Em comemoração ao aniversário de 30 anos do Audi Quattro, a marca das argolas irá apresentar o seu legítimo sucessor no Salão do Automóvel de Frankfurt 2013. O Audi Sport Quattro Concept continua a tradição com um belo design e tecnologia plug-in hybrid com a saída do sistema de 700 cavalos de potência.
Um lendário Audi Quattro clássico é o Sport, que fez sua estréia em Frakfurt em 1983 e foi concebido como um modelo de homologação para o Campeonato Mundial de Rally. Com 306 cv e muitas inovações técnicas. Walter Röhrl ganhou, em 1987, o Pike Peak International Hill Climb, no Colorado, EUA.
Com o Audi Sport Quattro Concept, a Audi está trazendo esta grande tradição, com uma distância entreeixos de 2.784 milímetros, 4.602 milimetro de comprimento. Com 1.964 milímetros de largura, o modelo de duas portas é muito amplo e com apenas 1,386 milímetros de altura. As pinças de freio usam discos de cerâmica de fibra de carbono e o tamanho dos pneus é 285/30R21.
A frente do Audi Sport Quattro Concept é caracterizada pela hexagonal grade. O aerofólio na borda inferior da janela traseira amplia a largura do carro. Outro elemento na parte de trás do carro é o difusor. As luzes traseiras são retangulares, já o compartimento de bagagem tem uma capacidade de 300 litros.
O conceito de esportividade também está presente no interior do Audi Sport Quattro Concept. A cabine espaçosa é decorada em tons escuros e está centrada para o condutor. O volante, painel de instrumentos digital e HUD (mostrador que é projetado no parabrisa) estão no campo de visão direta
As opções dos mostradores do painel incluem um modo de corrida com velocímetro central, informações sobre a volta e um cronômetro, por exemplo, ou o modo de configuração com informações detalhadas sobre diversas pistas de corrida.
O sistema Plug-in Hybrid do Audi Sport Quattro Concept faz do cupê um carro de tirar o fôlego. A potência do sistema é 700 cv, com torque de mais de 80 kgfm. Energia flui através de uma transmissão automática tiptronic de oito velocidades.
O motor de combustão é um V8 Biturbo de quatro litros, a gasolina e produz 560 cv e mais de 70 kgfm de torque. O motor tem sistema que desativa quatro cilindros em carga parcial, e um sistema start-stop para tornar a unidade de oito cilindros muito eficiente.
Localizado entre o V8 4.0 TFSI e a transmissão está um motor elétrico em forma de disco que produz 140 cv. Ele extrai sua energia a partir de uma bateria de lítio-ion de refrigeração líquida na parte traseira. O Audi Sport Quattro Concept pode percorrer até 50 km só em energia elétrica. Um sistema de gerenciamento inteligente controla a interação entre as duas unidades.
O motorista pode escolher entre três modos de operação do Audi Sport Quattro Concept: Modo EV é para uma condução puramente elétrica; modo híbrido para máxima eficiência e modo Sport para o máximo desempenho.
No modo EV, apenas o motor elétrico está ativo. No modo híbrido, os dados ambientais e rota são usados para calcular a melhor utilização do motor elétrico e motor de combustão para a eficiência do combustível. Se a navegação estiver ativa, o percurso é otimizado para eficiência. Este modo também inclui a capacidade de personalizar a estratégia operacional.
No modo Sport, a estratégia operacional define o sistema de acionamento para a máxima potência e desempenho. A função impulso elétrico suporta o motor de combustão em todas as situações de condução. O sistema de gerenciamento de energia garante que a bateria sempre tem carga suficiente.
Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?
Quando o V8 e o motor elétrico funcionam em conjunto, o Audi Sport Quattro Concept acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos. Sua velocidade máxima é de 305 km/h. Para auxiliar neste desempenho o modelo foi construído em materiais leves, a célula dos ocupantes combina painéis de aço ultra-resistentes e elementos estruturais em alumínio fundido. As portas são feitas de alumínio, e o teto, a tampa do motor e a porta traseira é feita de fibra de carbono. O resultado é um peso total, incluindo a bateria de apenas 1.850 kg.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.