Em linha desde 2006 com pequenas alterações ao longo dos anos, a atual geração do Audi TT carecia de grandes mudanças. E a fabricante alemã apresentou ao mundo no Salão Internacional do Automóvel de Genebra 2014 a nova geração da linha do modelo, que acompanha a tendência do seus últimos lançamentos para se manter atualizado frente aos demais cupês esportivos disponíveis no mercado. E o novo TT já tem data para chegar ao Brasil: primeiro trimestre de 2015, segundo o gerente de comunicação da Audi no País, Christian Marxen.
Olhando por fora, o novo Audi TT 2015 não revoluciona, mantendo a forma da geração vendida atualmente, recebendo a nova identidade visual da fabricante. As linhas horizontais predominam no visual do cupê esportivo. A parte frontal da carroceria traz como destaque a ampla grade ao estilo “single frame”, acompanhada dos faróis de desenho invocado e com LED Matrix, com 12 diodos adaptativos que reproduzem luz artificial para se aproximar da luz do dia. A lateral do novo Audi revela um formato mais musculoso.
Já na traseira do Audi TT 2015, destaque para as novas lanternas, também em LEDs, que acompanha o desenho da tampa do porta-malas. Há ainda um spoiler, que entra em ação automaticamente quando o veículo atinge a velocidade de 120 quilômetros por hora, visando melhorar a resistência do ar e downforce. O sistema de escape conta com duas saídas redondas.
Por dentro há novidades bem mais encantadoras. O novo Audi TT 2015 recebeu um interior mais bem desenhado e acabado, além de tecnológico por conta do seu novo painel digital, nomeado pela empresa de Virtual Cockpit. Ele elimina a grande tela de central multimídia posicionada no console central para reunir todas as informações do sistema de entretenimento no painel de instrumentos, que pode ser operado através de um grande botão.
O painel de instrumentos moderno do novo Audi TT 2015 tem 12,3 polegadas e exibe mapas do navegador GPS, informações de mídia ou detalhes sobre o próprio automóvel. Além disso, os controles do ar-condicionado e também o ajuste da temperatura do banco do motorista ficam nas saídas centrais, através de displays e roldanas.
No porta-malas houve uma ampliação de 18 litros, chegando a 305 litros.
O novo Audi TT 2015 é feito sobre a mesma plataforma modular MQB já usada nos novos A3 e Volkswagen Golf. O modelo mede 4,18 metros de comprimento, basicamente a mesma medida do antecessor, e 1,83 m de largura, 1,35 m de altura e 2,50 m de entre-eixos, este 37 milímetros maior que o do “antigo” TT. O peso do carro é de apenas 1.230 quilos, o que representa uma redução de 50 kg em relação a geração anterior.
No mercado europeu, o Audi TT 2015 será oferecido com três motores de quatro cilindros com turbo, todos a gasolina e acompanhados do sistema start/stop, que desliga o propulsor em paradas curtas, como em um semáforo, por exemplo. O menor é um 1.8 litro de 186 cv. Já os outros dois são 2.0 TFSI, de 233 cv e 314 cv, este último disponível no TTS. Todos os motores estão associados ao câmbio manual de seis velocidades ou ao S tronic de dupla embreagem, também de seis relações.
Veja também: Avaliação: Volkswagen up! 2015, um ‘UPgrade’ na categoria
De acordo com a Audi, o TT 1.8 vai de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. Por outro lado, o novo TTS cumpre a mesma prova em 4,7 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h.
Galeria Audi TT 2015
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.