A Audi anunciou nesta terça-feira que construirá uma nova fábrica no continente americano e o país escolhido é o México. Com isso, as chances de o Brasil voltar a ter uma fábrica da marca alemã diminuem – nosso país era um dos analisados pela empresa alemã.
A nova fábrica da Audi ficará localizada em San José Chiapa, no estado de Puebla. A fabricante explicou que a região é bastante desenvolvida, possui boas escolas, além de logística favorável e uma localização central.
A construção da fábrica começa no ano que vem e deve começar a produzir seus primeiros veículos em 2016. Inicialmente, a unidade fará o sucessor do crossover Q5 voltado prioritariamente para o mercado dos Estados Unidos.
Veja também: Audi confirma fábrica, mas faz suspense com local
Apesar de ser um mercado muito maior, o Brasil sofre com a indefinição do regime automotivo e com os altos custos de produção e impostos, além da burocracia que dificulta qualquer estratégia de longo prazo. A esperança é que as iniciativas de BMW e Mercedes, de produzir modelos mais baratos no país, façam a Audi resolver ter mais uma fábrica no continente.
É impressionate como qualquer fábrica nova vai se instalando no México. Além de ter custos menores, principalmente em relação a impostos, o México tem acordos com os principais mercados do continente: EUA e Brasil. Se a política brasileira continuar na mesma, cada vez mais produziremos carros de baixa qualidade, vendidos unicamente para o mercado interno. Unidades de qualidade e maior valor agregado, somente importando do México e ainda com valores altíssimos.
Infelizmente o brasil está deixando de ter excelentes produtos por causa desse governo lixo que temos.. infelizmente vamos ter que aturar até não sei quando essas carroças nacionais .i.OO
enquanto existe gente burra nesse país o governo continuará a pisar emcima de nós