Um ano após a estreia da quinta geração da família A4, a Audi mostrou na Europa os esportivos Audi S4 2017 e S4 Avant (perua) da linha. Além do visual mais agressivo e maior tecnologia, os modelos se destacam pelo conjunto mecânico mais potente, que inclui um novo motor V6 turbo de 3.0 litros, que desenvolve 354 cavalos de potência e 51 kgfm de torque, disponível a apenas 1.370 rpm.
De acordo com a fabricante alemã, este novo propulsor tem 21 cv e 6,1 kgfm a mais em relação ao antigo 3.0 TFSI. Junto ao novo conjunto motriz está uma transmissão automática de oito velocidades, agora com função de roda livre para reduzir o consumo, e tração integral quattro, que agora dispõe de um diferencial central auto-blocante e sistema de vetorização de torque – como opcional, há diferencial traseiro esportivo.
Em condições normais, o diferencial central envia 60% do torque para o eixo traseiro e 40% para o dianteiro. O sistema pode transferir até 85% do torque para frente ou até 70% para trás. O conjunto inclui ainda o Audi drive select com cinco modos de condução, capazes de alterar os parâmetros do motor, direção, câmbio, diferencial traseiro e amortecedores adaptativos.
O novo S4 consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, enquanto o S4 Avant completa a mesma prova em 4,9 s.
Em relação ao A4 convencional, o esportivo tem suspensão rebaixada em 23 milímetros. Há ainda rodas de liga-leve de 18 polegadas e freios dianteiros com discos de 350 mm de diâmetro e pinças de seis pistão. Em relação ao antigo, o novo S4 está até 75 kg mais leve, com 1.630 kg no sedã e 1.675 kg na perua.
Nos demais destaques, há kit aerodinâmico, faróis de LED, bancos esportivos revestidos em couro napa ou Alcantara, soleiras de porta iluminadas com o nome do carro, detalhes de acabamento em aço escovado, painel de instrumentos com tela de 12,3 polegadas, entre outros.