercado nacional , agora so honda,toyota,nissan,kia e hyundai.
Quando vim para o EUA em 2001 nao tinha muita coisa boa no Brasil. Quando eu voltei em 2007 vi q o q veio de bom parou logo no tempo. Qualquer um sabe q os modelos de carros feitos no Braisl levam 10 anos para mudar ou sumir de vez. O Polo deveria ser importado e pronto. E o Golf tb. Estou cansado dessa coisa de dizer q o Brasil nao é viavel ou nao tem mercado. Se até os outros "hermanos" nossos tem coisa melhores. Exemplo o HHR da GM, agente se contenta como PT CRU
Quando vim para o EUA em 2001 nao tinha muita coisa boa no Brasil. Quando eu voltei em 2007 vi q o q veio de bom parou logo no tempo. Qualquer um sabe q os modelos de carros feitos no Braisl levam 10 anos para mudar ou sumir de vez. O Polo deveria ser importado e pronto. E o Golf tb. Estou cansado dessa coisa de dizer q o Brasil nao é viavel ou nao tem mercado. Se até os outros "hermanos" nossos tem coisa melhores. Exemplo o HHR da GM, agente se contenta como PT CRUISER, Aveo, agente se contenta com o CORSA. BASTA !!!
Vamos nos unir e pedir q essa coisa pare de nos enganar como lixo sobre rodas. Temos grana e 190 milloes de cabeças. Merecemos mais !!!
VW GM FORD DODGE. ACORDEM !!!!!!!!!!!!!!!
É necessário levar estas matérias que confundem o Polo Russo e Alemão com o Polo brasileiro, ou Polo-estelionato, para alguma promotoria de defesa do consumidor de algum Ministério Público do país. Se isto estiver ligado à própria Volks, isto é digno de uma Ação Civil Pública. Um produto não tem nada a ver com o outro. Um é o Polo alemão, o outro é a mesma carroça que vende aqui há 10 anos só que mais horrível do que nunca. Tenho percebido que se multiplicaram essas matérias que anunciam a venda do novo polo no brasil com as fotos do polo alemão, isto é propaganda abusiva minha gente, feita pra enganar troxa. Caso alguém compre um polo pelo outro e se sinta enganado por isso, procure o ministério público, pois eu tenho quase certeza de que essas notas enganosas estão sendo lançadas na net pela própria Volkswagen do Brasil.